Reavivados por Sua Palavra | Números 25

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro




A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Imoralidade na fronteira


“Quando Israel estava em Sitim, o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.” Números 25:1


Os hebreus haviam enfrentado muitos perigos e desafios em sua jornada, mas agora estavam “estacionados” em Sitim, quase na terra prometida, bastando transpor o rio Jordão. Depois de lutar contra exércitos, o povo estava “relaxado”. É aí que mora o perigo! Não podemos “estacionar” em nossa marcha para o Céu. Quando abaixamos a guarda o inimigo se aproveita disso.


O que guerreiros armados não puderam fazer a prostituição e a imoralidade conseguiram. A sensualidade pervertida levou à idolatria e à falsa adoração. E é assim mesmo: quando não confessado, um pecado leva a outro. Ali em Baal-Peor os seguidores de Yahweh se prostraram pela primeira vez diante do deus Baal. 


A imoralidade sexual cega as percepções espirituais. O povo de Deus deve fugir disso. Enquanto alguns choram por seus pecados, outros pecam abertamente e se justificam como se Jesus nunca fosse voltar. O pecado é uma praga que se alastra, enquanto não é confessado e abandonado. 


Nos versos 11-13 vemos que Fineias foi o instrumento de Deus para punir o casal ímpio. Embora seja paciente e longânimo, Deus não Se deixa escarnecer. Zinri era um príncipe simeonita. Sabia muito bem o que estava fazendo e conhecia as consequências de seus atos. A quem muito foi dado, muito será cobrado. 


Promessa: Na fronteira da terra prometida, muitos ficarão para trás por causa do pecado da imoralidade sexual. Mas ainda existe graça e poder para vencer. 


Arqueologia e história: É provável que Sitim seja o atual sítio arqueológico de Tell el-Hammam, cerca de 14 km a leste do Jordão, no lado oposto da antiga cidade de Jericó.


Comentário


Nm 25:1 – O povo estava “estacionado” em Sitim, quase na terra prometida. Não podemos “estacionar” em nossa marcha para o Céu.


Nm 25:1 – Depois de enfrentar tantos inimigos, o povo estava “relaxado”. É aí que mora o perigo! 


Nm 25:1-3 – A prostituição levou à idolatria e à falsa adoração. Quando não confessado, um pecado leva a outro. 


Nm 25:1-3 – Os seguidores de Yahweh se prostraram pela primeira vez diante de Baal. 


Nm 25:1-3 – A imoralidade sexual cega as percepções espirituais. O povo de Deus deve fugir disso. 


Nm 25:1-3 – “Um homem piedoso não irá até onde ele pode, para que não vá mais adiante do que ele deve” (Thomas Watson). 


Nm 25:6 – Enquanto alguns choram por seus pecados, outros pecam abertamente como se Jesus nunca fosse voltar. 


Nm 25:8 – O pecado é uma praga que se alastra, enquanto não é confessado e abandonado. 


Nm 28:11-13 – Fineias foi o instrumento de Deus para punir o casal ímpio. Embora seja paciente e longânimo, Deus não Se deixa escarnecer.


Nm 25:14 – Zinri era um príncipe simeonita. Sabia muito bem o que estava fazendo e conhecia as consequências. A quem muito foi dado, muito será cobrado.



Comentário Blog Associação Geral

Disciplinar uma criança talvez seja a coisa mais difícil que um pai amoroso precise fazer. Às vezes, a disciplina, a intervenção para a mudança de um mau comportamento, pode ser alcançada pelo ensino ou pela negociação, mas às vezes o mau comportamento é tão notório e enraizado que é necessário um castigo.

Na maioria das vezes em que minha filha precisava ser corrigida (uma menina muito sensível e colaborativa), eu geralmente o fazia através de uma conversa firme, mas gentil. Em uma ocasião, quando eu gentilmente falava com ela, ela começou a chorar. Eu a abracei e beijei sua bochecha. Ela me prometeu que nunca faria isso de novo e nunca mais o fez.

Isaías chamou a disciplina aplicada por Deus de “ato estranho”. Isaías 28:21. Um pai amoroso nunca sente prazer em disciplinar com castigo seus amados filhos.

No caso de Zimri (o homem israelita) e Cosbi (a mulher midianita), a fim de disciplinar adequadamente e proteger o povo de Deus, foi necessário aplicar um castigo muito severo. Foi difícil para Deus. Eles eram seus filhos amados. Foi difícil para Moisés. Ele era parente dos midianitas através de sua esposa (Êxodo 18:1-2).

Disciplinar alguém é algo bem difícil, mas, quando feita no Espírito de Cristo, é uma expressão de amor; é o que mais pode beneficiar aquela pessoa.

Kevin Wilfley
Diretor do Ministério de Oração
União do Pacífico Norte dos Adventistas do Sétimo Dia EUA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

NÚMEROS 25 – Embora Deus seja o Todo-poderoso protetor de Seu amado povo (Josué 24:9-10; Neemias 13:2; Miquéias 6:5; I João 5:18), há uma forma de fazer o povo perder a proteção divina. Após retornar os mais de 600 km para sua casa, Balaão arquitetou um plano ousada que frustraria os planos divinos.

Agindo como profeta mercenário, Balaão dispôs-se fazer qualquer coisa para obter a generosa recompensa (2 Pedro 2:14-16; Judas 11).

Embora não fora possível amaldiçoar o povo abençoado, sabia que seria possível criar iscas que afastaria o povo da proteção divina; assim, orquestrou dupla tentação coletiva: Prostituição e idolatria. Num banquete sedutor levaria Israel afastar-se de Seu Protetor. Prepararam belíssimas mulheres atraentes dentre moabitas e midianitas para fisgar fieis israelitas (Números 31:8, 16; Apocalipse 2:14). Deveriam usar chantagem sexual para conduzi-los à idolatria; assim, o povo seria vulnerável presa fácil do inimigo. Para alegria do inimigo, foi um sucesso!

Promiscuidade sexual tem sido o meio mais eficaz de afastar cristãos dos caminhos de Deus. Longe de Cristo significa perto do perigo. Implica viver sem abrigo neste mundo de alta periculosidade. O povo pecou contra Deus e acarretou sua própria destruição; pois, quando se prefere maldição do pecado em detrimento à bênção da santidade, a desgraça vem com intensidade. Mesmo com estratégia magnífica para moabitas e midianitas, Balaão colheu o que plantou: Perdeu a vida desgraçadamente numa guerra não como profeta, mas como adivinho (Josué 13:22).

Não temamos maldições, feitiços, pragas e macumbas contra nós caso estejamos com Deus. Mas, temamos as seduções do pecado e suas trágicas consequências. Os tropeços do inimigo podem fazer-nos cair desgraçadamente. Embora Fineias, da linhagem dos sacerdotes, tenha reagido rapidamente, 24.000 israelitas morreram por consequência da promiscuidade e depravação sexual.

O insulto descarado aos princípios divinos deve receber rápida resposta radical dos fieis líderes espirituais. Nossa sociedade carece de Fineias atuais que reagem energicamente em benefício do bem social (Salmo 109:30). Se Deus falasse sobre nós, teceria elogios como fez sobre Fineias em Números 25:10-13? Deus abençoa aos que zelam por Seus princípios de santidade combatendo a imoralidade (Números 31:6; Josué 22:13-14, 30-31; Juízes 20:28).

Dedicação e zelo de Fineias tornaram-se “modelo de como todos os israelitas, especialmente seus líderes, deveriam viver” (Paul Gardner). Reflitamos, consagremo-nos e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

Ao chegarem a Sitim, lugar agradável, após uma fase de vitórias e de tranquilidade, Israel caiu no perigo do comodismo. Começaram a ceder aos encantos das mulheres moabitas de forma sutil, até que o seu pecado tornou-se público e ousado. Unindo-se à luxúria e idolatria daquelas mulheres, os homens do povo permitiram que a razão fosse apagada e o governo do próprio eu tomasse posse total de sua existência. Completamente obscurecidas as entradas da alma, “o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas” (v.2), desafiando a autoridade de Deus e trazendo maldição para dentro do acampamento.

Estava em risco a segurança e a posteridade de Israel. Não alcançando o seu intento por encantamentos e maldições, Balaque, orientado pelo próprio Balaão, lançou no meio de Israel a terrível semente da licenciosidade. Suas mulheres eram as iscas, e os filhos de Israel a presa. Tão degradante é a quebra do sétimo mandamento, e tão ampla em suas consequências, que o Senhor compara à idolatria ao adultério. Entregue as faculdades do homem aos enganos de seu coração, e a sedução logo trata de corromper o intelecto às mais baixas paixões. A sanidade é comprometida e todo o corpo é contaminado pelos desejos de consumir o que não lhe convém.

Quando o jovem José esquivou-se e fugiu da sugestão sedutora da mulher de Potifar (Gn.39:12), unido o seu esforço pessoal à bênção divina, o jovem hebreu tornou-se uma fortaleza impenetrável e Satanás não mais poderia corrompê-lo. “Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel” (v.3), porque seu pecado fez do povo de Deus uma cidade sem muros, completamente vulnerável às ciladas inimigas, passível de ser dizimado pelo mal que eles mesmos acolheram. A maldição que o Senhor não permitiu ser lançada dos montes, Israel recepcionou pela porta da frente.

A imagem esmagadora e deprimente dos corpos sem vida dos homens israelitas, e principalmente de seus líderes, causou uma comoção sem precedentes. “Moisés e toda a congregação dos filhos de Israel[…] choravam diante da tenda da congregação” (v.6). Mulheres perderam seus maridos, mães lamentavam-se por seus filhos, filhos choravam e buscavam compreender o que significava tão grande terror. Mas enquanto os juízes de Israel prosseguiam em executar a ordem divina e Israel lamentava tão grande ruína, “um homem dos filhos de Israel” (v.6), “príncipe da casa paterna dos simeonitas” (v.14), ousada e publicamente, desafiou a ira de Deus entrando no arraial a fim de fornicar com uma princesa midianita.

Aterrado pelo horror que tinha de contemplar e com um senso de profundo temor e reverência diante do Senhor, Fineias, neto de Arão, sentindo o seu coração arder pelo zelo de Deus, “levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança” (v.7) matou Zinri e Cosbi; “então a praga cessou de sobre os filhos de Israel” (v.8). A este zeloso descendente de Arão, foi feita a promessa “do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel” (v.13). A linhagem real dos pecadores não foi levada em conta na hora da punição. Pelo contrário, o título de líder de Zinri lhe conferia uma responsabilidade superior aos comuns do povo. Sua posição privilegiada deveria ser de igual forma honrada e admirada através de uma vida de santa consagração diante de Deus.

Amados, quanto mais o tempo passa, costumes e tradições que antes faziam parte da cultura de um povo, sofrem mudanças e adaptações. Algumas se fazem necessárias e não implicam em quebra de princípios. Outras, contudo, são verdadeiras “mulherinhas” que, no princípio, não aparentam ser uma ameaça, mas cuja concessão cumulativa vai moldando o caráter a condescender com o mal, até que este seja considerado aceitável. Quanto a isto, a Palavra de Deus é muito clara: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Is.5:20). A igreja de Deus ganharia muito em levar em grande conta esta solene advertência e princípio eterno. Mas àqueles sobre os quais Deus investiu no cargo da liderança de Seu povo, recai tal palavra com peso sobremodo maior.

Meus irmãos e líderes ungidos de Deus, o propósito do Senhor em todo tempo tem sido o de zelar pela identidade de um povo santo, sacerdócio perpétuo, que receberá o Seu galardão no último Dia. Não tropeçamos em montes, mas em pedrinhas. É pelo uso da sutileza e de pequenas concessões, que Satanás vai degradando a mente humana e tornando-a insensível aos apelos do Espírito Santo. Semelhante a José, que vivendo em integridade diante de Deus, as tentações não encontrem uma só brecha em nossa vida. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7). Vigiemos e oremos!


      Comentários Selecionados

1-3 A combinação de pecado sexual e idolatria foi ideia de Balaão (ver 31:16; Ap 2:14), o mesmo Balaão que havia abençoado Israel e parecia estar do seu lado. … Devemos ser cuidadosos em pesar as palavras e atos daqueles que dizem oferecer auxílio espiritual. Life Application Study Bible Kingsway.

Sitim. Outro nome para a região onde Israel se mobilizou para a conquista de Canaã; ficava no outro lado do rio Jordão, oposto à antiga cidade de Jericó (v. Js 2.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Foi a partir deste lugar que Josué enviou, posteriormente, alguns homens para espiar a terra de Canaã nas proximidades de Jericó (Js 2:1; 3:1). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 995.

prostituir-se. Ordinariamente esta terminologia é usada para designar imoralidade sexual (não necessariamente paga), cometida por mulheres (Gên. 38:24; Lev. 21:9; Deut. 22:21, etc.). Aqui ela se refere a homens israelitas se envolvendo em sexo pecaminoso mais a imoralidade espiritual da interação com seres sobrenaturais que não o Deus do concerto (desconsiderando as advertências de Êx. 34:15) (Andrews Study Bible).

Estas convidaram o povo. O astuto Balaão encorajou mulheres moabitas a seduzir os israelitas (31:16). Ele voltou para casa após falhar em amaldiçoar Israel (24:25). Contudo, retornou para conseguir fortuna por salvar Moabe, quando retornou com a brilhante idéia de usar mulheres para convidar israelitas para festas sacrificais pecaminosas (que incluíam carne, como benvinda mudança do maná; comparar com Prov. 7:6-27), para que eles participassem de idolatria, perdessem suas bênçãos e Deus mesmo os destruísse. Assim a nova geração cairia na mesma cilada que quase destruiu seus pais (Êx. 32). Infelizmente, a muito bem sucedida e diabólica estratégia de seduzir o povo de Deus à apostasia através de comida e sexo sobreviveu neles (Apoc. 2:14) (Andrews Study Bible).

juntando-se Israel a Baal-Peor. Desafiando abertamente a aliança estabelecida entre o Senhor e Israel, os israelitas uniram-se ao deus falso através de sua adoração idólatra. Bíblia de Genebra.

Baal era o mais popular deus de Canaã, a terra na qual Israel estava para entrar. Representado por um touro, símbolo da força e fertilidade, ele era o deus das chuvas e da colheita. Os israelitas foram continuamente atraídos à adoração de Baal, no qual a prostituição desempenhava papel importante, através de seus anos em Canaã. Life Application Study Bible Kingsway.

enforca-os. Os israelitas deveriam executar, empalar e expor em vez de enterrar os cadáveres (comparar com 1 Sam. 31:10; 2 Sam. 21:3-14) dos líderes dos que haviam levados outros a apostasia. Este duro tratamento mostrava a ira de Deus contra eles (ver Deut. 21:22-23; Gál. 3:13) e deveria desarraigar o mal (Deut. 1:3) para que a nação inteira não fosse destruída (Andrews Study Bible).

6 A frase “trouxe a seus irmãos” [ARA] se refere ao aposento mais íntimo da tenda de uma pessoa. Claramente a mulher foi trazida para dentro de sua tenda para sexo. Life Application Study Bible Kingsway.

uma mulher midianita. Os midianitas, que eram aparentados dos israelitas (Gên. 25:1-2) e especialmente de Moisés (Êx. 2:16-22), eram parceiros com Moabe contra Israel (Núm. 22:4,7) (Andrews Study Bible).

Finéas. Sendo filho de Eleazar, o atual sumo sacerdote (Arão havia morrido, 20:28), Finéias havia herdado a posição de líder dos levitas, que cuidavam e guardavam o santuário (3:32). Portanto tinha acesso a armas e sabia usá-las para livrar o sagrado acampamento do mal (Andrews Study Bible).

a praga cessou. A retidão de Finéias, futuro sacerdote de Israel, executou a justiça, Sl 106.30, e fez cessar a maldição que, causada pela idolatria do povo, se atribui ao conselho de Balaão que, segundo as tradições israelitas, foi a causa dessa prostituição com as filhas dos moabitas, v 1; Ap. 2:14, 20; Nm 31:16. A retidão perfeita de Cristo afasta o julgamento merecido por nós, os que nEle cremos (Bíblia Shedd).

Os 24.000 mortos (v.9) foi a maior quantidade de israelitas que morreram pela retribuição divina em qualquer período da jornada entre o Egito e Canaã (comparar com os 14.700 em 16:49 [rebelião de Corá/Coré]) (Andrews Study Bible).

11 Meu zelo. Note o leitor que Finéias é aqui destacado como quem incorporava o próprio zelo de Deus pela pureza de Seu povo. Tal zelo mereceu para Finéias a recomendação divina e a promessa de um sacerdócio perpétuo (v. 13). Bíblia de Genebra.

Este ato de Finéias revelou que ainda havia entre o povo quem mostrasse zelo pelas coisas de Deus, zelo em vindicar a retidão. Por isso, Deus reconheceu seu ato, ao ponto de o considerar um ato de expiação (v 13), aliás, a única ocasião descrita do Antigo Testamento na qual um ato, individual, não prescrito pela Lei, foi aceito como uma expiação, que escudou o povo contra a ira de Deus (Sl 106.31) (Bíblia Shedd).

Esse filho de Eleazar contrasta com a impiedade e descaso dos seus tios, Nadabe e Abiú. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 afligireis os midianitas. A conspiração midianita equivaleu a uma declaração de guerra. Para mostrar Sua justiça e proteger Seu povo, Deus instruiu que os midianitas deveriam ser punidos (cf. cap. 31). Os israelitas nunca estariam seguros se Deus permitisse que seus vizinhos os atacassem (Andrews Study Bible).

18 O paganismo ao redor de Israel sempre levava ao povo de Deus à idolatria. O mundanismo ao redor da igreja sempre quer levá-la ao caso de Peor e ao caso de Cosbi, ou seja, à impureza da carne e do espírito, 2 Co 7.1 (Bíblia Shedd).


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem