Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Reivindicando direitos

As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai. Números 27:7

Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza eram filhas de Zelofeade. No entanto, elas estavam em apuros.

Era véspera da divisão da terra prometida e Zelofeade morrera sem deixar filhos homens. A lei em relação à sucessão dizia que só estes teriam direito à herança. As filhas estavam sujeitas a perder propriedade na terra prometida e a dependerem de outros para sempre.

Excluídas da lei, deveriam se submeter às limitações impostas pela cultura em que viviam?

Elas não se acovardaram. Indo a Moisés, reivindicaram seus direitos. O próprio Deus instruiu Moisés, dizendo as palavras do verso de hoje.

As filhas de Zelofeade faziam parte da geração mais nova, que teria direito de entrar na terra prometida. Mas como um detalhe não estava previsto na lei, elas não teriam direito à herança do pai. Ao reivindicar tal direito, elas alcançaram o favor de Deus. E, além de receberem a parte da herança que lhes cabia, abriram caminho para que todas as mulheres na mesma situação, sem irmãos, também tivessem direito à herança.

O que as teria encorajado a reivindicar seus direitos? Essas mulheres tinham profundo conhecimento da justiça e misericórdia divina, e temiam a Deus. Essas são as bases para que tenhamos coragem, ousadia e sabedoria para tomar decisões sábias diante de impasses.

Se desejamos vencer as circunstâncias da vida, temos no exemplo dessas cinco mulheres uma fonte de encorajamento. Crendo no amor e no cuidado do Pai celestial, é possível lidar com as dificuldades por meio da ousadia espiritual.

Somos inspiradas a conciliar ousada iniciativa e submissão (respeito) à figura masculina; a não desistir, apesar das circunstâncias; a não nos conformar com a injustiça e lutar pelo que é correto; a ter equilíbrio e sabedoria; a buscar conhecer mais profundamente quem é Deus, a ter maior intimidade com Ele e, acima de tudo, a nos submeter à Sua justiça e misericórdia.

Por mais desafiantes que sejam suas lutas, não se acomode. Busque a Deus e não perca jamais a esperança. Olhe para além das circunstâncias, por mais difíceis que elas sejam. Pois o Senhor está sempre pronto a acudir aquelas que O buscam.

Postagem Anterior Próxima Postagem