Reavivados por Sua Palavra | Números 34

   

Leitura da Bíblia


Um Capitúlo por dia

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Repartindo a herança

“Quando vocês entrarem em Canaã, esta será a terra que lhes cairá em herança.” Números 34:2


Deus estabelece as fronteiras de Canaã. Viva de acordo com os limites traçados por Ele e você será feliz. No Céu, o Universo será nosso “limite”.


Assim como as duas tribos e meia (v. 14), muita gente já está recebendo sua “herança” aqui na Terra. Nosso lar não é aqui. Nossa herança está além do “rio” desta vida. Continue marchando. Não desista! 


Juntamente com o sacerdote Eleazar, Josué e Calebe tiveram o privilégio de distribuir as terras (v. 16-19). Fé recompensada. 


Promessa: Estamos quase a ponto de cruzar o “rio Jordão” e chegar à Canaã celestial, nossa herança eterna. Deus promete fortalecer os cansados e nos dar forças para concluir a viagem.

Comentário


Nm 34 – Deus estabelece as fronteiras de Canaã. Viva de acordo com os limites traçados por Ele e você será feliz. 


Nm 34:12 – A Canaã terrestre tinha fronteiras delimitadas. No Céu, o Universo será nosso “limite”.


Nm 34:14 – Assim como as duas tribos e meia, muita gente já está recebendo sua “herança” aqui na Terra. Nosso lar não é aqui. 


Nm 34:14 – Nossa herança está além do “rio” desta vida. Continue marchando. Não desista! 


Nm 34:16-19 – Juntamente com o sacerdote Eleazar, Josué e Calebe tiveram o privilégio de distribuir as terras. Fé recompensada.


Comentário Blog Associação Geral

A terra de Canaã, que Israel teria que alcançar através da conquista, tinha limites específicos e deveria ser dividida por um grupo de pessoas lideradas por Eleazar e Josué. Por que o texto destaca essas fronteiras específicas? Primeiro, Israel alcançaria essas fronteiras apenas com a bênção de Deus, condicionada a manter-se fiel à aliança que tinha com Deus. Assim, as fronteiras se tornariam indicadores da fidelidade de Israel. Segundo, os limites específicos foram úteis para mostrar a Israel que a terra que eles herdariam era um cumprimento muito concreto da promessa de Deus (Gn 12:7; 15: 18-20).

Para nós, cristãos, a antiga terra de Canaã é um símbolo da Canaã Celestial (Hb 11:8-16). Se quisermos desfrutar da recompensa que Cristo prometeu a nós (João 14:1-3), precisamos nos manter fiéis ao nosso compromisso cristão. A promessa de Cristo não é algo vago ou obscuro. Desfrutaremos da presença de Deus no Éden restaurado, a terra que Cristo está preparando para nós! Este papel de Cristo é realmente prefigurado em Números 34 por Eleazar (o Sumo Sacerdote) e Josué (Yehoshua ou Yeshua, que significa “o Senhor é a salvação”).

Roy E. Graf
Professor do Seminário Teológico da DSA
Universidade da União Peruana


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

A Bíblia inteira é inspirada por Deus, nada deve ser deixado de lado, descartado ou menosprezado. Leia-a e serás grandemente abençoado(a).

Este capítulo apresenta a “preparação para a distribuição da Terra Prometida” (R. Dennis Cole):

• Delineia-se as fronteiras da Terra Prometida (vs. 1-15);
• Convoca-se os líderes para repartir a Terra Prometida (vs. 16-29).

Em relação à terra, “o tamanho da herança era determinado pelo tamanho do tribo, mas a posição era determinada por sorte” (D. L. Moody). Contudo, Deus não deixou ninguém sem herança, sem lugar apropriado na Terra Prometida. Deus não esquece nem ignora ninguém.

Nestes 29 versículos, 10 vezes aparece a palavra LIMITE. Este tema predomina neste capítulo. Deus escolhe um número limitado de líderes e delimita o território geográfico para cada tribo. O que podemos aprender destes limites?

1. Nós somos limitados por nossas fraquezas, devemos viver para superar nossos limites, mas jamais ultrapassar os limites estabelecidos por Deus – Israel deveria conquistar (lutar/avançar), mas permanecer dentro dos limites apontados por Deus.
2. Dentro dos limites estipulados por Deus há liberdade, fora desses limites há dissabores, conflitos e escravidão resultante do pecado – sem as delimitações de Deus o povo brigaria por herança igual muitos irmãos brigam após o enterro dos pais.
3. Ir além ou ficar aquém dos limites divinos prejudica nossa vida. Se as tribos não fossem até o limite do território, os inimigos hostilizariam aos israelitas (33:55). Quem é misericordioso com o pecado logo perceberá que o pecado não tem misericórdia de ninguém.

Além destes pontos, o texto apresenta Deus…

• …orientando a Moisés (vs. 1, 16): Deus interage com os seres humanos.
• …ordenando dar a terra (v. 13): Deus orienta o caminho para a realização da promessa.
• …ordenando os líderes das tribos (v. 29): Ele é o Líder dos líderes.

Precisamos entender que a estratégia divina é que na união há força. Um povo totalmente descomprometido com o pecado, ligado a Ele, seria a potência mundial que iluminaria com a verdade celestial a toda a humanidade.

Precisamos aprender que Deus é dono de tudo, mas deu apenas um território bem delimitado a Israel; assim Ele estava preparando tudo para a vinda do Messias, o Salvador/abençoador do mundo inteiro!

Respeitar limites divinos atrai bênçãos! Busque-as em Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

Estabelecidos os limites da terra prometida, Eleazar, Josué e os príncipes das nove tribos e meia foram designados por Deus para repartir Canaã por herança a Israel. Conforme o número de pessoas de cada tribo, uma porção seria dada de forma proporcional. As duas tribos e meia que ficaram do outro lado do Jordão “receberam a sua herança” (v.15), e, apesar de não ter parte na herança, a tribo de Levi receberia cidades a fim de que pudesse nelas habitar.

Com que expectativa os filhos de Israel aguardavam a ordem divina de avançar no território prometido! Era uma geração ansiosa por ver o que seus pais foram privados devido à sua incredulidade. Após a árdua jornada no deserto, a visão de Canaã era um verdadeiro oásis, um refrigério para os exaustos peregrinos. A exposição acerca da divisão da herança acendeu-lhes no coração a chama da esperança e aumentou-lhes a disposição fiel em fazer a vontade de Deus.

Tão perto como estamos de receber a nossa herança eterna, está o nosso coração a arder pela expectativa da futura recompensa? Temos saudades do Deus que nunca vimos e do lugar que nunca fomos? Oh, amado(a), há um lugar nas moradas do Pai preparado exclusivamente para você! Mas recompensa maior será o privilégio eterno de contemplarmos a face do nosso Senhor e Salvador. Nós servimos a um Deus que não mente e que nos prometeu:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo.14:1-3).

Acredite: “esta vos será a terra, segundo os limites de seu contorno” (v.12).

Vigiemos e oremos!


Comentários Selecionados

A terra foi dada por Deus como herança… Os limites declarados por Deus eram maiores que a área efetivamente ocupada pelos hebreus. Os limites correspondem à área efetivamente conquistada por Davi e ao território ideal retratado por Ezequiel (Ez 47.48). O tamanho da terra mostra a generosidade de Deus. Ele sempre nos dá mais do que podemos pedir ou pensar. Life Application Study Bible.

1-12 Descrevem-se os limites geográficos de Canaã propriamente dita, excluindo a parte além do Jordão, já distribuída. Bíblia Shedd.

1-15 Essas fronteiras de Canaã não incluem o território já atribuído à Transjordânia, a leste do rio Jordão (vs.13-15). ver cap. 32. Bíblia de Genebra.

Quando entrardes. No território entre o Jordão e o mar Mediterrâneo (ver Nm 32:32; Js 22:11, 32). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1033.

A região sul. Literalmente, “seu lado sul”. CBASD, vol. 1, p. 1033.

Suas saídas. O lugar onde termina a linha divisória. Bíblia Shedd.

a subida de Acrabim. Isto é, “a passagem dos escorpiões”, sugerindo que os escorpiões eram numerosos nas redondezas (Js 15:3; Jz 1:36). CBASD, vol. 1, p. 1033.

até o ribeiro do Egito. Não o rio Nilo, mas o Wadi el-‘Arish, que deveria formar a fronteira ocidental de Israel, até chegar ao mar Mediterrâneo, cerca de 80 km abaixo de Gaza. Este deveria ser o limite com o Egito. CBASD, vol. 1, p. 1033.

O Mar Grande. O mediterrâneo, às vezes chamado “o Mar”. Bíblia Shedd.

entrada de Hamate. O vale do [rio] Orontes [hoje Líbano] ou o moderno Lebweh, 112 km a sudoeste de Hamate, no mesmo vale. …Lebweh, ou o vale do Orontes, poderia ser chamado, com propriedade, de “entrada de hamate”, da perspectiva de alguém que se aproximava de Hamate pelo sul. CBASD, vol. 1, p. 1033.

11 Quinerete. É o nome hebraico do Mar da Galileia, o lugar onde Jesus passou tanto tempo com seus discípulos. Bíblia Shedd.

As palavras “da borda do” se referem às bordas montanhosas do nordeste do mar da Galileia. Uma tradução melhor seria “declives”. A NVI traz “encostas”. CBASD, vol. 1, p. 1033.

13 nove tribos e à meia tribo. Duas tribos se estabeleceram do outro lado do Jordão (ver v. 14-15). CBASD, vol. 1, p. 1033.

17  São estes os nomes.  Para dirigir a obra de repartir a terra, foi escolhido um líder eclesiástico (Eleazar) e um líder cívico (Josué). Bíblia Shedd.

Foram nomeados homens respeitáveis, cujas decisões seriam respeitadas (ver Nm 26:54-55). Eleazar e Josué deviam supervisionar a divisão da terra na presença de Deus à porta do tabernáculo (Js 18:6, 8, 10; 19:51). CBASD, vol. 1, p. 1034.

16-29 Nenhum desses dez nomes foi incluído nas listas anteriores de líderes (Nm 1.5-15; 2.3-29; 7.12-78) e nem é algum deles filho de um homem incluído nessas listas. Bíblia de Genebra.

Comparar com Js 14-19. Andrews Study Bible.

18 de cada tribo, um príncipe. Homens respeitados e de autoridade se uniram a Eleazar, o sumo sacerdote, e a Josué, o comandante chefe do exército. Dese modo, a imparcialidade e a igualdade na divisão da terra foram garantidas. CBASD, vol. 1, p. 1034.

A exatidão com que a Inspiração preservou o registro dos limites das atribuições de terra feitas às diversas tribos enfatiza a ordem com que deve proceder na obra de Deus. Nada pode ser deixado ao acaso; tudo deve ser planejado e executado cuidadosamente. CBASD, vol. 1, p. 1034.


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem