Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 20


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

As Dez Diretrizes

*ÊXODO 20: As dez diretrizes | Reflexão: Pr. Michelson Borges*


“Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Êxodo 20:2


Antes de proclamar as dez palavras, as dez diretrizes ou dez mandamentos, Deus lembrou os israelitas de que Ele era o libertador deles, que os havia tirado do Egito para serem livres. O mesmo ocorre conosco: Deus nos tira da escravidão do pecado para servi-Lo em liberdade. Primeiro vem o perdão, em seguida e obediência. Justificação e santificação. O texto deixa claro que Deus é zeloso, tem ciúmes de nós, por isso nos orienta e pede para sermos somente Dele. Ele sabe que só Nele seremos felizes. E nossa obediência pode afetar muitas gerações, assim como nossa infidelidade também afeta os descendentes. Os dez mandamentos nos ensinam que:

• O nome de Deus deve ser respeitado, em palavras e atitudes.

• O sétimo dia deve ser reservado na semana para uma adoração especial ao Criador. Na semana andamos de mãos dadas com Ele, no sábado nos assentamos aos Seus pés.

• O quarto mandamento começa com a palavra “lembre-se”, o que sugere que ele já existia antes do Sinai. Na verdade, vem do Éden (Gn 2:1-3).

• É dever do filho honrar os pais.

• O filho de Deus não deve matar, adulterar, roubar nem mentir. 

• A cobiça deu origem ao grande conflito no Céu, por isso Deus a condena no décimo mandamento. 

• “O temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar” (v. 20, NVI). Vitória só Nele! 


*Promessa:* Toda negativa de Deus é um sim para a vida. Os mandamentos divinos servem para nos proteger neste mundo mau.


*Arqueologia e história:* Nas escavações das ruínas de um pequeno templo israelita da Idade do Ferro, em Arade, sul da moderna Palestina, foi descoberto um altar com as mesmas dimensões do altar do tabernáculo. Vários outros altares de pedra foram descobertos na região.


Comentários

Êx 20:2 – Deus nos tira da escravidão para servi-Lo. Primeiro o perdão, em seguida, obediência. Justificação e santificação. 

Êx 20:3 – Toda negativa de Deus é um sim para a vida. 

Êx 20:5 – Deus é zeloso, tem ciúmes de nós, por isso nos orienta e pede para sermos somente dEle. Ele sabe que só nEle seremos felizes. 

Êx 20:6 – Nossa obediência pode afetar muitas gerações. Nossa infidelidade também afeta os descendentes.

Êx 20:7 – O nome de Deus deve ser respeitado, em palavras e atitudes.

Êx 20:8 – O sétimo dia deve ser reservado na semana para uma adoração especial ao Criador. Na semana andamos de mãos dadas com Ele, no sábado nos assentamos aos Seus pés.

Êx 20:8 – O quarto mandamento começa com a palavra “lembre-se”, o que sugere que ele já existia antes do Sinai.

Êx 20:11 – Aquilo que Deus abençoa abençoado está. 

Êx 20:12 – É dever do filho honrar os pais.

Êx 20:13-16 – O filho de Deus não deve matar, adulterar, roubar nem mentir. 

Êx 20:10 – A cobiça deu origem ao grande conflito no Céu, por isso Deus a condena no décimo mandamento. 

Êx 20:18 – Como impressionar didaticamente um povo semipagão, acostumado à magia no Egito? Por meio de trovões, relâmpagos e terremoto. Mas Deus Se manifesta de muitas outras formas.

Êx 20:20 – “O temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar.” Vitória só nEle! 

Êx 20:22, 23 – “Do céu lhes falei: não façam ídolos de prata nem de ouro para Me representarem.” Nada no Universo pode representar adequadamente o Deus Todo-poderoso.

Êx 20:26 – No culto a Deus deve haver atenção especial às roupas, para que não revelem o que não devem revelar.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Os Dez Mandamentos (ou “dez palavras” conforme Deuteronômio 4:10 e 10:4), de acordo com o formato no capítulo em análise, foi dado por período limitado, como Paulo claramente declarou em Gálatas 3:19. Observe:

A Lei “foi acrescentada para que se manifestassem as transgressões – ATÉ que viesse a descendência/[JESUS], a quem fora feita a promessa”. Entretanto, a mudança operada pelo Catecismo e seguida por várias vertentes cristãs não tem aprovação de Deus (Daniel 7:25). Cuidado!

Foi Jesus pré-encarnado, Filho de Deus, que entregou os Dez Mandamentos a Moisés, conforme declarou Estevão em seu sermão pentecostal, atestando serem eles palavras de vida (Atos 7:37-38). Precisamos de todos eles!

O que importa é ter os princípios introduzidos nos Dez Mandamentos impressos no coração pelo Espírito Santo (Jeremias 31:31-33; Hebreus 8:8-10). Para tanto, faremos uma reflexão desde a conclusão dos Dez Mandamentos para entender o todo:

A cobiça é desejo/anseio focado no lugar errado. É querer o que não é certo possuir. É o único imperativo que proíbe sentimentos profundos (anseios) da alma. O único mandamento que diz “NÃO” duas vezes. Ele é o auge/ápice/apoteose da Lei Moral; pois, é por causa da cobiça que…

1. Substituímos Deus por deuses falsos (v. 3);
2. Adoramos/veneramos/reverenciamos o que não devemos (vs. 4-6);
3. Desonramos o nome Divino (v. 7);
4. Ignoramos a santidade do sábado (vs. 8-11);
5. Proclamamos independência dos pais (v. 12);
6. Matamos (v. 13);
7. Adulteramos (v. 14);
8. Roubamos (v. 15);
9. Denegrimos o próximo (v. 16).

O cobiçoso rouba, adultera e mata; ambiciona o lugar de Deus e O destrona do coração; pisoteando, assim, nos primeiros mandamentos… (Leia atentamente Mateus 5, Jesus vai à raiz do problema).

O problema é o pecado enraizado no coração; desta forma, obediência sem o décimo mandamento seria fácil. Atenção: Apenas desejar, sem possuir a mulher e coisas do próximo, não seria pecado.

Pecados afastam-nos de Deus promovendo em nós atos pecaminosos. Consequentemente, temos medo (Êxodo 20:18-21), o qual motivam-nos a criar/fazer/fabricar deuses mais convenientes. Prevendo isso, Deus proíbe tais alternativas (vs. 22-26).

A libertação da escravidão do pecado/desobediência/rebeldia/orgulho/egoísmo/etc. é fruto da graça que conduz à obediência/submissão/reverência/restauração naquele que permite Deus agir (vs. 1-2).

Sobretudo, precisa-se reverência para estar na presença de Deus (v. 21). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

Por que os Dez mandamentos foram necessários para a nova nação de Deus? Ao pé do monte Sinai, Deus mostrou ao Seu povo a verdadeira função e beleza de Suas leis.Os mandamentos foram concebidos para levar Israel a uma vida de santidade prática. Neles, o povo poderia ver a natureza de Deus e Seu plano de como deveríamos viver. Os mandamentos e as orientações buscavam dirigir a comunidade de forma a satisfazer as necessidades de cada indivíduo de modo amoroso e responsável. Ao tempo de Jesus, contudo, muitas pessoas olhavam a lei de maneira errada. Eles a olhavam como um caminho para a prosperidade neste mundo e no próximo. E eles pensavam que obedecer a cada lei era o caminho para conseguir a proteção de invasões estrangeiras e desastres naturais. Guardar a lei se tornou um objetivo em si, não um modo de cumprir a definitiva lei de amor de Deus. Life Application Study Bible.

1-17 Uma significativa introdução (vs. 1-2) é seguida pelas dez “palavras” (ou mandamentos; 34:28; Deut. 4:14; 10:4; ver também Deut. 5:1-21). Sobre a existência da Lei antes do Sinai, ver Gên. 25:5; Êx. 16:27-28. Sobre a Lei enquanto revelação do caráter de Deus, ver Sal. 19:7-11. Para uma avaliação de Jesus sobre a Lei, ver Mat. 5:17-19. A de Paulo, ver Rom. 7:12,14. Para mais sobre a lei no novo concerto/aliança, ver Heb. 8:8-10. Sobre as implicações sobre a Lei nos últimos dias, ver Apoc. 12:17; 14:12 (Andrews Study Bible).

1-6 Os israelitas tinham recém saído do Egito, uma terra de muitos ídolos e muitos deuses. Porque cada deus representava um aspecto diferente da vida, era comum adorar a muitos deuses para obter o máximo número de bênçãos. Quando Deus disse ao Seu povo para adorar e acreditar nEle, isso não foi muito difícil para eles – Ele era só mais um deus para adicionar à lista. Mas quando Ele disse “Não terás outros deuses diante de Mim”, isso foi muito difícil para que eles aceitassem. Mas se eles não aprendessem que o Deus que os guiou para fora do Egito era o único Deus, eles não poderiam ser o Seu povo – não importa quão fielmente eles guardassem os outros nove mandamentos. Portanto, Deus estabeleceu este mandamento e o enfatizou mais do que aos demais. Hoje podemos permitir que muitas coisas se tornem deuses para nós. Dinheiro, fama, o trabalho ou o prazer podem se tornar deuses quando nos concentramos demais neles para identidade, significado ou segurança pessoal. Ninguém estabelece a intenção de adorar essas coisas. Mas pela quantidade de tempo que dedicamos a elas, elas podem vir a se tornar deuses que por fim controlam nossos pensamentos e energias. Manter Deus no primeiro lugar em nossas vidas evita que essas coisas se transformem em deuses. Life Application Study Bible.

Eu sou o SENHOR. A identificação do Senhor como o libertador da escravidão nunca deveria estar separada dos Dez Mandamentos (6:2-8). Os judeus consideravam este verso como parte do primeiro mandamento. A obediência aos mandamentos é baseada na experiência da libertação graciosa de Deus, que é mostrada nos primeiros 19 capítulos de Êxodo. Tanto o VT quanto o NT enfatizam a graça de Deus como base para a obediência (ver Ef. 2:8-10) (Andrews Study Bible).

Antes de Deus nos dar os Cez mandamentos, nos faz lembrar Quem Ele é, e o que faz por nós (que te tirei). Bíblia Shedd.

não terás outros deuses. O primeiro mandamento requer que somente o Senhor seja adorado. Esta adoração é baseada na Sua libertação e demonstra o Seu poder sobre os deuses egípcios. Para Israel, e especialmente para Jesus, este mandamento (bem como os demais mandamentos) está relacionado com amor (Ver Deut. 6:1-5 e Mat. 22:36-38) (Andrews Study Bible).

3-6 Enquanto o primeiro mandamento especifica o Quem da adoração, o segundo mandamento restringe o como da adoração. A idolatria é proibida. Alguns cristãos e muçulmanos definem idolatria como sendo representação bi ou tridimensional, excluindo figuras, quadros, imagens e estátuas religiosas. Muitos cristãos vêem como ídolos somente reproduções tridimensionais que tenham a intenção de serem objetos de adoração. Contudo, idolatria não está limitada a imagens mas envolve qualquer coisa que substitua o controle de Deus na vida por qualquer outra coisa (Andrews Study Bible).

A idolatria está totalmente condenada, em todas as suas formas. Bíblia Shedd.

mil gerações. O contraste é entre a relativa curta duração dos efeitos da iniquidade (três ou quatro gerações) com a longa duração (milhares de gerações) da graça divina àqueles que O amam (Andrews Study Bible).

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão. O terceiro mandamento inclui mais do que a menção descuidosa ou irada do nome de Deus – haja vista que que nenhum israelita meramente considerasse a hipótese de fazer isto. Refere-se primariamente ao uso do nome de Deus para apoiar falsas declarações (ver Lev. 19:12 e Mat. 5:33-37) (Andrews Study Bible).

O nome de Deus foi um presente da graça divina a Israel. Não através de algum ídolo, mas no nome, Israel tinha acesso a Deus na adoração. O nome de Deus, pois, deve ser reverenciado. Bíblia de Genebra.

Condenação da hipocrisia: “Não lançarás mão da aparência da religião como cobertura das tuas maldades”. Bíblia Shedd.

8-11 lembra-te. A palavra implica que o quarto mandamento, o sábado, já era conhecido. Israel deveria pensar sobre sua origem em Gên. 2:2-3 e sua prévia menção em Êxodo (16:5, 22-30). A ordem de lembrar do sábado tem base na Criação de Gênesis (v. 11); portanto os vs. 9-10 identificam o sábado com o sétimo dia.Ligações do sábado com a criação podem ser encontradas tanto em Gênesis (2:2) quanto em Apocalipse (14:7, 12), portanto abrangendo todo o percurso da história bíblica. A maioria dos cristãos aceita os Dez Mandamentos como obrigatórios mas estranhamente alguns ignoram ou alteram o comando divino. Porque esta passagem liga a significação do sábado com a criação e Deut. 5:14-15 o liga à libertação divina do Êxodo, o sábado se torna um sinal da aliança de Deus (Êx. 31:12-17). Sobre guardar o sábado, ver Is. 58:13-14; Mat. 12:12. Sobre o momento do início e fim do sábado, ver Lev. 23:32; Marcos 1:32. Sobre a tentativa de mudar o sábado, ver Dan. 7:25. Sobre o relacionamento de Jesus com o sábado, ver Marcos 2:28; Luc. 4:16. Sobre o relacionamento dos apóstolos com o sábado, ver Luc. 23:54, 56; Atos 13:42; 17:2 (Andrews Study Bible).

Em última análise, o sábado indica Cristo, nosso Criador e Redentor, que traz descanso para o povo de Deus. Bíblia de Genebra.

12 O quinto mandamento, assim como o sétimo, reconhece a importância da família (Andrews Study Bible).

13 Não matarás. A tradução da Nova Versão King James, “assassinar” é melhor que a tradicional “matar”. Esta última pode ser mal interpretada no contexto hindu/budista como não matar animais (Andrews Study Bible).

14 Não adulterarás. A quebra dos votos conjugais condenada pelo sétimo mandamento é frequentemente utilizada na Escritura como uma analogia da quebra, por parte de Israel, da sua aliança com Deus. Veja, por exemplo, Oséias 3:1 (Andrews Study Bible).

16 falso testemunho. O cerne do nono mandamento se relaciona com questões judiciais.Falso testemunho pode injustamente condenar o inocente ou libertar o culpado (Andrews Study Bible).

17 não cobiçarás. O décimo mandamento é único por tratar especificamente com uma atitude interna em vez de um ato externo.Compare com o Sermão do Monte, que também enfatiza a atitude (Mat. 5:21-37) (Andrews Study Bible).

18-21 Esta breve história destaca a importante função mediadora de Moisés (Andrews Study Bible).

19 fala-nos tu. A atitude comum dos que não se converteram pessoalmente a Deus, mediante a obra de Jesus Cristo. Querem mediadores, sacerdotes, que lhes dêem preceitos carnais, que possam cumprir fisicamente, mas não de comunhão com Deus. Bíblia Shedd.

22-26 Diferentes tipos de altares são conhecidos dos registros arqueológicos. Altares desempenhavam uma função chave no serviço sacrifical e sua construção era regida por leis específicas (Andrews Study Bible).

22 dos céus Eu vos falei. A voz de Deus intervém na situação humana como interveio no caos para criar o Universo (Sl 33.6), e por isso não há lógica em consultar as obras esculpidas pelo homem (23). Bíblia Shedd.

26 A ordem e a decência são exigidas em um culto, sem a mínima mescla de malícia. Às vezes, nossos cultos de hoje carecem disto. Bíblia Shedd.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube: Mundo Adventista e Perante o Eterno 

Postagem Anterior Próxima Postagem