Reavivados por Sua Palavra | Deuteronômio 31

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 



Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em vídeo


Deixe nos comentários dos videos um #vimpeloMundoAdventista

RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio




RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

  Decida amar e obedecer


“Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes.” Deuteronômio 30:19


Depois das advertências, a misericórdia e o oferecimento de perdão. O Senhor é firme e amoroso como um bom pai deve ser. Ele promete perdão e restauração para quem volta arrependido. É o Deus das segundas chances. Então Ele nos dá um coração fiel para que O amemos de todo o coração. Tudo vem dEle, até o amor com que devemos amá-Lo. Isso é graça. Portanto, se você quiser viver de verdade, ame a Deus de todo o coração. E se quiser amar de verdade peça que Ele lhe dê esse amor.


Tudo depende de nossa escolha, até o amor (v. 15, 16). Decida amar a Deus. Amor é decisão, é princípio, não apenas sentimento. O mesmo vale para o casamento, por exemplo – amor é muito mais que sentimento; é um compromisso vitalício.


Os versos 19 e 20 trazem o resumo de toda a mensagem bíblica: escolham a vida (Jesus) para que vivam. “O Senhor é a sua vida.” Amém!


“A palavra está bem próxima de vocês” (v. 14), por isso, leia a Bíblia e a obedeça. Por meio dela podemos conhecer a Deus e a verdade revelada por Ele, e ser transformados por ambos.


Promessa:Quando voltamos para Deus em busca de perdão, Ele nos restaura com compaixão, nos oferece segunda chance e nos guia pelo caminho da verdadeira vida.

Comentário


Dt 30 – Depois das advertências, a misericórdia e o oferecimento de perdão. Deus é firme e amoroso como um bom pai deve ser.


Dt 30 – Deus promete perdão e restauração para quem volta para Ele arrependido. É o Deus das segundas chances.


Dt 30:2 – Quando voltamos para Deus em busca de perdão, Ele nos restaura com compaixão. Amém!


Dt 30:6 – Deus nos dá um coração fiel para que O amemos de todo o coração. Tudo vem dEle, até o amor com que devemos amá-Lo. Isso é graça.


Dt 30:6 – Quer viver de verdade? Ame a Deus de todo o coração. Quer amar de verdade? Peça que Deus lhe dê esse amor.


Dt 30:9 – “O Senhor Se alegrará novamente em vocês [...], se vocês obedecerem ao Senhor.” Segunda chance.


Dt 30:9, 10 – “O Senhor Se alegrará novamente em vocês [...], se vocês se voltarem para o Senhor, o seu Deus, de todo o coração."


Dt 30:14 – “A palavra está bem próxima de vocês”, por isso, leiam a Bíblia e a obedeçam.


Dt 30:15, 16 – Tudo depende de nossa escolha, até o amor. Decida amar a Deus. Amor é decisão, é princípio, não apenas sentimento. O mesmo vale para o casamento: amor é muito mais que sentimento; é um compromisso vitalício.


Dt 30:16 – “Ordeno que amem o Senhor.” Se Deus ordena, Ele capacita.


Dt 30:19, 20 – Resumo de toda a mensagem bíblica: escolham a vida (Jesus) para que vivam.


Dt 30:20 – “O Senhor é a sua vida.” Amém!


Comentário Blog Associação Geral

Deuteronômio 31 é um mapa psicológico-espiritual para enfrentarmos a mudança com coragem.

Tempos de transição e perda não são fáceis para ninguém. Sabendo disso, Deus quer aumentar a coragem tanto em Josué quanto nos israelitas. Então Ele envia uma mensagem de fortalecimento que perdura através dos tempos, uma benção para os futuros crentes. Três vezes a mensagem é ouvida: Seja forte e corajoso. Não tenha medo. Eu estarei com você. Eu nunca te deixarei.

Ao enfrentar os desafios da mudança, lembre-se de que Deus vai adiante de você em qualquer novo território. Ele prometeu destruir qualquer inimigo que encontrar. Esse é o trabalho de Deus, não o seu. Seu trabalho é interno: Seja forte e corajoso. Não tenha medo dos gigantes e provações que você enfrentará. Não permita que o medo conquiste a fé. Faça o trabalho de entrega do seu coração à Deus e veja Deus abrir mares e derrubar muros. Ele nunca vai lhe abandonar.

Tudo o que enfrentamos, Deus vai diante de nós, não atrás de nós. Ele já está à frente de todas as provações e problemas, todas as tristezas e lutas. Ele antecipou tudo o que vamos enfrentar. Para sempre e sempre, Deus está entre nós e nossos problemas.

“Seja forte e corajoso. Eu estarei com você.”

Lori Engel
Capelã (atualmente com necessidades especiais)
Eugene, Oregon, EUA


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Um futuro sem graça, ninguém merece! Portanto, sem Deus o futuro de qualquer um não terá graça nenhuma. A graça divina é fundamental para nossa existência. Sem a existência dessa graça a raça humana seria uma raça extinta há muito tempo.

1. Sucessor para um plano especial: O melhor que um líder pode fazer é treinar outros para ocupar seu lugar enquanto muitos cuidam de seu posto para que ninguém o “usurpe”. Tem muitos líderes de igreja que viram museu, apodrecem e ainda se orgulham, quando deveriam envergonhar-se, por não ter ninguém capaz de ocupar seu lugar. Moisés observou Josué, viu que ele era um líder em potencial e o treinou para continuar operando no plano divino (vs. 1-8);

2. Graça sobre graça, infinita graça: Mesmo sabendo da rebeldia, apostasia e perversão futura de Seu povo, Deus continuou investindo no presente desse povo. Embora com todo empenho em alertar amorosamente ao povo na obediência, Deus vê que futuramente a desobediência caracterizaria Seu povo; contudo o próprio Deus promete ir adiante, conquistar o inconquistável, vencer o invencível e alcançar o inalcançável ao povo que não aprendera a amar e confiar totalmente nEle (vs. 8-29);

3. Deus nunca abandona Sua obra, mesmo quando morre um grande líder espiritual: Com 120 anos, Moisés morreria. O projeto divino na terra não estava concluído; a Promessa da Terra ainda não se concretizara. O povo não deveria preocupar-se caso Moisés morresse pois Deus já havia “Se preocupado” e já tinha um nome para liderar Seu povo rumo à vitória. Josué seria o líder espiritual e militar das campinas de Moabe até o assentamento em Canaã (vs. 14, 23).

Nesse texto, “Moisés se dirige especificamente a Josué e lhe diz que seja forte e corajoso (31:7) – um incentivo repetido várias vezes (31:8,23; Js 1:6-9,18), sugerindo a dificuldade na tarefa da qual ele estava sendo incumbido. Para realizar essa tarefa, Josué deveria confiar na promessa de Deus de dar a terra a Israel (31:7) e de estar com ele o tempo todo (31:8)”, observa o comentário bíblico africano.

Se Deus nos…

· …chama para uma obra, jamais deveríamos fazê-la sem Sua orientação e presença!

· …escolhe para lidar Sua obra, devemos treinar outros líderes!

· …chama para algo difícil, Ele nos capacita!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Comentário Rosana Barros

As últimas palavras de Moisés foram também especialmente dirigidas ao seu sucessor, Josué. Diante do imenso desafio de guiar um povo reiteradamente rebelde e de enfrentar nações ímpias e cruéis, Josué precisava ter sua confiança em Deus fortalecida e seu coração preparado para lidar com as dificuldades que surgiriam. Ainda que avançado em dias, Moisés gozava de vigor e força e continuava sendo um grande líder perante Israel. A sua morte não só causaria grande comoção entre o povo, mas também desalento a Josué, que sentiria o demasiado peso de sua responsabilidade.

Não obstante as palavras de encorajamento do velho líder, o próprio Senhor dirigiu-Se a Josué com palavras de autoridade de um Deus que é fiel em tudo o que promete (v.23). Semelhante a Moisés, ele também enfrentaria muitas circunstâncias adversas, mas, em todas elas, seria cuidado por um Deus que jamais o deixaria. Ainda que Israel falhasse em instruir seus filhos conforme a orientação dada pelo Senhor às famílias (Dt.6:4-9), de sete em sete anos a leitura da lei a todo o povo seria um reforço necessário a fim de que pudessem ouvir, aprender, temer a Deus e cumprir “todas as palavras desta lei” (v.12).

A música tem um poder de influência tão forte sobre a mente, que não há meio mais eficiente de gravar informações de forma a sempre ativar a memória. Quando em minha fase escolar, por exemplo, aprendi uma música com equações matemáticas que me recordo até hoje. A onisciência de Deus a respeito da futura rebeldia de Israel não condicionara o povo a tal resultado, mas, em forma de cântico, o Senhor lhes deixara uma declaração de amor e uma advertência à ingratidão, que testemunharia contra eles (v.21). Todos os filhos de Israel deveriam aprender este cântico e transmiti-lo através das gerações.

Assim como Moisés sabia que após a sua morte, o povo procederia corruptamente (v.29), Jesus sabia que após a Sua morte o Seu povo também passaria por tempos de grande crise espiritual, principalmente “nos últimos dias” (v.29). Mas aqueles que aceitarem o Seu convite de amor (Ap.3:20), muito em breve entoarão o cântico dos salvos (Ap.15:2-4). Aceite, hoje, o terno convite do Deus Fiel que prometeu: “Eis que venho sem demora” (Ap.22:7). Pois o “Senhor é Quem vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes” (v.8).


Comentários Selecionados

31:1 – 34:12 Estes capítulos concluem Deuteronômio ao registrarem a morte de Moisés (cap. 34), precedida pelos passos finais para preparar o povo para sua partida. Andrews Study Bible.

Já não posso sair e entrar. Moisés ainda era forte para conduzir sua própria vida diária (34.7), mas perdera a energia necessária para liderar a uma nação inteira. Bíblia Shedd.

passará diante de ti. Deus continuaria com Seu povo. Bíblia Shedd.

Sejam fortes e corajosos (NVI). A exortação do Senhor, muitas vezes por meio dos seus servos, ao povo de Israel (Js 10.25), a Josué (v. 7, 23; Js 1.6, 7, 9, 18), a Salomão (1Cr 22.13; 28.20) e aos oficiais militares de Ezequias (2Cr 32.7). Ao confiarem no Senhor e serem obedientes a Ele, Seus seguidores seriam vitoriosos a despeito de grandes obstáculos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

não vos deixará. Deus fez a mesma promessa a Josué após a morte de Moisés (Js 1:5). O apóstolo Paulo aplica esta experiência à igreja cristã (ver Hb 13:5). Moisés teve vida longa e cheia de venturas. Havia servido a Deus e ao povo sem interesses próprios e de forma incansável. Na terra de Canaã, ele não poderia ser maior do que havia sido até então; contudo Deus tinha mais para lhe dar na Canaã celestial. Isso pode ser comparado com a experiência de Paulo (2Tm 4:6-8). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1169.

7,8 Josué já fora nomeado sucessor de Moisés (Nm 27.18-23). Agora Moisés o encorajava a enfrentar sua nova responsabilidade. Bíblia Shedd.

Chamou Moisés a Josué. A transferência de poder político, com frequência, é uma questão delicada. Sabiamente, e por ordem de Deus, Moisés elevou Josué na presença do povo de Israel. Bíblia de Genebra.

Esta lei, escreveu-a Moisés e a deu aos sacerdotes. Os tratados da antiguidade especificavam que uma cópia do tratado fosse colocada diante dos deuses nos centros religiosos das nações em questão. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Esta lei. Da Torah, um termo que abrange toda a vontade revelada de Deus. CBASD, vol. 1, p. 1169.

10 Ao fim de cada sete anos. Moisés providenciou a instrução regular do povo e dos seus filhos, na lei da aliança, pelos sacerdotes, num período do ano em que o povo teve tempo amplo para aprender. A Festa dos Tabernáculos caía no outono e perdurava uma semana (16.13-17, nota). Durante o ano sabático, a terra ficaria sem cultivo e o povo, desta forma, não estaria sobrecarregado com deveres agrícolas (15.31, nota). Bíblia de Genebra.

Nesta ocasião festiva, uma grande número de israelitas se reuniria no santuário. Eles seriam libertados de suas dívidas, devido ao fim dos sete anos (ver cap. 15) e da preocupação com suas colheitas, porque a Festa do Tabernáculos  acontecia no final da época da colheita (ver 16:13-15). Então, este era o melhor tempo para que o povo se focasse em renovar seu entendimento das instruções de Deus. Andrews Study Bible. [A Festa dos Tabernáculos encontra seu cumprimento na vida de Jesus no Seu nascimento, quando ele veio habitar – “tabernacular” – com os homens e na Sua Segunda Vinda, quando habitará – “tabernaculará”- para sempre com Seu povo. Da análise do turno sacerdotal de Zacarias e do tempo de gravidez de João Batista e de Jesus, pode se verificar que muito provavelmente Jesus nasceu à época desta Festa, ou seja, começo de outubro].

As leis deveriam ser lidas para toda a assembleia para que todos, incluindo as crianças, pudessem ouvi-las. A cada sete anos a nação inteira se reuniria e ouviria ao um sacerdote ler a lei para eles. Não havia livros, Bíblias ou jornais para disseminar a Palavra de Deus, portanto o povo devia confiar na palavra oral e em uma memória acurada. A memorização era uma parte importante da adoração porque se alguém conhecesse a lei, não poderia alegar ignorância por quebrá-la. Para cumprir o propósito e vontade de Deus em nossas vidas, precisamos do conteúdo e substância de Sua Palavra em nossos corações e mentes. Para os hebreus, este processo começava na infância. Ensinar aos nossos filhos e novos crentes deveria ser uma de nossas mais elevadas prioridades. Nossos melhores professores, os melhores recursos e os mais cuidadosos pensamentos deveriam ser direcionados a mostrar aos novos crentes como seguir a Deus em todas as situações da vida. Life Application Study Bible Kingsway.

A leitura da lei, cada sete anos, não era o único meio de ensinar ao povo as obrigações da aliança. Os pais também tinham o dever de instruir regularmente aos seus filhos (6.7, 20ss). A instrução normal da Palavra de Deus, no templo ou na escola, não tornava a instrução paterna menos necessária. Bíblia Shedd.

11 lerás esta lei. A lei também era lida em outras ocasiões (ver Js 8:34; 2Rs 23:2; Ne 8:1-3). A leitura reverente da palavra de Deus é um fator estabilizador na vida de qualquer pessoa. CBASD, vol. 1, p. 1169.

13 para que seus filhos … ouçam e aprendam a temer o SENHOR. Um dos maiores privilégios dados aos judeus foi a custódia da Palavra de Deus (ver Rm 3:1, 2). O plano da redenção, as maravilhas do reino futuro ´tudo está registrado na Sua Palavra. Permitir que os filhos sejam criados sem conhecer a Palavra é loucura. As Escrituras foram escritas para serem lidas e para se meditar nelas. A sabedoria contida nelas deve ser a herança de nossos filhos. Não dar às crianças e aos jovens a devida instrução religiosa é falhar num dever básico. CBASD, vol. 1, p. 1170.

16 se prostituirá, indo atrás de deuses estranhos. Mesmo antes dos israelitas entrarem em Canaã, o Senhor predissera que no futuro eles quebrariam Sua aliança, adorando outros deuses. Andrews Study Bible.

17 Males e angústias sobreviriam a Israel, mas o Cântico do Testemunho lhes lembraria que só eles eram culpados (21). Bíblia Shedd.

19 Escrevei para vós outros este cântico. Conhecendo a inclinação do povo de Israel para a infidelidade (v. 21) e percebendo o poder do cântico na adoração e na memória, o Senhor ordenou a Moisés escrever um cântico que serviria como testemunho nos dias futuros. Bíblia de Genebra.

Ver Dt 32:1. Os israelitas aprenderiam o cântico e o transmitiriam de geração em geração. Assim, ele ficaria sempre vívido na memória e os ligaria aos elevados princípios sustentados por Moisés. CBASD, vol. 1, p. 1170.

21 este cântico… a sua descendência… sempre, o trará em sua boca. O valor dos cânticos é que podem ser facilmente aprendidos e transmitidos a outros. Deve-se ensinar aos novos crentes os hinos mais instrutivos e úteis. Bíblia Shedd.

Existe um lugar para a música na educação cristã e para a edificação de todos os crentes. Algumas pessoas memorizam hinos clássicos da igreja para auxiliá-los a pensar no que é verdadeiro, correto e bom. Outros selecionam músicas para ouvi-las em seus carros ou casas. De que modos criativos a música pode ser utilizada para o ensino em sua igreja? Como você poderia maximizar o benefício da música em sua família? Life Application Study Bible Kingsway.

23 Ordenou o SENHOR a Josué. Uma continuação dos versículos 14-15. Bíblia Shedd.

Uma de suas qualificações era a sua fé. Como um dos 12 espias que primeiro entraram em Canaã, somente ele e Calebe acreditaram que Deus podia auxiliar Israel a conquistar a terra(Nm 13:1-14:30). … Encontrar coragem seria o maior teste de Josué. Ele era forte e corajoso porque ele sabia que Deus era com ele e porque ele tinha fé que Deus faria tudo que prometera a Israel. Life Application Study Bible Kingsway.

26 Tomais este Livro da Lei e pode-o ao lado da arca da Aliança do Senhor. Os sacerdotes deveriam colocar o Livro da Lei, consistido principalmente do livro de Deuteronômio, ao lado da arca, como uma testemunha contra os israelitas (vv. 24-26). Andrews Study Bible.

…foi colocado num compartimento do lado direito da arca formado por uma tábua sobressalente… (2Cr 5:10)… Os princípios inscritos sobre as tábuas de pedra eram de tal natureza que se tornava indispensável colocá-los numa categoria à parte. O decálogo era supremo; o “livro” contendo “as palavras desta lei” (Dt 31:24) era uma amplificação e aplicação de seus princípios ao sistema que regia Israel. CBASD, vol. 1, p. 1170.

27-29 Moisés sabia que os israelitas, a despeito de tudo que haviam visto das obras de Deus, tinham corações rebeldes. Eles mereciam a punição de Deus, entretanto eles frequentemente recebiam Sua misericórdia. Nós também somos teimosos e rebeldes por natureza. Através de nossas vidas nós lutamos com o pecado. Arrependimento uma vez por mês ou uma vez por semana não é suficiente. Nós devemos constantemente nos voltar de nossos pecados para Deus e deixar que Ele, em sua misericórdia, nos salve. Life Application Study Bible Kingsway.

27 dura cerviz [pescoço duro, “difícil”, “teimoso”]. O povo já havia determinado sua conduta e era difícil, senão impossível, que mudasse. CBASD, vol. 1, p. 1171.

29 nos últimos dias. No AT, … em geral, refere-se simplesmente ao futuro. CBASD, vol. 1, p. 1171.

30 Este versículo introduz o Cântico do testemunho, que vem a seguir. Bíblia Shedd.



Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem