Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Tu és!



Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:13

Havia dois homens: um rico pecuarista, dono de rebanhos enormes de ovelhas e gado; e outro muito pobre, cuja única posse era uma cordeira que ele havia comprado quando filhote e criara com carinho. Ela comia, bebia e dormia com sua família e se tornou parte dela.

Um dia, o pecuarista rico recebeu um visitante. Em vez de matar um de seus animais, ele tomou a única cordeirinha de estimação do homem pobre e preparou-a para seu convidado.

Quando vemos uma injustiça assim, ficamos indignadas, não é? Davi também ficou! Mas esse enredo foi uma estratégia divinamente inspirada que o profeta Natã usou para confrontar Davi com o próprio pecado. Davi havia adulterado com Bate-Seba e, disfarçadamente, matado Urias para justificar a gravidez que resultara da traição.

O povo desconfiava do rei. O pecado sempre mata algo. Mesmo não exposto à luz, ele mata a autoconfiança, a convicção e o entusiasmo com que fazemos as coisas. A consciência de Davi o acusava, e seus súditos não viam mais o brilho nos olhos daquele rei de quem outrora se orgulhavam.

Fazia um ano que Davi escondia seus pecados. Quanto mais insistimos em ocultar pecados, mais difícil é reconhecê-los e confessá-los. Natã sabia que, como seres humanos, tendemos a superestimar os erros alheios e subestimar os nossos. Por isso, contou a história da cordeira a Davi.

O rei reagiu fortemente à injustiça alheia e sentenciou o agressor à morte. Também exigiu o pagamento quadruplicado pela ovelha. É curioso que a lei mosaica não previa morte nesses casos. Mas, de acordo com Êxodo 22:3, o ladrão faria restituição total à vítima. Se não tivesse como pagar, seria vendido por seu furto. Davi não estaria projetando a própria culpa sobre o suposto fazendeiro?

Natã fixou os olhos nele, levantou a mão direita ao céu, e declarou solenemente: “Tu és esse homem” (ver 2Sm 12:9). As ofensas cometidas podem ser escondidas dos olhos humanos, mas nunca de Deus.

A censura do profeta ecoou no coração de Davi. Então ele viu a enormidade dos pecados cometidos diante dos homens e diante de Deus. Que as admoestações divinas ecoem em seu coração também! Apesar de Sua justiça, Ele é misericordioso e não deixará de atender aos rogos sinceros de corações arrependidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem