Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 19


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

Relampagos e Trovões


“Vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” Êxodo 19:6


Deus não escolheu o povo de Israel para ser o único abençoado e favorecido em toda a Terra. Na verdade, o Senhor escolheu esse povo para ser um “reino de sacerdotes” e uma “nação santa”. O que significa isso? Sacerdotes eram mediadores entre Deus e as pessoas. Eram os responsáveis por levar o povo de volta ao seu Criador e ensinar-lhes as verdades eternas. Santidade, na Bíblia, significa separação do pecado. Algo ou alguém santo está separado para um fim sagrado. Deus desejava usar o povo de Israel para alcançar os demais povos com Sua mensagem de misericórdia, salvação e restauração (e continuou desejando fazer isso com Seus filhos em todas as épocas). 


Os hebreus haviam vivido mais de quatrocentos anos no meio de uma cultura pagã, ocultista e idólatra. Tinham muito o que aprender e desaprender. Para deixar clara Sua superioridade em contraste com o poder dos deuses (demônios) do Egito, Yahweh apareceu diante do povo em meio a trovões, relâmpagos e tremores de terra. Do povo foi exigido que lavasse as roupas, não tivesse relações sexuais e se dedicasse exclusivamente ao preparo espiritual para encontrar o Criador. Deus queria impressionar-lhes a mente para que recebessem com reverência a lei eterna que lhes será dada no capítulo 20. 


O povo disse: “Tudo o que o Senhor falou faremos” (v. 8). Esse deve ser o desejo e o esforço de todo filho de Deus. 


*Promessa:* “Moisés subiu para encontrar-se com Deus” (v. 3). De certa forma, esse é um privilégio de todo filho do Altíssimo. Você já subiu o “monte” hoje? Ele o(a) está esperando.


Comentários

Êx 19:3 – “Moisés subiu ao monte para encontrar-se com Deus.” De certa forma, esse é um privilégio de todo filho de Deus. Você já subiu o “monte” hoje? 

Êx 19:3 – “Diga o seguinte...” Somente tem algo a dizer aquele que se encontra com Deus.

Êx 19:4 – Aqui Deus revela Seu maior desejo em relação aos seres humanos: levá-los para junto de Si. 

Êx 19:6 – Deus quer que sejamos Seu “reino de sacerdotes”. Estamos aqui para servir às pessoas e interceder por elas. 

Êx 19:6 – Deus também quer que sejamos “nação santa”, distinta, separada do mundo. 

Êx 19:8 – O povo disse: “Tudo o que o Senhor falou faremos.” Esse deve ser o desejo e o esforço de todo filho de Deus. Infelizmente, pouco tempo depois os hebreus quebraram a promessa.

Êx 19:21 – “Alerte o povo que não ultrapasse os limites.” Somente existe segurança quando vivemos dentro dos limites de Deus.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

ÊXODO 19 – Assim que o pecado passou à raça humana, aproximar-se de Deus tornou-se impossível. Contudo, o Deus que ama Suas criaturas, não Se conformou em tê-las distantes de Si; então, criou estratégias para aproximar-Se – tornando possível o que era impossível!

Desde o início do livro de Êxodo, tudo visava o encontro de Deus com Israel – cujo contexto de existência como nação está descrita em Gênesis. O propósito de Deus é estar com pecadores; para isso, Ele Se manifesta, Se revela e fala. Ao Se encontrar com Moisés, uma das Suas promessas foi que Israel O serviria no monte Sinai (Êxodo 3:12), cujo cumprimento encontra-se em Êxodo 19.

Assim como Deus apresentou-Se no deserto a Moisés em chamas de fogo na sarça (Êxodo 3:2), assim também “aos olhos dos israelitas, a glória do Senhor parecia um fogo consumidor no topo do monte” Sinai (Êxodo 24:17). Deus manifestou-Se mesmo diante da possibilidade causar mortes; porém, para que ninguém morresse, Ele ofereceu importantes orientações (Êxodo 19:10-14, 20-25).

O povo devia consagrar-se, e ser consagrado conforme Deus orientou. Foram dois dias de intensa e inteira preparação para encontrar-Se com Deus. “Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente… Moisés levou o povo [que estava temeroso] para fora do acampamento, para encontrar-se com Deus, e eles ficaram ao pé do monte. O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente… Então Moisés falou, e a voz de Deus lhe respondeu” perante o povo (Êxodo 19:16-19).

Que encontro fantástico! Além de oferecer o privilégio de Sua presença aos pecadores indignos, Deus faria daqueles ex-escravos Seu tesouro pessoal entre as nações, reino de sacerdotes e nação santa – caso fossem fieis à aliança proposta (Êxodo 19:3-6).

Mais impressionantemente do que foi no Sinai, é Jesus tornou-Se humano, e “nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz”; a nós que antes, nem éramos povo, misericordiosamente Deus nos fez ser exclusivos dEle, geração eleita, sacerdócio real, nação santa, para testemunhar de Suas maravilhosas ações às multidões (1 Pedro 2:9-10).

Nada disso seria possível sem a maravilhosa graça divina! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

1-8 Três meses após sua partida do Egito, Israel está pronto para adorar ao Senhor e escutar Suas leis que governam a aliança. As instruções divinas dadas através de Moisés focalizam a santidade do povo na preparação para o acordo formal da aliança. Andrews Study Bible.

vieram … Sinai. O deserto do Sinai ficava no sudeste da península do Sinai. O monte Sinai tem sido tradicionalmente identificado com o Jebel Musa, um monte com uma larga planície à sua base, que parece ajustar-se às evidências bíblicas (v. 2; cf Dt 9.21, nota). O povo de Israel demorar-se-ia no Sinai por onze meses (Nm 10.11). Bíblia de Genebra.

O narrador [Moisés] situa ali os acontecimentos registrados no restante do Êxodo, em Levítico e em Nm 1.1-10.10. Bíblia de Estudo NVI Vida.

toda a terra é minha. A reivindicação da soberania exclusiva de Deus não deixa espaço para outros deuses. Andrews Study Bible.

5-6 Eis o conteúdo da aliança de Deus com os homens – separados, santificados, e salvos para servir, adorar e gozar de eterna graça com Deus. Bíblia Shedd.

reino de sacerdotes. Israel deve ser santo e orientado à missão (31:13; Is 61:4-7; 62:10-12). No Novo Testamento Pedro aplica o conceito à igreja cristã (1Pe 2:5-9). Todos os crentes são mediadores do amor de Deus e Seu conhecimento ao mundo ao redor. Andrews Study Bible.

nação santa. Como povo consagrado ao serviço de Deus, eles deviam ser diferentes das outras nações. Isso seria manifestado exteriormente pela circuncisão (Gn 17:9-14) e internamente pela santidade (2Co 7:1; 1Pe 2:9). Um Deus santo requer um povo santo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 638.

tudo o que o Senhor falou faremos. O brado espontâneo “tudo o que o Senhor falou faremos” foi uma demonstração superficial de entusiasmo religioso, uma reação momentânea a uma verdade gloriosa e sublime. Faltava a eles o espírito de conversão profunda e verdadeira, um “coração” disposto a fazer o que Deus pedia (Dt 5:29). Não é de se surpreender que o povo logo tenha se apostatado e adorado o bezerro de outro (Êx 32). CBASD, vol. 1, p. 639.

10-15 A preparação para o aparecimento do Senhor envolve preparação ritual exterior que reflete convicção interna. Note a importância do espaço sagrado em torno do monte, que mais tarde se tornaria ainda mais significante no projeto do tabernáculo/templo. Andrews Study Bible.

10 purifica-o. A purificação é um rito específico para sacerdotes, e daí podemos ver a aplicação imediata da promessa de Deus mencionada no v. 6, e abraçada unanimemente pelo povo (8): que os que aceitam as promessas e aos preceitos de Deus já são sacerdotes, i.e., servem a Deus e são veículos para revelar a Palavra a terceiros. Bíblia Shedd.

lavem eles as suas vestes. Os ricos deveriam trocar de roupa quando a ocasião pedisse, mas o povo em geral, as classes mais pobres, como não tinha outras roupas, devia lavar as que vestia (Lv 15.5). CBASD, vol. 1, p. 639.

12 limites. Todos os pormenores e cuidados para evitar que o povo se aproxime do monte são para inculcar, de maneira bem clara e dramática, na mente do povo presente, que existe uma barreira enorme entre Deus, que é Santo, e o homem pecaminoso. Ninguém pode compreender o sacrifício de Cristo sem reconhecer que foi feito tudo, nEsse, para transpor essa barreira. Bíblia Shedd.

16-19 Sinais da aparição de Deus (teofania) incluem trovões, relâmpagos, terremoto e toque de trombeta (1Rs 19:11-13; Jó 38:1; 40:6; Is 29:6) e se comunica a todos os sentidos. Andrews Study Bible.

16 se estremeceu. Qualquer revelação da natureza de Deus faz estremecer nosso pequeno “eu” com seus vícios, temores, soberba e falta habitual de fé e obediência. Bíblia Shedd.

21 não traspasse. Quem viveu em perpétua rebelião contra Deus, como foi o caso desses israelitas, desde a primeira ação de Moisés para libertá-los em nome de Deus, não poderia contemplar Sua glória sem ser consumido. Assim será no dia do julgamento: os que não amaram a Deus na terra não O conhecerão como Salvador, mas, sim, como Juiz, naquele dia. Bíblia Shedd.

23 consagra-o. Moisés não podia consagrar o monte: é a presença de Deus que o torna santo. Mas, como profeta de Deus, pode proclamar essa consagração e colocar limites ao seu redor. Bíblia Shedd.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube: Mundo Adventista e Perante o Eterno 

Postagem Anterior Próxima Postagem