Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Fingindo ser outra

 Use um disfarce para não ser reconhecida como a mulher de Jeroboão, e vá a Siló. 1 Reis 14:2

Jeroboão fora um fiel servo de Salomão. Após a morte de Salomão, dez tribos de Israel rebeladas o fizeram rei. Porém, ele deixou de confiar em Deus e decidiu ser guiado pelo próprio discernimento.

Sua afronta a Deus lhe trouxe a repreensão divina, mas seu coração se endureceu. Então seu filho adoeceu. Angustiado, Jeroboão pediu à sua mulher para fingir ser outra pessoa e ir ao profeta de Deus.

Deus revelou ao profeta que ela iria consultá-lo disfarçada. Antes que ela o visse, este a ouviu chegar e disse-lhe: “Entra mulher de Jeroboão! Por que te disfarças assim?” Assustada com a súbita descoberta, ela recebeu a triste notícia de que o filho morreria.

Você já se incomodou sobre a confiabilidade de alguém? É típico sentirmos isso diante de pessoas fingidas. Em geral, elas são comunicativas, disponíveis a ajudar, fingem preocupação; raramente reclamam de algo, pois fingem estar sempre bem. Mas se contradizem com frequência e inferiorizam os outros sutilmente. Concentram-se no lado negativo das coisas e nos defeitos alheios, com sutileza.

Por que as pessoas fingem? Criação rígida do ponto de vista moral, medo de ser verdadeiras consigo e de se expor, preocupação excessiva com a opinião alheia, egoísmo e necessidade de aprovação são alguns motivos.

Lidar com pessoas fingidas, principalmente com aquelas com quem temos um relacionamento pessoal, é um desafio. Distanciar-se emocionalmente e manter neutralidade respeitosa é uma forma de não se tornar refém delas. Outras dicas são procurar não depender delas, evitar pedir-lhes favor e não tentar desmascará-las, pois, como manipuladoras, reverterão a situação culpando você. Não dê espaço para que falem da vida de outros a você nem partilhe algo dos outros com elas.

Mostre empatia a essas pessoas. Embora façam de tudo pelos outros e sejam falsamente amadas e aceitas, são infelizes e inseguras. Manipulam para ter amor e aceitação. Concentram-se em suas limitações, não conhecem a si mesmas, não se aceitam como são e não reconhecem o próprio potencial. Não compensa ressentir-se com elas, pois já fazem muito mal a si mesmas.

Relacione-se com Deus cada dia. Seja autêntica e honesta consigo e com os demais. Aprenda a lidar com as pessoas que costumam se disfarçar.



Postagem Anterior Próxima Postagem