Reavivados por Sua Palavra | 1 Samuel 8

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  Famílias em Contraste



“Ho

Comentário

1S


Comentário Blog Associação Geral

“Quando Deus permite que o homem siga seu próprio caminho, esta é a hora mais sombria de sua vida.” (Fé e Obras, 45).

Começando com Eva, vemos isso refletido em todos os seres humanos, exceto em UM.
– Caim queria sacrificar a Deus em seus próprios termos. Ele acabou matando seu irmão e se tornando um homem odiado.
– Abraão e Sara queriam uma criança em seu próprio tempo, e isso começou uma disputa familiar que continua até hoje.
– Ló queria a bela terra de Sodoma, apesar de sua iniqüidade, e perdeu todos os seus bens e a maior parte de sua família.

“Nós queremos um rei!”, Disseram os israelitas.
Orgulho e inveja foram a raiz de sua petição.Quantas vezes isso acontece conosco?
-Eu não quero perder meu emprego.
-Eu não quero ofender meu amigo.
-É assim que as coisas são feitas hoje em dia.
-Minha igreja crescerá.
-Uma pessoa contra a multidão não fará diferença.
-Eu quero mais dinheiro, poder, popularidade.

…Não importa a desculpa, se Deus tem um plano, nada do que fizermos irá melhorar a Sua Sabedoria.

Se insistirmos em nosso próprio caminho, as horas mais negras de nossas vidas estarão à frente.

Lisa Ward
Igreja Adventista do Sétimo Dia de Cleburne Country Life
Texas EUA

Oregon, USA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Pais piedosos não estão livres de terem filhos perversos. Filhos de pais cristãos tem livre-arbítrio para escolher o que quiser para sua vida, assim como os pais escolheram servir a Deus de todo coração.

• Filhos de profetas podem descambar para direções incorretas, trazendo opróbrio à família.

Tal experiência negativa marcou o ministério de Samuel. Joel e Abias foram postos como juízes em Berseba; suas atitudes, porém, eram regidas pela avareza, aceitavam subornos e pervertiam o direito (vs. 1-3).

• Deus também teve Seu coração paternal entristecido quando Seus dois filhos terrestres (Adão e Eva) despencaram no desfiladeiro da desobediência.

As consequências da apostasia sempre são gritantes. Pela indisciplina e perversão dos filhos de Samuel o povo de Israel idealizou ter um rei para governar sobre a nação (vs. 4-5). Talvez, tal solicitação não teria existido sem a corrupção administrativa dos filhos do profeta.

Entristecido pela situação dos filhos e pelo pedido do povo de Deus, a única reação de Samuel foi recorrer à oração. Deus atendeu à súplica do velho profeta. E, cedeu à pressão do povo diante do pedido por um rei, mesmo contra Sua vontade (vs. 6-22).

• Às vezes, Deus cede aos nossos caprichos, a fim de que vejamos quão péssimos somos para tomar decisões e elaborar planos.

Isso não é novidade! Deus havia feito isso no passado; quando Israel queria comer carne mesmo recebendo comida do Céu – o resultado foi catastrófico (Números 11). Agora, Ele cedera novamente. Embora Deus apresente as tragédias de se ter um rei, o povo insiste; e, Deus cede! Infelizmente, temos “cabeça dura” para aprender as lições das tragédias do passado.

• Às vezes, Deus responde nossos anseios inflexíveis a fim de que percebamos Seu amor paterno e aprendamos lições com nossas escolhas, mesmo que tenha de agir contra Sua perfeita vontade.

O rei Ezequias viveria essa experiência quando deveria morrer, mas clamou a Deus por mais tempo de vida. Ao receber mais 15 anos, gerou Manassés, o pior rei de Israel; além de cometeu grave erro ao mostrar as riquezas aos visitantes babilônicos que, cobiçando, futuramente tomariam Jerusalém. Tragédia!!!

Reveja teus conceitos:

• Nem todo pai de filhos apostados falhou na educação.
• Deus responde algumas orações contrárias a Sua vontade.

Como Pai, Deus quer ensinar-nos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Avançado em dias, Samuel tomou as devidas providências para que seus filhos julgassem Israel em seu lugar. Joel e Abias, contudo, não andaram nos caminhos de seu pai, “antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito” (v.3). Sabendo disso, os anciãos de Israel foram ao encontro de Samuel para protestar contra tal liderança e exigir que ele constituísse um rei sobre o povo, segundo a tradição das demais nações.

Não deve ter sido fácil para Samuel ouvir aquelas palavras. Por vários anos, ele havia julgado o povo e os advertido de seus maus caminhos. Se tinha alguém que havia se tornado um modelo de homem consagrado a Deus, esse alguém era Samuel. Como agora lidar com a triste sorte de filhos que não lhe seguiram o exemplo? Isto deixou o coração do velho pai em pedaços. E, como sempre, o profeta depôs diante do Senhor a sua profunda tristeza: “Então, Samuel orou ao Senhor” (v.6).

O Senhor, nosso Deus, também é o nosso Pai amoroso, e jamais ignora um filho que dEle se aproxime com o coração quebrantado. Sentindo-se rejeitado pelo povo e envergonhado pelos filhos, Samuel foi consolado por Aquele que sabia o que ele estava sentindo: “pois a Mim Me deixou” (v.8). O fato dos filhos de Samuel não satisfazerem as expectativas do povo serviu apenas de impulso para um desejo que há muito crescia em seus corações. Eis o verdadeiro motivo de Israel pedir um rei: “Para que sejamos também como todas as nações” (v.20).

Desde a saída do Egito, Israel havia experimentado da grandeza de Deus, de Seu cuidado paterno em alimentá-los, protegê-los e instruí-los. A inclusão de um rei terreno lhes traria consequências que lhes foram expostas desde então. O Senhor não deixou o povo inadvertido. Por intermédio de Samuel, declarou todos os encargos e jugos que lhe sobreviriam. Ainda assim, assumiram as consequências, exigindo para si um líder semelhante as nações pagãs. Chegaria o dia em que clamariam novamente por auxílio, porém teriam de deparar-se com a assoladora realidade: “mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia” (v.18).

Perto como estamos do maior evento que este mundo já viu, eis diante de nós um prévio tempo de graça, mas também um tempo de angústia. Quando estudamos e paramos para meditar na vida de homens e mulheres de Deus, que, como Samuel, buscaram viver “de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt.4:4), e olhamos para a condição atual da igreja de Deus, nos abate uma perplexidade e nos perguntamos: “Onde está aquela igreja?”. E a infelicidade de Samuel para com seus filhos tem sido a realidade de muitos lares, onde os filhos escolhem andar por caminhos diferentes.

Amados, como mãe cristã, posso lhes garantir com propriedade, que Deus sofre os nossos sofrimentos e sente as nossas dores. Ele compartilha da nossa angústia, mas não permite que sejamos por ela derrotados. O que Ele disse a Samuel, em outras palavras, foi que tanto o povo quanto seus filhos não estavam agindo por indisposição ao profeta e pai, mas a Deus. Se, pela graça de Deus, somos pais e mães que correspondem ao sagrado chamado do Senhor, precisamos segurar firme na esperança de que Ele irá completar a obra.

Que, como “igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (1Tm.3:15), não desejemos imitar o mundo, a fim de que, no Dia de Deus, não nos aconteça o que aconteceu com Israel: “mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia”. Mas que se cumpra em nossa família a bendita profecia: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais” (Ml.4:6). Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

Samuel envelhecido. [O comentário da Bíblia Shedd estima a idade de Samuel nesta época em 57 anos; O comentário da Bíblia de Estudo NVI Vida a estima em 65 anos. Ambas as estimativas são coerentes.]

constituiu seus filhos por juízes… Samuel procedeu arbitrariamente quando constituiu a seus filhos como juízes sobre Israel, ato da exclusiva alçada divina, visto que o reino era teocrático. Bíblia Shedd.

As posições de poder se baseavam nos direitos hereditários. Este costume garantia estabilidade social, mas, ao mesmo tempo, abria espaço para o nepotismo e corrupção. Bíblia de Estudo Andrews.

Joel. Nome comum na Bíblia, que significa “o Senhor é Deus”. Abias. Este nome significa “o Senhor é meu Pai”. Bíblia de Estudo Andrews.

aceitavam suborno (NVI). A perversão da justiça por meio do suborno era explicitamente proibida na lei do Pentateuco (v. Êx 23.8; Dt 16.19).Bíblia de Estudo NVI Vida.

Foi um erro delegar autoridade a homens cujo caráter era corrupto. Isso intensificou o anseio de Israel de ter um rei. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

teus filhos não andam pelos teus caminhos. Seria melhor, pensaram, levar a questão para Samuel resolver do que esperar pela confusão que certamente se seguiria à sua morte, quando os filhos tentariam consolidar a própria autoridade. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 516.

escolhe agora um rei para que nos lidere. Usando a diplomacia costumeira no Oriente, os anciãos, em oposição à vontade de Deus e sem buscar Seu conselho, tornaram conhecida sua limitada decisão. CBASD, vol. 2, p. 516.

…a razão fundamental do pedido era o desejo de serem semelhantes às nações ao redor – de terem um rei humano como símbolo do poderio e união nacionais que os comandaria na batalha e que seria a garantia da sua segurança (cf. v. 20; 10.19; 12.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O povo clamou por um rei, pensando que um novo sistema de governo traria mudança na nação. Mas porque seu problema básico era desobediência a Deus, seus outros problemas somente continuariam sobre nova administração. O que eles precisavam era uma fé unificada, não um governo unificado. Life Application Study Bible Kingsway.

esta palavra não agradou a Samuel Samuel orou ao Senhor. Samuel sentiu profundamente a rejeição, mas, por fim, tomou a única e acertada decisão de colocar toda a questão perante o Senhor. Isso é um bom exemplo! Quando nosso coração está arrasado, quando estamos cercados de dificuldades, quando os homens se levantam sobre nós e nos tratam com crueldade, lancemos nossa tribulação sobre o Senhor e Salvador que Se identificou conosco. Digamos-Lhe tudo, ainda que nosso coração esteja por demais abatido para isso. “Certamente se compadecerá de ti, à vos do teu clamor.” (Is 30.19). … Samuel é apropriadamente citado no livro de Salmos como um que invocava o nome de Deus (Sl 99.6). Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

Israel mais uma vez resolveu fazer exatamente o que fizera por séculos: tomar decisões sem esperar a orientação divina. … Samuel lhes mostrou o melhor caminho: buscar a Deus em oração. eles haviam subestimado seu elevado privilégio religioso e não perceberam que a necessidade real da nação não era de um novo poder … para confrontar a confusão que resultava de suas próprias inquietações e perversidades. Não estavam dispostos a submeter o caso a Deus e a conhecer a Sua vontade. CBASD, vol. 2, p. 517.

Atende à voz do povo. Este versículo é a melhor evidência possível de que as nações, assim como os indivíduos, são agentes morais livres. Se os anciãos tivessem buscado conselho, Deus teria dado; mas como chegaram com um ultimato, o Senhor aceitou a escolha deles. CBASD, vol. 2, p. 517.

foi a Mim que rejeitaram. Desejavam uma forma de monarquia que negasse seu relacionamento pactual com o Senhor, que por sua vez se comprometia a ser o Seu Salvador e Libertador. Ao pedirem um rei “como todas as outras nações” (v. 20), violaram a aliança, rejeitaram o Senhor que era o seu Rei (12.12; Nm 23.21; Dt 33.5) e se esqueceram das constantes provisões divinas para a proteção do povo no passado (10.18; 12.8-11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O povo queria ser como as nações vizinhas. Isto era exatamente o que Deus não queria. O fato de terem um rei tornaria mais fácil esquecer que Deus era o seu verdadeiro líder. … Na realidade, o povo estava rejeitando Deus como seu líder. Os israelitas queriam leis, um exército e um monarca humano no lugar de Deus. Eles queriam conduzir a nação pela força humana – mas somente o poder de Deus os poderia fazer florescer na hostil terra de Canaã. Life Application Study Bible Kingsway.

Os anciãos … rejeitaram a independência de uma confederação tribal e escolheram, em vez disso, uma forma autoritária e governo que, em poucas décadas, trouxe consigo uma carga tributária exorbitante. …preferindo ser servos de um rei que exerceria poder de vida e morte sobre seus súditos e que poderia executar aqueles que discordassem dele. … preferiram uma monarquia hereditária. … Vez após vez, quando Israel buscou o conselho do Senhor, Ele protegeu miraculosamente o povo dos ataques inimigos (ver I Sm 7:10; Js 10:11, etc.). Ao rejeitar a crença de que Deus era o supremo Senhor da teocracia, os anciãos estavam, na verdade, abrindo o caminho para a nação se tornar uma mera marionete dos conflitos internacionais. Os israelitas exigiam tributos dos inimigos derrotados e se gloriavam de seus feitos militares. Em contrapartida, caíram sob o domínio de nações mais poderosas. Atribuíram erroneamente seus reveses militares e períodos de opressão à forma de governo, em vez de reconhecer seus caminhos ímpios. … Por causa do egoísmo … Israel falhou em sustentar os levitas e permaneceu em analfabetismo e ignorância. A maior parte do povo não queria ser ensinada a pensar por si só. Sentia-se perfeitamente feliz em deixar que os líderes pensassem em seu lugar, contanto que estes não exigissem suas posses, nem perturbassem sua tranquilidade egoísta. CBASD, vol. 2, p. 518.

atende à sua voz. Eles iam ter um rei, e Deus atendeu ao desejo do coração deles, mas é bom ver Salmo 106.15 [“Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma.”]. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

adverte-o solenemente. Por ser um agente moral livre, o ser humano deve decidir, com base nas evidências à sua disposição,o que deseja fazer com a própria vida. Existem duas maneiras de obter essas evidências. [1] por meio de estudo cuidadoso dos conselhos, estatutos e julgamentos de Deus aplicáveis ao caso, ou [2] experimentando outras sugestões na tentativa de se verificar o valor delas. … após a advertência contra a mudança proposta, Deus declarou claramente o seguinte: “Se vocês sentem que essa é a coisa certa a se fazer, tentem. embora eu saiba que o plano não terá sucesso, vocês precisam aprender por experiência própria que não funcionará. Só então ficarão satisfeitos em seguir Meu conselho.” …  Ao questionar a palavra do Senhor, Adão trouxe à luz um novo regime, que deve seguir seu rumo para demonstrar a pessoas e anjos, sem sombra de dúvida, que somente o plano ordenado por Deus á capaz de trazer vida e felicidade. CBASD, vol. 2, p. 518, 519.

11-18 O direito do rei valeria por uma verdadeira escravidão, enquanto o juizado estava isento de qualquer ônus financeiro para o povo. Bíblia Shedd.

11 o rei … reivindicará. Samuel, descrevendo as políticas dos reis cananeus da época (v. 11-17), adverte o povo a respeito dos fardos em questão no tipo de monarquia solicitada. Bíblia de Estudo NVI Vida.

corram adiante dele. Absalão, filho de Davi, queria ser rei e tinha “carros e cavalos e cinquenta homens que corressem adiante dele” (2Sm 15.1).Bíblia de Estudo Andrews.

14 tomará o melhor de vossas lavouras. Acabe usou a força para se apropriar da vinha de Nabote. Bíblia de Estudo Andrews.

15-17 As exigências do rei ou tirarão daquilo que pertence ao Senhor (Lv 27.30-32; Dt 14.22, 28), ou criarão um novo fardo de impostos para os seus súditos. Bíblia de Genebra.

16 os empregará no seu trabalho. Salomão mobilizou o povo de Israel para trabalhar em seus imensos projetos de construção. Bíblia de Estudo Andrews.

20 como todas as nações. Deus chamou Israel para ser um povo especial e santo. Este pedido foi a negação de tal escolha. Bíblia de Estudo Andrews.

Durante o tempo em que habitaram na Palestina, os israelitas testemunharam os esforços unidos dos povos dos mar [filisteus, em especial] e de outras nações na conquista de todas as terras do antigo Oriente Próximo, superando qualquer resistência e levando medo a todo coração. No entanto, o povo não sabia nada sobre o medo que tomou conta dos cananeus quando Josué liderou os filhos de Israel na conquistada Palestina (ver Js 2:9-11). Seus antepassados foram tolos e acreditaram que o tributo cobrado das nações enriqueceria a nação. Esqueceram-se de que as verdadeiras riquezas vêm por meio de um estilo de  vida diferenciado. Indignados com a ganância e a corrupção de líderes sacerdotais como os filhos de Eli e de Samuel, pensaram que a solução se encontrava em se submeter ao juízo de um rei, como o faziam outras nações. Ignoraram o fato de que um rei encontraria ainda mais oportunidades para demonstrar favoritismo e gratificar desejos egoístas do que faziam os dissolutos sacerdotes. No início de seu período como juiz, Samuel mostrara ao povo que a verdadeira solução para os problemas não era uma mudança de administração, mas, sim, de coração, numa entrega contrita ao Senhor. CBASD, vol. 2, p. 520.

22 Atende à sua voz. Por três vezes no texto, Deus instruiu Samuel a fazer o que o povo estava pedindo. Há circunstâncias em que o Senhor permite que as pessoas façam escolhas contrárias às advertências divinas e sofram as consequências. Bíblia de Estudo Andrews.

Volte cada um para sua cidade. Samuel, ao mandar para casa os homens de Israel, subentende que estabelecer um rei requererá certa preparação. O decurso dessa preparação será narrado nos capítulos que se seguem. Bíblia de Genebra.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem