Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Ousando contrariar


 

Quando, porém, os oficiais transmitiram a ordem do rei à rainha Vasti, esta se recusou a ir, e o rei ficou furioso e indignado. Ester 1:12​

O império Medo-Persa, por volta de 500 a.C., era governado por Xerxes. Seus limites territoriais iam da Índia à Etiópia.

O reino tinha mais de 100 governadores, e o trono do rei ficava em Susã.

No terceiro ano de seu reinado, Xerxes ofereceu um banquete aos governadores e nobres. Em meio à bebedeira, à glutonaria e às diversões, o rei queria mostrar força e poder para convocar o exército à guerra e aumentar os domínios. A festa durou seis meses. Depois, o rei deu outro banquete. Era apenas para os cidadãos do sexo masculino e durou sete dias.

Tapetes persas coloridos espalhavam-se pelo piso de mármore; cortinas e outros tecidos finos eram suspensos com cordões de linho fino e púrpura e argolas de prata; colunas de mármore sustinham o teto e enfeitavam os ricos salões. Os beberrões reclinavam-se em leitos de ouro e prata, com almofadas finamente bordadas. Todos bebiam em copos de ouro. O rei ordenara que bebessem à vontade. Ao final dos sete dias, qual era a cena? Um bando de bêbados tolos e desrespeitosos.

Vasti, a bela e jovem rainha, em um outro salão, oferecia uma festa às mulheres. Talvez conversassem sobre suas lutas do dia a dia, aconselhando-se mutuamente sobre os problemas que enfrentavam.

Em meio à reunião de mulheres, Vasti foi chamada. O rei pedia que ela desfilasse de coroa para que o bando de bêbados a contemplasse.

Vasti, cujo nome significa a mais bela, negou-se a ir.

A rainha sabia que o marido estava bêbado, fora de si e decidiu manter a postura nobre e sensata de sua posição e de mulher casada, inclusive para honrar o marido, e continuou no banquete. Agindo de acordo com uma consciência pura, achava que, ao voltar à razão, ele a elogiaria. Mas os conselheiros do rei, cegos à pureza, advertiram-no a não ficar à mercê do poder feminino. Então Vasti foi destronada.

Contudo, ela deixou um exemplo de ousadia e integridade. Não abriu mão da consciência limpa, mesmo com alto preço, e preparou o caminho para a grande Ester.

A experiência de Vasti mostra que não é errado contrariar atitudes e decisões, caso elas firam princípios. É preciso coragem para fazer o que é certo. Procure ser sempre íntegra e conserve a consciência limpa.

Postagem Anterior Próxima Postagem