Irineu: certo e errado

 


Procurando a verdade no lugar certo

Irineu enfrentou uma crise de fé. O bispo de Lyon do final do segundo século estava trabalhando para proteger sua igreja das afirmações da verdade gnóstica sobre o Deus Criador e Seu relacionamento com os humanos. Em sua obra principal, conhecida por nós como Contra as Heresias , uma obra de cinco livros contendo de 25 a 41 capítulos cada, Irineu relata os ensinamentos das várias seitas gnósticas e os contrasta com os ensinamentos de uma única igreja.

Preparando o Palco

Os valentinianos (1.1-11), os Marcosianos (1.13-21) e dezenas de outros grupos apresentados por Irineu ao longo dos livros 1 e 2 de Contra as Heresias alegavam conhecimento secreto (Gnose) sobre a divindade que retratava o Criador do universo como um Manipulador egoísta, conivente e superficial tentando roubar a luz interior das almas eternas presas em corpos humanos no cosmos material que ele criou como sua prisão. Eles alegaram ter encontrado esse conhecimento no texto das Escrituras conforme lido por seus olhos conhecedores (1.8), revelando o criador como o Demiurgo (1.7).

Demiurgo foi o nome que Platão deu ao fabricante do cosmos material, em seu diálogo Timeu do século IV aC Platão apresenta o criador não como o Deus Único (Mônada), mas como o segundo, a Díade, vindo do Deus Único, mas diferente o suficiente do Deus Único para ser capaz de ter interações com a materialidade e fisicalidade, e ser capaz de realmente fazendo o universo físico. Para Platão, esse Demiurgo não é nem conivente nem mau, apenas diferente e emanando do Deus Único, uma divindade inferior, mas boa. Da mesma forma, para Platão, o universo físico é essencialmente bom, embora seja físico e mutável, em vez de eterno e imutável.

Quase 500 anos depois de Platão, no século II dC, as coisas mudaram. O universo físico e o deus menor que o criou foram considerados não apenas menores, mas moralmente inferiores. A fisicalidade e a materialidade eram vistas como más na época de Irineu e dos gnósticos. O criador, o Demiurgo, eles entendiam como uma divindade inferior dentro da hierarquia dos deuses, com ciúme do único Deus verdadeiro de luz espiritual pura. A única esperança para a humanidade aprisionada era aprender o conhecimento secreto da classe espiritual superior de humanos que possuíam inatamente a "semente" ou "luz verdadeira", dando-lhes acesso à "plenitude", acima e além do mundo material e do criador (Demiurgo) deste universo.

Mais sobre os tempos de Irineu

As circunstâncias de seu lugar e época tornaram os congregantes cristãos de Irineu suscetíveis a tal engano. Seu meio filosófico, os pressupostos básicos de sua época, davam crédito às idéias populares de que os corpos físicos e as coisas materiais eram contaminados e moralmente impuros. Somente realidades puras e eternas eram espirituais e moralmente superiores. Nesse ambiente, era impensável que (a) o Cristo pudesse realmente se tornar fisicamente humano; (b) uma futura ressurreição da carne seria considerada positiva; ou (c) as classes privilegiadas não eram mais espirituais e virtuosas do que as classes comuns. O próprio caráter do Deus Criador, a natureza do Cristo encarnado e a base da salvação dos humanos estavam todos em jogo. O trabalho de Irineu nessas três áreas é instrutivo para qualquer estudo das leituras gnósticas.

Irineu insistiu que os profetas de Deus por meio das Escrituras nos ensinam a esperar a futura ressurreição corporal da carne. A ressurreição de Cristo foi apresentada por Paulo como a garantia de nossa própria ressurreição futura: “Na verdade, Cristo ressuscitou dos mortos, as primícias dos que dormem. O corpo que é semeado é perecível, mas ressuscita imperecível ”( 1 Cor. 15: 20-42 ).2O corpo da ressurreição de Cristo foi retratado como um corpo real, quando Jesus caminhou com Seus discípulos até Emaús ( Lucas 24:15 , 16), e mais tarde comeu peixe com eles para provar que não era um fantasma (versículos 37-43). Paulo reiterou que a ressurreição dos mortos em Cristo era futura, na segunda vinda de Cristo, e era o começo de uma vida para sempre com Cristo ( 1Ts 4: 13-18 ). A declaração de fé de Irineu, contraposta aos ensinamentos dos gnósticos, afirmava que o Filho amado, Jesus Cristo nosso Senhor, estava “vindo do céu na glória do Pai para recapitular todas as coisas e ressuscitar toda a carne do ser humano inteiro. corrida ”(1.10).3

Da mesma forma, em relação a Jesus Cristo, o Verbo de Deus, tornando-se carne, o profeta João expressou a eternidade do Verbo como Deus e a individuação do Verbo como Deus com Deus ( Jo 1: 1 , 2 ); esta mesma Palavra que é Deus sendo aquele que se fez carne (versículo 14). Por mais repugnante que fosse para o povo do mundo greco-romano com sua ênfase em posições pessoais de poder e autoridade, Paulo demonstrou que Cristo Jesus, que é a própria natureza do Deus Altíssimo e igual a Deus, se fez nada e tornou-se não apenas humano, mas servo de humanos, morrendo na cruz de um criminoso ( Fp 2: 5-8 ). Na verdade, a descrição de Paulo do mistério da piedade começou com Cristo aparecendo "na carne" ( 1 Timóteo 3:16Deus revelou por meio de Seus profetas que Ele realmente se tornou carne. Irineu, em sua declaração da fé da igreja, corajosamente declarou que Jesus Cristo, o Filho de Deus, “foi encarnado para a nossa salvação” (1.10).

Novamente, os profetas de Deus transmitiram a mensagem de que Deus não reconhece classes e hierarquias humanas; que todos os humanos são pecadores e precisam do sangue de Cristo; e que todos são convidados a aceitar Sua graça. O profeta Lucas retratou Pedro chocado com a aceitação de Deus de Cornélio e sua família: “Agora percebo como é verdade que Deus não mostra favoritismo, mas aceita de cada nação aquele que o teme e faz o que é certo” ( Atos 10: 34 , 35 ). Pedro estava aqui se referindo a Deuteronômio 10:17: “Porque o Senhor teu Deus é o Deus dos deuses e Senhor dos senhores, o grande Deus, poderoso e terrível, que não mostra parcialidade.” A passagem mosaica continua descrevendo Deus como defensor de classes de pessoas normalmente sem poder: os órfãos, as viúvas, os estrangeiros (versos 18, 19). O discurso de Pedro em Atos revelou todos os profetas de Deus testificando “que todo aquele que nele crê recebe perdão dos pecados em seu nome” ( Atos 10:43 ). Os próprios escritos de Pedro afirmam que Deus é paciente, "não querendo que ninguém pereça, mas [para] que todos cheguem ao arrependimento" (1 Pedro 3: 9Esses textos expuseram o erro gnóstico: Deus não orquestrou classes distintas de humanos destinados ao reino da luz ou à destruição, com uma classe média salvável se recebesse o conhecimento correto. Não! Em vez disso, todos pecaram; todos ficam aquém; todos podem ser justificados gratuitamente por Sua graça (Rom. 3 , especialmente os versículos 22-24). João citou Jesus: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” (João 12:32). Todos são pecadores, todos são atraídos por Cristo à cruz de Cristo. Irineu parafraseou: “Deus consignou todas as coisas à desobediência para que tenha misericórdia de todos” (1.10; veja Rom. 11:32).

Irineu confiou em uma leitura correta das Escrituras para superar a má leitura gnóstica em todas essas três áreas. Mas o que constitui uma leitura correta? Recorrer às Escrituras para aprender no que acreditar significa compreender os princípios da verdade em cada texto dentro de seu contexto original; ler palavras e frases pelo sentido retórico das frases, intenção evidente do autor. Entendemos os profetas de Deus expressando seus pensamentos inspirados ao público-alvo de maneiras compreensíveis em contextos familiares e compartilhados. Também entendemos que eles são “conduzidos” pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:20 , 21) para garantir que a mensagem de Deus seja transmitida. Assim, colocamos confiança nas Escrituras como o árbitro final da verdade e da prática ( sola scriptura), buscando compreender cada passagem em seu contexto; então, para entender passagens sobre o mesmo tópico no contexto canônico, ou seja, dentro de seu próprio livro e capítulo, bem como no contexto uns com os outros, construindo uma compreensão bíblica completa de um tópico ( tota scriptura ). Reconhecemos que a verdade reside na Escritura, no significado retórico do texto que se pretende autoralmente.

Os gnósticos, por outro lado, acreditavam que a verdade residia no leitor espiritual privilegiado, derivada de significados alegóricos e não contextuais, nos quais palavras e frases significam algo diferente do que o autor pretendia, atribuindo erroneamente a verdade ao leitor espiritual e não ao Espírito. texto inspirado, como Irineu insistiu.

Os três casos citados acima mostram a declaração da verdade de Irineu de acordo com as evidentes intenções dos escritores da Bíblia. Irineu insinuou este tipo de intenção autoral quando apontou que João nunca pretendeu falar de qualquer Ogdoad - oito arcontes diferentes - no Evangelho de João. Para os gnósticos, o "Pai" de João, "Graça", "Unigênito", "Verdade", "Palavra", "Vida", "Homem" e "Igreja" representavam um Ogdoad de oito arcontes dentro dos 30 membros hierarquia divina. Irineu argumentou que o uso dessas oito palavras por João não tinha a intenção de expressar qualquer Ogdoad. Ele rejeitou tal leitura por não ser a leitura certa.

De forma problemática, porém, a única leitura certa de Irineu não foi o texto da Escritura com suas evidências internas de intenção autoral, mas a tradição apostólica herdada (1.10). Ele encontrou segurança em sua convicção de que “toda a igreja tem uma única e mesma fé em todo o mundo” (1.10), uma afirmação historicamente não demonstrável. No livro 3 de Contra as HeresiasO argumento de Irineu para a sucessão apostólica da verdade afirmava que a mais curta linha de sucessão dos apóstolos até seus dias passou por Policarpo de Esmirna, que, em sua juventude, conheceu o apóstolo João (3.1-5). Irineu conheceu Policarpo em sua juventude, tornando-se o elo mais próximo com os apóstolos. Irineu disse de Policarpo: “Ele sempre ensinou as coisas que havia aprendido do apóstolo, as quais também transmitiu à Igreja e que são as únicas verdadeiras” (3.3).4 Para Irineu, a verdade residia não tanto no texto das Escrituras como na única leitura correta da igreja, encontrada na sucessão apostólica dos bispos.

Discutindo com Irineu

Manter a única leitura legítima das Escrituras como a tradicionalmente transmitida (3.4) soa altamente otimista. Mas o que acontece quando os humanos na igreja cometem o erro inevitável? Como a igreja pode ser corrigida pelas Escrituras se o ensino da igreja é o padrão da verdade (4.26)? Irineu rejeitou corretamente os erros grosseiros dos gnósticos, mas elevou erroneamente a tradição da Igreja como fiadora da verdade. Seguindo seu passo equivocado bem-intencionado, pequenos erros no pensamento e ação da Igreja cresceram, sem correção, em erros massivos.

Por puro amor ao golfe, passo muito tempo nas árvores e na grama alta procurando as bolas de golfe que mandei para lá. É verdade que sempre há a segunda chance. Mas o que você precisa principalmente desse tiro é a direção certa. Como você define a direção da sua segunda tacada? Olhando para trás para verificar a direção da sua última foto? Se eu continuar indo na direção do meu primeiro tiro, estou cometendo o mesmo erro de Irineu. E logo, continuando sem correção, posso estar completamente fora do campo de golfe, sem nenhuma idéia de onde estava meu objetivo original.

Irineu estava certo sobre o Verbo se tornar carne, sobre a futura ressurreição da carne, sobre o convite de Deus para salvar todos os humanos. Mas ele estava errado sobre a tradição apostólica e sobre a punição eterna por um Deus que deseja que os ímpios nunca morram (4.39, 40). Corrigir crenças equivocadas é um desafio contínuo. O Espírito que deu as Escrituras ao inspirar Seus profetas convida cada um de nós a aceitar o privilégio imbatível: “Faça o possível para se apresentar a Deus como aprovado, obreiro que não precisa se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade ”(2 Timóteo 2:15).


  1. Eu faço referência ao Against Heresies usando as designações tradicionais de livros e capítulos e citações no texto entre parênteses.
  2. As referências das Escrituras são da Nova Versão Internacional.
  3. As citações de Irenaeus, Against Heresies, livro 1, são de Dominic J. Unger, trad., St. Irineeus of Lyons Against the Heresies, livro 1, Ancient Christian Writers 55 (New York: Paulist, 1992).
  4. Unger, livro 3, Ancient Christian Writers 64 (New York: Newman, 2012), p. 33

John W. Reeve, professor associado de história da igreja, dirige os programas de doutorado do Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia na Universidade Andrews em Michigan, Estados Unidos.

Fonte: https://www.adventistreview.org/2109-22

*Versículos da Bíblia utilizados no texto original são da Nova Versão da King James 

Postagem Anterior Próxima Postagem