Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 10


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

Todos somos Gerson

“Sou peregrino em terra estranha.” Êxodo 2:22 


Moisés é o personagem para quem os holofotes são apontados nos próximos capítulos do livro do Êxodo. Assim como José, ele também é um tipo de Cristo em vários momentos. Na verdade, a história do Êxodo em si encerra profundas lições espirituais para o povo de Deus na atualidade. Hoje os cristãos vivem sob a escravidão deste mundo de pecado, mas Jesus nos está conduzindo para a Canaã celestial. 


Da infância de Moisés podemos extrair algumas lições: assim como haviam feito as parteiras do capítulo 1, Joquebede desobedeceu ao governo para ser fiel a Deus. Salvou a vida do filho em um cesto depositado no rio Nilo. Nossa primeira obrigação é ser fiéis aos mandamentos divinos. Quando recebeu a missão de criar o próprio filho, Joquebede sabia que tinha poucos anos para conduzi-lo a Deus, e aproveitou bem esse tempo. De certa forma, os pais cristãos também têm pouco tempo. A infância passa rápido...


Mais tarde, já adulto e fugitivo em Midiã (por ter matado um cidadão egípcio que maltratava um hebreu), Moisés se casou com uma das filhas de Jetro e colocou em seu filho o nome de Gérson – peregrino em terra estranha (v. 22). O fato é que neste mundo todos nós somos Gérson.


Promessa: “Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.” Deus também vê nossa situação. Logo Ele vai nos libertar. Em breve Jesus nos levará para Canaã. 


Arqueologia e história: De acordo com a cronologia bíblica, a mãe adotiva de Moisés (que lhe deu o nome cujo significado é “tirar de”) pode ter sido Hatshepsut, a filha de Tutmés 1.


Comentários

Êx 2 – Os filhos de Deus vivem sob a escravidão deste mundo de pecado, mas Jesus nos está conduzindo para Canaã. Logo estaremos lá.

Êx 2:1 – O pai de Moisés procurou uma esposa da mesma tribo. Os cristãos devem buscar um cônjuge com os mesmos valores e a mesma fé. 

Êx 2:2 – Joquebede desobedeceu ao governo para ser fiel a Deus. Nossa primeira obrigação é ser fiéis aos mandamentos divinos. 

Êx 2:9 – Impressionante ver como Deus move as circunstâncias. Por sua fidelidade, Joquebede acabou sendo paga para criar o filho!

Êx 2:10 – Joquebede sabia que tinha poucos anos para conduzir Moisés a Deus, e aproveitou bem esse tempo. De certa forma, os pais cristãos também têm pouco tempo. A infância passa rápido... 

Êx 2:12 – Moisés tenta fazer as coisas ao seu jeito e começa mal. Os líderes precisam depender de Deus. 

Êx 2:12 – Moisés achou que ninguém havia visto seu pecado. Todo mal será trazido à tona, cedo ou tarde. Solução: confissão e reparação. 

Êx 2:12 – Moisés quis esconder o pecado sob a areia; Deus quer sepultá-lo no fundo do oceano. Confesse. 

Êx 2:14 – Moisés teve medo. O pecado traz temor; o perdão, libertação.

Êx 2:15 – Com medo de faraó, Moisés fugiu para Midiã. Lá ele aprendeu e desaprendeu muita coisa. Deus o esvaziou para enchê-lo. 

Êx 2:17 – Moisés era justo, protetor e cavalheiro, qualidades em extinção em nosso tempo.

Êx 2:22 – Moisés se casou com uma das filhas de Jetro e colocou em seu filho o nome de Gérson, peregrino em terra estranha. Todos nós somos Gérson.

Êx 2:22-25 – Deus não Se esqueceu de Seu povo. Tudo tem o momento certo. 

Êx 2:25 – “Deus olhou para os israelitas e viu a situação deles.” Deus também vê nossa situação. Logo Ele vai nos libertar.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Na briga dos deuses, o Deus da Bíblia vence. Na guerra contra o Egito, Deus apresentará fraquezas e limitações dos deuses adorados e aclamados do paganismo. O problema são indivíduos com obstinada rebeldia diante de tanta evidência das crenças imprestáveis.

Assim como o problema do “barro” endurecer ou da “cera” derreter não está no sol, mas com o material que recebe seu calor, o problema do coração duro não está com Deus; está com aquele que teima diante dEle. Perder, e ainda não admitir estar errado, é a pior das tolices. Descer do pedestal do orgulho é muito difícil; por isso, a loucura trava uma batalha acirrada com Deus, faz a criatura pensar que pode combater ao Criador.

Rejeitar Deus tem consequências. “O pecado dos egípcios foi que eles recusaram a luz que Deus lhes havia tão graciosamente enviado por meio de José” no passado (Ellen White. CBASD, v. 1, p. 1210). A dureza do coração frente a tantas investidas de juízos empapados de misericórdia com Moisés esgotou o limite da paciência divina. Assim também sucederá na história universal; embora Deus seja paciente, não querendo que ninguém pereça (2 Pedro 3:9), o tempo de graça chegará ao fim, então, Jesus aparecerá nas nuvens dos Céus a fim de libertar o remanescente fiel das agruras deste mundo perverso (Mateus 24:29-31).

Pragas cairão como juízo de Deus sobre aqueles que rejeitaram todas as estratégias e oportunidades oferecidas no evangelismo. “Cada rejeição da luz endurece o coração e obscurece o entendimento; e assim os homens acham cada vez mais difícil distinguir entre o certo e o errado e se TORNAM MAIS OUSADOS EM RESISTIR à vontade de Deus” (Idem, p. 1212).

Nessa altura, na nona praga, Faraó tentou negociar; porém, “Moisés não estava disposto a barganhar com Faraó. Por essa razão, o rei o expulsou de sua presença e ordenou que nunca mais voltasse”, destaca William MacDonald.

Como as pragas foram prenúncios de juízos sobre o mal, e também da libertação de Israel, assim as sete últimas pragas implicarão no juízo divino sobre os agentes do mal e na libertação do remanescente fiel (Apocalipse 16:1-21).

Leitor(a) amigo(a), hoje… se você ouvir a voz de Deus, não endureça teu coração (Hebreus 4:7).

Entreguemo-nos a Deus! Reavivemo-nos!

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

para que contes … quantos prodígios fiz. O relato aos descendentes serviria para manter viva a lembrança dos atos remidores de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Uma clara afirmação do plano divino que envolvia Faraó. As pragas visavam ensinar a Israel e deixar uma indelével impressão sobre a sua posteridade. Bíblia de Genebra.

De fato, durante toda subsequente história de Israel, o motivo básico para toda a vida religiosa do povo era esta história de como Deus tinha salvo e resgatado um povo particularmente Seu, que reconhecia Sua soberania. saibais. Não … teorias vãs acerca de Deus, mas sim, uma verdadeira experiência religiosa de andar com Deus. Bíblia Shedd.

Esquecer os benefícios de Deus é uma das tristes facetas da natureza pecaminosa. Por isso, o ser humano precisa de constante exortação a fim de relembrá-los. Isso com frequência é verdadeiro com respeito às suas necessidades diárias, mas também se aplica a circunstâncias providenciais, tais como as relacionadas à conversão ou recuperação de doença grave. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 576.

gafanhotos. Esta oitava praga já é mais severa: mesmo as invasões normais no oriente formam nuvens de gafanhotos que devoram em poucas horas toda espécie de alimento em área de quilômetros quadrados. Mas esta invasão foi excepcional (6; cf Jl 2.1-11). Bíblia Shedd.

os oficiais. Assim como os magos já se retiraram da luta (9.11), agora são os oficiais que estão se rendendo à evidência, chegando a se opor abertamente à política louca de um rei totalitário. Bíblia Shedd.

porém. a obediência a Deus dos não sinceramente convertidos contém sempre um “porém” significativo. Este porém é a condenação dos ímpios, porque, na verdade, é rebeldia contra Deus. Bíblia Shedd.

11 Só os homens podem ir. Da perspectiva de Faraó: 1) as mulheres e crianças deviam ficar como reféns, e 2) em geral eram só os homens que participavam plenamente do culto. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 [O] v. 12 nos ensina que a sequência ao pecado é o julgamento divino, que é inevitável, quando não imediato. A terra inteira sofreu as consequências, pois o pecado sempre traz grandes danos até para terceiros inocentes. Bíblia Shedd.

16 pequei. Uma ideia muito fraca sobre o pecado é de quem antevê as consequências do seu erro, e quer se livrar delas. Faraó teme os poderes manifestos em Moisés, mas não teme ao poder de Deus. Como todo pecador, pensa que se trata de um erro esporádico (esta vez ainda) e não percebe o abismo em que se precipita sem possibilidade de se salvar sozinho. Bíblia Shedd.

19 nem ainda um só. Deus faz Sua parte com perfeição, em resposta à oração da fé do seu servo obediente. Bíblia Shedd.

21-29 A próxima praga com sua escuridão tem como alvo Amon-Ra, o deus sol do Egito e um dos deuses mais importantes. Amon-Ra era considerado o pai divino de Faraó. Portanto, a exposição do desamparo de Amon-Ra diante do poder do Senhor destruía o cerne da crença egípcia.

21 trevas. Assim como a terceira e a sexta praga, essa nona chegou sem o faraó ter sido previamente avisado. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Resposta imediata à perfídia de Faraó, mencionada no v. 20. Bíblia Shedd.

Alguns comentaristas supõem que um eclipse do sol causou a intensa escuridão. Contudo, essa interpretação não pode estar correta, pois um eclipse jamais poderia produzir uma escuridão que durasse três dias (Êx 10:22). CBASD, vol. 1, p. 579.

22 trevas espessas. Essas trevas, como é óbvio, eram mais do que uma tempestade de areia ou um eclipse do sol. Foram trevas sobrenaturais, como aquelas associadas com o Dia do Senhor (Is 8.22; 58.10; Jl 2:2; Am 5:20; Sf 1.15; cf Dt 28.29). Os egípcios tipicamente celebravam a luz matinal quando o deus-sol, Rá, segundo se pensava, vencia a temível serpente do caos e das trevas hostis. Essas trevas sobrenaturais foram outra demonstração da superioridade do Senhor sobre o panteão egípcio (7.19; 8.3). Bíblia de Genebra. [NC: A maioria dos demais comentários aponta para a possibilidade de uma densa tempestade de areia. Pessoalmente, achamos hipótese das trevas sobrenaturais a mais razoável].

24 Fiquem somente o vosso rebanho e vosso gado. Isso garantiria o retorno ao Egito, uma vez que sem o gado seriam incapazes de viver muitos dias no deserto. CBASD, vol. 1, p. 580.

26 nem uma unha ficará. Moisés já aprendeu a lição de obediência completa à vontade de Deus, e sabe que o alívio momentâneo de algum compromisso com as exigências do mundo comprometeria a plenitude de alegria da vitória, na sua comunhão com Cristo. Bíblia Shedd.

28 Retira-te. Ordenar a retirada do profeta de Deus era a maneira de tentar excluir Deus da vida de Faraó. Mas Deus não pede audiência aos homens. Bíblia Shedd.

29 nunca mais. Era o fim da missão de Moisés para com aquele rei egípcio. Em 12.31 apenas atende ao rei para ouvir sua confissão de derrotado, sem pedir audiência, pois quem persuadiu a Faraó com a praga final fora o próprio Deus. Bíblia Shedd.

nunca mais verá a minha face. Numa praga de trevas, essas palavras soam um pouco irônicas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube: Mundo Adventista

Postagem Anterior Próxima Postagem