Pernicioso o Suficiente



CLIFFORD GOLDSTEIN

Eu sou um grande, mas cauteloso fã do teólogo grego ortodoxo David Bentley Hart , cujo livro recente,  That All May Be Saved,  revela o quão antibíblica e perniciosa é realmente a doutrina do tormento eterno. Nossa rejeição desse elemento padrão de muitos credos cristãos, bem como nossa aceitação do aniquilacionismo, são, naturalmente, as crenças adventistas do sétimo dia básicas. Depois de ler Hart, no entanto, fiquei chocado como nunca antes com o poder da tradição para enganar os cristãos a acreditar nas coisas mais horríveis sobre Deus e para defender o indefensável: tormento infinito para o pecado finito.
Essa crença na purificação leva ao problema central do universalismo. “Eu, pelo menos,” Hart nos diz, “não me oponho em nada a Hitler ser expurgado de seus pecados e salvo, durante muitas eras de purificação inconcebivelmente dolorosa no inferno”.5


Infelizmente, a refutação de Hart ao tormento eterno foi construída em parte no universalismo, a doutrina de que mesmo o mais vil e impenitente acabará desfrutando das bênçãos da salvação eterna. Embora não seja tão pouco representativo de Deus quanto uma doutrina do tormento eterno no inferno, o universalismo é bastante pernicioso.

De acordo com Hart, qualquer apokatastasis  (restauração) final  que não inclua a salvação de todos "na qual todas as coisas criadas são redimidas e unidas a Deus"1 significaria que Deus falhou em cumprir Sua vontade divina e perfeita. Deus, Hart escreve, "é o começo e o fim de todas as coisas",2 e qualquer fim em que "todas as coisas", mesmo as mais vis e desagradáveis ​​entre nós, não sejam totalmente restauradas é uma crença "em última análise, inteiramente incoerente e indigna de fé racional."3 Uma  apokatastasis  digna de Deus, afirma Hart, deve incluir a salvação de todos os seres humanos.

Mas e os seres demoníacos? Em  The Doors of the Sea  (2011), Hart reconhece "a autoridade rebelde de 'poderes' angelicais e demoníacos,"4 e então cita textos que se referem a eles. Dada sua escatologia, “na qual todas as coisas criadas” devem ser restauradas, por que seu silêncio abjeto em  Que Todos Podem Ser Salvos  sobre Satanás e sua coorte, esses “poderes amotinados”, sendo redimidos como parte da  apokatastasis ? Isso foi simplesmente um descuido? Ele ignorou o que não se encaixava em seu ponto? Ou devemos supor que o “fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” Mat. 5:41) é um purgatório pelo qual Deus os prepara para a companhia eterna daqueles a quem eles atormentaram diabolicamente ao longo dos milênios?

Isso é purgatório? Quer ele pudesse ou não chamá-lo por esse nome, “muitos éons de purificação inconcebivelmente dolorosa no inferno”, embora melhor do que o tormento eterno, ainda apresenta uma imagem miserável do processo redentor de Deus. Hitler, cujas crueldades ainda estão sendo calculadas, terá a companhia de milhões (bilhões?) De outros até que todos esses milhões (bilhões?) Também tenham sido purificados de seus pecados por meio de uma "purificação inconcebivelmente dolorosa no inferno" e transformem-se em glória ?

“De que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mat. 16:26). Isso o renderá muito, aparentemente, pois no universo de Hart essa perda de "sua própria alma" é apenas um hiato seguido para sempre pelo paraíso. Você pode ganhar o mundo inteiro usando os meios mais vis e perversos e ainda desfrutar da salvação eterna. Por que tomar sua cruz diariamente se você recebe a mesma recompensa de alguma pobre alma que, pegando sua cruz, você queimou na fogueira? 

O período de purificação no inferno / purgatório de Hart, sejam dois dias ou muitos éons, é uma distinção sem sentido. Hart rejeita a punição infinita para pecados finitos, e com razão. Mas antes de uma recompensa infinita e eterna, sua purificação finita e temporal, não importa quão “inconcebivelmente dolorosa”, apresenta um cálculo moral que não soma nada remotamente justo. O guarda de Auschwitz que jogou crianças vivas no fogo irá, após algum refinamento temporal, desfrutar do mesmo paraíso com aquelas crianças? 

A resposta, é claro, é o ensino bíblico do aniquilacionismo. Hart admite que este ensino "parece estar de acordo um pouco melhor com a grande maioria das metáforas escriturais, as metáforas dominicais em particular, para a condenação final."6 É claro que está mais de acordo, porque é isso que a Bíblia ensina.

Por razões desconhecidas, Hart acrescenta que “a própria noção de uma punição que não se destina, em última instância, a ser corretiva é moralmente duvidosa”.7  Considerando todo o mal lá fora, todo o   mal impune lá fora - o que é moralmente duvidoso é que um Deus justo não administre punição justa e retributiva. 

E isso é aniquilacionismo - punição justa e retributiva. Mas é “destruição eterna” (2 Tessalonicenses 1: 9; ver também João 3:16Rom. 9:22Atos 8:20Mat. 7:13Fil. 3:192 Pedro 2: 6Os perdidos são destruídos, não atormentados, para sempre. (Um estudo bíblico de palavras como “eterno”, “eterno”, “insaciável” e “para sempre” mostra que em certos contextos elas significam até que algo seja terminado, completado, feito).

Ninguém que já viveu pediu para nascer, especialmente em um mundo decaído. É por isso que, graças ao evangelho, todos foram predestinados para a salvação em Cristo, escolhidos Nele “antes que os tempos começassem” (2 Timóteo 1: 9; ver também Tito 1: 2). Apenas suas próprias escolhas os mantêm fora da presença de Deus. Deus diz, em essência, estou oferecendo a você a oportunidade da vida eterna no paraíso que você deveria ter. Ou você pode voltar ao nada de onde surgiu.

E a justiça, bondade e imparcialidade de Deus serão universalmente reconhecidas no contexto desse julgamento retributivo final. Antes que aconteça, os redimidos reinarão com Cristo como sacerdotes (Apocalipse 20: 6) e como juízes (Apocalipse 20: 4) - até mesmo dos anjos (1 Coríntios 6: 3). Nós “saberemos” assim como somos “conhecidos”, não mais olhando “através de um vidro nas trevas” (1 Cor. 13:12), e veremos que o Senhor fez tudo o que podia para salvar os perdidos. E quando Ele nos revelar “os conselhos dos corações” (1 Cor. 4: 4), ficaremos satisfeitos. “Mesmo assim, Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus julgamentos” (Apocalipse 16: 7). No nome de Jesus, "todo joelho se dobrará" e toda língua confessará a Deus (Rom. 14: 11; Fil. 2:10). Entre os que confessam e dobram os joelhos estarão Satanás e seus anjos.

O argumento de Hart de que tudo menos a restauração completa permanece indigno de Deus é refutado pelas palavras de Jesus a Tomé: “Estende o dedo aqui e olha para as Minhas mãos; e estende a tua mão aqui, e põe-na no meu lado ”(João 20:27). O Cristo ressuscitado, com cicatrizes e tudo, em Seu corpo glorificado - "este mesmo Jesus, que de vós foi elevado ao céu" (Atos 1:11) - é o mesmo Jesus, "um cordeiro como se tivesse sido morto" (Apocalipse 5: 6), que reinará por toda a eternidade, com cicatrizes e tudo. Cicatrizes dificilmente simbolizam perfeição. Agora, porém, esses sinais de Sua humilhação, as cicatrizes, significam o que custou a Deus para nos salvar. Essas cicatrizes irão eternamente testemunhar isso Amor e glória de Deus.

Ao mostrar como o tormento infinito é maligno, Hart fez um grande favor ao cristianismo. Ao postular uma solução por meio do universalismo, no entanto, ele desfez parte do bem que havia realizado anteriormente.

1Hart, David Bentley. Que tudo será salvo  (p. 44). Yale University Press. Edição Kindle.

2 Ibid. p. 69

3 Ibid. p. 66

4David Bentley Hart. As portas do mar :  onde estava Deus no tsunami?  (Locais do Kindle 541-542). Edição Kindle.

5Op. cit. 1. p. 84

6 Ibid. p. 87

7 Ibid. p. 44 

Clifford Goldstein  é editor do  Guia de Estudo da Bíblia para Adultos . Seu último livro é  Risen: Finding Hope in the Empty Tomb.

Fonte: https://www.adventistreview.org/pernicious-enough

Postagem Anterior Próxima Postagem