As Cores na Alimentação



Importância das Cores

No Uso de diferentes tipos de alimentos também devemos dar atenção as cores que eles possuem, um prato colorido é um prato mais saudável. Vejamos algumas orientações sobre as cores:

Branco: Os alimentos de cor branca fortalecem o sistema muscular e circulatório, são indispensáveis na saúde Óssea além de ter grande efeito positivo no sistema nervoso. São muito bons para a manutenção dos dentes. Os nutrientes presentes nesses alimentos ajudam ao melhor funcionamento da Linfa que faz parte do sistema imunológico por possuir fotoquímicos. Exemplo: arroz, banana, repolho,  alho, a cebola,  batata, cogumelos, gergelim,  couve-flor,  nabo e pêssego.

Vermelho: Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno. O licopeno atua principalmente em dificuldades genitálias masculinas como baixo desempenho sexual, Além de ser um excelente antioxidante. Esses alimentos são ricos em Vitamina C, A e B e sias minerais. Outras substâncias antioxidantes encontrada nesses alimentos são o ácido elágico, quercetina e hipermídia. Sendo de suma importância para a saúde sexual e imunidade. Exemplo: Pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, goiaba, cereja, na framboesa, pimentas vermelhas, pimentão vermelho, caqui, cereja e romã.

Verdes: Os Alimentos verdes estão associados ao melhor funcionamento dos olhos por possuir substâncias como b-caroteno e luteína. Por possuir concentração de vitamina A e C, além do cálcio eles auxiliam no melhoramento da pele e sistema circulatório. A riqueza em ferro desse alimento é um grande aliado para um sangue saudável sendo indispensável no tratamento do doente ao mudar o seu estilo de vida. É fonte de fibras e ajuda a regularizar os intestinos estimulando os movimentos peristálticos do mesmo facilitando a evacuação de excrementos. Exemplo: Abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis, kiwi, pepino, chuchu, ervilha, vagem, limão, couve, espinafre.

Amarelo ou Laranja: Esses alimentos são ricos em betacarotenos que se transformam em vitamina A em nosso organismo, É um antioxidante e possuem grande concentração de vitamina C, sendo muito usado em disfunções respiratórias por sua ação expectorante. É fonte de Zeaxantina, flavonoides e licopeno. Com todos esses benefícios atuam com eficácia na no desenvolvimento saudável das unhas, Visão, pele e Cabelos. Ex: Mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora, maracujá, melão, abacaxi, manga, damasco, caju, pimentão amarelo.

Marrom: Alimentos ricos em fibras que ajudam na regularidade dos intestinos. São fontes de Selênio e Vitamina E, Atuam na Glicose sanguínea unindo-os ao plano de Educação alimentar. Esses alimentos tem efeito benéfico em desequilíbrios hormonais nas mulheres além de problemas associados com o sistema nervoso como depressão e estresse. Eles são os cereais integrais, as leguminosas, as castanhas e as nozes Exemplo: Soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes, linhaça, amendoim.

Palavra Chave: Regularidade dos intestinos

Preto ou Roxo: Possuem antocianina protegendo o organismo de infecções. Ajuda no rejuvenescer uma vez que é fonte de ácido elágico. Esses alimentos são aliados para quem quer se manter jovem e saudável, aliado a um bom plano de educação alimentar atua no sistema imunológico permitindo o melhor desempenho celular, uma vez que combate os radicais livres. Exemplo: Ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo, alcachofra, açaí, berinjela, figo, mirtilo e cacau.


Os sistemas do corpo humano funcionam em conjunto como uma verdadeira cooperativa – Cada um preenche sua própria função vital, mas todos trabalham juntos para manter a saúde e a eficiência¹. 

Depois desta exposição sobre os benefícios das cores podemos concluir que elas influenciam em todo o corpo de uma maneira que leve ao equilíbrio que é “Homeostasia” Assunto que iremos abordar em capítulos a frente. É importante deixar claro que nossa visão é holística, ou seja, integral e completa. Entendemos que deve haver variedade de alimentos e cores, e não devemos fixa nossa atenção em apenas uma cor para resolver problemas específicos, por que esses alimentos possuem diversos nutrientes semelhantes, alguns em maio escala e outros em menor. Esse foi o motivo de não enumerar uma lista de frutas para certo tipo doença. O nosso corpo trabalha como um todo funcional, seguindo essas orientações todas as cores poderão te dar a nutrição que você precisa. Vemos o quão amplo é esse assunto da quantidade/variedade de alimento que nós comemos e como isso influencia em nossa saúde. Temos que quebrar exatamente o padrão mental com visão cartesiana colocado na população. E qual seria esse padrão? Podemos citar por exemplo Sucos, shakes, frutas consumidas com frequência para certo tipo de enfermidade, as pessoas tem que entender que a variedade é o que vai proporcionar toda a nutrição. No estudo da Educação alimentar  percebemos que existem nutrientes que dependem de outros para ser absorvido nas vilosidades intestinais e consequentemente ser levado para as células. Sendo de extrema importância comer a variedade de cores, de alimentos e na quantidade correta para a melhor Nutrição celular, segamos em frente em busca da saúde e qualidade de vida:

Referências:

[1] O livro do corpo Humano. Editora: Ciranda cultural Pág. 15.


Por Prof. Carlos Henrique
Naturólogo Clínico
Grupo de Alimentação Saudável no telegram: t.me/carlosnaturologo

Postagem Anterior Próxima Postagem