Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Um alívio chamado conversão


Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados. Atos 3:19

Inúmeros artigos de jornais na área médica publicaram os resultados de uma pesquisa sobre os efeitos da cosmovisão em pacientes com depressão. Pacientes com uma visão de mundo espiritual responderam mais rapidamente ao tratamento da depressão do que os de visão secular. Quanto maior o compromisso com as convicções espirituais, mais rápida foi a resposta ao tratamento.

O psiquiatra Armand Nicholi Jr. fez uma pesquisa sobre esse tema com estudantes de Harvard que lutavam contra a depressão, sentindo um vazio e um desânimo, que muitas vezes chamavam de desespero existencial, mas que haviam experimentado a conversão religiosa.

Esse ânimo depressivo se relacionava em parte à distância sentida entre sua consciência social e sua moralidade pessoal. Havia um conflito com a passagem do tempo, o envelhecimento e a morte. Eles se sentiam velhos, achavam que tinham conquistado pouco na vida e, como estudantes, viviam uma existência parasita. Porém, após a conversão, mencionavam um senso de perdão que parecia tê-los tornado mais tolerantes consigo mesmos, tornando o futuro mais esperançoso.

A nova experiência não os livrou totalmente das alterações de ânimo, mas o novo senso de alegria, até então desconhecido, havia reduzido o sentimento de extremo desespero. A conversão mudou a forma como se viam.

Eles ficaram mais conscientes da distância do ideal de perfeição que a fé exigia, mas isso não lhes aumentou o desespero com o qual lutavam antes. Ao contrário, mencionavam os recursos espirituais que lhes davam forças, renovavam suas esperanças e estimulavam um espírito mais aberto, mais tolerante e mais amável em relação aos outros. Os conceitos teológicos de redenção e perdão foram instrumentos com os quais reduziram o ódio de si mesmos.

É profundo o impacto da cosmovisão na capacidade de experimentar a verdadeira alegria e a felicidade. A conversão é capaz de transformar o pessimismo e o desespero em alegria, liberdade, alívio do fardo da ambição e relacionamentos satisfatórios.

Você já experimentou essa transformação?

Postagem Anterior Próxima Postagem