Reavivados por Sua Palavra | 1 Samuel 24

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio




RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  Deixe a vingança com Deus 🙏



“Que o Senhor Deus seja o meu juiz e julgue entre nós dois. Que Ele examine e defenda a minha causa, me faça justiça e me livre das mãos do rei.” 1 Samuel 24:15


Mesmo três mil dos melhores soldados nada podem contra alguém ao lado de quem o Anjo do Senhor Se acampa. Saul queria matar Davi e este sentiu remorso por ter-lhe cortado a ponta do manto – contraste de caracteres. Davi nos ensina a lição de que não podemos tomar em nossas mãos algo que somente Deus pode fazer.


Verso 3: Saul se tornou especialista em entrar nas cavernas para fazer sujeira (fez isso em En-Gedi e em En-Dor).


Verso 12: “O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue Ele os males que tens feito contra mim.” Digno de imitação. Entreguemos a vingança ao Senhor.


Verso 22: Davi jurou não fazer desaparecer o nome de Saul e cumpriu essa promessa protegendo Mefibosete.


Promessa: O Senhor vê as injustiças praticadas contra nós. Por isso, deixe a vingança com Ele.


Comentário

1Sm 24 – O Senhor vê as injustiças praticadas contra nós. Por isso, deixe a vingança com Ele.


1Sm 24:2 – Mesmo três mil dos melhores soldados nada podem contra alguém ao lado de quem o Anjo do Senhor Se acampa.


1Sm 24:3 – Saul se tornou especialista em entrar nas cavernas para fazer sujeira (fez isso em En-Gedi e em En-Dor).


1Sm 24:5 – Saul queria matar Davi e este sentiu remorso por ter-lhe cortado a ponta do manto. Contraste de caracteres.


1Sm 24:6 – Davi nos ensina a lição de que não podemos tomar em nossas mãos algo que somente Deus pode fazer.


1Sm 24:12 – “O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue Ele os males que tens feito contra mim.” Digno de imitação. Entreguemos a vingança ao Senhor.


1Sm 24:17 – “Você é mais justo do que eu.” Admissão tardia do ímpio rei de Israel.


1Sm 24:22 – Davi jurou não fazer desaparecer o nome de Saul e cumpriu essa promessa protegendo Mefibosete.


1Sm 24:22 – Saul foi para casa; Davi voltou para a fortaleza. Emblemático. Davi sempre confiou no Refúgio e na Fortaleza.


Comentário Blog Associação Geral

Saul, com “três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel” (v. 2) veio procurando por Davi. Precisando se aliviar, Saul entrou sozinho dentro da mesma caverna onde Davi estava escondido, tirou o manto, e colocou-o ao lado. Alguns de seus homens sussurraram para Davi: “Agora é a sua chance! O Senhor colocou Saul em suas mãos!”

Davi, então, rastejou até onde Saul tinha colocado o seu manto, cortou um canto do manto de Saul e se arrastou de volta. Davi não fez nenhum mal a Saul e não deixou ninguém fazê-lo. Ele disse: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, […] o ungido do Senhor” (v. 6).

Se Davi tivesse matado Saul, ele teria agido como o próprio rei Saul estava agindo. Mas ele confiava o seu caso ao Senhor, que lhe havia prometido o trono de Israel. Ele iria esperar o tempo de Deus. Ele conhecia a promessa de Deus: “A Mim pertence a vingança e a retribuição” (Dt 32: 35 NVI). Ao confiar e esperar em Deus, Davi mostrou o Espírito de Cristo, quando disse: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mat. 5:44).

Ralph Neall
Professor e missionário aposentado


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

I SAMUEL 24 – Aprender a confiar tudo a Deus trará experiências das mais marcantes e impactantes.

“A rejeição do Espírito de Deus torna a pessoa vulnerável aos males do orgulho, ciúme e inveja. Mas aqueles que permitem que o Espírito Santo lhes controle a vida manifestarão os belos frutos do amor, lealdade, humildade e altruísmo. A confiança em Deus habilitará a enfrentar a vida corajosamente, sabendo que o Senhor peleja por eles” (Rosalie Haffner Lee).

Saul é exemplo de quem rejeitou o Espírito Santo; Davi, em contrapartida, exemplo de quem permitiu ser conduzido pelo Espírito Santo.

Gene Getz faz a seguinte observação: “Medo gera medo! Mas fé gera fé!”, e depois acrescenta: SE VOCÊ QUER…

1. Ser medroso, junte-se a pessoas medrosas.
2. Ser pessimista, junte-se a pessoas pessimistas.
3. Aprender a confiar em Deus, junte-se a pessoas que confiam em Deus.

No capítulo em questão, nota-se um contraste entre o grupo de Davi e o grupo de Saul. Davi liderou seu grupo de homens falidos para cima, e Saul liderou seus soldados para baixo. Cuidado com quem você se alia! Com quem você anda faz toda a diferença em tua vida!

David Tsumura intitula este capítulo assim: “Davi perdoa a vida de Saul em En-Gedi” e, então apresenta estes tópicos:

1. Saul entra na cova (vs. 1-3);
2. Davi corta a ponta do manto de Saul (vs. 4-7);
3. Discurso de Davi (vs. 8-15);
4. Resposta de Saul (vs. 16-22).

Davi teve oportunidade de ouro de matar quem o queria matar. Davi poderia concluir que Deus estava dando-Lhe de bandeja seu inimigo. Contudo, ao ser guiado por Deus, as conclusões vão muito além das opiniões humanas:

• Ainda que Deus nos dê oportunidade de ter o inimigo de bandeja, não o devemos matar.

• Quando temos a maior de todas as oportunidades para fazer mal a quem nos prejudica, devemos exercer o caráter moldado por Deus fazendo o bem a ele.

• Se soubermos usar com nobreza, inteligência e sabedoria divina as oportunidades de perdoar, fazer o bem e tratar com respeito a quem nos persegue, faremos nossos inimigos corarem de vergonha.

“Não permita que o mal vença em sua vida, mas vença o mal com a prática do bem” (Romanos 12:21). Reavivemo-nos! Ore por transformação! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Um tempo de terrível angústia se abateu sobre Davi e seu pequeno exército. Nas profundezas das cavernas encontravam lugar de refúgio da fúria e insistente perseguição de Saul. Foi quando o rei estava sozinho em um desses lugares que aqueles homens enxergaram a oportunidade de matar o seu algoz. Davi, porém, os conteve e, cortando furtivamente “a orla do manto de Saul” (v.4), obteve a prova de que não pretendia tirar a vida do “ungido do Senhor” (v.6).

Aquela atitude, porém, causou um grande aperto no coração de Davi, que, arrependido, saiu da caverna a chamar Saul. De longe, o rei avistou a sua “caça” fazendo-lhe “reverência, com o rosto em terra” (v.8). E comprovado que Davi lhe havia poupado a vida, “chorou Saul em voz alta” (v.16), proferindo palavras de aprovação que devem ter consolado grandemente o coração do aflito fugitivo.

Diante de inimigos e de perseguidores, precisamos confiar, como Davi, na justiça divina: “Seja o Senhor o meu juiz, e julgue entre mim e ti, e veja, e pleiteie a minha causa, e me faça justiça, e me livre da tua mão” (v.15). Notem que mesmo diante das lágrimas e da confissão de Saul, a prudência não permitiu que Davi se achegasse a ele. Davi sabia que a sua luta não era contra Saul, mas contra o espírito maligno que atormentava o rei de Israel. E manter uma distância segura era o melhor a se fazer.

Tentando provar sua bondade, Davi fez algo que lhe doeu no coração. Por vezes, não sabemos ao certo como lidar com situações adversas, e acabamos tomando atitudes que, depois, nos abatem o coração. Mas Deus, em Sua infinita misericórdia, pode transformar os nossos impulsos em oportunidades de reconciliação. Confie na justiça do Senhor e siga o exemplo de Cristo fazendo sempre o bem aos seus inimigos, ainda que não aconteça o retorno desejado. Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

todos os amargurados de espírito (ARA; NVI: “os descontentes”). Davi, um proscrito [fora da lei], lidera o grupo de pessoas descontentes com o reinado de Saul. Andrews Study Bible.

Mispa de Moabe. Havia boas relações entre Davi e o rei de Moabe. Em parte, por ter sido Rute, a moabita, bisavó de Davi (Rt 1.4; 4.13), e em parte, por ter Saul guerreado contra Moabe (14.17). Bíblia Shedd.

Gade. Um profeta que se uniu a Davi e mais tarde teve uma longa carreira durante seu reinado. Andrews Study Bible.

Aparece aqui pela primeira vez. Manda que Davi volte a Judá; um rei não pode estar longe do seu povo, mesmo que tenha de sofrer. Bíblia Shedd.

bosque de Herete. Lugar agreste nas montanhas de Judá. Bíblia Shedd.

18 Doegue. Sendo um mercenário estrangeiro, não teve medo de matar os sacerdotes do Senhor. Andrews Study Bible.

19 O crime é ainda maior, quando se lembra que Saul poupou a Agague, rei dos amalequitas, suas ovelhas, bois, animais gordos e cordeiros (15.8-9). Bíblia Shedd.

20 Abiatar. Sacerdote que serviu fielmente sob Davi. Este massacre está relacionado com as predições sobre a casa de Eli (2:31-33). Andrews Study Bible.

22 Fui a causa (21.2). Davi reconhece as suas culpas e revela em si uma rara qualidade, a de humildade e de autocrítica. Bíblia Shedd.

23 fica comigo. Abiatar, agora sumo sacerdote, acompanha a Davi. E Saul fica sem assistência sacerdotal, tanto na parte cerimonial como na parte da revelação. Bíblia Shedd.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem