Lição dos Jovens - 07 I Mortos para a lei?

 

De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás”. Romanos 7:7.


  • A lei nos ajuda a reconhecer o que é pecado.
  • A lei é santa, justa e boa. Legenda- De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom. Romanos 7:12
  • A lei é perfeita porque ela expressa o caráter da vontade de Deus para os seus filhos.


Ela lei serve para que enxerguemos a nossa condição pecadora e reconhecemos a necessidade do arrependimento. Ela nos ajuda a entender que o salário do pecado é a morte. Legenda- Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

Paulo diz que quando ele se deu conta da seriedade do mandamento que diz ‘não cobiçarás’ ele percebeu a profundidade da sua natureza pecaminosa e se viu como um homem condenado e morto.


Ele percebeu que pecado é muito mais do que uma ação, é um estado mental, espiritual! A gente peca até na mente! Como fariseu, Paulo sempre se ajustou perfeitamente aos requisitos exteriores da lei.


A obediência perfeita era essencial para os fariseus, porque a lei prometia que aqueles que a praticassem viveriam. Mas ele caiu na real de que não adiantava nada cumprir a lei exteriormente e viver cheio de pensamentos impuros.


Corremos esse perigo hoje também. Julgar nossa vida apenas por ações exteriores, e se esquecer do pecado que habita na nossa mente, na nossa vida. Pecados são muito mais que ações… pecado é um estado, ok? À luz do que estudamos até aqui, a resposta fica bastante evidente: se o sacrifício de Cristo nos justifica (absolve) diante do tribunal divino, nós estamos libertos da condenação que a lei de Deus impõe ao transgressor. Legenda- Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, Romanos 8:1.


Estando libertos do poder do pecado, que Paulo chamou de antigo senhor e antigo marido, temos plena liberdade para viver de acordo com a perfeita vontade de Deus expressa em Sua lei santa e imutável Um detalhe interessante da vida de Paulo antes da conversão é que por ser fariseu e seguir a lei desde muito novo, ele se achava melhor e maios santo que todo mundo. Mas quando ele se converteu de verdade, ele diz que se reconheceu como o mais pecador dos pecadores. Essa autopercepção é a essência da verdadeira conversão.


Na conversão, a mente experimenta uma mudança radical de orientação. Em vez de se centralizar nas coisas da carne, a mente agora prioriza as coisas do Espírito. Infelizmente, mesmo convertidos nós temos tendências pecaminosas e teremos até Jesus voltar, por isso precisamos da ajuda do Espirito Santo. Essa atitude é conhecida como santificação. Ela é o processo de harmonizar nossas atitudes e ações com a mente renovada, um processo que dura a vida inteira. Por isso a importância de ter uma comunhão pessoal com Deus diariamente.


É uma batalha espiritual entre fazer o certo e o errado que nunca acaba. O verdadeiro crescimento cristão, a real santificação, leva a reconhecer cada vez mais a realidade do pecado na vida. Por meio do processo de santificação, progressivamente chegamos a compreender melhor a tragédia do pecado e a contínua necessidade de Cristo. A santificação é muito importante, mas temos que tomar cuidado para nesse processo não nos tornarmos cristãos fariseus.


Sabe aquele cristão militante que se acha melhor que os outros? Temos que militar pelas causas que o Espirito nos mostrar. E não sair por aí causando. O maior testemunho de uma vida cristã em santificação é o equilíbrio e isso a gente só consegue quando Deus habita em nós!


Com este pensamento a palavra chave dessa semana é: SANTIFICAÇÃO O que vem na sua cabeça quando você ouve isso? Compartilha comigo sua rede semântica! Tire uma foto dela e marque @ntplayoficial @victorbejota @cpbeditora


Resumindo:


  1. A lei nos ajuda a reconhecer o que é pecado.
  2. A autopercepção da sua condição pecaminosa é a essência da verdadeira conversão.
  3. Nós morremos para a lei, mas a lei não morreu.
  • Pecado é revelado pela lei;
  • Pecado é mais que uma ação (é uma condição);
  • Pecado é percebido quando nos aproximamos de Cristo;
  • Pecado é abandonado no processo da santificação.


Tudo isso ocorre pelo poder de Cristo! Ele que opera em nós o querer e o fazer, por isso hoje quero te encorajar a parar de lutar contra o pecado, e lutar para ficar pertinho de Deus. Ele já venceu o pecado, e quer vencer essa luta em nosso lugar! Use a lei como um guia, um parâmetro para perceber sua necessidade de Cristo, e te guiar no processo de se tornar quem ele é.


A lei é boa, mas não salva. Salvação é obtida apenas pelo sacrifício de cristo, e hoje, eu te convido a aceitar, e viver em novidade de vida. Isso é o que chamamos de conversão, uma curva de 180 graus no rumo da nossa vida. Tem gente que é cristão a vida inteira e não é convertido….


Postagem Anterior Próxima Postagem