Você é o Único?


Por Hamilton Williams

O ministério de Jesus está indo bem. A palavra de Suas ações chegou aos ouvidos do prisioneiro conhecido como João Batista. 

A pergunta e o questionador

João está preso, mas ainda tem seus seguidores; pessoas que ele pode acenar e enviar, que farão tudo o que ele pedir. Ele comissiona dois deles para encontrar Jesus e perguntar-Lhe: “És tu Aquele que haveria de vir ou devemos aguardar outro?” (Mat. 11: 3).*

A pergunta parece bastante justa, não é? Como uma pergunta comum para substanciar um fato, para distingui-lo do boato. Pode soar assim, mas não é uma pergunta comum ou casual. É uma pergunta chocante, com base em quem está vindo.

Tendo procurado em minha mente uma pergunta no cenário de hoje que ajudaria a ilustrar o quão inquietante essa pergunta era, concluí: é como se seu filho adulto, agora na prisão por alguma acusação forjada, tivesse enviado para perguntar a você: “Você é minha mãe verdadeira, ou devo fazer mais alguma pesquisa de ancestralidade?" Seu filho inteligente, de pensamento sólido, equilibrado e confiante enviou-lhe a pergunta: "Você é minha mãe verdadeira?"

Isso seria perturbador - para dizer o mínimo. Isso faria você questionar o estado de espírito de seu filho, não faria? Isso faria você se perguntar o que os guardas estavam fazendo com ele naquela instituição, ou o que esta experiência fez com seu pensamento.

Quem é este João Batista que mandou perguntar a Jesus: "Você é o Redentor que vem?"

Explicar um pouco sobre João pode ajudar a entender como sua pergunta é inquietante. A história de João está literalmente fora deste mundo. Um sacerdote chamado Zacarias e sua esposa, Isabel, não podem ter filhos - todo o aparato que possibilitaria que eles se tornassem mães e pais ultrapassou a data de validade (Lucas 1:7). Mas então Deus envia um anjo para contar ao sacerdote um milagre que Deus está prestes a fazer. O velho sacerdote começa a dar ao anjo uma palestra de biologia, contando a esse ser santo por que sua proposta não fazia sentido (ver versículo 18). O anjo então dá ao sacerdote uma prova de que silencia todos os argumentos: ele o deixa mudo (ver versículos 19, 20). Então Zacarias agora sabe que esse assunto realmente está fora deste mundo.

A milagrosa história do nascimento de João é apenas a metade da história dele. Uma vez que ele foi concebido, nascido e amadurecido milagrosamente, ele se lança em uma carreira que é tão fora deste mundo: seu trabalho é preparar o caminho para o Redentor do mundo. João sai anunciando que a esperança de toda a humanidade, o Filho de Deus, virá para tirar todos os nossos problemas e estabelecer o reino perfeito de Deus. Todos devem se arrepender e se preparar para se juntar ao reino de outro mundo que está vindo a este mundo. O cargo de João é o precursor do Rei do novo reino. Seu trabalho é gritar: “Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas” (Lucas 3:4).

Quando o Rei chega, João mostra-O ao público (João 1:29, 36). Ele também participa de Sua inauguração como Messias, o ungido Salvador da humanidade por Deus (Mt 3: 13-17).

Dizer tudo isso sobre João torna sua pergunta sobre Jesus duplamente preocupante. É pior do que um filho duvidar da mãe; é o contrário. João identifica Jesus; prepara o caminho para ele. Ele O traz para os holofotes e participa de Sua unção. É como você, como mãe, perguntando se a criança que carregou durante nove meses e alimentou e vestiu durante 21 anos é realmente seu filho. O que poderia produzir tamanha confusão na cabeça de João?

Como a confusão aconteceu

A resposta é uma única palavra: “desânimo”.

O desânimo é uma das armas mais mortais de Satanás contra aqueles que servem a Deus. Tenho visto pessoas caídas pelo desânimo que preferem morrer do que quebrar um dos mandamentos de Deus. Você pode ter visto como isso drena o sofrimento de uma alma fiel por meio de uma doença longa, persistente e que exaure as forças - seja ela própria ou de um ente querido de quem estão cuidando até o amargo fim. Vem por meio da morte de uma criança. Funciona por meio de um cônjuge constantemente irritante, ou de um chefe irritante insuportável, ou de um milhão de meios além disso.

O desânimo obscurece nosso julgamento e transforma o guerreiro de Deus de matador de apostasia em covarde escondido em uma caverna - conforme Elias fugiu com medo das palavras de uma mulher (1 Reis 18, 19). O desânimo não precisa nos levar ao pecado manifesto. Satanás vence simplesmente arrastando o seguidor consciencioso por meio da dor física e da angústia mental a um lugar onde a lógica não combina mais; onde as promessas de Deus não parecem mais se somar; um lugar onde a dúvida toma conta e a fé corre.

Como você responde ao desânimo?

Como Jesus responde aos servos de João que vêm perguntando se Ele é realmente aquele que João disse que seria? “Ide e contai a João o que estais ouvindo e vendo: Os cegos enxergam, os mancos caminham, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as Boas Novas estão sendo pregadas aos pobres.”(Mt 11: 4, 5).

Os seguidores de João devem contar a ele o que viram. A mensagem de Jesus diz o que precisa ser dito aos poderosos mensageiros de Deus que terminam em circunstâncias feias, injustas e miseráveis, como João apodrecendo na masmorra de Herodes. Os servos de corpo alquebrado e atordoados de Jesus podem ouvir Sua mensagem:  Trancado? Incapaz de mover-se? Para trovejar contra o mal? Para levar as multidões ao medo e ao arrependimento? Deus, meu filho, ainda está ocupado. Seu trabalho está avançando. Ele valoriza você por você mesmo e como parte de algo muito maior.

Jesus cumpriu todas as predições de João. A prisão não é uma suíte confortável, mas o asqueroso Herodes e sua vil esposa não conseguiram silenciar João prendendo-o. A obra de João era ser o anunciador estentóreo de Deus sobre o Messias de Deus. Cada ato de Jesus é um cumprimento da voz e da obra de João. Por causa dele, sabemos o que vem a seguir. Suas palavras - de Isaías - estão prestes a se tornar uma realidade espiritual e física universal: “Seja entulhado todo o vale, todos os montes e colinas sejam aplanados; eis que os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas. A Glória de Yahweh, o SENHOR, será revelada, e juntos, todos a contemplarão. Porquanto a boca de Yahweh o afirmou!” (Lucas 3: 5, 6; veja também Isa. 40: 4, 5).

João perdeu a cabeça na prisão. Isso não tirou um fiapo de seu sucesso. Seu trabalho era preparar o caminho para Jesus. Ele fez. Agora, graças ao trabalho de João e apesar de seu desespero, somos coroados para sempre com as bênçãos do Messias - e aguardamos ainda mais.

Fonte: https://www.adventistworld.org/are-you-the-one/

* Os textos citados são da Bíblia King James Atualizada (português) e Nova Versão (inglês).


Postagem Anterior Próxima Postagem