Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Boa noite!

 Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. Romanos 13:11

“Deixe-me lhe dizer um problema que observei. É preciso mudar os hábitos de sono! Vocês sofrem com uma grave falta de sono, e isso provoca ansiedade e irritabilidade. O cérebro elimina toxinas à noite. Quem dorme pouco tem problemas, tanto físicos como psíquicos.” Foi assim, com essas palavras, que Allen Frances, catedrático da Universidade de Duke, encerrou uma entrevista sobre transtornos mentais.

Mais de 80 milhões de brasileiros têm insônia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 45% da população do planeta são insones.

A insônia é caracterizada por dificuldade para iniciar o sono, ou acordar no meio da noite, e pelo despertar precoce, no mínimo três vezes na semana por três meses.

Segundo estudos, estresse, ansiedade, depressão, certas condições médicas, mudança de ambiente e horário de trabalho, maus hábitos de sono, remédios, cafeína, nicotina e álcool, comer tarde e idade predispõem à insônia.

Na Universidade de Chicago, Estados Unidos, um estudo com 11 pessoas entre 18 e 27 anos, que dormiram no máximo quatro horas por seis dias, mostrou que o funcionamento do organismo delas era como o de um sexagenário, e os níveis de insulina semelhantes aos de diabéticos.

Sono é o repouso de oito horas a cada 24 horas, que nos permite ficar acordados durante o dia, descansar a musculatura, manter-nos saudáveis e aumentar a longevidade. No período de sono todos os órgãos passam por reparo, realizando funções importantes para a saúde física, mental e emocional.

Para o bom sono, deixe o quarto confortável, fresco, escuro e silencioso. E crie os próprios rituais: banho relaxante, leitura, músicas suaves e oração. Pratique exercícios regulares e faça refeições leves à noite.

O sono fisiológico é muito importante. Mas a dormência espiritual pode trazer ruína eterna. “Cristo envia sempre mensagens aos que estão atentos à Sua voz. Na noite da agonia, no Getsêmani, os discípulos adormecidos não ouviram a voz de Jesus. […] Devido ao seu torpor e sonolência, não receberam a evidência que lhes teria fortalecido a alma para as terríveis cenas que ocorreriam” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 509).

Cuide do sono físico para ter saúde. Mas esteja acordada espiritualmente, pois a salvação se aproxima.



Postagem Anterior Próxima Postagem