A ira e a misericórdia de Deus em passagens de Isaías 11 a 14



 Olá a todos.


Gostaria de comentar um pouco sobre as falas que lemos em Isaías 11 a 14


Na lição desta semana, temos: 


 “Naquele dia, se dirá: ‘Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos’” (Is 25:9).


Os contextos de Isaías 11 a 13 são de esperança para alguns, e de temor e tremor para outros, visto que, principalmente em Isaías 13, a linguagem é forte para mostrar as punições que serão permitidas por Deus através da invasão e desolação.


Ao final da lição de sábado (30/01/2021), temos que os pecados do orgulho e exaltação própria são os verdadeiramente originais. Se olharmos para o que foi cometido por Adão e Eva, temos:


E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.


Falando apenas sobre os seres humanos, vemos que Eva claramente cobiçou do fruto, e Adão comeu com ela, ou seja, ambos colocaram seus interesses acima da determinação dada pelo ETERNO e, portanto, exaltaram-se a si mesmos acima DEle. Ambos furtaram, inclusive, tendo em mente que pegaram algo que Deus dissera claramente não lhes pertencer.


Vejamos o contraste em Isaías 11:15 e 16:


E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes e fará que por ele passem com sapatos secos.


E haverá caminho plano para o remanescente do seu povo, que for deixado da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito. Isaías 11:15,16


Ou seja, para um grupo (Egito) ele diz que será lançado no esquecimento, e para outro (o remanescente) ele diz que haverá livramento diante dos problemas (caminho plano...como sucedeu a Israel...), e esta comparação nos remete ao evento do mar vermelho e da atuação divina para preservar Seu povo.


Aí temos Isaías 12:

E dirás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas.
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:1,2


Considerando que Deus já havia falado em destruição de um grupo de pessoas, e no verso 1 ele fala que Deus se irou, mas Sua ira se retirou, temos, se pensarmos no contexto de Israel e de Nínive, por exemplo, percebemos que o texto se refere ao arrependimento posterior à ira divina, que faz com que Deus reconsidere o que faria em relação ao Seu povo remanescente.


Aí nos vêm a linguagem forte de Isaías 13:

Peso de babilônia, que viu Isaías, filho de Amós.
Alçai uma bandeira sobre o monte elevado, levantai a voz para eles; acenai-lhes com a mão, para que entrem pelas portas dos nobres.
Eu dei ordens aos meus santificados; sim, já chamei os meus poderosos para executarem a minha ira, os que exultam com a minha majestade. Isaías 13:1-3


Aqui e mais abaixo, Deus fala claramente que não permite que o mal fique impune para sempre, ou seja, que há limites mesmo para a permissão do mal e das injustiças, e que muitos dos males que enfrentamos podem ser resultado de nossa própria arrogância, cobiça, exaltação, rebeldia.


Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.

Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos. Isaías 13:9-11


Ora, mas mesmo em Israel haviam leis para prevenir o povo de pecar (exemplo: Êxodo 20 e 21), leis que puniam pelos pecados cometidos (exemplo, Êxodo 22), e leis para perdão/expiação dos pecados cometidos (exemplo: Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo. Êxodo 29:36), o que nos mostra que, quando Deus se refere à destruição dos pecadores/ímpios, Ele se refere aos pecadores voluntários, que agem em rebeldia, haja vista que o próprio Deus havia providenciado o perdão para os que pecassem e se arrependessem, para expiação dos pecados. O verso 11 acima mostra bem esta questão de rebeldia, ao se referir aos que serão visitados como arrogantes, atrevidos, soberbos e tiranos.


Deus complementa, dizendo:

E babilônia, o ornamento dos reinos, a glória e a soberba dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou. Isaías 13:19

E, por fim, no capítulo 14, esclarece que o livramento trará paz ao Seu povo:

Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó.
E os povos os receberão, e os levarão aos seus lugares, e a casa de Israel os possuirá por servos, e por servas, na terra do Senhor; e cativarão aqueles que os cativaram, e dominarão sobre os seus opressores.
E acontecerá que no dia em que o Senhor vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,
Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada! Isaías 14:1-4


Isto nos lembra o que fora prometido anteriormente:


Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.
Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.
E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êxodo 23:22-25


Ou seja, Deus não está dizendo que destruirá as pessoas simplesmente porque cometeram este ou aquele pecado, mas por terem se afastado a tal ponto de não mais darem ouvidos às Suas instruções, tornando-se tiranos, soberbos, atrevidos, arrogantes, ímpios, maus, ou seja, não havendo nenhuma consideração para arrependimento entre tais pessoas, a ponto de não apenas torná-los cativos, mas de destruir a muitos deles. Por outro lado, Ele diz que, ainda que Seu povo tenha se afastado a ponto de se tornar cativo, a mudança de atitude deles buscando o arrependimento seria decisiva para mudar toda e qualquer situação, inclusive a de agir conforme a vontade de Deus e evitar enfermidades, desavenças, tirania, cobiça, opressão...

Que Deus nos abençoe a todos. Graça e Paz!


Marcelo Ribeiro Martins Ramos

Postagem Anterior Próxima Postagem