Reavivados por Sua Palavra | Gênesis 21

Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 



Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 



RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges




Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

O filho da promessa

“O Senhor visitou Sara, como tinha dito, e cumpriu o que lhe havia prometido. Sara ficou grávida.” Gênesis 21:1

O que Deus promete Ele cumpre, mesmo que pareça impossível aos olhos humanos e não caiba na nossa compreensão limitada das coisas. Para quem criou o Universo e tudo o que nele há haveria algo difícil? “No tempo determinado” (v. 2), 25 anos depois da promessa, Sara, estéril e com idade avançada, concebeu e deu à luz Isaque, o filho da linhagem de quem viria o Messias e Salvador do mundo. 

Mas Isaque e seu povo não eram o alvo exclusivo das misericórdias de Deus. Prova disso é que, quando Agar e Ismael foram definitivamente mandados embora, Deus mais uma vez os guardou e protegeu. O Senhor disse a ela: “Não temas.” Agar achava que estava tudo perdido, até que o Senhor lhe abriu os olhos e ela pôde ver um poço com água fresca, e entendeu que “Deus estava [também] com o menino [dela]” (v. 20). 

O plano de Deus era, por meio de Israel, abençoar todos os povos da Terra. Usar instrumentos falhos como Abraão e outros que viriam. No verso 22, vemos que, apesar da mentira do patriarca registrada no capítulo 20, Abimeleque percebeu que ele andava com Deus. O segredo? Abraão tinha por hábito “invocar o nome do Senhor” (v. 33). Isto é o que faz diferença na vida de uma pessoa: buscar sempre a Deus; andar com Ele. Quando cair, levantar. E brilhar por Jesus. 

Promessa: Sara deu à luz um filho no tempo determinado por Deus. Ele sempre cumpre Suas promessas. Tenha confiança e persevere na fé.

Arqueologia: As leis sumérias de Ur-Namu permitiam ao marido tomar a concubina se a esposa não gerasse filhos. A cultura e os costumes às vezes podem ser um problema.

Comentários

Gn 21:1 – Sara deu à luz um filho no tempo determinado por Deus. Ele sempre cumpre Suas promessas. Tenha confiança e perseverança.

Gn 21:4 – Abraão levava a sério a palavra e as instruções de Deus: circuncidou Isaque exatamente no oitavo dia.

Gn 21:4 – Naquele tempo Abraão não tinha como saber que no oitavo dia uma substância envolvida na coagulação (protrombina) está em níveis bem altos na circulação. 

Gn 21:17 – Agar e Ismael foram expulsos para o deserto, mas uma vez mais Deus os guardou e protegeu. O Senhor disse a ela: “Não temas.”

Gn 21:19 – Deus nos dá água da vida e é a nossa salvação, mas às vezes não conseguimos enxergar isso. 

Gn 21:22 – Apesar da mentira de Abraão no capítulo 20, Abimeleque percebeu que o patriarca andava com Deus. 

Gn 21:33 – Abraão tinha por hábito “invocar o nome do Senhor”. Isto é o que faz diferença na vida de uma pessoa: buscar sempre a Deus; andar com Ele.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

GÊNESIS 20 – Não há justo, nenhum sequer. Somos todos pecadores carecendo de um Salvador. Lidaremos com o pecado que habita em nós até o dia da glorificação.

Mesmo sendo amigo íntimo de Deus, assim como Abraão, não nos tornamos infalíveis, impecáveis. Em algum momento é possível que escorreguemos em alguma debilidade.

Abraão mentiu uma vez, sofrendo as terríveis consequências; um pagão o repreendeu e o expulsou do Egito, no início de sua jornada de fé, em Gênesis 12, assim que foi chamado. Mas, no capítulo atual, cerca de 25 anos depois, Abraão podia dizer como Paulo, “não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo… Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado… prossigo para o alvo” (Filipenses 3:12-14).

Abraão e Paulo, dois gigantes da fé, nos provam que, “enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: ‘Alcancei tudo completamente’. A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda” (Ellen White).

Na verdade, “a cada passo para frente em nossa experiência cristã, nosso arrependimento se aprofundará. Saberemos que nossa suficiência está em Cristo unicamente… Que anjos relatores escrevam a história das santas lutas e pelejas do povo de Deus; que anotem as orações e lágrimas; mas não permitamos que Deus seja desonrado pela declaração de lábios humanos: ‘Estou sem pecado; sou santo’. Lábios santificados NUNCA pronunciarão palavras de tamanha presunção”, explica veementemente Ellen White (AA, 560-562).

Abraão era profeta de Deus, em contraste com Abimeleque que era rei pagão revelando temor por Deus maior do que o servo de Deus revelou. O testemunho do pagão deve ter corado de vermelho/vergonha o rosto do profeta de Deus!

O erro de Abraão não deve incentivar ninguém a pecar, jamais! Seu deslize deve gerar esperança no coração daquele que, sinceramente ama a Deus e, às vezes, O decepciona. Pois, se mesmo em pecado, Deus ouviu a Abraão, certamente te ouvirá ao clamar a Ele com coração sincero.

Não se desespere: Não é um erro que fará Deus te deserdar, mas certamente Ele desejará que você continue progredindo espiritualmente!

Reavivemo-nos!

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentários Selecionados

visitou. Marca uma intervenção direta divina. A mesma expressão é utilizada em 1 Sam 2:21 quando Deus dá um filho à estéril Ana. Quando Deus “visita” Seu povo, Ele age como Salvador (Êx. 4:31) ou como Juiz (Êx. 20:5; 34:7) (Andrews Study Bible).

cumpriu. Este é um maravilhoso comentário a respeito da natureza de Deus que exulta em realizar os que aos homens parece impossível, cumprindo sua promessa feita aos que creem em Sua palavra (cf Gn 17.15,16) (Bíblia Shedd).  

na sua velhice, no tempo determinado. Ver 17.17,24; 18.11-14. O grande descendente de Abraão também veio no tempo determinado (Gl 4.4) (Bíblia de Genebra).

6-7 riso. O riso de incredulidade (17:17) se tornou um riso de alegria  (Andrews Study Bible).

7 Abraão e Sara estavam resignados a aceitar Ismael, como se este desse cumprimento à promessa de Deus. Não obstante, os padrões divinos são muito mais excelentes (Gl 4.22-31).

desmamado. Importante rito de passagem, marcando a transição da primeira para a segunda infância [infancy to childhood]. O desmame geralmente acontecia após os três anos de idade (1 Sam. 1:22-25) (Andrews Study Bible).

Este rito de passagem do perigoso estágio dos primeiros anos até a parte posterior da infância ocorria por volta dos três anos de idade. Aqui a ocasião é celebrada com um banquete (Bíblia de Genebra).

caçoava. A raiz hebraica é a mesma do nome de Isaque, mas se refere a uma risada desejando dano ou mal (19:14; Êx. 32:6; Jz. 16:25) ou abuso (Andrews Study Bible).

10 Rejeita. A ponto de deserdar (cf. 25.5-6). escrava. A palavra hebraica aqui difere da que foi traduzida por “serva” em 16.1. Em sua ira, Sara enfatiza a posição servil de Agar – uma indicação da animosidade entre as duas rivais (Bíblia de Genebra).

11 Abraão fica angustiado pelo pedido de Sara de não deixar herança para Ismael (Andrews Study Bible).

As leis da época, reveladas nos tabletes de Nuzi, indicam não só o fato de que o filho da esposa tinha precedência sobre o filho da escrava no caso de herança, mas também que o filho da serva não podia ser expulso depois do nascimento do filho da esposa (Bíblia Shedd).  

12 Deus desfez os receios de Abraão, asseverando-lhe que Isaque era, realmente, o continuador da linha genealógica da bênção prometida (Bíblia Shedd).  

12-13 Deus endossa o pedido de Sara, mas inclui uma bênção especial para Ismael. Note-se que Ismael não é referenciado em todo o capítulo (Andrews Study Bible).

14-16 Expulsão de Hagar e Ismael. Um odre de água poderia conter em torno de 3 galões (ou 11 l). menino. O texto indica aqui uma pessoa inexperiente e não necessariamente sugere idade (veja também Prov. 7:7). Ismael tem aqui em torno de 16 anos de idade (Andrews Study Bible).

17 A referência ao fato de Deus ter ouvido (Ismael significa “Deus ouve”) a voz de Ismael, indica que Abraão lhe havia ensinado a orar (Bíblia Shedd).  

17-19 Deus ouve a voz do menino e fala à sua mãe, prometendo uma bênção inesperada. Ele abre os olhos de Agar (22:13; 2 Reis 6:17). Note a ligação entre Gên. 21 e 22. Ambas as sementes de Abraão, a natural e a não natural, experimentam teste de Deus e ambas as histórias compartilham poderosos paralelos: 1) jornada ao desconhecido sob o comando do Senhor; 2) provisão para a jornada; 3) filhos levado a ponto de morte; 4) intervenção do mensageiro de Deus; 5) pai/mãe subitamente vê a solução para a situação; 6) promessa de bênção divina (Andrews Study Bible).

19 Clamemos a Deus; ele abrirá fontes no meio de nossos desertos. Por trás do doloroso destino de Hagar e seu filho o plano divino estava em execução. O ensino da Escritura é o seguinte: nossa vida está sendo dirigida e nossos passos, preparados. Nós devemos nos preocupar somente em encontrar o caminho. Peçamos a Deus para abrir nossos olhos para que vejamos as fontes que há junto de nós, bem como o caminho que se abre á nossa frente (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

21 deserto de Parã. Uma região na porção centro-leste da península do Sinai. A partida de Ismael da família sela seu destino; ele não herdará as promessas divinas de descendência e terra (Bíblia de Genebra).

22-34 Direitos de água eram cruciais (cap. 26) (Andrews Study Bible).

Através da bênção divina, Abraão e sua casa tornaram-se uma presença numerosa na terra (14.13; 23.6). O fato de que um rei filisteu e seu comandante buscaram uma aliança permanente de não-agressão com Abraão e seus descendentes nos dá uma evidência concreta das ricas bênçãos pactuais de Deus sobre Abraão (Bíblia de Genebra).

22 Abimeleque, aqui, pode ser ou não o mesmo rei referido no capítulo 20. Não se tratava de um nome pessoal, e sim, de um título como os de Faraó, rei, ou presidente. Deus é contigo. Empolgante característica dos patriarcas (Isaque, 26.12, 28; Jacó, 30.27; José, 39.3) (Bíblia Shedd).  

30 sete cordeiras. A oferta de sete cordeiras, feita por Abraão, é descrição de uma das maneiras pelas quais se estabeleciam alianças. O nome Berseba (“fonte dos sete”) indica que o poço era reconhecido como pertencente a Abraão mediante ajuste solenemente celebrado (Bíblia Shedd).  

33 plantou Abraão tamargueiras. Antes da centralização do culto no Tabernáculo ou no templo, era costume plantarem-se árvores como memorial relacionado com certos acontecimentos religiosos. Abraão assim procedeu em Berseba e prestou culto ao Deus da Eternidade (heb El Olam) que é de eternidade a eternidade, nome particularmente apropriado quando em conexão com o estabelecimento de uma aliança. Cada nome de Deus, em Gênesis, revela um novo aspecto de sua auto-revelação (cf 14.18; 16.13; 17.1; 33.20; 35.7) (Bíblia Shedd).  

Onde quer que o cristão habite ele deveria orar, deixando atrás de si sempre árvores e poços (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

34 foi… morador. O termo hebraico aqui pode ser traduzido como “residente de curta permanência”. O termo denota um estrangeiro residente (Êx. 6.4; Hb 11.9,13) (Bíblia de Genebra).


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem