Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 13


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira



RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

Nuvem e Fogo

“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os iluminar.” Êxodo 13:21

Deus liberta (justificação), manda tirar o fermento (santificação) e nos faz entrar em Canaã (glorificação). Durante o percurso promete nos acompanhar e proteger. O caminho pelo qual Deus nos guia nem sempre é o mais curto, mas é sempre o melhor. Foi assim com os hebreus: o Senhor os levou por um caminho que os pouparia de agressões e conflitos. Portanto, não reclame dos planos de Yahweh para sua vida; Ele pode estar livrando você de algo bem pior. Confie. Quando permitimos que Deus vá adiante em nossa caminhada, podemos ter certeza de que tudo dará certo. Ele protegeu os israelitas de dia e de noite.

O verso 9 diz: “A lei do Senhor esteja em tua boca.” Que nossos lábios sejam instrumento de bênção e salvação, especialmente para contar aos filhos o que o Senhor tem feito em nossa vida (v. 3, 8, 14). Caminhemos e preguemos.

*Promessa:* Moisés levou consigo os ossos de José, cumprindo postumamente a vontade dele e mostrando a Israel que as promessas de Deus são seguras e certas (v. 19).


Comentários

Êx 13 – Deus liberta (justificação), manda tirar o fermento (santificação) e nos faz entrar em Canaã (glorificação). Tudo pela graça.

Êx 13:3, 8, 14 – Deus quer que nos lembremos do que Ele fez e tem feito em nossa vida e contemos a nossos filhos. Esse é o nosso maior legado.

Êx 13:9 – “A lei do Senhor esteja em tua boca.” Que nossos lábios sejam instrumento de bênção e salvação.

Êx 13:17 – O caminho pelo qual Deus nos guia nem sempre é o mais curto, mas é sempre o melhor.

Êx 13:17 – Não reclame dos planos de Deus para sua vida. Ele pode estar livrando você de algo bem pior. Confie.

Êx 13:18 – Antes de ver o milagre no mar, o povo teve que passar pelo deserto. Confie.

Êx 13:19 – Moisés levou consigo os ossos de José, cumprindo postumamente a vontade dele e mostrando a Israel que as promessas de Deus são seguras e certas.

Êx 13:21 – Quando permitimos que Deus vá adiante em nossa caminhada, podemos ter certeza de que tudo dará certo. Ele protegeu os israelitas de dia e de noite.

Êx 13:21 – Deus é a luz que ilumina nosso caminho escuro.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

A páscoa foi símbolo de redenção ao povo de Deus e de juízo aos ímpios. O juízo no tempo do fim salvará fieis oprimidos e condenará opressores (Daniel 7:9-14, 12, 21-22, 26-27). Obviamente, “Deus está mais disposto a perdoar do que a punir”. Sua “misericórdia se multiplica mais nEle do que pecado em nós” declara Thomas Watson. O Deus que avisou sobre a morte dos primogênitos, almejava a salvação deles. Todos receberam oportunidade de salvar-se. Passar o sangue na porta era opcional, mas a morte dos primogênitos não.

Deus estava cumprindo cabalmente a profecia de Gênesis 15:13-16. No capítulo em análise, o êxodo do Egito aconteceu. O povo sentia não apenas o cheiro de liberdade, mas a experiência da liberdade. O impossível tornou-se possível. Nitidamente, o mundo pagão percebeu que existe um Deus verdadeiro – todos os outros são falsos, inferiores, criados pelo homem. Também ficou evidente que Deus tem um povo e luta por ele.

Aprofunde-se na teologia objetivando conhecer melhor a Deus, “porque, quanto mais conhecê-lO, mais vai amá-lO”, destacou George Whitefield. Para isso, considere estes tópicos:

Os primogênitos preservados pelo sangue deveriam ser consagrados a Deus. Os rituais são didáticas divinas para ensinar preciosas verdades celestiais da salvação aos seres humanos neste planeta corrompido pelo pecado (Êxodo 13:1-10).

Os ensinamentos aprendidos com Deus devem ser transmitidos às novas gerações. O bastão doutrinário deve ser passado adiante (Êxodo 13:11-16).

Deus tem interesse na intimidade com Seu povo. Ele não quer uma religião formal, mas relacional, construída com tempo. Evangelizar não é vomitar conhecimento doutrinário, é ensinar dependência dEle. É preocupar-se com os medos e limitações dos interessados, como Deus faz (Êxodo 13:17).

O propósito de Deus é que descansemos nEle na vida e na morte, como fez José. Devemos confiar em Seu plano e em Seu tempo (Êxodo 13:18-19; Gênesis 50:24-26).

A intenção de Deus é guiar e cuidar de Seu povo; apresentar o caminho da vida e da verdadeira felicidade. Seu cuidado paternal revela Seu amor incondicional (Êxodo 13:20-21).

Quem aceita a graça das orientações de Deus experimenta Suas diferentes provisões na jornada rumo ao auge das Suas promessas! A nuvem e fogo sobrenatural indicam o cuidado de Deus em tempo integral, rumo à herança celestial (1 Pedro 1:3-9).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

consagra-Me. A hora em que Deus tinha Se revelado por um milagre supremo, era justamente a oportunidade para ensinar o povo sobre os deveres religiosos. Assim, também, Jesus usou a ocasião em que produziu, por milagre, pão para os famintos, para ensinar que Ele é o Pão da Vida (Jo 6.51). Bíblia Shedd.

todo primogênito. A palavra hebraica usada nesta passagem limita a ordem aos primogênitos machos, pois foram salvos da décima praga. A explicação adicional “todo que abre a madre” mostra que se referia apenas ao primogênito que, ao mesmo tempo, fosse o primeiro filho a nascer de sua mãe. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 595.

Jesus, primogênito de Maria (v. Lc 2.7), foi apresentado ao Senhor em conformidade com essa lei (v Lc 2.22, 23). Bíblia de Estudo NVI Vida.

3 Fixa a celebração da Festa dos Pães Asmos [modelo de Jesus] na consciência comum. Andrews Study Bible.

Lembrai-vos. Esta forma da palavra é encontrada somente duas vezes em Êxodo, aqui e no mandamento do sábado (20:8), e em ambos os casos marca um evento chave para a humanidade (criação) e Israel (êxodo). Andrews Study Bible.

hoje, mês de abibe. Pela primeira vez menciona-se o nome do mês. CBASD, vol. 1, p. 596.

contarás a teu filho. A explicação da Palavra de Deus no lar sempre foi a base da vida religiosa do povo de Deus no passado e sempre deverá ser o fundamento da sociedade cristã de hoje. Os chefes dos lares devem ser sacerdotes e profetas, de certo modo. Bíblia Shedd.

será como um sinal na tua mão e e por memorial entre teus olhos. Os judeus interpretaram este versículo, juntamente com v. 16 e Dt 6.8, 11.13-21, como uma ordem de atar pequenas caixas de couro aos braços e à fronte, contendo pergaminhos com trechos inteiros da Bíblia, contendo tais ordens. Mas será melhor guardar estes ensinamento no pensar (entre os olhos), no agir (na tua mão) e no falar (na tua boca). É isto que, na sua linguagem pitoresca, a Bíblia quer dizer. Bíblia Shedd.

Eram os thephilim ou filactérios [designação grega phylakterion (Mt 23:5) cf CBASD]… do judaísmo posterior, aos quais o Senhor Jesus se referiu ao criticar as exibições ostensivas de piedade dos fariseus (Mt 23.5). Bíblia de Genebra.

A prática parece ter origem no período posterior ao exílio na Babilônia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os filactérios eram usados por judeus piedosos durante as orações matutinas diárias, mas por alguns, o dia todo. Para parecerem mais piedosos, com frequência, eles aumentavam seus filactérios, alargando suas faixas, prática severamente criticada por Cristo (Mt 23:5). Ainda na atualidade, judeus conservadores usam filactérios. Sabe-se que os egípcios com frequência usavam amuletos presos ao corpo, na forma de rolos de papiro em miniatura, nos quais estavam escritas palavras mágicas. … Deus, porém, não tinha intenção de que os judeus fizessem uma aplicação literal da ordem, atando certas porções da lei no braço e na fronte (DTN, 612, 613). Ele se referiu à aceitação dos princípios na mente e no coração, no intelecto e nas emoções, bem como à aplicação desses princípios na vida. CBASD, vol. 1, p. 596.

12 separem para o Senhor o primeiro nascido de todo ventre (NVI).

13 jumenta. Era o único animal dos que os israelitas normalmente possuíam, que era ritualmente imundo, não sendo aceitável nem para sacrifício, nem para comida. Bíblia Shedd.

todo primogênito do homem. Os primogênitos de Israel também deviam ser dedicados ao Senhor. Isso não deveria ser feito à maneira dos pagãos, matando e queimando crianças sobre um altar, mas apresentando-as a Deus como sacrifício vivo., consagrando todas as suas faculdades corporais e mentais ao serviço divino. Mais tarde, Deus separou a tribo de Levi para Seu serviço como uma substituição dos primogênitos das outras tribos (ver Êx 32:26-28; Nm 3:12, 13). Ao mesmo tempo, todo primogênito israelita devia ser “redimido” ou comprado de volta do Senhor, pelo pagamento de cinco ciclos de prata como prescrito em Números 3:46, 47 e 18:16. Em vários países, tanto antigos como modernos, é costume dedicar o primogênito para propósitos religiosos.  CBASD, vol. 1, p. 597.

15 Israel não estava isento da sentença de morte contra os primogênitos do Egito. Os filhos primogênitos foram poupados somente através do sangue do cordeiro pascal. Bíblia de Genebra.

17 pelo caminho da rota da terra dos filisteus. Embora fosse a rota mais direta de Gósen a Canaã, estava pesadamente protegida por uma fileira de fortalezas egípcias. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deus (não Moisés) não levou Israel pelo caminho direto da estrada da costa do Egito a Canaã, provavelmente devido aos fortes movimentos militares ao longo dessa rota. A rota através do ermo é muito mais longa mas menos usada. Andrews Study Bible.

Antes que estivessem prontos para tomar posse da terra de Canaã eles deveriam primeiramente estar unificados como nação e aprender a confiar em Deus, a quem ainda pouco conheciam. Como escravos, estavam desarmados e não tinham o costume de guerrear (PP, 282). Uma transformação espiritual, intelectual e política deveria ocorrer antes que estivessem preparados a cooperar com Deus na conquista de Canaã. CBASD, vol. 1, p. 597

guerra. Haveria um exército de egípcios guardando as fronteiras. Bíblia Shedd.

e torne ao Egito. A atitude de Israel em ocasiões posteriores mostra quão real era o perigo de os israelitas retornarem ao Egito, diante da menor derrota ou desânimo, e se submeterem novamente à escravidão (ver Nm 14:4). Se soubessem o que estava pela frente, jamais estariam dispostos a deixar o Egito. É muito provável que esperassem estar em Canaã destro de algumas semanas. CBASD, vol. 1, p. 597.

18 pelo caminho do deserto, perto do mar Vermelho. Ou seja, o deserto entre o Egito e o Mar Vermelho …, não o deserto da península do Sinai. … O propósito de Deus ao escolher o caminho do Mar Vermelho era duplo: (1) Os israelitas estavam desarmados e não tinham o costume de guerrear, portanto, estavam despreparados para enfrentar os aguerridos filisteus … Os israelitas podiam entender isso; e essa foi a razão que Deus lhes deu (v. 17). (2) Como Deus já havia instruído Moisés (Êx 3:12), Ele tinha o propósito de Se encontrar com o povo no monte Horebe. Lá completariam sua organização formal como nação, Deus faria uma aliança com eles, comunicaria Sua santa lei, e os serviços do santuário seriam instituídos. Os filhos de Israel não estavam preparados para entender a necessidade de tudo isso e, por esse motivo, Deus não as mencionou nessa ocasião. O relativo isolamento da parte meridional da península do Sinai se adaptava maravilhosamente ao cumprimento do propósito pelo qual Deus conduziu Seu povo às proximidades do monte Horebe. … O povo não só receberia as instruções que Deus desejava lhe comunicar, mas privações de sua longa e cansativa jornada pelo deserto montanhoso proveria situações nas quais teriam de aprender a confiar Ele. Este era precisamente o treinamento que precisavam no preparo para a difícil tarefa de conquistar Canaã. CBASD, vol. 1, p. 598.

mar Vermelho. O hebraico realmente quer dizer “Mar de Juncos”. Na região entre o Egito e o Sinai havia uma cadeia de lagos amargos. Andrews Study Bible.

O termo hebraico (yam suf) é usado para designar o golfo de Ácaba (23.31), o golfo de Suez (10.19; Nm 33.10) e também o corpo de água cruzado por ocasião do êxodo. … O “mar Vermelho” do êxodo é, provavelmente, um dos lagos Amargos ao norte do golfo de Suez. Bíblia de Genebra.

19 os ossos de José. Embora aqui e na narrativa do enterro dos ossos de José, em Siquém (Js 24:32), não haja menção dos outros filhos de Jacó, a declaração de Estêvão diante do Sinédrio parece indicar que todos os pais “foram transportados para Siquém” (At 7:15, 16). CBASD, vol. 1, p. 598.

20-22 A presença de Deus é visivelmente ilustrada pela coluna de nuvens de dia e pela coluna de fogo à noite. Esse é um importante tema teológico …, ligado intimamente à história do tabernáculo. Andrews Study Bible.

20 acamparam-se em Etã. Israel acampou-se à beira do deserto, perto daquilo que pode ter sido uma fortaleza egípcia, em Etã. Bíblia de Genebra.

Registros egípcios falam da existência de uma linha de fortificações fronteiriças do mar mediterrâneo ao golfo de Suez …, construídas com o claro propósito de impedir que as tribos do deserto oriental entrassem no Egito; e, ao mesmo tempo, eram designadas para controlar a circulação de pessoas entre o Egito e a Ásia. …  no caso de Moisés [quando fugitivo], essas fortalezas não impediram um fugitivo solitário de escapar com êxito para o deserto …, mas é óbvio que as hostes de Israel não poderiam ter passado por elas sem o consentimento dos guardas. Aparentemente, o faraó nunca teve a intenção de permitir que os hebreus fossem mais além do que entrar no deserto oriental e adorar a Deus ali. Talvez os guardas da fronteira tenham informado ao faraó que os israelitas prosseguiam sua viagem em direção ao Mar Vermelho, e foi então que o monarca iniciou a perseguição (Êx 14:3; PP, 283).  CBASD, vol. 1, p. 599.

21 numa coluna de nuvem. Nessa coluna de nuvem, o próprio Senhor estava presente com Seu povo, e dela Ele falava com Moisés. Nela, a glória do Senhor, conhecida mais tarde como shekinah, era manifestada (Êx 16:10; 40:34). CBASD, vol. 1, p. 599.

a fim de que caminhassem de dia e de noite. Não se deve concluir desta declaração que Deus queria que os israelitas viajassem à noite, bem como durante o dia. Em vez disso, eles viajavam tanto dia como de noite até a hora em que chegavam ao destino pretendido. CBASD, vol. 1, p. 599.

22 Nunca se apartou. A última menção na nuvem está em Números 16:42, embora seja possível que Números 20:6 se refira a ela. … Como não há menção dela no livro de Josué, pode ter desaparecido exatamente antes da travessia do Jordão, no final dos 40 anos. O fato de a coluna de nuvem ter permanecido com Israel em sua longa jornada, mesmo quando o povo era infiel, assegura que Deus não abandona Seus filhos na peregrinação. A promessa de Jesus aos discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28:20), nunca faltou a ninguém disposto a ir aonde Ele ordena. Não existe circunstância na vida em que Deus se retire. Ele está presente nas noites mais escuras de miséria e descontentamento, bem como nos dias mais iluminados de felicidade e sucesso. De fato, precisamos dEle à noite, quando estamos cientes de nossas necessidades, mas talvez mais ainda durante o dia, quando somos propensos a confiar em nós mesmos. A coluna  visível não pode ser mais vista, mas a presença de Deus pode ser sentida na experiência dos indivíduos, da igreja e das nações. Bendito é o homem cujos olhos não estão demasiados escurecidos para discernir a direção do Senhor. CBASD, vol. 1, p. 599, 600.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Acesse o canal no Youtube: Mundo Adventista e Perante o Eterno 

Postagem Anterior Próxima Postagem