Reavivados por Sua Palavra | 1 Samuel 6

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  Eles não queriam Deus por perto


“Quem poderia estar diante do Senhor, este Deus santo?” 1 Samuel 6:20


Em nosso mundo irreverente e amante do pecado, as coisas de Deus são tratadas com falta de respeito e até desprezo. Alguns, se pudessem, mandariam o Criador embora para poder continuar em suas práticas e em seu estilo de vida. A pergunta dos filisteus, de certa forma, expressa isso: “O que faremos com a arca do Senhor?” (v. 2) Os Filisteus queriam se livrar de Deus; já os hebreus se afastaram Dele; só as vacas não se desviaram do caminho (v. 12). Quanta ironia! Assim, os israelitas perderam a arca e os filisteus, a oportunidade.


Verso 2: o que você fará com a graça (propiciatório)? O que fará com a Lei (tábuas)? Tome a decisão certa. Não mande a arca embora.


Verso 3: Deus não Se compra com ofertas; o que Ele deseja é o coração ofertado.


Verso 5: os filisteus reconheceram que o Deus de Israel é maior que o deus deles, no entanto, queriam se livrar Dele. Muitas pessoas reconhecem que Deus existe, mas quantos desejam um compromisso com Ele?


Verso 6: os filisteus deixaram claro que sabiam o que Yahweh havia feito no Egito. Portanto, eram idólatras conscientes.


Verso 16: os governantes filisteus viram o que aconteceu com as vacas e o holocausto em Bete-Semes, mas voltaram para casa. Quantas pessoas veem os milagres de Deus, mas voltam para casa fingindo que nada aconteceu.


Verso 19: nem os filisteus foram tão ousados e irreverentes quanto os israelitas, a ponto de olhar para dentro da arca. Às vezes, o povo de Deus corre o risco de, pela familiaridade com as coisas Dele, se tornar irreverente e descuidado.


Verso 20: em lugar de desejar a santificação, o povo de Bete-Semes preferiu mandar a arca embora. Triste decisão.


Promessa: Quem pode permanecer na presença do Senhor? (v. 20) Os que foram perdoados e purificados por Ele. A solução para o pecador não consiste em querer que Deus Se afaste dele, mas em se aproximar mais e mais Dele.

Comentário

1S


Comentário Blog Associação Geral

Quão confortável você fica com coisas que não pode controlar? Você prefere seguir o fluxo ou insiste em estar no comando e definir a direção? Se você gosta de estar no controle em todos os momentos, você provavelmente terá muitos problemas da mesma forma que os filisteus. A Arca capturada só causou problemas para os filisteus em todas as cidades onde veio a estar, porque nenhum desses lugares era onde Deus queria que a arca estivesse. Os filisteus finalmente decidiram abandonar o controle da arca e oraram para que Deus a levasse de volta. Eles finalmente colocaram a arca em uma carroça puxada por duas vacas leiteiras, abriram mão de conduzir a carroça e deixaram que Deus assumisse o controle. Então Deus devolveu a Arca a Israel, onde ela pertencia.

Você tem alguma coisa que precisa para colocar em uma carroça metafórica e devolver para Deus? Seus pensamentos ou comportamentos estão fora do lugar? Ofereça-os de volta a Deus. Deixe-o saber que você sente muito por escolher seus próprios modos rebeldes e peça a ele que assuma o controle. Ele pode colocar seu coração no lugar certo.

Karen Lifshay
Corista
Igreja Adventista do Sétimo Dia de Hermiston
Oregon, USA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Ainda que as pessoas banalizem as coisas sagradas, os animais podem ser usados por Deus para impactá-las.

1. Deus não Se deixa escarnecer: Ele não aceita que filisteus/pagãos/ateus profanem Sua reputação devido à irresponsabilidade espiritual de Seu povo. Pelo contrário, dará fortes evidências de Sua existência, onipotência e sapiência. Duvidando da atuação de Deus, os filisteus separaram duas vacas, separaram-nas de seus bezerros e colocaram-nas em um carro novo sem guia a fim de verificarem se Deus era o Agente dos juízos sobre o povo durante os sete meses que a arca ficara em seu território (vs. 1-9).

2. Deus age de forma impressionante: Contrário à natureza das coisas e a lógica humana, as vacas sem suas crias e sem guia foram berrando a Israel, porém sem titubear, até Bete-Semes, onde os moradores alegraram-se com a chagada da arca e os presentes adjuntos (vs. 10-18).

3. Deus é intolerante à irreverência: Objetos sagrados não devem ser tratados como coisas banais, comuns. Ao olharem curiosamente dentro da arca, os habitantes de Bete-Semes morreram frente à santidade do Senhor. Ao invés de arrepender-se, desejaram desfazer-se da arca. Visando este fim, enviaram mensagens aos habitantes de Quiriate-Jearim para buscá-la (vs. 19-21).

Paciência e misericórdia caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, embora os filisteus já soubessem de Sua existência por mais de 500 anos (desde quando Israel saiu miraculosamente das fortalezas egípcias), continuavam na idolatria e feitiçaria; entretanto, Deus continuava a revelar-lhes Seu poder soberano. Contudo, convencidos de Sua existência, eles não se converteram.

Além de paciência e misericórdia, santidade e justiça também caracterizam ao Deus Todo-poderoso; pois, mesmo contentes e alegres com a chegada da arca, quando os habitantes de Bete-Semes olharam irreverentemente para dentro dela, houve grande morticínio entre eles.

Para pensar…

• …Através da Sua paciência e misericórdia aos pagãos e, por meio de juízos que refletem santidade ao Seu povo, Deus revelou Seu real caráter desafiando crentes e pagãos a uma consagração total a Ele.

• …Infelizmente, às vezes, idólatras e feiticeiros tem mais respeito por Deus (v. 5) do que Seu próprio povo (v. 19); assim, tanto pagãos quanto crentes precisam aprender a renunciar tudo a fim de, obedientemente, andar segundo a vontade de Deus (v. 12).

Respeite, submeta-se e glorifique a Deus! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Após sentirem a indignação do Senhor, os príncipes dos filisteus decidiram devolver a arca da aliança. Mas como devolveriam a arca sem ter que enfrentar um confronto direto com Israel? Seus sacerdotes e adivinhadores estabeleceram um plano. Colocariam a arca em um carro puxado por duas vacas e, ao lado da arca enviariam uma oferta em ouro, “cinco tumores de ouro e cinco ratos de ouro” (v.4), representando o mal por eles sofrido, tanto na pele, como na terra. Aquelas vacas foram direto para Bete-Semes, seguindo “sempre por esse mesmo caminho, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda; os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao território de Bete-Semes” (v.12).

Ao avistarem a arca do Senhor, os israelitas daquela região “se alegraram” (v.13), “ofereceram as vacas ao Senhor, em holocausto” (v.14) e “os levitas desceram a arca do Senhor como também o cofre que estava junto a ela” (v.15). Os príncipes filisteus vendo tudo o que sucedeu, no mesmo dia, retornaram para Ecrom (v.16). Contudo, os homens de Bete-Semes fizeram o que não lhes era permitido fazer: “olharam para dentro da arca do Senhor” (v.19). E diante do morticínio que se sucedeu, os habitantes de Bete-Semes choraram e lançaram a seguinte indagação: “Quem poderia estar perante o Senhor, este Deus santo?” (v.20). Então, providenciaram para que a arca fosse levada a Quiriate-Jearim. Apesar dos holocaustos e sacrifícios apresentados a Deus, a Bíblia deixa bem claro que “o obedecer é melhor do que o sacrificar” (1Sm.15:22). “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Sl.51:17).

Todos nós, quando crianças, ouvíamos a mesma palavra constantemente e várias vezes ao dia: NÃO. Garoto, NÃO corra no piso molhado, senão vai cair! Menina, NÃO não bata na sua irmã! NÃO toca aí, ou vai se queimar! Mas, com certeza, cada NÃO desses tinha o objetivo de tão somente nos proteger de consequências ruins. O que dizer, então, dos “NÃOS” de Deus? Por isso que, dentre os dez mandamentos, oito iniciam com a palavra “Não” (Êx.20:3-17). Deus jamais diz não para nos castigar, e sim por muito nos amar. Quantos de nós já não caímos por correr em piso molhado! Quantos de nós já não batemos no irmãozinho ou irmãzinha e ficamos de castigo! Quantos de nós já não queimamos nossa mão alguma vez! Não por falta de aviso, mas por desobediência mesmo.

Era do conhecimento de todos de que não poderiam tocar na arca, ou abri-la. Mas a curiosidade os levou à desobediência, assim como aconteceu no Éden. Ao abrirem a arca, assumiram as consequências que Deus já os advertira que sofreriam. Quando sua desobediência era descoberta na infância, o que você faria se pudesse? Se esconderia, não é mesmo? Pois é. O pecado faz isso conosco. O pecado fez isso com Adão e Eva. E chegamos ao ponto de duvidar do real sentido das advertências de Deus: Proteção. O Senhor mesmo nos convida a andar em Sua presença todos os dias, meus irmãos. Ele nos diz: “Vinde a Mim”! (Mt.11:28). Por mais longe que tenhamos ido, o convite de graça do nosso Pai do Céu ainda nos está disponível. Jesus está pronto a nos perdoar e a cuidar das feridas da desobediência. Apresente a Deus o seu coração quebrantado e contrito, pois Ele te espera. O NÃO de Deus pode até não te agradar no presente, mas te levará ao futuro que superará infinitamente todos os teus sonhos! Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

Este capítulo conta como os filisteus devolveram a arca da aliança para Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

Sete meses. Os eventos descritos no capítulo anterior aconteceram, não em questão de dias, mas de meses. O número sete frequentemente significa integralidade. Bíblia de Genebra.

O texto grego [LXX] ainda acrescenta: “… e a terra produziu enxames de ratos”. Bíblia Shedd.

não a envieis sozinha. Um costume disseminado no mundo antigo, de nunca se aproximar de alguém em posição elevada ou de um deus sem um presente. Bíblia de Estudo Andrews.

Os adivinhos (6:2) provavelmente ajudaram a escolher os presentes que eles pensavam que aplacariam Yahweh. Mas as ofertas consistentes de tumores e raros não eram o tipo de oferta de culpa prescrita nas leis de Deus (Lv 5:14 – 6:7; 7:1-10). Quão fácil é imaginarmos nossos próprios métodos para agradarmos a Deus do que servi-Lo do modo que Ele requer! Life Application Study Bible Kingsway.

cinco ratos de ouro. É provável que os ratos fossem portadores da doença, que pode ter sido uma forma da peste negra [bubônica] . Bíblia Shedd.

porventura, aliviará a Sua mão de cima de … vosso deus. O tratamento opressivo que o Senhor aplicou aos deuses dos filisteus é como o seu tratamento aos “deuses dos Egito” (Êx 12.12). Conforme indica o versículo seguinte, os próprios filisteus perceberam essa comparação. Bíblia de Genebra.

6 Revela que a história de Israel era conhecida pelos povos vizinhos. Os filisteus não esperaram pelas dez pragas egípcias; contentaram-se com três: tumores, ratos e mortes. Bíblia Shedd.

afastem delas os seus bezerros (NVI). Normalmente, as vacas não se dispõem a deixar seus bezerros que ainda mamam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

metei num cofre (ARA; NVI: “ponham numa caixa”).

Reparai. Se as vacas, que não conheciam o caminho, nem canga, e se, separadas de suas crias, que amavam, não retrocedessem e acertassem o rumo, seria Deus quem mandara o mal; senão, seria o acaso. As vacas acertaram. Bíblia Shedd.

Bete-Semes. Lit. “Casa do Sol”. … Bete-Semes era uma cidade fronteiriça (v. 12, Js 15.10), frequentemente disputada por filisteus e israelitas (2Cr 28.18). Bíblia de Genebra.

Cidade pertencente a Judá, perto da fronteira dos filisteus (v. Js 15.10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

… os cananeus era devotos adoradores dos corpos celestes, neste caso, o Sol. CBASD, vol. 2, p. 507.

Os filisteus aceitavam a existência do Deus dos hebreus, mas somente como uma das divindades cujo favor eles buscavam. Ao pensar em Deus desse modo, era fácil para eles ignorarem suas ordens para que o povo adorasse somente a Ele. Eles viam Deus como um ingrediente em uma vida bem sucedida. Mas Deus é muito mais que um ingrediente – Ele é a própria fonte da vida. É você um “filisteu”, que busca o favor de Deus como um dos ingredientes de uma boa vida? Life Application Study Bible Kingsway.

12 até o território de Bete-Semes (ARA; NVI: “até a fronteira de Bete-Semes”). O autor deixa subentendido que os anjos de Deus conduziram as vacas na direção da terra de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

“O sermão das vacas filisteias”. 1) Obedeceram, mesmo contrariando seus instintos, deixando atrás, apartados, os seus bezerros. Deixaram tudo… (7, 12; Mt 19.27); 2) Sem conhecerem o caminho, acertaram o rumo. Deus as guiava (9, 12; Sl 95.7); 3) Não estranharam o peso, mesmo que o sentissem pela primeira vez, pois o jugo era a arca e o ouro do Senhor (8; Mt 11.29, 30). Bíblia Shedd.

Que notável ilustração constituem essas vacas berrando! O instinto maternal as impulsionava para junto de suas crias, detidas lá atrás; mas elas foram forçadas a seguir em frente movidas por um impulso sobrenatural. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento. F. B. Meyer.

14 O término da viagem em Bete-Semes é uma revelação da mão de Deus, tanto quanto a própria viagem, porque essa foi uma das cidades de Judá distribuídas aos sacerdotes na época da conquista (v. Js 21.13-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Bete-Semes era atribuída aos levitas; especificamente aos descendentes de Arão (Js 21.16). Bíblia de Genebra.

fenderam a madeira do carro (ARA; NVI: “cortaram a madeira da carroça”).

16 voltaram para Ecrom. Que decepção para os filisteus! Eles haviam testemunhado a rendição de Dagom ao Senhor no templo de Asdode. Tinham contemplado a guia sobrenatural das vacas ao enviarem a arca de volta a Judá. Ainda testemunhariam o poder controlador de Deus ao deter a epidemia e lhes dar a cura. embora convictos de que viram coisas estranhas naquele dia, viraram as costas e voltaram a seus deuses e a seu povo. CBASD, vol. 2, p. 508.

19 porque olharam para dentro da arca. Como Deus vinculara tão estreitamente com a arca a manifestação da sua presença, a arca devia ser tratada com grande honra e respeito (v. 2Sm 6.7; Nm 4.17-20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ver Nm 4.5, 20. O manuseio presunçoso da arca levara à sua perda, e um delito semelhante deve ser afora castigado na ocasião da sua devolução. O problema de manusear a arca de modo impróprio surgirá de novo em 2Sm 6. Bíblia de Genebra.

Para proteger os israelitas de Seus poder, Ele os havia advertido para nem mesmo olhar para os objetos do Lugar Santíssimo do santuário ou eles morreriam (Nm 4:20). … Deus não matou os homens de Bete-Semes por crueldade. Ele os matou porque desprezar sua presunção pecaminosa encorajaria toda a nação de Israel a ignorá-Lo. Life Application Study Bible Kingsway.

20 E para quem subirá desde nós? (ARA; NVI: “A quem enviaremos a arca, para que Ele se afaste de nós?”). Os habitantes de Bete-Semes reagiram diante do juízo divino semelhantemente aos habitantes de Asdode, Gate e Ecrom (v. 5.8-10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

21 Quiriate-Jearim. Literalmente, “acidade das florestas”. Estava listada dentro da herança de Judá (Js 15:9) e situada nos cumes ocidentais das montanhas próximas a Jerusalém, cerca de 14 km de Bete-Semes. O envio da arca para a cidade de Quiriate-Jearim sugere a impressão de que, quanto mais a arca ficasse longe dos filisteus, mais segura estaria. Quiriate-Jearim, situada em uma altitude ainda mais elevada, podia ser defendida com mais facilidade contra um ataque do que uma cidade numa região mais baixa e cercada de colinas. CBASD, vol. 2, p. 509.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem