Reavivados por Sua Palavra | 2 Reis 21

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas!


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio



RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

 Um Rei Muito Mau 


“Fez o que era mau aos olhos do Senhor, segundo as coisas abomináveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos filhos de Israel.” 2 Reis 21:2

Manassés fez pior do que os reis ímpios que o precederam. Não seguiu o exemplo do pai. Praticou feitiçaria, consultou espíritos, reconstruiu altares idólatras e sacrificou o filho. Manassés nasceu no tempo estendido da vida de Ezequias, quando o rei não foi mais tão fiel. Lição: devemos confiar em Deus.

Verso 3: quanta gente ainda hoje prefere se inclinar para o exército do céu (astrologia) a se inclinar perante o Criador.

Verso 7: gravíssimo! Manassés colocou um “poste sagrado” idólatra no próprio templo de Deus. Profanou o local mais sagrado.

Verso 9: o povo se afastou de Deus como fez o rei. A liderança acaba nivelando os liderados. Líderes consagrados = povo consagrado.

Verso 13: os israelitas não deixaram que Deus lhes limpasse o coração, por isso Ele teve que limpar a cidade. Misericórdia tem limite.

Versos 19 e 20: infelizmente, Amon “imitou seu pai em tudo”. Pais, muito cuidado com o exemplo!

Verso 22: Amon abandonou o Senhor e acabou abandonado pelos próprios oficiais que o mataram. Sem Deus, a vida fica trágica.

Verso 24: em meio a conspirações e assassinatos, ainda vemos Deus preservando a linhagem de Davi: Josias passou a reinar.

Promessa: Manassés derramou sangue inocente e seus pecados ficaram registrados em livros. Que história você está escrevendo sobre si mesmo? Permita que Deus seja seu editor. Ele a reescreverá para você.

Comentário


2Rs 10 – Je


Comentário Blog Associação Geral

“Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar” (v. 1). Obviamente, ele nasceu durante os últimos 15 anos de vida de Ezequias. E fez o mal aos olhos do Senhor. Por que Manassés fez o mal quando teve todas as oportunidades de fazer o bem? A influência de seu pai Ezequias provavelmente não foi inteiramente positiva. Assim, o bom fundamento que Ezequias estabeleceu se perdeu em uma geração.

Que perda! A Escritura diz: “Manassés os desviou, ao ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas” (v. 9 NVI). Os líderes têm grandes responsabilidades, e a cobrança de Deus sobre eles é enorme, especialmente quando eles estão liderando a nação. Assim, os líderes devem ser homens de Deus, devem pedir a Deus para que seja seu guia, de modo que não levem pessoas ao erro.

Os líderes também devem ter cuidado com suas ações, porque eles estão sendo observados. O melhor é não se tornar pedra de tropeço para o povo. Às vezes, mesmo que a ação em si não esteja errada, se ela pode ser interpretada de forma errada, os líderes devem evitar estes procedimentos.

Que possamos aprender a sermos líderes sábios, líderes que escutam a Deus e também às necessidades de seu povo.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão

II REIS 21 – O reavivamento é sempre necessário porque o declínio espiritual pode acontecer imediatamente após grande movimento de consagração a Deus. Satanás incessantemente busca apagar as chamas ardentes do fogo do Espírito Santo.

Sua luta contra o povo de Deus atingiu em cheio ao filho do piedoso rei Ezequias, o qual nasceu durante a bênção dos 15 anos que Deus lhe dera. A bênção dos 15 anos tornou-se maldição quando Deus não foi considerado na visita dos babilônicos, e com o nascimento de Manassés que veio a ser o pior rei de Israel. Ele começou a reinar com 15 anos de idade porque nasceu no primeiro ano do Ezequias qual deveria ter morrido.
• Nem sempre bênçãos são bênçãos!

Com longo reinado de 55 anos, Manassés fez coisas terríveis dando todo espaço para Satanás tomar o lugar de Deus no povo judeu. Tudo o que Ezequias havia feito, seu filho desfez. Os mais vis pecados foram praticados por Manassés, logo após o maior reavivamento promovido por seu pai. Ele foi mais baixo na degradação espiritual do que os pagãos que ocuparam Canaã antes de Israel; consequentemente, Manassés foi um dos grandes responsáveis para levar Judá ao mesmo destino que a nação irmã, Israel (II Reis 21:1-18; 22:16-17; 24:3-4).

“A tradição diz que Isaías foi morto no reinado de Manassés. Certamente ele profetizou nos dias de Ezequias; por isso, provavelmente tornou-se mártir por ter protestado contra o paganismo de Manassés, no início de seu reinado”, destaca Paul Gardner.

“Essa perversidade gerou mais violência. Amom… filho de Manassés, foi assassinado por oficiais do palácio depois de apenas dois anos no trono (2Rs 21:19-26)”, observou Matthew Kenneth.

Algumas verdades merecem nossa reflexão:
• É possível que em certas circunstâncias, o melhor dos pais pode ter o pior dos filhos.
• Muitas vezes os pais podem não ter uma versão melhorada de si mesmos nos filhos, mas uma versão deploravelmente piorada.
• Nem sempre pais piedosos terão filhos consagrados a Deus, às vezes os filhos consagram-se ao pecado e ao seu autor.
• Às vezes os filhos não dão continuidade às boas obras dos pais, mas destroem tudo o que seus pais fizeram de bom.

Apesar dos pesares, Deus está sempre no controle da história, cuidando graciosamente de cada detalhe. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

E a pausa das abominações teve fim mais uma vez. De Ezequias, que andava diante de Deus “com fidelidade, com inteireza de coração” (2Rs.20:3), para Manassés, que fez “o que era mau perante o Senhor” (v.2). Enquanto o pai era um homem de oração, o filho era um adivinho e agoureiro. Enquanto o pai servia somente ao Senhor, o filho servia “a todo o exército dos céus” (v.5). Enquanto o pai consultava o profeta do Senhor, o filho consultava “médiuns e feiticeiros” (v.6). Enquanto o pai pôs abaixo os altos e postes-ídolos, o filho tratou de reerguê-los (v.3).

Manassés começou a reinar em Judá com apenas “doze anos de idade” (v.1). Portanto, ele foi concebido após a cura de Ezequias. O que me faz pensar que Ezequias não precisava da cura para obter a certeza do favor de Deus, mas a misericórdia divina foi tanta para com ele que lhe concedeu o milagre, mesmo sabendo que este geraria um filho ímpio e que levaria o povo a uma degradação sem precedentes. De qualquer forma, teremos uma ideia ainda mais ampla da misericórdia de Deus quando estudarmos a vida de Manassés pelo relato do segundo livro de Crônicas.

Certo é que se Ezequias houvesse morrido daquela enfermidade, Manassés não haveria nascido, porém, ao mesmo tempo, Josias, neto de Manassés, não existiria e não teria deixado um legado tão lindo que estudaremos a partir de amanhã. O povo tinha uma tendência muito forte em seguir o seu rei. O que a liderança fazia, o povo repetia. Tão logo Ezequias morreu, seu filho fez ressurgirem as práticas pagãs. “Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel” (v.9).

Quando a liderança do lar é falha, os filhos serão movidos pelas próprias tendências de um caráter mal desenvolvido. Ezequias foi um homem reto diante de Deus, mas o fim de sua vida ao invés de ter sido aproveitado para a instrução de seu novo herdeiro, foi gasto com alianças políticas que de nada serviriam. Assim, a corrente de uma má educação foi transmitida ao filho de Manassés, Amom, que “andou em todo o caminho que andara seu pai” (v.20). É dever dos pais ensinar as Escrituras a seus filhos e incentivá-los cada dia a manterem um relacionamento pessoal com Jesus, e isso pelo exemplo; aproveitar cada oportunidade para gravar-lhes na mente infantil os princípios imutáveis e inegociáveis da Palavra de Deus.

Assim como pesa sobre os pais a responsabilidade de responder pela educação de seus filhos, pastores e líderes também devem corresponder ao seu chamado. Abandonar o posto do dever ou submetê-lo aos critérios da maioria são duas ações condenadas pelo Senhor e que têm levado muitas igrejas à bancarrota. Necessita-se de homens e mulheres que revelem a identidade adventista do sétimo dia por onde quer que andarem. Pastores cujo maior legado seja uma vida de comunhão com Deus. Líderes cujas pegadas revelem a sua jornada pessoal com Cristo. Pois, como diz a revelação: “A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Educação, CPB, p.57).

Manassés foi um dos piores e quem sabe o mais sanguinário rei de Judá, mas bastou uma oração (2Cr.33:12), bastou uma oportunidade, para que o amor perdoador do Senhor o constrangesse e o transformasse. Jesus só espera uma oportunidade para apagar as nossas iniquidades e nos conduzir pelo caminho eterno. Então, a nossa vida refletirá a Sua e ainda que morramos, descansaremos para que, muito em breve, escutemos o eco da voz do Mestre a nos chamar para o início de uma vida sem fim: “Vinde, benditos de Meu Pai” (Mt.25:34). Uma recompensa que não merecemos, mas que pelos méritos de Cristo receberemos. Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

seu pecado. O relato de Manassés, em Reis, apresenta poucos detalhes sobre as iniquidades de seu reinado. Ele não somente ofereceu seu próprio filho como sacrifício humano, mas encorajou tais abominações no vale de Hinom [vale profundo ao sul de Jerusalém] (2Cr 33:6; cf. 2Rs 23:10). Ele permitiu o estabelecimento de casas para os sodomitas nas proximidades do templo (2Rs 23:7) e removeu a arca da aliança do templo (2Cr 35:3). CBASD, vol. 2, p. 1071.

19 Amom. Este nome é idêntico ao nome do deus-sol egípcio Amim. Manassés pode ter escolhido o nome do filho a fim de demonstrar sua relação com essa divindade egípcia. CBASD, vol. 2, p. 1071.

20 Fez [Amom] o que era mau. A apostasia de Manassés imprimiu o mal sobre Amom e moldou sua vida de modo irremediável. Durante a última parte do reinado de Manassés, as festividades idólatras foram controladas (2Cr 33:16), mas, então [com Amom], a idolatria recuperou o controle, e toda a terra foi arrastada numa maré de iniquidade. … O profeta Sofonias, que viveu durante a época de Josias, descreveu essa triste situação (ver Sf 1:8, 9, 3:1-4). CBASD, vol. 2, p. 1071.

Amom não participou do humilde arrependimento que caracterizou Manassés, seu pai, nos dias finais da vida deste (v. 2Cr 33.12-19). Por certo, restaurou as práticas idólatras que manasses abolira – pois estas estavam em prática, de novo, nos dias de Josias (v. 23.5-7, 12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

24 povo da terra. A expressão se refere à população em geral. Bíblia de Estudo Andrews.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem