Tempo de Refletir | Felicidade e riqueza

 TEMPO DE REFLETIR 0064 – 16 de setembro de 2021

Eclesiastes 2:8 – Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres.

Salomão diz aí de uma coisa que nós, seres humanos, buscamos muito, que é a riqueza. Aliás, falando como homem, ele toca em dois pontos extremamente vulneráveis para os homens: mulher e dinheiro. A riqueza, ou seja, o amor ao dinheiro e ao sexo têm sido dois pontos bem explorados pelo inimigo de Deus. Estão diretamente ligados à satisfação e ao prazer do coração humano.

O desejo por essa satisfação pessoal levou Salomão a buscar a riqueza como a fonte da felicidade. E ao usar a expressão “amontoei” significa que ele conseguiu tanta riqueza, que não tinha em que gastar e por isso teve que amontoar. Mulheres, então, teve centenas delas!

Certa vez li a história de um homem maltrapilho, sujo, e de roupa rasgada, que entrou na igreja para assistir um culto. No banco em que ele sentou as pessoas não queriam sentar-se; o desconforto que as pessoas sentiam pela presença dele era visível. Ele foi embora no fim do culto sem ninguém se quer lhe dirigir a palavra. Na semana seguinte o mesmo homem retornou à igreja, banho tomado, um terno finíssimo, barba feita, cabelo cortado, e dirigindo um BMW. Bem, vocês já imaginam o que aconteceu. O tratamento foi outro, ele foi apresentado na “hora das visitas”; no fim do culto várias pessoas foram cumprimentá-lo e uma família o convidou para almoçar na casa deles.

Esta história é um quadro trágico de como nós seremos humanos valorizamos coisas e não pessoas. Talvez tenhamos que fazer uma avaliação na nossa vida para saber se nós gostamos das pessoas, ou se do título ou status delas. Qual o critério que você usa para escolher suas amizades? São aquelas pessoas que têm alguma coisa para lhe dar, ou que têm alguma coisa para receber de você?

Salomão viveu a vida para buscar prazeres, mas por muito pouco, os prazeres que ele buscava, e alcançou, não destruíram a sua vida eterna. É interessante como no texto ele menciona a música. Parece que a música está diretamente ligada a expressão “delícias dos filhos” e aí vem a atenção as mulheres. Tanto a música, como o dinheiro e o sexo têm causado um grande estrago na vida dos cristãos.

O sexo mexe com nossas necessidades físicas, o dinheiro com as necessidades materiais e a música com as necessidades emocionais. Se você permitir que Jesus santifique estas três áreas de sua vida, o resultado vai ser uma vida espiritual cheia de alegria e prazer.

Reflita sobre isso no dia de hoje e ore comigo agora:

Pai entrego a minha vida e a vida de cada um de meus ouvintes, em Tuas mãos. Molde-nos, santifica-nos, de acordo com a Tua vontade. Que sejamos mais semelhantes a Ti, em todo o nosso proceder. Por favor! Em nome de Jesus, amém!


-> Apresentação: Amilton Menezes



Postagem Anterior Próxima Postagem