Informativo Mundial das Missões Menores - 07/05/2022 | Os avós fiéis


Canal Informativo Mundial das Missões 2022  


Canal Renova 2  




Obs.: Depois que clicar no botão acima, é só seguir a instrução da imagem abaixo sobre o que fazer na página que for aberta. O vídeo é leve.

Esta é uma história de como uma família da África do Sul começou a guardar o sábado sem conhecer a igreja adventista. A família Reyneke morava em sua pequena fazenda no centro da África do Sul, nos anos 1920. Depois de um dia de trabalho no milharal, era costume da família se reunir, à noite, ao redor da grande mesa para jantar. Todas as noites o pai, a mãe, sete meninos e quatro meninas desfrutavam de uma refeição caseira: uma porção especial de mingau de milho com algumas batatas, abóbora e carne. Depois do jantar, as crianças tiravam a mesa e o pai abria a Bíblia em alemão para o culto familiar. As crianças mais velhas ouviam atentamente sentadas nas cadeiras de madeira ao redor da mesa, enquanto as menores ficavam sentadas no colo dos pais. Elas sabiam que, quando o pai terminasse de ler a Bíblia, todos cantavam um hino e finalizavam com uma oração.

Naquela noite, em particular, o pai abriu a Bíblia e leu: “Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia” (Êx 20:8- 10). Algumas vezes, o pai fazia perguntas para mantê-los acordados, mas, dessa vez ele tinha uma questão especial. “Ouçam”, disse ele. “Aqui diz: ‘trabalharás seis dias, mas o sétimo dia vocês descansarão."

A ideia de descansar no sétimo dia era nova. Ele e a família sempre guardavam o domingo, o primeiro dia da semana. Mas a Bíblia afirmava outra coisa. O pai fez uma anotação na Bíblia. Ao lado das palavras: “seis dias trabalharás”, ele escreveu: “hora de trabalhar.” Ao lado das palavras, “no sétimo dia descansarás” escreveu: “hora de descansar.” O assunto era claro. Daquele momento em diante, ele e a família trabalhariam do domingo até a sexta, e descansariam no sétimo dia, o sábado.

A partir daquela semana, a família começou a guardar o sábado como tinham lido na Bíblia. Todos os sábados, eles paravam o trabalho e não se envolviam em nenhum trabalho regular.

As famílias das fazendas vizinhas notaram e, em pouco tempo, três famílias também começaram a guardar o sábado. O tempo passou. Um colportor-evangelista parou na fazenda e vendeu para o pai um exemplar do livro God’s Covenant With Man (A Aliança de Deus com o Homem). Por meio do livro, o pai e a mãe conheceram a igreja adventista. Eles compreenderam que havia outras pessoas que guardavam o sábado.

Não se sabe se o pai e a mãe se tornaram membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas, quatro de seus 11 filhos foram batizados. Um de seus netos é Gideon, pastor que ajuda a dirigir o trabalho missionário na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, região que receberá a oferta deste trimestre.

Gideon é o secretário executivo da Divisão. Ele é grato porque, há 100 anos, seus avós leram a Bíblia e foram fiéis a seus ensinos. Deus também fica feliz quando lemos e obedecemos a Bíblia.

Informações adicionais

• • Localize a África do Sul no mapa. Mostre os quatorze países da Divisão Sul-Africana Oceano Índico: Angola, Botsuana, Malaui, Moçambique, São Tomé e Príncipe, África do Sul, Zâmbia, Zimbábue e sete ilhas-nações do Oceano Índico, incluindo Comores, Madagascar, Maurício, Mayotte, Ilha da Reunião, Rodrigues e Seychelles.

• Faça o download das fotos no Facebook: bit.ly/fb-mq

• Para outras notícias do Informativo Mundial das Missões e informações sobre a Divisão Sul-Africana Oceano Índico, acesse: bit.ly/sid-2022.

Postagem Anterior Próxima Postagem