Reavivados por Sua Palavra | Provérbios 20

Leitura da Bíblia


Um Capítulo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas.




Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges 


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Comentário | Pr. Pedro Evilacio



RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso




Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Viver sóbria e integramente 



“O vinho é zombador e a bebida forte causa alvoroço; todo aquele que é vencido por eles não é sábio.” Provérbios 20:1

Provérbios 20:1 adverte sobre os perigos do álcool, mostrando que a embriaguez é sinal de fraqueza e falta de sabedoria. Devemos nos afastar dessas armadilhas que podem nos enfraquecer espiritual e fisicamente.

A lei da semeadura, enfatizada em Provérbios 20:4, nos lembra que colhemos o que plantamos. Se semeamos honestidade, colheremos confiança e respeito. Se plantamos amor e compaixão, colheremos relacionamentos saudáveis e significativos.

Provérbios 20:7 destaca a influência dos pais na vida dos filhos. Pais justos e íntegros são um tesouro para seus filhos. Se não tivemos essa bênção, podemos escolher viver vida justa, sendo um exemplo para as gerações futuras.

A desonestidade é condenada em Provérbios 20:10 e 20:14. Deus valoriza a honestidade em todos os aspectos, especialmente nos negócios. O cristão deve ser íntegro em suas transações, refletindo a verdade divina em todas as suas interações.

Provérbios 20:12 nos lembra das maravilhas do design inteligente. O ouvido e o olho são evidências do cuidado e da inteligência de Deus. Devemos valorizar esses dons e usá-los para aprender, crescer e apreciar a criação ao nosso redor.

A união da força dos jovens com a sabedoria dos idosos é celebrada em Provérbios 20:29. Essa colaboração cria uma sinergia poderosa, combinando o vigor e a energia da juventude com a experiência e a sabedoria dos mais velhos.

Promessa: Deixar-se vencer pelo álcool é prova de fraqueza e falta de sabedoria. Fique longe disso e Deus lhe dará mente sóbria. 

Comentário Blog Associação Geral

“Faça aos outros o que eles fazem a você.” Isso me parece vingança.
“Faça aos outros antes que eles façam a você.” Seria isso vingança por antecipação?

Deus instruiu os líderes cívicos em Israel a punir “olho por olho, dente por dente”. Naquela época e local, as nações vizinhas estavam aplicando punições terríveis até por pequenas infrações. Deus disse: Não façam isso! Que o castigo se ajuste ao crime: apenas dente por dente.

Séculos mais tarde, Jesus disse a Seus ouvintes no Sermão da Montanha: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.” (Mateus 5:38-39 NVI).

Provérbios 20:22 diz: “Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera no SENHOR, e ele te livrará”. Nos livrar da maldade das pessoas é a essência de Deus… mas estamos dispostos que Ele faça isso? Ou preferimos ficar com raiva? E se Deus puder salvar o meu inimigo? Puder transformá-lo? Abraham Lincoln disse: “A melhor maneira de destruir seu inimigo é fazer dele seu amigo”.

Isso é transformar o errado no correto, com certeza … e Deus nos ajudará a fazê-lo.

Virginia Davidson
Artista—projetista e construtora de vitrais
Spokane, Estado de Washington, EUA

Reflexão - Heber Toth Armí

PROVÉRBIOS 20 – Precisamos saber o que caracteriza loucura e o que caracteriza sabedoria. É melhor ser discípulo da sabedoria do que escravo da bebida ou qualquer outro vício destruidor que torna qualquer pessoa em escrava do pecado.

O discípulo da sabedoria age com inteligência e integridade. Observe estes pontos:
1. O discípulo da sabedoria abstém-se de bebidas alcoólicas, possui bom caráter, é trabalhador equilibrado, atencioso e cauteloso; mas, o discípulo da loucura gosta de viver os sentimentos mais selvagens (vs. 1-5);
2. O discípulo da sabedoria tem aspirações elevadas e nobres, é regido pelo temor do Senhor e Seus princípios de amor; porém, o discípulo da tolice está sempre tentando dar um jeitinho para explorar com suas malandragens (vs. 6-20);
3. O discípulo da sabedoria é piedoso, tenta refrear o mal, é dedicado ao Deus onisciente e vive os princípios do Céu aqui na Terra; por outro lado, os princípios do inferno regem a conduta do discípulo do pecado (vs. 21-30).

“A sabedoria de Provérbios coloca Deus no centro da vida do homem. A sabedoria expressa por Salomão no Antigo Testamento, teria a sua revelação mais plena em Jesus Cristo nos dias da nova aliança. Disse Jesus: ‘A Rainha do Sul se levantará no Dia do Juízo com esta geração e a condenará, porque veio nos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais que Salomão’ (Mt 12.42; Lc 11.31). Paulo falou de Cristo como ‘sabedoria de Deus’ ( 1 Co 1.24; Cl 2.3)” (Earl C. Wollf).

• Deus é amor (I João 4:8), o amor é a essência da vida do sábio: “O amor e a verdade formam o bom líder; a liderança sadia firma-se na integridade do amor” (Provérbios 20:28).
• Bem interpretados e corretamente aplicados, “Provérbios” aproxima-nos de Jesus (João 5:39).

Não há como ser sábio sem amor, independente do Senhor! Reavivemo-nos: Sejamos sábios! – Heber Toth Armí.

Comentário Rosana Barros

Ser justo não significa deixar de ser pecador. Ser justo significa que Alguém nos justificou: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm.5:1). Cristo assumiu a nossa culpa ao entregar a Sua vida na cruz e nos concedeu o privilégio da salvação por meio de Seu sacrifício e ressurreição. Porém, todos nós estamos sujeitos ao pecado até que Ele venha pela segunda vez e nos liberte de uma vez por todas. O apóstolo Paulo comparou o pecado com uma lei que rege a nossa natureza pecaminosa: “mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros” (Rm.7:23). Isto é, a partir do momento em que aceitamos pela fé a justiça de Cristo, inicia-se uma batalha entre o bem e o mal em nós mesmos; batalha que só terá fim no Dia do retorno do nosso Salvador.

Quando Jesus foi confrontado pelos líderes judeus acerca do adultério de uma mulher, a Sua sabedoria fez com que todas as pedras caíssem ao chão. Aqueles líderes não tiveram argumentos diante de tais palavras: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (Jo.8:7). Certamente, o primeiro atrevido a lançar uma pedra, seria ele mesmo apedrejado pelos demais. Era considerada uma grande blasfêmia afirmar tal coisa. A Bíblia afirma que todos nós nos extraviamos e nos corrompemos (Sl.14:3). Por isso, necessitamos de um Mediador, do único que é verdadeiramente Justo: Jesus Cristo (1Tm.1:5).

Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, acontece uma metamorfose espiritual. É como se Deus olhasse do Céu e ao invés de enxergar a nossa natureza pecaminosa, Ele notasse que há um “casulo” que nos reveste, que é a justiça de Cristo. E somente se permanecermos dentro deste seguro revestimento, muito em breve, alcançaremos a plenitude da vida. Assim como uma lagarta para se tornar em borboleta precisa obedecer a todo o processo natural, precisamos viver a justiça de Cristo e a novidade de vida que nos foi outorgada: “segundo é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe.1:15).

Então, aquele que trilha o caminho eterno não será vencido pelo álcool (v.1), se desviará de contendas (v.3), não comerá o pão da preguiça (v.4), não será desonesto (v.17), não se envolverá em fofocas (v.19), não desonrará pai e mãe (v.20), não será vingativo (v.22) e aceitará a repreensão (v.30). Cada provérbio tem nos ensinado, e como um guia de sobrevivência nos fortalecido para o conflito espiritual que travamos dia após dia. Não podemos ignorar essa realidade e precisamos aprender, mediante as Escrituras, a fazer “a guerra com prudência” (v.18). Tome posse da armadura de Deus (Ef.6:11) e erga “a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef.6:17) e, os teus passos serão “dirigidos pelo Senhor” (v.24). Vigiemos e oremos!

Comentários Selecionados

Escarnecedor. As pessoas, sob a influência do vinho e bebidas fortes, passam a escarnecer do direito e da religião. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1143.

Bebida forte. Bebidas fermentadas feitas de outras fontes que não as uvas, como de romã ou tâmaras (ver com. de Dt 14:26). CBASD, vol. 3, p. 1143.

Descobri-los. A palavra moderna “educação” significa” descobrimento. Os professores sábios desde a época de Sócrates e, sem dúvida, muito antes disso, usam a habilidade de questionar para trazer à tona os pensamentos escondidos do estudante. O aluno é levado a relacionar as várias informações que adquire umas com as outras e, assim, crescer com sabedoria e entendimento. CBASD, vol. 3, p. 1144.

Integridade. A consistência é uma virtude rara, mas valiosa. Por mais pobre, humilde e ignorante que uma pessoa seja, se for genuína e consistente, será reconhecida como justa e seus filhos a honrarão. A inconsistência dos pais exerce um efeito devastador sobre os filhos em crescimento. CBASD, vol. 3, p. 1144.

Dissipa. Assim como o vento separa a palha do trigo debulhado, a sabedoria é juíza sábia que discerne a verdade e dissipa as artimanhas com o objetivo de escurecê-la. De maneira semelhante, quando viesse, o Messias exaltaria a verdade e revelaria o erro. CBASD, vol. 3, p. 1144.

11 Até a criança. Embora todos os seres humanos se revelem por suas obras (Mt 7:16-20), a criança, por sua abertura e isenção de falsidade, mostra de forma ainda mais clara sua natureza interior e dá indicativos do adulto que se transformará. CBASD, vol. 3, p. 1144.

12 O ouvido que ouve. Deus de a todos o privilégio de usar os sentidos e confia que estes serão empregados para encontrar o caminho a Ele e a vereda da justiça (ver Êx 4:11). Poucas pessoas usam ao máximo seus talentos. Cegos à beleza da terra, do céu e do mar, e surdos aos murmúrios do vento e canto dos pássaros, muitos seguem seu caminho concentrados apenas no ganho material e nos prazeres comuns. O Senhor procura ouvidos rápidos em responder à voz do Espírito e olhos que vejam com clareza o caminho da vida. CBASD, vol. 3, p. 1144.

14 Nada vale. Depreciar o valor do que compramos e exagerar nas boas qualidades do que vendemos faz parte da natureza humana, mas da humanidade caída. A honestidade verdadeira exige que tentemos descobrir com objetividade o valor preciso de um bem, quer o estejamos comprando, quer vendendo (ver T2, 71; T4, 311, 359). Além de nossa honestidade estar envolvida, o amor pelas outras pessoas é tão essencial para um viver justo quanto o amor pelo Deus criador (Lc 10:27). A observância desta regra áurea nos fará ter tanta consideração pelos outros ao vender, como se nós mesmos estivéssemos comprando. Esse padrão é elevado, mas o alvo diante de nós é a perfeição (Mt 5:43-48). CBASD, vol. 3, p. 1144.

18 Mediante os conselhos. Como o conhecimento e a habilidade humana são limitados, é sábio se aconselhar com outros que podem enxergar uma aspecto diferente da questão ou ter mais experiência em circunstâncias semelhantes à analisada. Quanto mais grave o problema, mais necessário esse tipo de consulta. CBASD, vol. 3, p. 1145.

21 Posse antecipada. Este provérbio é um lembrete da máxima: “Fácil se tem, fácil se perde.”A ascensão súbita e fácil à riqueza é muito diferente do lento acúmulo de bens por meio do trabalho duro e do esforço honesto. Sem compreender a labuta necessária para juntar a herança, o beneficiário não formou hábitos de diligência e cautela, os quais lhe permitiriam transformar o dinheiro numa bênção para si e para os outros. CBASD, vol. 3, p. 1145.

25 Dizer precipitadamente. A primeira frase pode ser traduzida como: “É laço para o homem gritar impulsivamente: Santo!”. Esse pensamento é semelhante ao da LXX, que traduz assim o versículo: “É laço para o homem consagrar apressadamente parte de sua propriedade pessoal”, pois, nesse caso, ao voto se segue o arrependimento. CBASD, vol. 3, p. 1146.

28 Amor e fidelidade preservam o rei. Esta é a verdadeira filosofia da história. Se todo governante houvesse compreendido e praticado o conselho implícito neste provérbio, a história do mundo teria sido diferente. Império após império caiu porque os políticos deixaram de se importar com o direito e a justiça, ou se tornaram severos e rígidos, sem considerar o amor e a misericórdia. Por outro lado, reis com a compaixão entronizada em seu coração tiveram uma vida longa e útil, que beneficiou seus súditos (ver Pv 16:12; Dn 4:27; PR, 501, 502) CBASD, vol. 3, p. 1146.

Postagem Anterior Próxima Postagem