Meditação de Pôr do Sol - 17/06/2022 | De Perseguidor a Pastor (PARTE 1)



Mas a vereda dos justos é como a luz do alvorecer, que vai brilhando mais e mais até ser dia claro. Provérbios 4:18  

Wisam nasceu em uma família poderosa em Nazaré, Israel. Quando jovem, ele foi ensinado a odiar os cristãos. Por isso, quando soube que a irmã havia se tornado cristã enquanto estudava na Europa, ele ficou irado e, imediatamente, contou à família, a qual orientou Wisam: “Você deve matá-la!” 

Em pouco tempo, o jovem estava a caminho da Europa para matar a própria irmã. Na esperança de fazê-la mudar de ideia, ligou para ela e disse: “Fui enviado por nossa família para matá-la.” Para sua surpresa, ela permaneceu calma e pediu a Wisam que lhe desse um ano, algo com que ele concordou. Então ela sugeriu que ele ficasse na escola adventista de Bogenhofen, na Áustria, e estudasse alemão. Wisam gostou da ideia. Ele tinha certeza de que iria converter os cristãos à sua religião! Contudo, com o passar do tempo, aconteceu o contrário. Cresceu nele o desejo de conhecer o Jesus que ressuscitou mortos e perdoou pecados. Quando o ano terminou, Wisam havia aceitado Jesus e sido batizado. Em vez de matar a própria irmã, ele compareceu ao casamento dela com um pastor adventista. 

Ao voltar para Nazaré, Wisam foi recebido com suspeitas. Seu tio ficou zangado quando soube que ele não cumprira a ordem. Quando o jovem ousadamente perguntou à família se conheciam Jesus, seu tio gritou: “Vamos apedrejá-lo!” 

Os homens pegaram pedras e atiraram em Wisam até que ele caiu no chão, inconsciente. Seu pai, movido pela compaixão, ordenou a um dos seus filhos que o resgatasse e o levasse ao hospital, onde ele se recuperou dos ferimentos. Quando voltou para casa, a hostilidade continuou e, alguns dias depois, Wisam foi apedrejado novamente! Dessa vez, seus pais sugeriram que ele deixasse Israel. 

Wisam decidiu estudar Teologia na Áustria. Lá, ele conheceu e se casou com Adri, uma adventista da África do Sul. Juntos, o casal pastoreou várias igrejas na Europa. Então algo surpreendente aconteceu: Wisam foi convidado para pastorear no Campo de Israel, na sua cidade natal, Nazaré! 

Foi entre seu povo e seus familiares que as histórias mais desafiadoras e impressionantes do seu ministério aconteceram. Ministérios em lugares desafiadores como Israel só são possíveis pela atuação direta de Deus. Podemos ajudá-los por meio da intercessão constante e das ofertas que contribuem para a manutenção deles e o envio de materiais evangelísticos. 

(Continua na próxima semana) 

Postagem Anterior Próxima Postagem