Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Construindo pontes ou muros?

 Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:21

Nair tinha duas amigas: Lia e Andrea. Certo dia, Lia lhe confidenciou estar decepcionada com Andrea, pois se sentia ignorada cada vez que se encontravam. Nair se limitou a dizer: “Lia, pode ter sido um mal-entendido. Na próxima vez, tome a iniciativa e puxe conversa.”

Poucos dias depois, Andrea também procurou Nair, dizendo: “Não sei o que aconteceu! Não fiz nada pra Lia, e ela parece me evitar.” Mais uma vez, Nair se limitou a dizer: “Andrea, pode ter havido um mal-entendido. Na próxima vez, tome a iniciativa e puxe conversa com ela.”

Um tempo depois, Lia e Andrea se encontraram. Ambas tomaram a iniciativa de se aproximar, e tudo ficou bem. Então, mais uma vez, Lia procurou Nair, dizendo: “Você tinha razão! Encontrei Andrea, e era coisa da minha cabeça, mesmo. Está tudo bem!” Depois Andrea também veio dizer a mesma coisa a Nair, a respeito de Lia.

Nair sorriu para si mesma. Poderia ter tomado partido, juntando-se a uma e outra na maledicência, e um muro poderia ter sido levantado. Em vez disso, sua atitude sábia havia sido construtora da ponte entre as duas amigas.

É mais fácil construir pontes ou muros? Entre as pessoas, é mais fácil construir muros, por causa de nossa natureza pecaminosa.

Construímos muros quando alimentamos vãs suspeitas e levamos avante más impressões; quando culpamos o outro e não assumimos nossa parte na história; quando algo não vai bem e não estamos dispostas a nos esforçar, dar a vez, amar incondicionalmente. Esses muros podem ser altos ou baixos, de construção lenta ou rápida. Entretanto, uma vez erguidos, será necessário esforço para derrubá-los.

Construtores de pontes fazem questão de unir as pessoas, e sua presença é contagiante! Eles têm interesse genuíno pelo próximo, em melhorar o mundo e a si mesmos. Construímos pontes quando permitimos que os frutos do Espírito sejam desenvolvidos em nós, pois, sem eles, corrompidos pelos frutos da carne, passaremos a vida construindo muros que bloqueiam nossa boa interação com os demais.

Você tem construído muros ou pontes na família, na igreja, no trabalho e na comunidade? Permita que o Espírito Santo a capacite para ser uma construtora de pontes sempre.



Postagem Anterior Próxima Postagem