Reavivados por Sua Palavra | Gênesis 50

  


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges

RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

A morte de Jacó e de José

“Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente.” Gênesis 50:20


Todas as autoridades do Egito foram ao sepultamento de Jacó na caverna no campo de Macpela, que Abraão havia comprado de Efrom, o heteu. José e o pai dele tinham conquistado o respeito de todos. Passado o tempo de luto, os irmãos de José temeram que ele finalmente quisesse se vingar deles por terem-no vendido como escravo. José ficou triste com essa manifestação de dúvida em relação ao amor e ao perdão dele. Satanás é que costuma trazer nossos pecados à memória, mas Deus carinhosamente nos lembra de Seu perdão. José não estava preso ao passado; ele realmente havia perdoado os irmãos. Seus pensamentos estavam no futuro, em Canaã. E isso é um exemplo para nós e, principalmente, para os líderes. Um verdadeiro líder (1) nunca perde a visão, (2) perdoa e concede nova chance e (3) trata os outros amavelmente.


No verso 25, José disse: “Quando Deus intervier em favor de vocês.” José tinha certeza de que a palavra de Deus se cumpriria no tempo certo. Como evidência de que cria na promessa de Deus, ele pediu que seus ossos fossem transportados para Canaã.


O livro de Gênesis, que começa com o relato da criação perfeita e narra a triste queda moral do primeiro casal, é concluído com uma ênfase no perdão e menciona a longevidade de José: 110 anos (menor que a de Abraão e Isaque, mas bem maior que a dos egípcios, que viviam nessa época em média 50 anos). Neste mundo de pecado, a melhor escolha consiste em andar com Deus e ser fiel à vontade Dele revelada na Bíblia.


Promessa: O perdão e as bênçãos de Deus estão disponíveis agora àqueles que creem. E no futuro entrarão na Canaã celestial.


Arqueologia e história: Moisés demonstrou neste capítulo e em outras partes do Gênesis que era bom conhecedor dos costumes e da cultura egípcios. No entanto, embora o sogro de José fosse sacerdote, o texto não menciona cerimônias fúnebres nem rituais pagãos.



Comentários

Gn 50:7 – Todas as autoridades do Egito foram ao sepultamento de Jacó. José e o pai dele haviam conquistado o respeito de todos.


Gn 50:15-17 – Satanás costuma trazer nossos pecados à memória, mas Deus carinhosamente nos lembra de Seu perdão. 


Gn 50:15-21 – José não estava preso ao passado; ele perdoou os irmãos. Seus pensamentos estavam no futuro, em Canaã. Exemplo para nós. 


Gn 50:17 – José chorou ao ouvir o pedido de perdão. Deus também chora porque o pecado nos faz sofrer.


Gn 50:19 – José, um tipo de Jesus – ele usa uma frase de que o Pai tanto gosta: “Não tenham medo.” 


Gn 50:20, 21 – Um verdadeiro líder (1) nunca perde a visão, (2) perdoa e concede nova chance e (3) trata os outros amavelmente.


Gn 50:21 – José falou ao coração dos irmãos. Devemos falar à mente das pessoas, mas também ao coração delas, lembrando-nos de que os seres humanos têm necessidades físicas, espirituais e emocionais.  


Gn 50:25 – “Quando Deus intervier em favor de vocês.” José tinha certeza de que a palavra de Deus se cumpriria no tempo certo. E você?


Gn 50:25 – Como evidência de que José cria na promessa de Deus, ele pediu que seus ossos fossem transportados para Canaã. 


Gn 50:26 – Fica evidente a diminuição da longevidade dos patriarcas após o dilúvio: Abraão viveu 175 anos; José viveu 110 anos. 


Gn 50 – Jacó e José pediram para ser sepultados em Canaã. Nosso lar também não é aqui. Estamos em peregrinação.



Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Alguém pode ter-se chocado com os relatos perversos dos personagens do povo de Deus. Não é pelo fato do texto bíblico descrever suas falhas que devemos abandonar a leitura. Ao perseverarmos nas Escrituras, notamos como Deus tem poder para reverter casos aparentemente irrecuperáveis.

“Durante os anos em que José estivera separado dos irmãos, estes filhos de Jacó se haviam mudado em seu caráter. Invejosos, turbulentos, enganadores, cruéis e vingativos tinham eles sido; mas, agora, quando provados pela adversidade, mostraram-se abnegados, leais uns para com os outros, dedicados ao pai, e, sendo eles homens de idade mediana, sujeitos à sua autoridade”, comenta Ellen White.

Assim, encerramos com vitória o último capítulo do primeiro livro contendo a história do povo de Israel. A esperança nasce ao percebermos que “as pessoas podem mudar. Os corações podem ser amolecidos. Novos rumos podem ser tomados. Milagres podem acontecer. Os candidatos menos prováveis para o reino celestial podem se tornar justos mediante Jesus Cristo e Sua graça infinita. Por isso, devemos sempre olhar para o próximo de forma aberta, pensando no que pode vir a ser. Enquanto houver vida, as pessoas têm o potencial de se tornar o que Deus quer que sejam mediante Seu amado Filho”. Desta forma, “não podemos esquecer de que João, sob inspiração divina, registrou [os nomes dos filhos de Jacó] em ligação aos redimidos na vinda de Cristo: Os selados – os especiais – os 144.000 (ver Ap 7:4-8; 21:12). É uma grande honra para aqueles irmãos, considerando todo seu passado”, analisa Philip W. Dunham.

Na morte, a esperança de Jacó e José é evidente nas promessas/profecias de Deus. Como eles, devemos ser movidos pelas promessas/profecias de Deus. Essa certeza também deveria tomar conta dos israelitas que sofriam como escravos nas insalubres fábricas de tijolos.

A profecia bíblica deve nos tornar convictos a tal ponto de agirmos focados nelas, pois certamente elas passarão de promessas a realidades (Gênesis 50:24-25).

Em breve Jesus virá resgatar-nos deste mundo que nos escraviza com suas filosofias opressoras e destruidoras. Enquanto esse dia não chega, permitamos que Deus transforme nosso caráter e ofereçamos perdão a quem precisa de paz no coração! Ódio, vingança e retaliação são eliminados pelo perdão!

Deixe Deus conduzir. Sabendo que tudo coopera para o bem, reavivemo-nos!

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

1-3 O texto foca o sofrimento de José e mantém silêncio sobre os irmãos. Jacó é tratado do mesmo modo que o seria um nobre egípcio, marcando a alta consideração pela família de José. A religião egípcia requeria o embalsamento do corpo tendo em vista a jornada após a vida. Quarenta dias… setenta dias. Os quarenta dias de embalsamento eram seguidos de trinta dias de luto (Num. 20:29; Deut. 34:8) (Andrews Study Bible).

embalsamassem. Uma prática egípcia destinada a preservar o corpo após a morte e, desta forma, conservar a identidade pessoal na vida pós-morte. Não existia essa prática em Israel. Aqui, o intento é o de preservar o corpo para ser transportado para Canaã (Bíblia de Genebra).

falou José à casa de Faraó. Logo após ter chorado a morte de seu pai (Dt 34.8), a aparência de José talvez não fosse adequada para se apresentar diante de Faraó (cf 41.14) (Bíblia de Genebra).

4-14 Após receber a permissão de Faraó para enterrar Jacó em Canaã, José, seus irmãos, e “todos” os oficiais de Faraó viajaram a Canaã para o enterro de Jacó. A explicação de José para a necessidade do enterro em Canaã (v. 5 “sepultura que eu cavei para mi mesmo”) é colocada de modo que possa ser entendida pelos egípcios (Andrews Study Bible).

carros e cavaleiros. A história posterior do êxodo usa linguagem similar (Êx. 14:9, 17-18, 23, 26, 28) (Andrews Study Bible).

10 além do Jordão. As palavras “além do Jordão” indicam que esse livro [Gênesis] foi concluído na outra margem desse rio, onde Moisés, depois, faleceu (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento – F.B Meyer).

11 Abel-Mizraim. Lit. “Lamentação do Egito” (Andrews Study Bible).

No hebraico ebel significa “lamentação” e abel, “campo”. O nome parece ser um jogo das duas palavras (Bíblia Shedd).

13 Caverna do campo de Macpela. Ver 24.3.

17 As lágrimas de José só demonstraram o seu amor para os irmãos ao pensar que eles tinham desconfiado do seu perdão genuíno (Bíblia Shedd).

19 Este é o coração e o clímax da história de José: só Deus pode perdoar pecado e cobrir a culpa do homem pecador. A providência divina dirige em tudo, tornando os propósitos maus dos homens em bem (cf 45.4-7) (Bíblia Shedd).

21 lhes falou ao coração. Ver 34:3. O perdão verdadeiro entre seres humanos é induzido pelo perdão divino (Ef. 4:32) (Andrews Study Bible).

22,26 110 anos. O tempo ideal de uma vida, segundo inscrições egípcias (Bíblia Shedd).

Note a longevidade decrescente dos patriarcas desde Abraão (175 anos; 25:7) até José (110 anos). Ele recebeu embalsamento e honras de sepultamento como as teve Jacó (Andrews Study Bible).

23 Os filhos de Maquir, neto de José, são descritos como tomados sobre os seus joelhos (lit “nascidos sobre os seus joelhos”). Significa “adotados como seus descendentes” (Bíblia Shedd).

24 Deus certamente nos visitará. O verbo hebraico traduzido por “visitar” denota um encontro divino que mudará a vida de alguém para o bem ou para o mal (21.1; Êx 3.16, 4.31; Lc 1.68,78; At 15.14) (Bíblia de Genebra).

25 transportar os meus ossos. Os ossos de José foram tirados do Egito por Moisés (Êx 13.19) e, mais tarde, foram sepultados em Siquém (Js 24.32) (Bíblia de Genebra).

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/MundoAdventista

Instagram: https://www.instagram.com/mundoadventistabr/?hl=en

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem