Duas Cabras para a Vovó Phone

 


A viúva Phone, de 58 anos, tinha um grande sonho: ela queria criar cabras. Ela ganha a vida tecendo saias do Laos, as chamadas "sinhs". Mas a tecelagem não rendeu o suficiente. Phone vivia de mão em boca e não conseguia deixar de lado nada para realizar seu sonho.

"Quero um lar feliz. Quero que meus filhos e netos fiquem bem, tenham o suficiente para comer e uma boa casa”, desejou Phone.

Um dia ela recebeu uma visita inesperada de um obreiro da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais). Ele contou a ela sobre um projeto de alimentação que foi iniciado em seu distrito de Poukhoud, nas terras altas do Laos. Era sobre agricultura e pecuária. Phone disse à funcionária que ela sempre quis trabalhar com animais, principalmente cabras. "Eu estava muito feliz porque fui aceita no projeto da ADRA", disse ela. Pouco tempo depois, ela conseguiu duas cabras e treinamento extensivo. “Aprendi a alimentá-las adequadamente, ordenhá-las e prevenir doenças. Meu sonho se tornou realidade."

“Oprimidos por sua generosidade”

Phone cuidou carinhosamente de suas cabras e, logo depois, os cabritinhos nasceram. Ela devolveu dois deles à ADRA. Estes, então, foram para outra família. Ela quer vender os outros dois para sustentar seus filhos e netos. “Não sei como agradecer à ADRA e aos doadores. Estou impressionado com a generosidade deles."

Assim como Phone, mais de 900 famílias de 16 vilarejos do distrito de Poukhoud estão participando do projeto da ADRA Alemanha. Além da criação de animais, o programa também inclui novos métodos de cultivo resistentes ao clima e sementes melhoradas. Mães solteiras e inválidos de guerra, em particular, se beneficiam disso. O projeto de longo prazo começou em novembro de 2018 e termina ao final de dezembro de 2022 (este ano). Foi viabilizado por doações e parceiros do projeto, além de financiamento do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Fonte: APD

Postagem Anterior Próxima Postagem