Reavivados por Sua Palavra | Salmos 91

 

Leitura da Bíblia


Um Capítulo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas!


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges 


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilacio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

De onde você é?


“Dentre jornada.

Comentário Blog Associação Geral

O Salmo 91 declara que o nosso Deus é o Altíssimo. Ele conhece a verdade, os detalhes de cada situação. Ele vê o nosso coração. Mesmo que as situações pareça difícil e complicada, Ele é capaz de solucioná-la.

Você às vezes pensa em abandonar tudo, o trabalho, deixar a igreja local ou o cônjuge? Talvez seu chefe no trabalho seja grosseiro, talvez os seus colegas de trabalho lhe caluniem ou segreguem. Talvez você sinta que os padrões da sua igreja estejam caindo, o que faz você ficar muito triste. Talvez você tenha grandes dificuldades no relacionamento com o seu cônjuge. Ou, ainda, seus problemas financeiros estejam se avolumando. Então, você diz para si mesmo: “Ah, se eu pudesse escapar e começar tudo de novo!”

Não importa qual a sua dificuldade, Deus promete que irá lhe proteger. Ele enviará os anjos para lhe sustentar.. Este Salmo afirma três vezes que Deus lhe livrará (v. 3, 14 e 15). Deposite nEle a sua confiança. Apesar de termos um inimigo, ele é uma ameaça derrotada. A promessa de Deus garante que Ele irá lhe levantar: defender, justificar e exaltar você! Portanto, permaneça com ele até que você veja Deus agir, libertando-o.

A última palavra deste Salmo, em hebraico, é “Yeshuah”, que significa “salvação.” Deste termo vem o nome Josué/Jesus, que significa “O Senhor é salvação.” Sim, Ele é. Corra para Jesus.

Sook-Young Kim
Kyungpook National University
, Coréia do Sul

Reflexão - Heber Toth Armí

SALMO 91 – As tempestades da vida atingem a grandes e pequenos, ricos e pobres, culto e analfabetos, crentes e incrédulos.

Porém, os que creem em Deus e submetem-se inteiramente a Sua vontade certamente passa pelas dificuldades da vida de forma diferente. “O Salmo 91 é um tesouro de inspiração e direção espiritual para os momentos difíceis. Esse traz de volta o conceito de batalha entre o bem e o mal e nos assegura quanto ao triunfo destinado para o povo que aceita a justiça de Deus. Quem escolhe a Cristo como Seu Salvador, também ganha um Protetor, um Consolador e um Libertador, nas batalhas da vida. Seu amor em nós e conosco nos torna invencíveis diante do pecado e da angústia” (D. Arthur Delafield).

• O amor de Deus nos mantém em meio ao caos que o pecado causou neste planeta.
• O cuidado de Deus é nossa segurança em meio a este mundo em decadência.
• O consolo de Deus nos anima a continuar fieis apensar das dificuldades da existência.

As bênçãos contidas no Salmo 91 não são para qualquer um. “Não é o cristão que ora de vez em quando e entra e sai da presença divina, mas aquele que ‘habita’ com o Altíssimo é quem vivencia o cuidado divino” (Delafied).

O segredo para recebermos tudo o que se promete no Salmo em questão é submissão total a Deus initerruptamente. “Se quisermos estar em segurança contra a peste perniciosa, se quisermos ser preservados de perigos vistos e invisíveis, temos de esconder-nos em Deus; temos de assegurar o protetor cuidado de Jesus e dos santos anjos” (Ellen G. White).

Estudiosos do Apocalipse sabem que até o tempo do fim chegar ao fim a situação de nosso planeta só tende a piorar. Contudo, os fieis não precisam apavorar-se. Pois, certamente “após o fechamento da porta da graça as promessas do Salmo 91 terão cumprimento em 100% de seus termos. Conquanto acontecimentos terríveis e espantosos estejam tendo lugar ao seu redor o povo de Deus não precisa temer” – anima-nos Rosalie Haffener Lee.

Os salvos…

• …são vigiados pelos anjos.
• …serão poupados das calamidades que assolarão os incrédulos.
• …terão experiências sobrenaturais até Jesus retirá-los deste mundo.

Precisamos ter experiência de dependência com Deus desde agora para obter vitórias no futuro! – Heber Toth Armí. 

 

Comentário Rosana Barros

Não há melhor alívio para quem está andando sob o sol do que encontrar uma sombra. No calor da adversidade, o cristão pode encontrar descanso “à sombra do Onipotente” (v.1). Com praticamente uma promessa em cada versículo, o Salmo 91 é um dos textos bíblicos mais conhecidos no meio cristão. A segurança prometida para os que fazem de Deus o Seu refúgio (v.9) é completa e é segura. E, convenhamos, se tem uma coisa da qual necessitamos neste mundo é de segurança.

Ao estudar as profecias, a Bíblia nos revela que haverá um tempo de angústia “qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o Teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro” (Dn.12:1). Isto é, as palavras e promessas deste Salmo são também palavras proféticas, promessas que se cumprirão com precisão na vida do remanescente de Deus, que guardou a verdade do Senhor como “pavês e escudo” (v.4; Leia Ap.14:12). Sobre este momento, Ellen White escreveu: “Aqueles que haviam zombado da ideia de os santos ascenderem para os Céus, serão testemunhas do cuidado de Deus para com o Seu povo, e contemplarão seu glorioso livramento” (Eventos Finais, CPB, p.227).

Para todo aquele que se apegar a Deus com amor, buscando conhecê-Lo cada dia mais (v.14), somente com os olhos verá o castigo dos ímpios (v.8). Nada os abalará, pois o Senhor dará ordens aos Seus anjos para que os guardem por onde quer que andarem (v.11). Ellen White também escreveu: “No tempo de angústia, precisamente antes da vinda de Cristo, os justos serão preservados pelo ministério de anjos celestiais” (Eventos Finais, CPB, p.228). Não há o que temer, se Deus é o nosso refúgio e baluarte (v.2). Este Salmo, porém, não exime o cristão de passar por momentos difíceis. Ainda vivemos em um mundo manchado pelo pecado. Mas ele terá seu fiel cumprimento na vida dos últimos santos antes do segundo advento de Cristo.

Em minha jornada cristã tenho aprendido grandes e preciosas lições com o Espírito Santo, e como tem sido para mim um terrível incômodo quando deixo de ouvir a Sua voz para dar lugar aos meus vis sentimentos! Eu louvo a Deus por não desistir de mim e me mostrar por onde devo caminhar. Quanto mais me aproximo de Cristo, mais percebo a minha indignidade e a minha necessidade dEle. Porém, ao mesmo tempo, sinto uma alegria arrebatadora e uma confiança inabalável de que Ele tem me sustentado nas Suas mãos para que eu não tropece “nalguma pedra” (v.12).

Creio, amados, que já estamos vivendo uma espécie de período pré-angústia. E aqui não me refiro apenas aos resultados dos sinais oculares, que já se mostram cada vez mais intensivos e constantes, mas à batalha espiritual que tem sido travada em cada coração. Oh, meus irmãos, se o Senhor for o nosso refúgio e fizermos do Altíssimo a nossa morada diária, na angústia Deus estará conosco, no tempo da opressão nos livrará, e no grande Dia de Cristo nos glorificará e nos mostrará a Sua salvação (v.16)!

Precisamos experimentar a sagrada e diária intimidade com o Senhor. Não dependa de textos como este para ouvir a voz de Deus. Vá à Bíblia primeiro, com oração e sincero desejo de aprender, e você descobrirá, a cada dia, os tesouros da comunhão pessoal com Cristo. É algo que ninguém pode fazer em nosso lugar. É individual e intransferível. Jesus te ama muito e não vê a hora de te levar para casa! Permita que os tesouros celestiais sejam derramados sobre sua vida diariamente e você jamais será decepcionado.

Jesus amado, guarda o nosso coração no esconderijo celestial até que venhas! Nosso refúgio e nosso baluarte, Deus nosso, em Ti confiamos! Salva-nos, por Tua graça! Em Teu nome oramos, Senhor, Amém! Vigiemos e oremos!

Comentários Selecionados

O Salmo 91 contém uma mensagem de conforto aos que passam por dificuldades e especialmente para o “povo que guarda os mandamentos de Deus” (ver T8, 120) e para aqueles que “experimentarão o tempo de angústia” e os perigos dos últimos dias (ver Ed, 181; PP, 110; PR, 538; GC, 630; T8, 120, 121). O tema do salmo é a segurança daquele que confia em Deus. CBASD, vol. 3, p. 946.

Um hino solene sobre a segurança daqueles que confiam no Senhor. Diversas imagens de proteção dão ênfase ao tema: abrigo, sombra, refúgio, fortaleza, cobrir, escudo e assim por diante. Deus é fiel e cuida de seus seguidores. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Este versículo declara o tema do salmo inteiro. Aqueles que se achegam a Deus podem ter paz com Ele, por mais difíceis que sejam as circunstâncias. Bíblia de Genebra.

Habita. A ideia é o do repouso tranquilo com o que se tem na residência. CBASD, vol. 3, p. 946.

Esconderijo. Literalmente, “lugar escondido”. Andrews Study Bible.

O lugar íntimo da oração, da comunhão do indivíduo com Deus. Bíblia Shedd.

Quando os seres humanos forem “admitidos na maior intimidade e comunhão com Deus” (MDC, 131), pode ser dito que moram no “esconderijo do Altíssimo”.  CBASD, vol. 3, p. 946.

À sombra. No dia do Senhor, os v. 1 e 4 confortarão especialmente os que ouvem os conselhos de Deus (ver PP, 167). CBASD, vol. 3, p. 946.

Peste perniciosa. Literalmente, “praga de destruições”. Em tempo de angústia “o povo de Deus não estará livre de sofrimento. Mas conquanto perseguidos e angustiados, conquanto suportem privações, e sofram pela falta de alimento, eles não serão abandonados a perecer” (GC, 629). CBASD, vol. 3, p. 946.

Peste que se propaga nas trevas. Do heb. deber, “praga” personificada como que andando na noite escura, quando seus movimentos não podem ser vistos. CBASD, vol. 3, p. 947.

Caiam mil … dez mil. Uso poético de grandes números redondos para efeito retórico. Algumas vezes, a palavra hebraica traduzida como “dez mil” tem o sentido de um grande número indeterminado. … Nenhum cálculo deve ser feito acerca do uso figurativo destes números. CBASD, vol. 3, p. 947.

Não serás atingido. Seja qual for o perigo, não tocará naquele que confia em Deus. Sob a proteção divina ele estará seguro. Esta é a convicção que dá ao ser humano fé constante diante dos grandes perigos. CBASD, vol. 3, p. 947.

Com teus olhos. Você verá o castigo dos ímpios, mas não participará dele (ver Sl 37:34). Os israelitas viram os egípcios morrerem no Mar Vermelho (ver Êx 14:31); da terra de Gósen eles viram as calamidades que sobrevieram aos egípcios. CBASD, vol. 3, p. 947.

11-12 O diabo usou este texto com presunção e o aplicou à situação de Jesus, mas Cristo se recusou a provar a Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

11 Anjos. Os fiéis filhos de Deus estão sob o o constante cuidados dos anjos. CBASD, vol. 3, p. 947.

Em todos o teus caminhos. Comparar com o uso que Satanás fez desta Escritura no deserto da tentação de Cristo (Mt 4:6; Lc 4:10, 11). CBASD, vol. 3, p. 947.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos. Satanás citou essa passagem para Jesus, no deserto (Mt 4.6), tentando-O a saltar do pináculo do templo. O alvo de Satanás era transformar a fé em presunção. Bíblia de Genebra.

em alguma pedra. Nas sendas pedregosas de Canaã. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 Leão. Uma metáfora para um inimigo violento. CBASD, vol. 3, p. 947.

Áspide. Do heb. pethen, uma espécie de cobra venenosa (ver Dt 32:33; Jó 20:14, 16; Is 11:8, para outras ocorrências de pethen). CBASD, vol. 3, p. 947.

Serpente. Ver com. de Sl 74:13. A palavra possivelmente indica um monstro marinho. Quem confia em Deus está seguro em meio aos perigos mais terríveis, como se caminhasse ileso por entre serpentes venenosas. CBASD, vol. 3, p. 947.

14 A Mim se apegou com amor. Por meio de uma mudança busca e dramática, Deus se torna o interlocutor. Como se não fosse suficiente para Seus filhos o encorajarem-se mutuamente (como nos v. 1-13), Deus fala pessoalmente e conclui o salmo com Sua promessa (ver Sl 50:15, 23). CBASD, vol. 3, p. 947.

O motivo e o galardão da vida religiosa é o apegar-se a Deus com amor; nisto jaz a vida eterna, conhecer Deus em amor (Jo 17.3). Bíblia Shedd.

Nome. Conhecer o nome de Deus indica fé e confiança nEle. CBASD, vol. 3, p. 947.

15 Na sua angústia eu estarei com ele. Em tom muito realista e confortante, Deus garante que estará conosco em meio às aflições (ver Is 63:9) para responder, resgatar, livrar, satisfazer e mostrar salvação. Bíblia de Estudo Andrews.

16 Saciá-lo-ei. A satisfação plena que Deus promete é viver em Sua presença (ver Sl 17:15). nada menos que isto pode satisfazer o coração humano. CBASD, vol. 3, p. 947.

Minha salvação. A verdadeira religião abençoa a pessoa nesta vida e na futura (ver 1Tm 4:8). Em vista da satisfação eterna que Deus promete, como o ser humano pode consumir suas energias em ganhos insignificantes e transitórios e praticamente nada para assegurar o cumprimento das promessas? CBASD, vol. 3, p. 947.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem