Reavivados por Sua Palavra | Números 16

 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 


Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Dissidentes subversivos

“Peço que vocês se afastem das tendas destes homens perversos e não toquem em nada do que é deles, para que vocês não sejam destruídos por causa de todos os pecados que eles cometeram.” Números 16:26


Não é de hoje que grupos dissidentes se levantam pretendendo maior santidade e se insurgindo contra líderes indicados por Deus. Corá, Datã e Abirão invejaram a posição de Moisés e incitaram o povo à rebelião, numa atitude semelhante à de Lúcifer no Céu. Deus havia escolhido Arão e Moisés como Seus líderes. Ao se rebelar contra eles, o povo estava se rebelando contra o Senhor. Não foi Moisés quem quis ser o líder daquele povo. Na verdade, ele quis fugir disso. Agora o acusavam de se fazer chefe. Os rebeldes acusaram Moisés de algo de que eles eram culpados: de não entrar na terra prometida. O errado sempre tem a tendência de transferir a culpa.


Em contraste com os subversivos, quando surgiam problemas, Moisés se comportava como um gigante espiritual e se prostrava diante de Deus. “Quem o Senhor escolher...” (v. 7) – devemos aprender com esse grande líder a confiar nas escolhas de Deus para nós. Como só o Senhor conhece as intenções, Moisés deixava o julgamento e a sentença com Ele. E a punição aos rebeldes chegou e alcançou a família deles. Cuidado com a sua influência no lar! Cuidado com a sua influência entre o povo de Deus!


Promessa: Deus está conduzindo Seu povo, Sua igreja ao longo da história. Ele levará Seus filhos até Canaã e todos as forças opositoras serão derrotadas.


Comentário


Nm 16 – Corá, Datã e Abirão invejaram a posição de Moisés e incitaram o povo à rebelião. Atitude semelhante à de Lúcifer no Céu. 


Nm 16:3 – Pior “santo” é o que se acha santo. Santidade é como a saúde: os que têm não percebem que têm. 

 

Nm 16:4 – Quando surgiam problemas, Moisés se comportava como um gigante espiritual e se prostrava diante de Deus.


Nm 16:7 – “Quem o Senhor escolher...” Devemos aprender com Moisés a confiar nas escolhas de Deus para nós. 


Nm 16:11 – Deus havia escolhido Arão e Moisés como Seus líderes. Ao se rebelar contra eles, o povo estava se rebelando contra Deus. 


Nm 16:13 – Não foi Moisés quem quis ser o líder daquele povo. Na verdade, ele quis fugir disso. Agora o acusavam de se fazer chefe. 


Nm 16:14 – Eram tão “santos” que nem reconheciam seus pecados. Uma pessoa verdadeiramente consagrada reconhece sua pecaminosidade e carência de Deus.


Nm 16:14 – Os rebeldes acusaram Moisés de algo de que eles eram culpados: de não entrar na terra prometida. O errado sempre tem a tendência de transferir a culpa.


Nm 16:22 – Moisés e Arão reconheceram a Deus como criador e mantenedor da vida.


Nm 16:25-27 – Devemos sempre nos afastar dos ímpios, a menos que seja para levá-los a Jesus. 


Nm 16:30 – Como só Deus conhece as intenções, Moisés deixava o julgamento e a sentença com Ele.


Nm 16:33 – A punição alcançou a família dos rebeldes. Cuidado com a sua influência no lar.


Nm 16:40 – Deus sempre procurava estabelecer memoriais para lembrar ao povo de que era importante ser fiel.


Comentário Blog Associação Geral

Para aqueles que estão em erro e merecedores de repreensão, não há nada mais agradável do que receber simpatia e louvor. Estas pessoas foram lisonjeadas por Corá, que professava grande interesse e amor por elas e concluíram que ele deveria ser bom e Moisés e Arão, ruins. Eles também realmente acreditaram serem pessoas muito boas, que foram enganadas e usadas por Moisés. Se eles admitissem que Corá estava errado e que Moisés estava certo, então eles seriam obrigados a receber a sentença de que deveriam morrer no deserto.

Corá chegou a acreditar que estava agindo no zelo por Deus e que Deus estava do seu lado. Ele se iludiu ao ponto de pensar que ele era justo e a congregação, santa. Julgava-se um pioneiro, que faria uma mudança radical no governo e melhoraria em muito a administração de Moisés e Aarão. Moisés não discutiu ou se defendeu, mas intercedeu várias vezes pelos ofensores diante de Deus, reconhecendo a enormidade de seu pecado.

Oremos para que tenhamos um espírito humilde quando repreendidos, para que possamos aceitar a correção do Senhor, sabendo que Ele está efetuando a Sua salvação em nós.

Nancy Costa
It Is Written Television [Programa Está Escrito]


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Com visão psiquiátrica, filosófica e psicológica, Augusto Cury observa que “no Antigo Testamento, às vezes Deus parece autoritário e mal-humorado. Mas uma análise acurada de suas reações, dentro do contexto histórico, revela uma paciência ímpar, uma tolerância sólida”.

Será? Observe:

1. Deus faz a terra engolir líderes vivos dentre Seu povo (vs. 31-33);
2. Deus envia fogo e consome 250 seguidores de Coré quando ofereciam incenso (vs. 34-40);
3. Deus envia uma praga no dia seguinte aos que reclamaram do ocorrido no dia anterior e, consequentemente, mais 17.700 pessoas morreram (vs. 41-50).

É possível que conheçamos muito subjetivamente ao Deus da Bíblia, ou apenas preferimos contemplar um lado de Seu caráter. Ampliando, “uma das coisas mais impressionantes sobre a Bíblia é o vigor com que os dois testemunhos destacam a realidade e o terror da ira de Deus” (J. I. Packer).

A verdade sobre o Deus da Bíblia foi manipulada; Ele está mais para um idoso vovô bonachão do que um Deus santo, soberano e intolerante à perversidade.

O que o contexto revela para explicar a reação de Deus? Releia atentamente os 15 capítulos que antecedem a este; reflita na tamanha rebeldia/rebelião e ingratidão do povo… Agora note:

1. Cheios de soberba, líderes confrontam Moisés e Arão questionando-os, acusando-os, criticando-os. Humilde e calmamente Moisés curvou-se em terra e convocou a buscarem a solução em Deus, pois a situação estava tensa e complexa havia vários dias (vs. 1-11).
2. Prepotentes e indiferentes rejeitaram o pedido de Moisés; outro grupo opôs-se veementemente a Moisés e Arão (vs. Vs. 12-19).
3. Sem conversa… sem solução; Deus, então, partiu para a ação objetivando impedir a propagação daquela aberração comportamental (vs. 20-50).

Se, quem brinca com fogo se queima, imagina quem provoca a Deus! Deus quer pessoas consagradas a Ele, não dedicadas à impiedade. Deus quer pessoas maduras na fé, não podres na imoralidade/iniquidade. Aprenderemos a lição?

• Deus condena a perversidade. Pessoas rebelando-se contra Ele são como agressivas células cancerígenas no corpo de Cristo; portanto, Deus, “cirurgicamente” elimina-as para que Sua vontade seja feita tanto na Terra como no Céu.

• Deus graciosamente libertou Seu povo do pecado para viver em sanidade/santidade…

• Deus é mais intolerante ao pecado que a pessoa mais intolerante à lactose e glúten!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentário Rosana Barros

A incredulidade de Israel frente ao relatório pessimista dos dez espias lhe causou a danosa consequência de uma quarentena no deserto. Inconformados com o resultado de sua rebelião, Corá, Datã e Abirão, com mais duzentos e cinquenta “varões de renome” (v.2) do povo, “se ajuntaram contra Moisés e contra Arão” (v.3). Não aceitavam sua condenação e lançaram sobre seus líderes o pesado fardo da culpa. Pensavam poder assumir a liderança e ainda julgavam ser isto a coisa certa a se fazer. Uma falsa segurança tomou conta de seus corações endurecidos e, por serem maioria e a nata da nação, consideraram aquele protesto como o primeiro passo de sua vitória.

Ao mandar chamar Datã e Abirão, Moisés recebeu uma resposta ousada e rebelde, a confirmação de que seriam sempre um estorvo à sua liderança. Pela primeira vez, a Escritura relata uma atitude inversa ao seu caráter manso: “Moisés irou-se muito” (v.15). O grande líder, porém, não ousou usar de sua ira para ferir seus inimigos, confiando mais uma vez na justiça divina. Ostentando espírito de liderança e exibindo sua predileção entre o povo, “Corá fez ajuntar contra eles [Moisés e Arão] todo o povo à porta da tenda da congregação” (v.19). Todos contra dois. Este foi o resultado da sedição causada pelos príncipes do povo.

Imaginem o que não sentiu Moisés ao contemplar todo o povo contra ele. O mesmo Moisés que deixou a sua pacata vida de pastor de ovelhas para liderar milhares e milhares de Israel pelo deserto; o mesmo que, diante da ira de Deus, ofereceu a sua salvação a fim de poupar a vida do povo. Novamente, Deus ameaçou destruir os filhos de Israel. Mas aqueles que tinham o espírito de verdadeiros líderes intercederam por seus patrícios. E diante da ordem do Senhor, os agitadores que dantes atraíram milhares para junto de si, viram todo o povo afastar-se deles como quem fugia de leprosos. Sua ambição, egoísmo e rebeldia contaminara suas famílias e os levara, a todos, à mesma condenação.

Da mesma sorte, “no dia seguinte”, um novo tumulto se instalou e “toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão” (v.41). A morte daquelas famílias foi colocada na conta deles: “Vós matastes o povo do Senhor” (v.41). Não bastasse a tragédia do dia anterior, Israel suscitou algo pior. Começara uma corrida contra o tempo a fim de cessar a praga do meio do arraial. Após correr “ao meio da congregação” e fazer expiação por ela (v.47), Arão se colocou “em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga” (v.48). A mortandade naquele dia foi de “catorze mil e setecentos” (v.49).

Foi por meio de uma rebelião que Lúcifer iniciou sua obra no Céu, enganando terça parte dos anjos, e será por meio de uma rebelião que cumprirá seu portento, “para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mt.24:24). Instalado o tumulto nas esferas moral e espiritual, Satanás tem instigado uma atitude de rebeldia, mesmo dentre o professo povo de Deus. Notem que a rebelião inicial de Corá, envolvia homens de influência, homens eleitos pela própria nação para serem seus cabeças. Entretanto, Deus desaprovou a conduta e as intenções de todos eles. Nenhum deles escapou do juízo divino.

A nossa confiança deve estar depositada em Deus e em Sua Palavra. Moisés e Arão eram depositários do claro e sonoro “Assim diz o Senhor”, e semelhante à sua experiência, os fiéis servos de Deus dos últimos dias têm sofrido a indiferença e perseguição daqueles que não têm o temor do Senhor. O apóstolo dos gentios já nos alertou quanto a isto: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm.3:12). E quanto mais o tempo passa, mais difícil tem sido e mais evidente fica de que não precisamos ir tão longe para sofrer por causa da nossa fé.

A rebelião de Corá, Datã e Abirão permanece infiltrada na igreja como um veneno letal contra os que agem no mesmo espírito. Envenenam o corpo de Cristo, a si mesmos e suas famílias. À cada manifestação de desobediência obstinada, tomam uma leve dose do mal que os destruirá. Infiltrados entre o trigo, muitas vezes não podem ser discernidos, mas perto está o dia em que chegará “a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu” (Ap.14:15). E qual os duzentos e cinquenta príncipes de Israel, será a sorte de quem não se arrepender (v.35).

A maravilhosa graça de Cristo ainda está à nossa disposição. Ele tem intercedido por nós, junto ao Pai, constante e incansavelmente. A praga do pecado tem ceifado a vida de milhares todos os dias. Mas o grande Dia do Senhor se aproxima quando, finalmente, o nosso Intercessor irá declarar: “cessou a praga” (v.50). Não devemos perder tempo com discussões que não edificam, mas seguir o exemplo de Moisés e Arão, que intercediam pelo povo e confiavam no agir de Deus. Disto depende a nossa salvação, da nossa casa e de muitos que esperam ver Jesus em nós.


      Comentários Selecionados

1-10 A rebelião de Corá contra Moisés, o ungido do Senhor. A causa: Corá e seus seguidores estavam cheios de inveja, de presunção, de atrevimento, de falsa religiosidade, de desrespeito para com a casa de Arão, porque esta fora escolhida [dentre a tribo dos levitas] para o sacerdócio, ao passo que a de Corá fora escolhida para o serviço do tabernáculo. Este é um dos pecados mais comuns na Igreja do Senhor, e se exprime em rivalidades, invejas e arrogância. Bíblia Shedd.

1-3 Corá e seus associados tinham visto as vantagens do sacerdócio no Egito. Os sacerdotes egípcios tinham grande riqueza e influência política, algo que Corá queria para si próprio. Corá pode ter suposto que Moisés, Arão e seus filhos estava tentando fazer do sacerdócio israelita o mesmo tipo de máquina política e quiseram fazer parte disso. Ele não entendeu que a principal ambição de Moisés era servir a Deus ao invés de controlar outros. Life Application Study Bible.

filhos de Ruben.  Datã e Abirão, príncipes da tribo de Ruben, reivindicavam para si o direito da liderança civil em Israel, por serem descendentes do primogênito de Jacó. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 951.

a congregação é santa. Isto é, qualificada para exercer o sacerdócio. A expressão pode se referir ao fato de que, antes do tempo de Moisés, qualquer um podia oferecer sacrifícios dentro da própria família. Mas agora, tal ofício estava reservado a uma família, que desfrutava todos os benefícios provenientes desse privilégio. Em certo sentido, é verdade que toda a congregação era santa, pois Israel era o povo escolhido por Deus, separado das nações vizinhas (Êx 19:6;Lv 20:26). No entanto, o Senhor ordenara que a igreja teocrática exercesse suas funções sacerdotais externas por meio de uma só família, separada para esse propósito. CBASD, vol. 1, p. 951.

vos exaltais. A acusação é séria, mas é claro que Arão não se atreveu a tomar a honra do sacerdócio para si mesmo, algo que nem o próprio Cristo fez, Hb 5.4-7. A hipocrisia de dizer que cada membro do povo é santo se revela claramente quando se considera a rebelião perpétua contra a mensagem de Deus cujo começo vem sendo descrito desde Êx 5.21. Bíblia Shedd.

incensários. O oferecimento de incenso era considerado uma das mais santas funções sacerdotais (ver com. de Lc 1:9). CBASD, vol. 1, p. 952.

12 Datã e Abirão. Sua principal acusação contra Moisés foi que ele não os levava até à terra prometida. Alegaram que Moisés tinha, na realidade, levado o povo para fora de “uma terra onde manam leite e mel” (v. 13). Por essa estranha alquimia mental, o Egito se transformara, para eles, de prisão em paraíso. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não subiremos. Os homens se recusaram a submeter seu caso a uma decisão judicial. A palavra “subiremos” é o termo hebraico para se apresentar perante um tribunal(ver Dt 25:7; Jz 4:5). Eles negaram a autoridade legal de Moisés. CBASD, vol. 1, p. 952.

Agora, Datã e Abirão começam a desobedecer o ungido do Senhor e a desacatá-lo, movidos pela inveja que tinham de Moisés. Estes dois se achavam no direito de liderar o povo, uma vez que eram descendentes do filho primogênito de Jacó, em oposição à própria vontade de Deus que já escolhera Moisés. Estes se juntaram a Corá, cuja insurreição eclesiástica contra Arão colabora bem com a insurreição política contra o governo de Moisés, que era o alvo de Datã e Abirão. Os três rebeldes eram falsos, hipócritas e fingidos em proclamar sua adesão ao Senhor. Bíblia Shedd.

13 nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel. Uma referência à fartura de boas coisas no Egito, em contraste com o deserto estéril no qual o povo se encontrava na ocasião. CBASD, vol. 1, p. 952.

príncipe sobre nós. Um comentário ousado, sugerindo que Moisés exercia poder autocrático sobre os israelitas. CBASD, vol. 1, p. 952.

17 Os rebeldes tentaram alegar motivos religiosos para os seus mal-entendidos com Moisés e Arão, por isso mesmo o teste seria o oferecer de incenso, um rito exclusivamente sacerdotal. Bíblia Shedd.

19 a glória do SENHOR. Esta é a segunda aparição especial da glória de Yahweh (Nm 14:10), a qual saiu do lugar santíssimo, onde costumava permanecer. CBASD, vol. 1, p. 953.

24 Levantai-vos. Deus sempre chama Seu povo a se separar de tudo aquilo que contenha pecado; a santificação inclui a ideia da separação das coisas mundanas, 2 Co 6.14-18. Bíblia Shedd.

25 os anciãos. A saber, os 70 anciãos escolhidos para auxiliar Moisés (Nm 11:16). Ficaclaro que Moisés contava com o apoio dos líderes oficiais do povo. CBASD, vol. 1, p. 953.

27 A atitude dos rebeldes foi de desafio e de arrogância, e o resultado trágico desta atitude foi sofrido também pelos seus familiares. O pecado e seu castigo sempre ameaçam os entes queridos do pecador. Bíblia Shedd.

28 o Senhor me enviou a realizar todas estas obras, que não procedem de mim mesmo. Moisés não fora governado por ambições pessoais. CBASD, vol. 1, p. 953.

32 os engoliu juntamente com suas famílias (NVI). Os filhos de Corá não morreram (26.11); segundo parece, não acompanharam o pai no seu plano estouvado. As famílias dos demais rebeldes morreram com eles. Bíblia de Estudo NVI Vida.

37 santos são. Os incensários haviam sido usados para oferecer incenso a Yahweh, e receberam fogo sagrado do altar (Nm 16:7, 18, 46; cf Lv 16:12-13). Antes disso, eram apenas propriedade particular dos príncipes (Nm 16:6). CBASD, vol. 1, p. 954.

46 faze expiação por eles. Não havia tempo para escolher um animal e sacrificá-lo. A expiação foi feita por meio do incenso, poisa praga já corria desenfreada entre o povo. CBASD, vol. 1, p. 955.

Moisés logo sentiu que a praga começara. Como pastor do povo de Deus, não hesitou em chamar a Arão, o sacerdote, para que ambos tivessem sua parte em interceder pelo povo. O fogo do altar é aquilo que consome o sacrifício, e torna o incenso em fumaça. Da mesma maneira, é só no poder do sacrifício de Jesus Cristo que as orações dos crentes têm livre acesso ao trono da graça de Deus. O incenso ilustra a oração da fé (Gl 4.4). Bíblia Shedd.


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem