Se a MÃE é cuidadosa e protetora então VALORIZE!


Fico muito incomodada quando a sociedade coloca nas costas da mãe a responsabilidade quase total para cuidar e proteger as crianças.

Porém, me impressiona o quanto é comum chamarem as mães de loucas, exageradas, paranoicas, frescas, superprotetoras, “neuróticas”, quando elas só querem cuidar e proteger os seus filhos da melhor forma que podem e que entendem ser a maneira mais segura.

Mas, quando acontece algo com a criança, principalmente alguma violência sexual, logo perguntam: “Cadê a mãe que não viu? Como esta mãe não desconfiou?”

Este é o jogo da sociedade machista, tão desigual e tão cruel com as mulheres e mães: coloca sobre a mãe a responsabilidade de proteger o filho, mas quando se esforça para isso é chamada de louca.

A verdade é que, aqueles que chamam as mães de superprotetoras e todos os outros adjetivos sobreditos, não sabem (ou fingem) que NÓS MULHERES, desde que nascemos, somos as principais vítimas de violência sexual (quase 90% segundo o Ministério da Saúde).

Entenda que muitas das mães que você conhece, passaram por esta experiência traumática na infância ou adolescência, e desejam fazer de tudo para que seus filhos não sejam vítimas de abusadores. Também, há aquelas que nunca foram abusadas, todavia, conhecem vários casos e/ou estudam sobre o assunto. Por isso, são atentas.

Cada mãe que você chama de exagerada tem sua história, tem suas razões, motivos para cada ação de cuidado e proteção para com seus filhos. Ao invés de você criticá-la, ridicularizá-la, fazê-la se sentir uma mãe inadequada; respeite esta mãe, converse sobre o assunto, faça a sua parte nesta tarefa, busque conhecimento sobre a REALIDADE da violência sexual em nosso país e sobre métodos de prevenção ao abuso sexual.

Enfim, tenha atitudes assertivas! Se o seu desejo é realmente ajudar, criticar e desvalorizar as ações da mãe não é o caminho!

TODOS NÓS somos responsáveis pela segurança das crianças. Só que a maioria nem sabe o que fazer, como começar a realizar esta proteção. Aí, quando as mães buscam e se esforçam para fazerem o que podem são chamadas de loucas?! Por favor, deixem as mães em paz!!

Texto do Instagram: @leilianerochapsicologa



Postagem Anterior Próxima Postagem