Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Reações e reações



E porque o SENHOR a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. 1 Samuel 1:6

Elcana tinha duas mulheres. Ana, sua preferida, era estéril. Penina, por sua vez, tinha filhos. Penina provocava Ana. Como não era a favorita, tocava na ferida da rival. Ana se sentia humilhada e chorava, embora o marido tentasse agradá-la. Por um tempo, ela reagiu assim às provocações.

Existem situações de emergência que exigem reações intensas e rápidas. O problema é quando transformamos qualquer situação em uma emergência e nos mantemos em constante estado de alerta. Se alguém faz algo, devemos fazer algo de volta. Se alguém diz algo, devemos dizer algo de volta. Às vezes acabamos falando a primeira coisa que nos vem à mente e depois nos arrependemos.

Muitas dessas reações são precipitadas. Não pensamos honestamente sobre o que precisamos fazer e como queremos lidar com a situação. Permitimos que todos e tudo à nossa volta controlem quando ficaremos felizes e em paz, quando nos aborreceremos, o que diremos, faremos, pensaremos e sentiremos. Assim, abrimos mão de nosso poder pessoal dado por Deus de pensar, sentir e nos comportar da melhor forma.

Às vezes parece mais fácil reagir do que parar para pensar como desejamos controlar a situação. Quando reagimos rápido demais e com intensidade demais, raramente conseguimos fazer o melhor na situação. A ironia é que não temos de fazer nada nesse estado de espírito.

Poucas coisas na vida não podem esperar para serem feitas quando estivermos mais calmas.

Será que é preciso reagir precipitadamente só porque achamos que as coisas não deveriam estar acontecendo de tal forma, porque não nos sentimos bem quanto a nós mesmas, porque a maioria das pessoas reage dessa ou daquela forma?

Não temos de reagir assim. Os mesmos fatos e os mesmos recursos existirão tanto se estivermos em paz quanto se estivermos neuróticas e desesperadas. Mas, sob controle, a mente e as emoções funcionarão no nível mais alto.

Não temos de abrir mão de nosso poder de pensar e sentir por causa de alguém ou de alguma situação.

A melhor coisa a fazer é colocar Deus sempre à frente de nossas reações. Quando Ana fez isso, tudo mudou. Por que não experimentamos isso também?

Postagem Anterior Próxima Postagem