Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Atalhos arriscado


Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte. Provérbios 16:25

Atalho é uma palavra usada para designar um caminho mais curto, um trajeto que abrevia a distância. Vem do latim taliare, que significa “cortar”. Talharim tem a mesma origem, pelo fato de a massa ser enrolada e cortada para ficar no formato de fio.

É comum escolher o caminho mais curto, que exige menos esforço. O atalho pode ser útil, por exemplo, para os usuários da tecnologia, pois agiliza o trabalho. Mas os atalhos nem sempre são a melhor escolha em outras áreas.

O povo de Israel poderia ter pego um atalho no caminho para Canaã, alcançando o destino em poucas semanas. Deus, porém, sabia que não estavam preparados para resistir aos perigos do caminho. Poderiam ter ficado assustados e ter sido tentados a voltar ao cativeiro. Além disso, eles precisavam amadurecer antes de estarem prontos para ser uma nação. Ao permitir que passassem mais tempo no deserto, Deus tinha a intenção de transformá-los de escravos em uma nação autônoma e responsável.

Na caminhada cristã, muitas vezes, ignoramos o caminho que exige resignação, humildade, oposição ao próprio eu e acabamos seguindo pelos atalhos sugeridos por Satanás. No Éden, ele sugeriu a Adão e Eva que o caminho mais rápido para a excelência era fazer a própria vontade, e os conduziu a um fim quase sem retorno.

No deserto, Satanás propôs a Jesus um atalho para impedi-Lo de cumprir Sua missão. Jesus afugentou o inimigo.

O rei Saul, ungido do Senhor, seguindo os atalhos do diabo, terminou em completo fracasso.

Abraão, o pai da fé, caiu no erro de seguir os atalhos do diabo, aceitando a poligamia. Acabou experimentando desgosto e sofrimento.

Hoje não é diferente. Satanás continua a oferecer atraentes atalhos: fazer a própria vontade, concentrar-se em altos objetivos e não ter tempo para a vida devocional, nem preocupação com o testemunho ou com o Céu.

Seguir esses atalhos nos leva à ruína eterna. Seguir a vontade de Deus pode ser mais desafiante, pois exige esforço, renúncia, entrega e submissão, mas a recompensa final é o Céu. E para o Céu não há atalho.

Mesmo tendo que trilhar o caminho mais difícil, não aceite outro caminho que não seja o que Deus lhe preparou. Assim você chegará ao destino certo.

Postagem Anterior Próxima Postagem