Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Monte da felicidade


Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e Se assentou. Seus discípulos aproximaram-se Dele. Mateus 5:1

Era julho em Israel, quando os termômetros podem marcar acima dos 30 graus. Na pequena colina adjacente ao Mar da Galileia, o sol ia a pino. Mas sob a cobertura onde nos assentamos, o vento batia no rosto, balançando buganvílias e flamboyants. O Monte das Bem-Aventuranças lembra que naquelas proximidades, ou, ali mesmo, Jesus proferiu o Sermão do Monte.

Beatitude, do latim beati, significa “abençoado”. Jesus não falava latim, inglês ou português, e pode ter usado a palavra ashrei, do hebraico antigo, que quer dizer “feliz” ou “afortunado”. Ashrei é usado nos Salmos e os ouvintes de Jesus estavam familiarizados com essa expressão.

A placa de entrada dizia Har Ha’osher e significa “Monte da Felicidade”, no hebraico moderno. De frente para o azul do lago, eu ouvia a mensagem pastoral. Meus pensamentos voaram, e imaginei Jesus sentado. Erguendo os braços, com voz firme e doce, Ele começa o sermão com oito frases curtas. O povo se surpreende com o conceito de Seu reino e de Seu caráter.

Felizes os pobres de espírito. Eles não entenderam. Jesus Se referia aos que reconheciam sua carência total de Deus.

Felizes os que choram. Jesus falava do choro pelos pecados, que gera arrependimento e mudança de vida. Deus consola esse choro com Seu perdão.

Felizes os mansos. Com a mansidão de Cristo, estaremos acima de menosprezos, críticas e aborrecimentos cotidianos.

Felizes os que têm fome e sede de justiça. A justiça faz parte do caráter de Deus! Esses famintos são felizes porque podem ter certeza de ser satisfeitos.

Felizes os misericordiosos. Apesar do sofrimento, o povo deveria aprender a oferecer graça e misericórdia.

Felizes os puros de coração. Jesus tocou nas íntimas intenções que movem as ações.

Felizes os pacificadores. A vingança humana não leva a nada. Os filhos de Deus promovem paz, vencem o mal com o bem, o ódio com o amor.

Felizes os perseguidos. Essa perseguição era pela justiça e pelo amor a Jesus. Assim, tomaríamos parte do Seu sofrimento, e a recompensa seria infinitas vezes maior do que o sofrimento.

Você deseja ser feliz? Permita que os princípios fundamentais do reino de Deus mudem suas prioridades de vida.

Postagem Anterior Próxima Postagem