Vivendo como um adventista: encontrando vida abundante na aplicação dos princípios da Bíblia

Familia com comida

Você pode escolher um adventista do sétimo dia na multidão? Ou você saberia quando passasse por um na rua?

Talvez não, mas existem características distintas dos adventistas em todo o mundo. Tudo decorre de sua convicção de refletir o caráter de Cristo em todos os aspectos de suas vidas. 

Os adventistas que acreditam ser verdadeiros seguidores de Jesus afetam você completamente. É mais do que as palavras que você diz ou a aparência que mantém. É deixar o Espírito Santo habitar em você, guiá-lo, perdoá-lo, restaurá-lo e conduzi-lo “em toda a verdade” (João 16:13), para que você possa experimentar os frutos do espírito: amor, alegria, paz, paciência , bondade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole (Gálatas 5:22).  

À medida que os adventistas cresceram de seus primórdios para uma igreja global organizada, eles acharam particularmente significativo aplicar os princípios bíblicos de conduta e compaixão nas áreas de saúde e bem-estar, mordomia, missão e evangelismo.

SAÚDE DE TODA A PESSOA - CUIDAR DO CORPO COMO UM "TEMPLO" E UM "SACRIFÍCIO VIVO"

Se você já leu sobre os adventistas no noticiário, deve ter ouvido sobre a pesquisa de longevidade “Zonas Azuis” pela National Geographic , onde estudaram locais em todo o mundo onde as pessoas viveram por mais tempo. Junto com grupos do Japão e da Itália, os pesquisadores estudaram uma amostra de adventistas na área de Loma Linda, Califórnia , que estão entre as pessoas de vida mais longa do mundo. Você encontrará várias conclusões interessantes sobre o que está por trás da maior expectativa de vida dos adventistas.

A pesquisa revelou quantas facetas de uma vida saudável contribuíram para a longevidade desse grupo de adventistas. Entre eles estavam:

Reserve um tempo regularmente para descansar, recarregar e reconectar. O sétimo dia de cada semana, o sábado bíblico , é celebrado pelos adventistas assim como na Bíblia. Eles tiram esse dia de folga do trabalho e outros cuidados da vida para ficar com Deus, apreciando o mundo que Ele criou para nós.

Manter uma saúde ótima por meio de dieta e exercícios . Os adventistas têm feito contribuições significativas para a reforma da saúde nos Estados Unidos desde 1800, tudo para que possamos viver uma vida mais saudável a cada dia e sermos mais capazes de servir a Deus e aos outros. Muitos adventistas seguem uma dieta vegetariana e se abstêm de álcool e fumo. 

Uma comunidade de fé ativa . Os adventistas costumam passar tempo juntos em grupos pequenos e grandes. Eles trabalham por causas comuns, adoram na igreja, estudam a Bíblia ou se reúnem para socializar. 

Como os adventistas se concentraram tanto na saúde e no bem-estar? Tudo começou no início de sua história, quando eles começaram a reconhecer como a saúde pessoal pode ser uma poderosa expressão de fé. Também confirma o que a Bíblia diz sobre como devemos considerar nosso corpo e mente. 

“ Peço-vos, pois, irmãos, pela misericórdia de Deus, que apresentem os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. 

Não se conformem com este mundo, mas sejam transformados pela renovação da sua mente, para que, testando, possam discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito ” (Romanos 12: 12, ESV).

“Ou não sabes que o teu corpo é templo do Espírito Santo dentro de ti, que tens de Deus? Você não é seu, pois foi comprado por um preço. Portanto, glorifique a Deus em seu corpo ”(1 Coríntios 6: 19-20, ESV). 

É por isso que muitos adventistas seguem uma dieta baseada em vegetais, abstêm-se de álcool, fumo e drogas que alteram a mente e encorajam exercícios regulares e descanso suficiente 

Mas como essa ênfase na saúde começou? No final dos anos 1800, quando a denominação estava em seus anos de organização, a situação de saúde nos Estados Unidos não era favorável. Não havia muitas informações científicas disponíveis sobre o manuseio de alimentos e água ou sobre o tratamento de doenças. Muitas das práticas na agricultura, medicina e distribuição de alimentos eram baseadas em tradições e métodos herdados, principalmente focados no lado industrial ou de produção das coisas. 

A 19 ª comunidade médica século teve nenhuma regulamentação ou controle de como a medicina era praticada. Além do mais, havia pouco ou nenhum foco nos cuidados preventivos ou na conexão entre os hábitos diários e a saúde geral.

Mas com as verdades acima na Bíblia claras como o dia, encorajando-nos a cuidar de nossos corpos como dádivas de nosso Criador, os primeiros adventistas pensaram que certamente deve haver coisas que todos podem fazer para cuidar melhor de nosso corpo e mente.

Ellen G. White, uma pioneira importante no adventismo, desempenhou um papel significativo no aprendizado e na publicação de informações valiosas sobre cuidados pessoais, defendendo como quanto mais saudáveis ​​vivemos, mais capazes seremos de lidar com as responsabilidades da vida e servir ao nosso Criador. 

Se você pode imaginar, uma das crenças da época era que o ar externo era prejudicial e, principalmente se estava frio, causava doenças. Era comum que residências, locais de trabalho e até hospitais desencorajassem a circulação de ar fresco. White afirmava, no entanto, que “o ar fresco purifica o sangue, refresca o corpo e ajuda a torná-lo forte e saudável” e viver em “cômodos mal ventilados enfraquece o sistema”. Essa pequena coisa sozinha era revolucionária em comparação com as práticas comuns de seu tempo.

Assim como o ar fresco é uma bênção natural deste mundo que Deus criou para nós, os adventistas descobriram, em sua busca por conhecimento médico, que a saúde ideal é encontrada pela utilização das formas mais simples da natureza. Hoje, isso é resumido pela sigla NEWSTART: Nutrição, Exercício, Água, Luz Solar, Temperança (equilíbrio, moderação), Ar, Descanso e Confiança em Deus. 

No início do Antigo Testamento, Deus teve que ensinar aos israelitas (que haviam acabado de ser libertados de anos de escravidão e de uma vida suja e primitiva) como preparar a comida adequadamente e ter uma boa higiene. 1 Da mesma forma, os adventistas desempenharam um papel na reforma da saúde no final dos anos 19 th Century. Em 1866, os adventistas estabeleceram o Western Health Reform Institute em Battle Creek, Michigan, também conhecido como Battle Creek Sanitarium. Não apenas as doenças foram tratadas, mas os pacientes também receberam educação sobre como viver uma vida mais limpa e saudável. Esses tipos de sanatórios se espalharam por todo o país, que mais tarde se tornou o Sistema Adventista de Saúde de hospitais, clínicas e programas de educação em saúde.

No que diz respeito à saúde e bem-estar individual, a Igreja Adventista reconhece a autonomia de cada indivíduo e seu poder de escolha dado por Deus. Em vez de impor padrões de comportamento, os adventistas encorajam uns aos outros a viver como exemplos positivos do amor e cuidado de Deus. 

Casal no jardim

ADMINISTRAÇÃO E CONDUTA - CUIDAR DE NOSSO MEIO AMBIENTE, DE NOSSOS BENS E DE NOSSOS RELACIONAMENTOS 

A palavra “mordomia” tem sido um tema central de longa data entre os adventistas. Na Bíblia, a palavra “mordomo” normalmente se refere a um guardião da terra, alguém que supervisiona seu manejo e garante que ela tenha o que precisa para produzir. 

Jesus usa o papel de mordomo em Suas parábolas 2 como metáfora, demonstrando como devemos cuidar de mais do que apenas nós mesmos. É importante considerar também o que nos foi concedido “guardiões” ou “gerentes”. Começa com nossos corpos e mentes, como deve ser, depois se estende para incluir qualquer coisa dentro de nossa responsabilidade: nossas posses, nossas finanças, nosso tempo, nossos relacionamentos e muito mais.

Originalmente, logo após a criação de Adão e Eva, mas antes de sua queda no pecado, Deus os designou mordomos sobre toda a Sua criação, para "ter domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre o gado, sobre tudo sobre a terra e sobre todo rastejante que se arrasta sobre a terra ”(Gênesis 1:26, NKJV). A entrada do pecado no mundo tornou isso mais difícil, mas ainda é algo que Deus deseja que experimentemos. 

Como pode ser isso hoje? As igrejas adventistas em todo o mundo participam de atividades como programas de reciclagem, adoção de rodovias, manutenção de hortas comunitárias e muito mais. Os adventistas, como famílias e indivíduos, são encorajados a serem cuidadosos em como utilizamos os recursos naturais da terra, procurando evitar o desperdício. 

Esse tipo de mordomia é outra razão pela qual os adventistas incentivam uma dieta baseada em vegetais. Isso causa um menor grau de pressão para o meio ambiente como um todo. Em comparação com a indústria da carne, a produção de alimentos para refeições à base de vegetais tem muito menos impacto na economia e requer um consumo de energia significativamente menor. 

As finanças também são uma parte importante da mordomia, e a Bíblia tem muito a dizer sobre como nossa riqueza é administrada. Os adventistas defendem os princípios bíblicos de doações de caridade, 3 vida modesta 4 e pagamento regular do dízimo (10% da renda) à igreja. 5

A mordomia também inclui a maneira como gastamos nosso tempo, esforço e atenção. Os adventistas acreditam que é importante estarmos atentos ao que priorizamos em nossas vidas, levando a sério o conselho de Filipenses 4: 8

“Tudo que é verdade, tudo que é honrado, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é lindo, tudo que é louvável, se houver excelência, se houver algo digno de elogio, pense nessas coisas” (ESV).

Ler este versículo o faz recuar por um momento e avaliar seu raciocínio, motivação e atenção. Essas palavras do apóstolo Paulo nos ajudam a nos concentrar em Deus e a manter o foco em nossas prioridades e responsabilidades. 

Esta é outra razão para observar o sábado bíblico, o quarto mandamento, é enfatizado. Uma grande parte da gestão de nossas vidas, especialmente hoje, é ser realista sobre as exigências que colocamos sobre nós mesmos. É fácil ouvir as pessoas falando sobre o quão ocupadas estão, como estão sobrecarregadas ou cansadas. Não é isso que Deus quer para nós! 

A observância do sábado nos permite dar uma trégua nas demandas da vida, reservando um tempo para o rejuvenescimento com Deus, nossa família e nossos amigos . Isso contribui para um novo começo a cada semana com um enfoque mais intencional na liderança de Deus ao longo dela.

Viver como um “bom mordomo” 6 de nossas mentes, corpos e meio ambiente é como um ato contínuo de adoração a Deus. E, visto que Ele é o Criador dessas coisas, podemos deduzir que viver assim pode nos fortalecer e nos conduzir ao que Paulo chama de “paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento” (Filipenses 4: 7, CSB). Afinal, Deus prometeu no Antigo Testamento: 

“Pois eu conheço os planos que tenho para vocês, declara o Senhor, planos para o bem-estar e não para o mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança” (Jeremias 29:11).

Os adventistas acreditam que viver para um Deus assim é um privilégio! Que honra, embora estejamos corrompidos pelo pecado, Deus ainda nos confia a administração de Sua Criação, ajudando-nos a crescer em fé, sabedoria e responsabilidade. Em resposta a esse amor divino, não apenas buscamos nossos próprios interesses, mas consideramos o quadro mais amplo e como nossas ações podem contribuir para o plano final de Deus. 

Duas mulheres lendo a bíblia

ENVOLVIMENTO NO TRABALHO MISSIONÁRIO

O trabalho missionário é um tema importante na história adventista, e hoje seu impulso coletivo para servir ao redor do mundo é tão forte como sempre. 

Em nosso mundo quebrado, sempre haverá pessoas que precisam de ajuda. Guerras, desastres naturais, pobreza e fome são uma triste realidade, tornando uma necessidade sempre presente de ajuda humanitária e desenvolvimento comunitário. Os adventistas acreditam que essa responsabilidade de serviço pertence a todos os seguidores de Jesus, sejam eles chamados para um país distante ou apenas na mesma rua. 

Embora haja numerosos esforços missionários organizados dentro da denominação adventista, os adventistas defendem um espírito geral de voluntariado como parte de seu enfoque missionário diário. Muitos ajudam em centros de Serviços Comunitários Adventistas, e outros criaram ou servem em uma ampla gama de ministérios locais baseados em necessidades.

Para os adventistas, o impulso para o trabalho missionário está enraizado nas palavras de Jesus: 

“Eu estava com fome e você me deu comida. Eu estava com sede e você me deu algo para beber. Eu estava sozinho e longe de casa, e você me convidou para sua casa. Eu estava sem roupa e você me deu algo para vestir. Eu estava doente e você cuidou de mim. Eu estava na prisão e você me visitou. Tudo o que você fez pelo menor do meu povo aqui, você também fez por mim ”(Mateus 25: 35-40, ESV).

Em todo o Antigo Testamento, Deus providenciou para os pobres e menos afortunados que viviam em Israel. 7 No Novo Testamento, os escritos do apóstolo Paulo também mostram uma igreja cristã que deu voluntária e generosamente para apoiar os necessitados entre eles. 8

Hoje, o trabalho humanitário adventista atinge mais de 120 países e atende dezenas de milhões de pessoas todos os anos, e esses esforços continuam a crescer. Como resumiu o ex-presidente da Igreja Adventista William A. Spicer, o trabalho missionário “não é algo além do trabalho regular da igreja. A obra de Deus é uma obra em todo o mundo. ”

Mãe e filha

EVANGELISMO EM TODAS AS COISAS

Semelhante às missões, os adventistas vêem o evangelismo como uma parte inseparável da caminhada cristã. E eles acreditam que suas vidas deveriam refletir isso. Assim como o apóstolo Paulo encorajou:

“E tudo o que você fizer, por palavra ou por ação, faça tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por Ele” (Colossenses 3:17, CSB ).

Quando o Movimento Adventista estava em pleno andamento, parecia natural querer viver e compartilhar cada nova descoberta da verdade bíblica. Eles ficaram muito surpresos com o crescimento espiritual que experimentaram e estavam ansiosos para espalhar a palavra a outras pessoas.

Muitos dos esforços evangelísticos adventistas enfocam o que aprenderam sobre a profecia em Daniel e Apocalipse. Em grande parte, isso se deve ao fato de aquelas partes das Escrituras serem postas de lado ou puladas antes do Segundo Grande Despertar. Mesmo o clero simplesmente não falava sobre isso. 

Com esse novo conhecimento das Escrituras, os adventistas queriam compartilhar que sim, muitos eventos de mudança mundial acontecerão na terra nos tempos vindouros. A boa notícia é que podemos abraçar a promessa de paz de que Deus já ganhou a guerra, e aqueles que se apegam a Jesus serão salvos!

Nesse ínterim, muitas bênçãos estão disponíveis para nós antes da Segunda Vinda, quando Jesus levará Seus seguidores para o céu com Ele. As descobertas relacionadas à saúde no início do adventismo forneceram oportunidades adicionais para o evangelismo. 

Ao perceber o impacto que hábitos saudáveis ​​simples e remédios naturais poderiam ter na saúde diária, foi emocionante compartilhar essas descobertas com pessoas que há muito lutavam com problemas que agora seriam capazes de controlar. Tornou-se um testamento de como Deus provê seus filhos por meio do próprio ambiente que Ele criou para eles.

Os adventistas continuam a compartilhar maneiras de melhorar a saúde e o bem-estar enquanto se achegam a Deus. Hoje você pode ver feiras de saúde, dias de clínica gratuita, seminários, exames e muito mais acontecendo em suas igrejas, disponíveis para a comunidade. 

Com tantos aspectos da vida cotidiana entrelaçados com oportunidades de adoração e evangelismo, os adventistas são uma denominação muito unida. Deus pode fazer coisas incríveis com um grupo de pessoas unidas em convicção e missão, e você não precisa ser médico ou especialista em teologia para participar disso! 

A coisa maravilhosa sobre os adventistas é que eles abraçam todos os dons espirituais - que Deus deu a todos - no serviço, ministério e pertencimento. E, ao longo dos anos, eles continuaram a expressar a alegria e camaradagem que sentem quando trabalham em direção a um objetivo comum, permitindo que o mundo inteiro saiba que podem encontrar liberdade, cura e esperança em Jesus. 

  1. Muitos desses princípios são explicados para os israelitas no livro de Levítico do Antigo Testamento;
  2. Veja Lucas 12: 35-48Mateus 25: 14-30;
  3. Veja  Provérbios 22: 9Isaías 58: 7Mateus 5:42 ; Marcos 12: 41-44Lucas 14:14Atos 20:352 Coríntios 9: 71 João 3:17;
  4. Veja  Eclesiastes 4: 41 Tessalonicenses 4:111 Timóteo 6: 6717Colossenses 3: 12;
  5. Veja  Gênesis 14:1920Gênesis 28: 20-22Levítico 27: 30-34Números 18:26Deuteronômio 14:22 ; Malaquias 3: 10-12Hebreus 7: 1-2;
  6. Veja  1 Pedro 4: 1-11;
  7. Veja  Deuteronômio 15: 1-11;
  8. Veja  2 Coríntios 8: 8-15 .

Fonte: https://www.adventist.org/who-are-seventh-day-adventists/adventist-focus-on-lifestyle/


Postagem Anterior Próxima Postagem