Reavivados por Sua Palavra | Josué 12

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


Deixe nos comentários dos videos um #vimpeloMundoAdventista para nos incentivar a continuar este projeto.

RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  Os reis derrotafos


“Estes são os reis da terra que os filhos de Israel derrotaram. [...] Ao todo, trinta e um reis.” Josué 12:1, 24


A lista de reis derrotados em Josué 12 devia ter sido escrita 40 anos antes, mas a infidelidade pode atrasar os planos de Deus. Josué e os israelitas derrotaram 31 reis, e isso nos faz lembrar das palavras do apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Com Deus faremos proezas!


Duas vezes no mesmo verso (6) Moisés é chamado de “servo do Senhor”. Que sejamos vistos da mesma forma.


Promessa: Poder nenhum permanece em pé diante daquele que permanece de joelhos diante do Senhor.


Arqueologia e história: “Durante os quase sete anos de campanha militar (Js 14:7-10), os limites de Israel expandiram-se de Cades-Barneia, no sul (Js 10:41), até as raízes do monte Hermom, ao norte (Js 11:17). Agora a tarefa de Josué era repartir a terra entre as tribos, e deixar o restante da conquista nas mãos de Deus (Js 13:6, 7)” (Bíblia de Estudos Palavras-Chave).

Comentário


Js 12 – Poder nenhum permanece em pé diante daquele que permanece de joelhos diante do Senhor.


Js 12 – Essa lista devia ter sido escrita 40 anos antes, mas a infidelidade pode atrasar os planos de Deus.


Js 12:6 – Duas vezes no mesmo verso Moisés é chamado de “servo do Senhor”. Que sejamos vistos da mesma forma.


Js 12:24 – Josué e os israelitas derrotaram 31 reis. Tudo podemos naquele que nos fortalece (Fp 4:13). Com Deus faremos proezas!


Comentário Blog Associação Geral

Nosso Deus é um Deus poderoso e sem limites. Josué 12:8 fala das vitórias que Deus deu a Josué e diz que ele foi vitorioso: “nas montanhas, e nas planícies, e nas campinas, e nas descidas das águas, e no deserto e na região do sul.” Em outras palavras, Deus deu vitória a Josué e a Israel em todo lugar. Não havia limites para o poder de Deus.

Este capítulo é uma reminiscência do confronto que Moisés teve com os “deuses” de Faraó. Cada uma das pragas respondeu à questão de quem era maior, o deus de Moisés ou o deus de faraó. Os egípcios adoravam deuses com limites. Eles acreditavam que alguns deuses estavam no comando do Nilo. Outros, eles criam, tinham poder sobre sapos ou cobras. Seus deuses tinham poderes e manifestações limitados e todos eles exigiam diferentes rituais para apaziguá-los. Deus sistematicamente desmascarou todos aqueles deuses menores.

Esta é uma boa notícia para nós. Nosso Deus é grande o suficiente para derrotar qualquer problema que possamos ter. Ele não está limitado apenas a nos dar comida e abrigo. Ele pode derrotar o desânimo, a tristeza, a intimidação, a depressão, a solidão, etc. Não há lugar algum em que Ele não seja Deus. Experimente-o contra as montanhas de obstáculos em sua vida, volte-se para ele nos vales da fadiga espiritual. Ele quer dar-lhe a vitória sobre todo o território da sua vida.

Karen Lifshay
Coralista da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Hermiston
Hermiston, Oregon, EUA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Nesta vida ou você vence ou é vencido, você ganha ou perde, é vitorioso ou fracassado. Não há meio termo. A indecisão já significa perder. Por outro lado, não há vitória sem luta, sem combate. Para o bem de Seu povo, Deus entra no campo de batalhas e confere-lhe a vitória.

Tem pessoas vencidas que se tornaram escravas do álcool, outras da nicotina, outras do sexo impuro, outras da fofoca, outros do dinheiro, e, ainda outros da vaidade, TV, etc… Estas pessoas têm os dias contados; pensando estarem livres, mas são prisioneiras; crendo isso ser prazer, vão à lama igual ao porco que ama lavagem.

A vitória concedida por Deus eleva, enobrece e dá sentido à vida. O prazer não é baixo, é elevadíssimo. O relacionamento real e intenso com Deus não tem preço, é incomparável. A paz que vem com a vitória é indizível, não tem palavras que a descreve em sua totalidade – é uma experiência divina!

De acordo com Merril F. Unger oferece-nos os seguintes tópicos ao capítulo em questão:

1. As conquistas na Transjordânia são repassadas (vs. 1-6)
2. As conquistas em Canaã, com uma lista de reis vencidos, são apresentados nos vs. 7-24.

A derrota é uma característica de quem não quer nada com Deus. Mesmo reis, nações e exércitos poderosos não obtêm vantagem alguma em relação àqueles que dependem constantemente de Deus. Nenhuma guerra, por mais que seus guerreiros sejam bons e usem armas poderosas, tem qualquer vitória contra Deus e Seu povo.

O líder que Deus chama deve ser espiritual, o que faltar, Deus completará/preencherá/suprirá. Note:

• Moisés, um líder espiritual deveria ter visão militar para liderar o povo de Israel (vs. 1-6);
• Josué, um líder militar, deveria ter visão espiritual para conduzir o exército de Israel rumo à vitória (vs. 7-24).

Para concluir, darei ênfase à derrota para que a evitemos. A DERROTA…

• …É real para todo aquele que amadurece no pecado (Gênesis 15:12-21);
• …Chega a todo aquele que, após as evidências do Deus verdadeiro, prefere deuses falsos;
• …Alcança a todos aqueles que buscam tudo, menos a Deus.
• …Será o triste fim de toda humanidade indiferente a Deus no Armagedom.

Portando, converta-se do caminho da derrota ao caminho da vitória! O povo de Deus é vitorioso! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Este capítulo apresenta o relato das conquistas de guerra tanto de Moisés quanto de Josué. “Moisés, servo do Senhor” (v.6) e os filhos de Israel feriram dois reis: Seom, rei dos amorreus e Ogue, rei de Basã. Já sob a liderança de Josué, Israel feriu trinta e um reis. Mas para que deixar listadas as vitórias alcançadas? Porque Deus faz questão de mostrar as vitórias de Seus filhos quando estes O servem. Como poderia um povo não acostumado com a guerra, despreparado, com armamento muito aquém dos povos que habitavam Canaã, inferior em número comparado aos exércitos daqueles povos, obter vitória após vitória? Somente pelo poder de Deus! “O Senhor os entregou nas mãos de Israel” (Js.11:8). E as cidades mais suntuosas e poderosas da época foram reduzidas a montões de ruínas.

Todo filho de Deus possui batalhas para enfrentar. Todo aquele que busca servir ao Senhor de coração encontra resistência, conforme advertiu o apóstolo Paulo: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm.3:12). Israel teve provada a sua fé em cada conflito enfrentado. O Senhor permite que sejamos lançados na fornalha, mas Ele nos promete três coisas se nEle confiarmos: estar conosco (Mt.28:20), nos livrar do fogo (Is.43:2) e que a fornalha tem prazo de validade limitado resultando em uma recompensa eterna : “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2Co.4:17).

Não sei quais são os “reis” ou “fornalhas” que você está enfrentando neste momento, mas conheço o Deus que transforma grandes reinos em cinzas e fornalhas em lugares de encontro com Cristo. Creia no Deus que não dormita! “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará Aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o Guarda de Israel” (Sl.121:3-4). Confie em Deus. Deposite nEle a sua força. Como Moisés e Josué, seja um bem-aventurado: “Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti” (Sl.84:5).

Estamos vivendo em momentos decisivos. Como nos dias de Noé, o “Espírito [de Deus] não agirá para sempre no homem” (Gn.6:3). Acima de guerras entre nações, os conflitos de Israel tinham o objetivo de erradicar o pecado de Canaã. Não era desejo do Senhor que aquelas multidões perecessem, mas apegando-se ao mal, foram destruídas com ele. Que nas horas finais deste grande conflito, façamos parte do exército do Deus vivo, um exército que tem “tudo em comum” (At.2:44). “Estejam preparados. Vocês lutam contra algo muito maior que vocês. Aceitem toda a ajuda que puderem, toda arma que Deus providenciou, para que no fim da batalha vocês ainda estejam de pé” (Ef.6:13, Bíblia A Mensagem). 

Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

O capítulo 12 é um sumário da primeira metade do livro de Josué. Lista os reis e nações conquistados por [Moisés e] Josué tanto a leste quanto a oeste do Rio Jordão. Enquanto o povo confiou e obedeceu a Deus, uma nação ímpia caia após a outra. Life Application Study Bible Kingsway.

Este capítulo resume toda a conquista da Terra Prometida sob Moisés e Josué, com uma lista dos reis derrotados e seus territórios. Trata-se de uma elaboração de 11.17, uma notável resposta para o problema de 9.1-2 e um testemunho à veracidade da promessa que há em 1.5, provendo uma conclusão apropriada à narrativa inteira da conquista. Bíblia de Genebra.

A inspiração assinala como Deus usa muitos instrumentos para cumprir Sua obra e mostra que Ele não depende de uma só pessoa. O capítulo apresenta uma breve narrativa das vitórias de Israel e das derrotas sofridas pelos cananeus. O capítulo 12 descreve a extensão da conquista e mostra as terras que então estavam para ser ocupadas. Os v. 1 a 6 falam do território a leste do Jordão e apresentam a lista de reis vencidos por Moisés. O restante do capítulo trata das conquistas de Josué do lado oeste do rio. Nesse resumo, há tanto a trajetória como o fim daqueles que resistem a Deus. O caminho estreito, bem como o largo são salientados nessa lição. A senda de Israel [na conquista] foi o caminho da obediência, sob a direção divina. No entanto, esse caminho nem sempre foi fácil. Muitas vezes, significou avançar a despeito dos grandes obstáculos. A hesitação significaria fracasso e perda. A história de Israel, porém, nesse momento, se caracterizava por perseverança constante e resoluta. A característica dos cananeus era a rebelião. Perguntavam: “Quem é senhor contra nós?”e endureciam o coração contra a vontade de Deus e a revelação de Sua pessoa feita por meio de Israel. Eles combateram até o fim, sem aprender nenhuma lição e se recusando a ceder. Durante toda a guerra de conquista, Israel tinha uma esperança de uma herança divina, com toda a glória e a honra que ela significava. Os cananeus, por sua vez, estavam sem Deus e sem esperança. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 233.

toda a planície do oriente. Literalmente, “todo o Arabá para o oriente”. O Arabá é a depressão que se estende para o sul, a partir do mar da Galileia, passando pelo vale do Jordão, até chegar ao golfo de Áqaba. No entanto, esta descrição inclui [aqui] apenas a área meridional [mais ao sul] até o Arnom e o leste do rio Jordão. CBASD, vol. 2, p. 233.

campina. Do heb arabah, a depressão pela qual corre o Jordão.CBASD, vol. 2, p. 233.

Quinerete. É um dos nomes para o mesmo lago conhecido como “Genesaré” (Lc 5.1), “Tiberíades” (Jo 21.1), Mar da Galiléia. Bíblia Shedd.

Pisga era um ponto geográfico bem conhecido: o lugar onde Moisés subira para contemplar Canaã. CBASD, vol. 2, p. 234.

Mar Salgado. É o Mar Morto, muitíssimo salgado (Gn 14.3); é também chamado o Mar do Deserto (Dt 3.17); o Mar Oriental (Ez 47:18; Zc 14.18). Bíblia Shedd.

Ogue, rei de  Basã. Ogue e Seom (v. 2) foram derrotados pelo exército comandado por Moisés, o que permaneceu lembrado por muito tempo como tributo ao grande poder de Deus (v. Ne 9.22; Sl 135.11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Astarote. O plural hebraico de Astarte, deusa pagã do sexo e da guerra. A cidade [a leste do Jordão] era o centro do culto a Astarote no reino de Ogue. CBASD, vol. 2, p. 235.

6 A obra de Moisés e de Josué é uma só, e os território de ambos os lados do Jordão formam uma nação só, a Terra Prometida. Bíblia Shedd.

no lado ocidental. Canaã propriamente dito (9.1; 11.16, 17; Gn 15.18, 19). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Seir. “Cabeludo”. Era um dos nomes dados à terra ocupada pelos descendentes de Esaú (Gn 32.3; 14.6). (Veja “Edom” – Gn 25.30; Nm 20.18). Bíblia Shedd.

na região montanhosa, nas planícies, nas descidas das águas, no deserto e no Neguebe. Este versículo descreve, em claros contrastes, as características gerais da Palestina com sua rica variedade de solos. Era uma terra que manava “leite e mel”, destinada por Deus aos israelitas. Hoje, em contrapartida, com exceção das regiões irrigadas, é uma das terras mais estéreis. CBASD, vol. 2, p. 234.

9 – 24 A existência de tantos reis em um território tão pequeno demonstra que seus reinos deviam ser relativamente pequenos. Na Antiguidade, muitos reis governavam sobre o território de uma cidade ou aldeia. Eles eram independentes entre si. CBASD, vol. 2, p. 235, 236.

14 Horma. Foi para esse lugar que os amalequitas e cananeus levaram os israelitas logo após a rebelião em Quedes, provocada pelo relatório dos espias, quando o povo de Senhor teimosamente insistiu em atacar os habitantes, apesar das enfáticas advertências de Moisés (Nm 14:40-45).CBASD, vol. 2, p. 235 .

24 Tirza. Cidade muito célebre na história posterior de Israel, pois se tornou a capital de Jeroboão e de seus sucessores. Pela beleza de sua localização, os poetas a transformaram num símbolo de tudo que é formoso. CBASD, vol. 2, p. 235.


Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem