Meditação da Mulher | Sublime Beleza - Racionalizando os conflitos

 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus. Filipenses 2:5

Em Provérbios, há pelo menos cinco motivos que tornam um conflito destrutivo:

1. Orgulho. Provérbios 13:10 diz: “O orgulho só gera discussões”. Antes do confronto, analise se a principal causa da discórdia não é alimentar seu ego ou defender-se de um ataque. Se a resposta for sim, encerre a questão. O casamento e o relacionamento entre pais e filhos estão propícios a discussões que, no fundo, são motivadas por orgulho. “Se o orgulho e o egoísmo fossem postos de lado, cinco minutos bastariam para remover a maioria das dificuldades” (Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 119).

2. Raiva. De acordo com Provérbios 15:18: “O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.”. Normalmente, existe raiva quando as discussões começam. E, às vezes, ela não está relacionada à briga, mas a questões anteriores não resolvidas.

3. Palavras duras. “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Pv 15:1). Às vezes basta uma simples palavra ríspida para começar uma discussão. Cônjuges, irmãos, pais, filhos e amigos chegados conhecem uns aos outros e seus pontos sensíveis que podem desestabilizar o outro. De qualquer forma, precisamos sempre manter nossas palavras sob controle, evitando conflitos desnecessários. É importante amenizarmos momentos de tensão e encerrarmos impasses.

4. Reações impulsivas. Em Provérbios 25:8 (NBV), Salomão diz: “Não seja apressado, querendo julgar um caso que você não conhece direito.” Grande parte das discussões se origina de atitudes impulsivas. É sábio contar até dez, respirar profundamente, dar uma volta, tomar um ar, em lugar de dar lugar à impulsividade e arrepender-se depois.

5. Interferir nos conflitos alheios. Provérbios 26:17 diz: “Como alguém que pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia.”. Quando vemos pessoas próximas de nós enfrentando conflitos, tendemos a querer ajudar. Nem sempre é prudente interferir em conflitos alheios. É prudente conhecer ambas as versões, antes de tomar um partido.

Seja sábia e virtuosa, evitando conflitos, discussões e intrigas desnecessárias. Seja sua atitude a mesma de Jesus!



Postagem Anterior Próxima Postagem