Reavivados por Sua Palavra | Josué 11

 

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


Deixe nos comentários dos videos um #vimpeloMundoAdventista para nos incentivar a continuar este projeto.

RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro



A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior



RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  O pecado de Acã


“Há

Comentário


Js 11 – Se formos fiéis e confiarmos inteiramente em Deus, depois da guerra virá o descanso. 


Js 11 – Na conquista das cidades, precisamos contar com a intervenção divina aliada ao esforço humano. 


Js 11:4-6 – Mesmo que o inimigo seja muito poderoso, se estamos com Deus, nada temos a temer. 


Js 11:6 – Os cavalos do inimigo eram de guerra. Não tinham outra serventia. Deus não queria que Israel fosse um povo de guerra. 


Js 11:15 – Josué obedeceu a tudo o que o Senhor havia ordenado por meio de Moisés. Ele era fiel. 


Js 11:19 – Nenhuma cidade pagã quis fazer a paz com Israel, como fez Nínive, por exemplo. Os cananeus desprezaram até a última chance. 


Js 11:20 – Deus permitiu que os pagãos persistissem em sua teimosia (“endureceu-lhes o coração”). A escolha é de cada um. 


Js 11:23 – “E a terra teve descanso da guerra.” Quando nós também teremos descanso do grande conflito? Vem logo, Jesus! 


Js 11:23 – Josué conquistou toda a terra e a deu por herança a Israel. Que herança você tem deixado para seus descendentes?


Comentário Blog Associação Geral

Se Josué escrevesse seu currículo e o entregasse juntamente com a sua carta de intenção de mudar o mundo, ele poderia acrescentar a seguinte qualidade à sua lista de pontos fortes: capacidade de seguir todas as orientações. Josué 11:15 termina com “Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés”. Não diz que ele fez apenas as partes fáceis, as partes agradáveis, ou as que ele tinha tempo, ou mesmo que ele fez o máximo que podia, considerando as circunstâncias. Hoje, nós usaríamos a hashtag #semdesculpa para marcar este verso e a atitude que Josué trouxe para todo o seu trabalho. A vida de Josué era uma evidência de que ele acreditava nas promessas que Deus lhe havia dado de Sua presença e Seu poder permanentemente com ele.

E quanto a você? O que poderia ser escrito no seu currículo? Espero que não seja apenas “esforçado” ou “faço o melhor possível considerando as circunstâncias”. Esse é o resultado natural de qualquer um que esteja tentando obter sucesso com seus próprios esforços. Se você se apoderar da Palavra de Deus e deixar Jesus transformar sua vida da mesma forma que Josué o fez, você não precisará oferecer nenhuma desculpa.

Nossa parte é humildemente nos oferecermos para o serviço e confiarmos em Sua força. Saia e mude completamente o seu mundo. #semdesculpa.

Karen Lifshay
Coralista da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Hermiston
Hermiston, Oregon, EUA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

É muito bom dedicar tempo para ler, analisar, meditar e aplicar a Palavra de Deus à vida pessoal. Caso Michael Rossane esteja certo ao declarar que, “a leitura é um dos melhores métodos para expandir sua visão, conhecimento e uma melhor compreensão de tudo a sua volta” – quanto mais a leitura diária da Bíblia!

Experimente-a sem moderação! Aprofunde-se intensamente! Leia Josué 11, depois considere o que Francis A. Schaeffer observou:

“Josué 11, do mesmo modo que os capítulos anteriores, insiste na continuidade da lei de Moisés […]. Essa insistência é importante porque os teólogos liberais tentam inserir uma cunha entre o Pentateuco e o restante da Bíblia. Isso não pode ser feito. O restante da Bíblia, começando com Josué, está em total continuidade com o Pentateuco”.

Após conquistar a parte sul de Canaã, o exército israelita avançou rumo ao norte. Observe o esboço baseado no que foi realizado por Harold L. Willmington:

A CAMPANHA DO NORTE:
1. Os cabeças do movimento de oposição: Rei Jabim com outros reis do norte de Canaã para lutar contra Israel (vs. 1-5);
2. A confirmação: O Senhor garante vitória a Josué (v. 6);
3. A expulsão: Josué devasta completamente todos aqueles reis (vs. 7-9);
4. A devastação: Josué arrasa as cidades inimigas, matando pessoas e levando seus bens (vs. 9-15).

PANORAMA DE TODAS AS CAMPANHAS:
1. Terra inimiga ocupada (vs. 16-23);
2. Líderes inimigos derrotados (Josué 12:1-24 – aguarde detalhes amanhã).

Preste atenção:

• Neste mundo, o povo de Deus vive um grande conflito sem fim; pois, o mal anseia domínio total principalmente no coração dos filhos de Deus.

• Aos que se opõem ao povo de Deus, que insurgem em batalhas organizadas para combater aos servos de Deus… está claro que eles devem preparar-se para a derrota.

• Hoje, o conflito continua; o Apocalipse revela sua intensificação no tempo do fim, mas dá a certeza da vitória àquele que se submete a Deus, como Josué; e, garante derrota a quem O ignora, como os canaanitas.

• Quanto maior a oposição ao povo de Deus, maior o combate; mas, também, maior será a vitória. Isso aponta ao Armagedom vinculado ao retorno de Cristo!

Vamos continuar estudando adequadamente a Palavra de Deus; senão, não venceremos! Vamos à luta?

Que Deus te abençoe! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

Desde Jericó, o Senhor provou a Israel a Sua fidelidade, concedendo-lhe uma vitória após outra. De forma espantosa, o jovem exército de Israel avançava com a poderosa e inabalável guia do Senhor dos Exércitos. O incidente em Ai não foi capaz de abalar a fé e a força de um povo que contemplara a queda sobrenatural dos muros de Jericó, e, sob a ameaça das ímpias nações, unidas no intuito de destruir o povo que julgavam ser um intruso, continuou avançando na certeza da vitória em o nome do Senhor, seu Deus, para conquistar a terra de seus antepassados.

Outra união entre nações aconteceu. Desta vez, porém, a Bíblia contabiliza “muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar, e muitíssimos cavalos e carros” (v.4). Eram milhares a mais do que o exército de Israel, com forças bélicas melhor equipadas e capacitadas. Josué tinha tudo para temer. Tudo contribuía para que os exércitos de Israel recuassem. Até que novamente, a voz que transmite vida lhe falou: “Não temas diante deles” (v.6). No outro dia o “Senhor os entregou nas mãos de Israel” (v.8), pois, assim como Faraó, aquelas nações rejeitaram os apelos divinos, tendo seus corações endurecidos para qualquer tipo de arrependimento.

A natureza humana grita a corrupção. O pecado nos tornou maus e irreconciliáveis. Não há nada em nós que possamos aproveitar como meio de salvação. O nosso coração é enganoso, “e desesperadamente corrupto” (Jr.17:9). E a menos que reconheçamos a nossa condição e completa necessidade da graça de Jesus, prosseguimos nos enganando a nós mesmos fingindo estar tudo bem quando sabemos que não está.

A dureza de coração não sobrevém de um dia para o outro, ela é acariciada pelo ego que não admite ser dependente de Deus. A obediência de Josué contrastava com a impiedade dos povos cananeus, que, rejeitando anos de misericórdia, colheram a própria ruína. Não fora a força de Israel que derrotara seus inimigos, mas o Senhor os entregara em suas mãos. Diante desta verdade, gosto muito desta tradução do Salmo 46:10 na Nova Versão Internacional, que diz: “Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus”.

O mesmo Deus luta por nós hoje, e a única coisa que Ele nos pede é o nosso coração (Pv.23:26), para purificá-lo, transformá-lo e torná-lo habitação do Espírito Santo. Eis a perfeita obra que Ele deseja realizar em nossa vida: “Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei; Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo” (Jr.31:33). 

Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

A narrativa sobre a conquista da região Norte da Palestina é semelhante em suas ênfases com o relato das vitórias obtidas no Sul, no cap. 10 …, e leva à conclusão o registro do livro sobre a conquista do território por parte de Israel. Bíblia de Genebra.

Jabim era o nome genérico dos reis de Hazor. Bíblia Shedd.

Hazor. A escavação arqueológica de Hazor demonstra que era a maior e a mais bem fortificada de todas as cidades de Canaã. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Era uma cidade fortificada, a sudoeste do lago Hulé, hoje seco. … num dos vales mais agradáveis da Palestina. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia,, vol. 2, p. 225.

Quinerete. Significa “harpa”, o nome para o Mar da Galiléia, em forma de harpa. Andrews Study Bible.

águas de Merom. Onde os reis confederados se ajuntaram e foram derrotados. Acha-se entre os lagos de Hulé [hoje seco] e Galileia, onde abundante água corre de nascentes próximas à aldeia de Merom. Bíblia Shedd.

Por todas as aparências, Jabim tinha uma clara vantagem sobre Josué e suas tropas, que estavam em menor número. Mas todos os que honram a Deus podem ser vitoriosos, contra todas as probabilidades. Life Application Study Bible Kingsway.

os seus cavalos jarretarás, e queimarás seus carros. Esta é uma promessa de que Deus prevaleceria sobre os armamentos mais avançados da época (Sl. 20.7). Bíblia de Genebra.

jarretarás, isto é, cortando os tendões das pernas o que os inutilizaria para a guerra. Israel foi ajudado por Deus e era uma tentação muito grande confiar em cavalos, que, havia pouco, tinham surgido como força real de guerra (cf Dt 17.16; Is 31.1, 3). Bíblia Shedd.

O hebraico significa “cortar o grande tendão acima do jarrete”. … Na Palestina, os cavalos só eram usados para fins militares, e Deus não desejava que Israel confiasse em cavalos, nem em carros (Dt 17:16; Sl 20:7), mas somente nEle. Além disso, se os israelitas tivessem ficado com eles, isso resultaria num ônus duplo, uma vez que esses animais não são adequados para a agricultura na Palestina. Israel devia ser um povo agrícola, não uma nação comerciante. CBASD, vol. 2, p. 228.

grande Sidom acha-se ao norte de Tiro. Era uma cidade muito velha, fundada por Sidom, o primogênito de Cão (Gn 10.15, 19). Tornou-se a capital da fenícia, fonte da idolatria introduzida em Israel por Jezabel e outros (1 Rs 16.31-33). Bíblia Shedd.

13 outeiros (ARA; NVI: “colinas”). O hebraico é tel (árábico tell); este termo ainda é usado pelos arqueólogos para descrever montes artificiais formados por sucessivas camadas de destruição dos muitos assentamentos em lugares bíblicos antigos. Andrews Study Bible.

…formado pelos detritos acumulados de muitas povoações da antiguidade, construídas uma em cima da outra (v. nota em 7.2). Bíblia de Estudo NVI Vida.

…nem todas as cidades deveriam ser destruídas, porque Israel estava destinado a viver em “grandes e boas cidades”, que eles não haviam edificado (Dt 6:10). CBASD, vol. 2, p. 229.

Hazor. A arqueologia confirma que Hazor foi queimada no tempo de Josué. Bíblia Shedd.

Os invasores vitoriosos usualmente mantinham intactas as cidades capturadas, movendo-se para elas ou fazendo delas centro de comércio ou de defesa. … Hazor, contudo, foi queimada. Como primeira capital da terra, simbolizava a cultura ímpia que Israel viera destruir. Além disso, sua captura e destruição quebrou a espinha dorsal da federação e enfraqueceu a vontade do povo de resistir. Life Application Study Bible Kingsway.

15 nem uma palavra deixou de cumprir. O sucesso de Josué deve ser medido à luz das ordens específicas dadas por Deus que ele cumpriu totalmente, e não por comparação com a área total que teria de ser finalmente ocupada por Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

16 toda aquela terra. Em princípio, toda aquela terra agora pertencia aos israelitas, embora ainda “muitíssima terra ficou para possuir” (13.1). Bíblia de Genebra.

Neguebe. “Região do sul” ou “Sul” da Palestina, que é deserto. Bíblia Shedd.

17 monte Halaque. Este era o limite da conquista, ao sul. Bíblia Shedd.

Baal-Gade. Era o limite da conquista ao norte, no monte Hermom, onde era adorado “Gade”, o rei da fortuna. Bíblia Shedd.

18 Por muito tempo, Josué. Levou cerca de cinco anos nestas conquistas; este número baseado na idade de Calebe, que tinha 85 anos quando recebeu sua herança (14.6-10) e tinha 40 anos quando saiu do Egito e gastou mais 40 anos no deserto. Assim, pois, tinha cerca  de 80 anos quando entrou na Palestina. Flávio Josefo, nas Antiguidades judaicas, concordou que a conquista durou 5 anos. Bíblia Shedd.

Muitas vezes esperamos rápidas mudanças em nossas vidas e rápidas vitórias sobre o pecado.Mas nossa jornada com Deus é um processo que dura toda a vida e as mudanças e vitórias levam tempo para acontecer. É fácil ficar impaciente com Deus e perder a esperança porque as coisas estão acontecendo muito lentamente. Mas quando olhamos para trás, podemos ver que Deus nunca parou de trabalhar. Life Application Study Bible Kingsway.

20 do SENHOR vinha o endurecimento do seu coração. Ver com. de Êx 4:21. Deus não exerce poder arbitrário para controlar uma pessoa contra sua vontade. O caso em questão nada tem que ver com o livre-arbítrio, que permite ao ser humano aceitar a vida eterna e não o impede de recusá-la. Neste caso, Deus estava lidando com nações que já haviam recusado Suas repetidas ofertas de misericórdia. Elas haviam recebido ampla oportunidade de arrependimento. Agora a justiça divina exigia sua execução sumária (ver PP, 492) e definia o meio pelo qual deviam ser exterminadas. CBASD, vol. 2, p. 231.

21-22 anaquins. Esse povo eram os temíveis habitantes da terra de Canaã, que atemorizaram os israelitas e os tinham levado à desobediência a Deus, uma geração anterior (Nm 13.26-33; Dt 1.28; 2.10-12 e notas,; Js 14.12; 15.14). A destruição deles concluiu a narrativa da conquista obediente sob Josué. Bíblia de Genebra.

Gate. “Prensa de lagar”. Era uma das cinco cidades dos filisteus. Bíblia Shedd.

23 a terra repousou da guerra. Essas palavras relatam de forma resumida a conquista e o cumprimento da promessa de Deus, dada em 1.2-5. Bíblia de Genebra.



Nossas Mídias:  Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem