Reavivados por Sua Palavra | Josué 13

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


Deixe nos comentários dos videos um #vimpeloMundoAdventista para nos incentivar a continuar este projeto.

RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  A Herança de Israel



“Reparta, pois, a terra por herança a Israel.” Josué 13:6


Josué estava com idade avançada, mas ainda tinha muito o que fazer. A vida do cristão é produtiva até o fim. Porém, no verso 6, Deus disse: “Eu mesmo os expulsarei.” Há momentos em que o Senhor faz por nós o que não podemos fazer.


Os israelitas não expulsaram os gesuritas e maacatitas (v. 13). O pecado deve ser inteiramente eliminado da vida – no caso dos israelitas o sincretismo religioso sempre seria um problema. Se não é confessado nem abandonado, o pecado cria raízes e nos polui. Deixar “áreas cinzentas” na vida, resquícios de pecado, é o caminho da derrota.


O verso mais bonito do capítulo: “O Senhor, o Deus de Israel, é a herança deles [dos levitas]” (v. 33). A tribo de Levi deveria viver das ofertas levadas ao santuário (v. 14). Quem prega o evangelho que viva dele.


*Promessa:* Depois das guerras, chega o momento de repartir as terras. Encerrado o grande conflito, herdaremos a Nova Terra.

Comentário


Js 13 – Deixar “áreas cinzentas” na vida, resquícios de pecado, é o caminho da derrota.


Js 13 – Depois das guerras, chega o momento de repartir as terras. Encerrado o grande conflito, herdaremos a Nova Terra.


Js 13:1 – Josué estava com idade avançada, mas ainda tinha muito o que fazer. A vida do cristão é produtiva até o fim.


Js 13:6 – “Eu mesmo os expulsarei.” Há momentos em que Deus faz por nós o que não podemos fazer.


Js 13:13 – Se o pecado não é confessado e abandonado cria raízes e polui a vida.


Js 13:13 – Os israelitas não expulsaram os gesuritas e maacatitas. O pecado deve ser inteiramente eliminado da vida.


Js 13:14 – A tribo de Levi deveria viver das ofertas levadas ao Santuário. Quem prega o evangelho que viva dele.


Js 13:33 – O verso mais bonito do capítulo: “O Senhor, o Deus de Israel, é a herança deles [dos levitas].” Também quero essa herança!


Comentário Blog Associação Geral

Josué serviu a Deus como um guerreiro valente por muitos anos, primeiramente sob a liderança de Moisés e depois como chefe de Israel. Então o Senhor lhe disse: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”. Então o Senhor apresenta uma lista de lugares a serem alcançados.

“Como verdadeiro servo de Deus, Josué demonstrou disposição de gastar suas energias no trabalho do Senhor.” (CBASD, vol. 2, p. 237). Nesta época, ele tinha cerca de 92 anos e certamente sentiu-se muito aliviado ao repassar a responsabilidade para as tribos. Ele viveu mais 18 anos e “morreu com a idade de 110 anos” (Jz. 2:8 NVI).

É importante entender a diferença entre o trabalho feito por Josué e o trabalho deixado para que Israel fizesse (ver CBASD, vol. 2, p. 238).Deus não permite que uma pessoa em posição de liderança realize a totalidade de uma tarefa, porque isso poderia levá-la a acreditar que obteve o sucesso pela sua própria força.

Isso também é verdade em nossa vida espiritual. Todas as vitórias espirituais e outras realizações são obtidas através de trabalho em equipe, através do Espírito Santo e com nossa cooperação.

Willie Edward Hucks II
Secretário Ministerial Associado
Conferência Geral


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

JOSUÉ 13 – O livro de Josué é profundamente instrutivo. Observe atentamente o seguinte paralelo:
• Raabe era prostituta e se salvou por render-se ao Deus verdadeiro (Josué 2:1-24); Balaão era profeta de Deus, mas se perdeu, por render-se aos encantos deste mundo (Josué 24:9-10; Números 22:1-25:18).
• Raabe preferiu a graça de Deus e firmou-se na certeza da proteção divina (Josué 6:23-26); Balaão, em contrapartida, preferiu a desgraça do pecado e inclinou-se para suas ilusões de segurança e proteção (2 Pedro 2:15-16).
• Raabe é o ícone de conversão genuína (Tiago 1:25-26); Balaão, o ícone da apostasia que resulta em ruína (Números 31:8, 16).
• Raabe casou-se com um príncipe do povo de Deus, entrando assim para a genealogia do Messias (Mateus 1:5); Balaão caiu do status de profeta para o status de adivinho (Josué 13:22).
• Raabe representa os salvos da galeria da fé, o remanescente fiel (Hebreus 11:31); Balaão torna-se referência de falsas doutrinas dos últimos dias (Judas 11; Apocalipse 2:14).

Assim como Acã, Balaão apostatou-se, vindo a perder a vida nesta terra e a vida eterna. O mesmo aconteceu aos habitantes de Canaã, que não seguiram os passos de Raabe.

Em Josué 13, após relativa conquista do território em geral, Deus orientou Josué a distribuir a terra conquistada. Josué estava velho; já havia feito muita coisa. A partir dali, as tribos deveriam continuar expandindo seus territórios. A luta não deveria cessar.

O Comentário Bíblico Adventista alega que “o método antigo de conquista pode ser usado para ilustrar uma verdade espiritual”. Por exemplo:
• Na acirrada luta cristã, podem restar muitas batalhas contra o pecado a ser travadas, mesmo depois de muitos anos de guerra.
• Após avançar na missão evangelística nalgum lugar, ainda pode haver muito território da verdade para ser ocupado.
• Depois de várias pesquisas e estudos, nunca se esgota todo o conhecimento sagrado que Deus deseja ensinar por meio de Sua Palavra, e que será proveitoso ao crente. Muitos cristãos correm o risco de depender das conquistas de algum “Josué”, em vez de fazer novas explorações por si mesmos nas minas da verdade.

A idade avançada nunca deve ser sinal para parar de avançar nos planos de Deus. Tanto Moisés (Josué 13:14-33) quanto Josué (Josué 13:1-13) deixam essa verdade bem clara perante nossos olhos. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Avançado em dias, Josué recebeu do Senhor a mesma ordem dada a Moisés, de dividir as terras entre as tribos de Israel. De todas as tribos, porém, a tribo de Levi seria a única a não receber herança. Mesmo não possuindo terras, os levitas deveriam ser amparados pelas tribos a fim de que o povo tivesse sempre onde buscar a instrução da lei de Deus: “Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, deem cidades aos levitas, em que habitem” (Nm.35:2).

Quando lemos o relato da divisão de terras feita por Moisés às duas tribos e meia, percebemos que não se tratava de uma pequena porção de terra para cada tribo. Mas cada uma estava recebendo o equivalente a um território nacional. Se observarem o verso 30, verão que em apenas uma parte da herança de Gade havia 60 cidades. Eram terras a perder de vista! Mas, de toda essa herança, de tudo o que Deus já havia concedido ao Seu povo, a porção dos levitas era o principal tesouro, a principal bênção. O Senhor Deus era a sua herança!

As últimas palavras de Moisés foram uma bênção proferida a cada tribo de Israel. Mas, ao final, ele disse: “O Deus eterno é a tua habitação” (Dt.33:27). Israel receberia o que Deus havia prometido, mas a tribo de Levi seria sempre uma lembrança de que se o Senhor não fosse a Sua morada, Israel não habitaria seguro (Dt.33:28). Jesus mesmo declarou: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc.8:36). Deus anseia derramar bênçãos sem medida na vida de Seus filhos, mas não podemos jamais colocar as bênçãos acima do Senhor das bênçãos.

Por mais que recebamos bênçãos neste mundo, nunca devemos perder o foco de que o nosso lugar não é aqui, e sim ao lado dAquele que nos criou para termos um real e verdadeiro felizes para sempre. O sábio Salomão escreveu: “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus” (Ec.5:19). Quem não reconhece a mão de Deus em tudo o que tem, não tem Deus por habitação, e quem não tem Deus por habitação, “nunca se satisfaz o seu apetite” (Ec.6:7).

Amados, no “testamento” de Deus para Seus filhos não está este mundo e as coisas que nele têm, mas está Cristo Jesus e a eternidade que nos tem a oferecer. Esconda-se em Deus e Ele cuidará de você. Não há herança maior e melhor do que esta!

Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

Boa parte dos caps. 13-21 tem um estilo semelhante ao dos documentos administrativos. O relato começa com uma anotação das terras que ainda devem ser subjugadas (mas que já devem ser distribuídas) e relembra as destinações já feitas por Moisés às duas tribos e meia a leste do Jordão. Biblia de Estudo NVI Vida.

1-33 Aqui a ordem [emitida pelo Senhor] inclui a distribuição e a divisão de territórios que não tinham sido conquistados. Foi parcialmente uma obra de fé, e parcialmente uma vocação [concedida] para os israelitas edificarem sobre os fundamentos de Moisés e de Josué, tendo a mesma obediência e a mesma coragem. Houve ainda nações poderosas para se conquistar: os filisteus, os gesuritas, os avitas, os giblitas e os sidônios, nações que continuaram sendo um tropeço aos israelitas por muitos séculos. Da mesma maneira, a obra espiritual de Moisés, levada a efeito por Jesus, ainda inclui um apelo para cada crente lutar contra as trevas em seu redor. Bíblia Shedd.

Considera-se, de modo geral, que este capítulo dá início à segunda parte do livro de Josué. A primeira parte apresenta a história da conquista da Palestina. A segunda relata sua divisão entre os conquistadores. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 237.

Era Josué, porém, já idoso.O que fica implícito é que novas conquistas não teriam lugar sob as suas ordens. Bíblia de Genebra.

Como verdadeiro servo de Deus, Josué demonstrou disposição de gastar suas energias no trabalho do Senhor. CBASD, vol. 2, p. 237.

muitíssima terra ficou para se possuir. Naquele momento, não parecia fazer sentido dar prosseguimento às campanhas militares, já que, muitas vezes, assim que se retiravam os exércitos de Israel, os povos vencidos voltavam e tornavam a habitar a terra. O plano era que as tribos, depois de se estabelecerem em suas heranças, ampliassem seus territórios. Restavam ainda muitas batalhas para completar a posse da terra, mas as bênçãos de Deus no passado era a garantia do sucesso no futuro. … O método antigo de conquista pode ser usado para ilustrar uma verdade espiritual. Na luta cristã, podem restar muitas batalhas contra o pecado para ser travadas, mesmo depois de muitos anos de guerra; além disso, ainda pode haver muito território da verdade para ser ocupado. Nunca se esgota todo o conhecimento sagrado que Deus deseja ensinar por meio de Sua Palavra, e que será proveitoso ao crente. Muitos cristãos correm o risco de depender das conquistas de algum “Josué”, em vez de fazer novas explorações por si mesmos nas minas da verdade. CBASD, vol. 2, p. 238 .

Sior. Aqui, … indica o moderno riacho (ARA; NVI: “uádi” ou wadi, leito seco ou intermitente) “El-Arisch”, que separa o Egito da Palestina. Bíblia Shedd.

que se considera como dos cananeus. Estritamente falando, os filisteus não eram cananeus, mas o território deles ficava na terra de Canaã e estava incluído nas promessas divinas feitas a Israel. Bíblia de Genebra.

13 não desapossaram. A significação desse fracasso dos israelitas tornar-se-á mais clara no Livro de Juízes (Jz 1.27-36; 2.10-3.6). Bíblia de Genebra.

Entre os cap. 13-19 e no livro de Juízes, há um refrão sobre Israel ter parado no meio do caminho de tomar posse de sua herança (ver 15:63; 16:10; 17:11-13; 19:47; Jz 1:21, 30-36). A covardia e a falta de fé levaram a acordos. À medida que Israel se tornava uma nação cada vez mais forte, muitas dessas cidades foram recrutadas para trabalhos forçados, mas nunca completamente desapossadas, como Deus havia ordenado (Js 16:10; 17:13). A influência desses povos idólatras foi um dos principais fatores que contribuíram para a queda de Israel à idolatria e apostasia no período posterior (ver Jz 2-3). Bíblia de Estudo Andrews.

Uma razão dos israelitas encontrarem tantos problemas ao se estabelecerem na terra foi terem falhado em conquistar toda a terra e expulsar todos os seus habitantes. A presença como a de um câncer dos povos pagãos de Canaã remanescentes causou dificuldades sem fim aos israelitas, como o livro de Juízes registra. Assim como eles falharam em tirar o pecado da terra, os crentes hoje falham em tirar o pecado de suas vidas – com resultados igualmente desastrosos. Como um autoteste, leia os Dez Mandamentos em Êxodo 20:1-17. Pergunte a si mesmo: “Estou eu tolerando práticas ou pensamentos pecaminosos? Tenho eu aceitado meias medidas como suficientes? Condeno as faltas dos outros, mas tolero as minhas?” Life Application Study Bible Kingsway.

14 À tribo de Levi não deu herança, …”porque o Senhor Deus…  é a sua herança” (33; Nm 18.5-24;Dt 10.9; 18.1, 2). Bíblia Shedd.

Os sacerdotes não poderiam desempenhar os deveres do sacerdócio, ensinar o povo e realizar outras tarefas espirituais se estivessem ocupados com terras, gado, negócios e guerras. Não era o plano de Deus que os levitas recebessem uma parte dos dízimos e, ao mesmo tempo, se dedicassem à agropecuária ou a negócios. Do mesmo modo, o Senhor requer aos que se dedicam hoje ao ministério que consagrem todas as energias aos interesses do reino dos céus.CBASD, vol. 2, p. 241.

22 Balaão… adivinho. Um adivinho tenta chegar ao conhecimento das coisas por meios mágicos ou ocultos. Essa era uma prática comum entre os pagãos, mas proibida em Israel (Lv 19.26; Dt 18.9-14; 1Sm 15.23; 2Rs 17.17; 21.6; Is 2.6; Ez 13.23). Bíblia de Genebra.

33 à tribo de Levi Moisés não deu herança. Trata-se de uma repetição do v. 14, que é proferida de novo em Josué 14:3, 4; e 18:7. É provável que a frequente repetição tivesse o propósito de ajudar o povo a se lembrar de sua obrigação para com os levitas. Talvez também tivesse o desígnio de impressionar os membros da tribo de Levi de que eram ministros do Senhor e que deviam se consagrar ao serviço divino. Deus os sustentaria mediante o arranjo feito com respeito aos dízimos e às ofertas. CBASD, vol. 2, p. 244.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem