Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 17


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

A pedra que jorrou água

“Então Moisés clamou ao Senhor.” Êxodo 17:4


A grande lição que aprendemos neste capítulo é: primeiro devemos ir à Fonte (todos os dias), depois enfrentar os “amalequitas” da vida. Não podemos enfrentar nossas lutas sem antes nos fortalecer com a provisão do Céu. O mesmo Deus que nos oferece o Pão (maná) é o que nos dá vida com a água celestial que brota da pedra (a qual Paulo relaciona com Jesus em 1 Coríntios 10:4). Moisés conhecia o processo por experiência própria. Quando era pressionado pelo povo e por inimigos, ele clamava a Deus; procurava seu amigo muito mais forte. Não fazia de Deus a última opção de auxílio, mas a primeira. Isso é um exemplo para todos, especialmente para os líderes. 


Na batalha contra os amalequitas, o sucesso dependia das mãos erguidas de Moisés (v. 11). Vitória só vem do Senhor. Além disso, o apoio de Arão e Hur (filho de Calebe) foi fundamental (v. 12). Você está entre os que murmuram ou entre os que ajudam a sustentar as mãos do líder? Escolha o lado certo. Depois da vitória, “Moisés edificou um altar e lhe deu o nome de O Senhor é a Minha Bandeira” (v. 15). Há muitas bandeiras e causas neste mundo, mas só uma que realmente vale a pena: a bandeira do Príncipe Emanuel.


E você? Já sentiu sede de Deus? Às vezes Ele nos leva para o deserto justamente para isso. Deus é o Criador de toda a água do Universo, mas queria que os Israelitas aprendessem a depender da Rocha.


*Promessa:* Deus promete dar a água da vida àqueles que O buscam e poder para vencer os inimigos e os desafios diários. Água jorrou da rocha. Cristo é água e é rocha. Mata a sede e é firme fundamento.


*Arqueologia e história:* Pergaminhos (v. 14) eram longas faixas de couro ou de papiro, nas quais os escribas escreviam em colunas, às vezes de ambos os lados. Alguns pergaminhos egípcios tinham mais de 30 metros de comprimento. Os pergaminhos bíblicos não passavam de nove metros. Eram lidos desenrolando de um lado e enrolando no outro.


Comentários

Êx 17 – Primeiro devemos ir à Fonte (todos os dias), depois enfrentar os “amalequitas” da vida. 

Êx 17 – Você já sentiu sede de Deus? Às vezes Ele nos leva para o deserto justamente para isso.

Êx 17 – Deus é o Criador de toda água do Universo, mas queria que os Israelitas aprendessem a depender da Rocha. 

Êx 17:1 – Os israelitas andavam “de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor”. Você faz o mesmo? Andemos com Ele.

Êx 17:1 – Faz parte dos planos de Deus que Seu povo pare de quando em quando, especialmente no sábado. 

Êx 17:3 – O povo sedento reclamou a Moisés. Quantos ainda hoje procuram saciar a sede em fontes humanas... 

Êx 17:4 – Novamente Moisés busca a Deus no momento da crise. Ele faz isso antes de qualquer outra coisa. Exemplo para os líderes. 

Êx 17:6 – Água jorrou da rocha. Cristo é água e é rocha. Mata a sede e é firme fundamento. 

Êx 17:7 – O diabo sempre procurará nos levar a duvidar de que Deus está no meio de nós. Não lhe demos ouvidos.

Êx 17:11 – O sucesso dependia das mãos erguidas de Moisés. Vitória só vem do Senhor. 

Êx 17:12 – Você está entre os que murmuram ou entre os que ajudam a sustentar as mãos do líder? Escolha o lado certo. 

Êx 17:15 – “Moisés edificou um altar e lhe chamou: O Senhor é a minha bandeira.” Há muitas bandeiras e causas neste mundo, mas só uma que realmente vale a pena: a bandeira do Príncipe Emanuel.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

ÊXODO 17 – O Deus da Bíblia é incrível: Ele revela Sua graciosa bondade até aos ingratos murmuradores. Ele já havia libertado Israel das mãos da nação mais poderosa de então; havia aberto o Mar Vermelho para livrar Israel e afogar inimigos opressores (Êxodo 14:31); havia dado carne e maná diário para fartar a Israel (Êxodo 16:8, 11-14). Contudo, a reclamação não foi eliminada do povo ingrato.

Então, Deus mostrará Seu poder extraindo água de rocha para saciá-los e concederá vitória numa guerra contra um poderoso exército. Depois, “o Senhor disse a Moisés: ‘Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu’. Moisés construiu um altar e chamou-lhe ‘o Senhor é a minha bandeira’” (Êxodo 17:14-15).

Toda essa didática foi insuficiente para ensinar e educar espiritualmente o povo que acabara de libertar-se da escravidão. Porém, a realidade no Novo Testamento mostra quão difícil é ao pecador entregar-se inteiramente a Deus. Note que o apóstolo Paulo também lida com a negligência dos cristãos em 1 Coríntios 10:1-5 quando escreve:

“Porquanto não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto”.

Portanto, fica claro que “não existe o contraste que muitas vezes se afirma haver entre o Antigo e o Novo Testamento, entre a lei de Deus e o evangelho de Cristo, entre os requisitos da dispensação judaica e os da cristã. Toda alma salva da antiga dispensação era salva por Cristo tão verdadeiramente quanto somos salvos por Ele hoje em dia. Os patriarcas e profetas eram cristãos. A promessa do evangelho foi dada ao primeiro casal no Éden, quando havia se separado de Deus, pela transgressão. O evangelho foi pregado a Abraão. Os hebreus todos beberam da Rocha espiritual, que era Cristo” (Ellen White, CBASD, v. 6, p. 1179-1180).

Aprendamos a lição: Menos reclamação, mais gratidão! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

Contendeu. Longe de o povo reconhecer que todos eram companheiros na mesma dificuldade, queriam culpar Moisés por todas as faltas de conforto do deserto. A liberdade menos lhes interessava do que receber água e pão dos seus antigos senhores (Bíblia Shedd).

Este termo também pode se referir a uma ação judicial civil (Gên. 26:20-22; Deut. 19:17). O povo está seriamente questionando o poder e a presença de Deus (Andrews Study Bible).

5 A crise destacará a autoridade de Moisés e dos anciãos sob a liderança de Deus. A principal função dos anciãos não era agir independentemente, mas agir como testemunhas. O bordão é o símbolo da comissão de Moisés (Andrews Study Bible).

Não é um cajado mágico. Moisés tinha… algo que lhe trazia lembranças vívidas daquilo que Deus tinha feito no passado, (Bíblia Shedd).

estarei ali, diante de ti. O hebraico afirma, literalmente: “olhe para Mim ali”, enfatizando a presença de Deus. Sem Sua presença, não há milagre (Andrews Study Bible).

Deus está presente em todo lugar, mas, mesmo assim, há momentos e lugares nos quais o homem está especialmente convidado a sentir a realidade do amor e do poder de Deus (Bíblia Shedd).

7 O povo tentou manipular Deus. Deus precisa dar a eles o que eles querem e quando querem. De outro modo, eles ameaçam mudar de deus. Estratégia similar é usada no cap. 32 e mais tarde por S. contra Jesus (Lucas 4:1-13) (Andrews Study Bible).

Massá. Quer dizer “tentação”. Meribá. Quer dizer “contenda”. Nota-se nestes versículos que o espírito de queixa perto está do espírito de assassínio (4). Que a mesma vara que condenou as águas dos desobedientes, tornando-as em sangue, também produz águas cristalinas de refrigério para os que estão seguindo, embora imperfeitamente (2),  nos caminhos do Senhor (6). Que Horebe, sendo o próprio monte Sinai, já se revelava como fonte de alívio antes de ser o lugar da Lei (6 e 19:3-6). Assim, Jesus Cristo não impõe seus mandamentos sem ter se revelado como fonte eterna de amor, de graça e salvação. Paulo reconhece que, nesta viagem dos israelitas, foi a própria presença de Cristo que estava proporcionando as bênçãos ao povo (1 Co 10:1-4) (Bíblia Shedd).

9 A primeira menção de Josué, que mais tarde estaria entre os doze espias e seria o futuro sucessor de Moisés. O conflito com os amalequitas proveu treinamento e visibilidade a Josué (Andrews Study Bible).

10 Hur é filho de Calebe (1 Cr. 2:19) e um líder da tribo de Judá. Ele mais tarde auxiliará Aarão (Êx. 24:14) (Andrews Study Bible).

11 Levantava a mão. Gesto bíblico de oração de fé e confiança. Moisés sentia mais o cansaço físico quando estava atentando às dificuldades da batalha do que quando em comunhão com Deus (Mt 14:30) (Bíblia Shedd).

14 Primeira vez em que a escrita é utilizada para lembrança. Manter o evento vívido seria duplamente seguro, através do texto escrito e através da fala de Josué, que manterá a tradição oral (falada) à próxima geração (Andrews Study Bible).

15 Este é o primeiro altar construído por Moisés. A construção de altares reforça a relação da aliança entre os patriarcas e Deus (Gên. 12:7; 13:18; 26:25; 35:1) e serve também como testemunha para as nações circundantes (Andrews Study Bible).

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube: Mundo Adventista e Perante o Eterno 

Postagem Anterior Próxima Postagem