Reavivados por Sua Palavra | Êxodo 06

 


 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 

Acesse a Bíblia: Bíblia Sagrada Bíblia Sagrada em áudio Narrada por Cid Moreira


Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio 


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

O Senhor que liberta

“Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor.” Êxodo 6:8


Neste capítulo, Deus Se revela a Moisés com o nome YHWH, o Senhor. Evidentemente que os hebreus já O conheciam, mas nunca haviam visto as manifestações de poder que em breve veriam. O capítulo mostra também que Deus “ouve” nosso lamento e “Se lembra” de nós, ou seja, Ele fala nossa língua para nos dar a certeza de que cuida de nós. Infelizmente, a ansiedade e o peso da escravidão fizeram com que os israelitas não dessem importância às palavras de Moisés. Não devemos permitir que nada nos faça duvidar da palavra profética. Deus promete nos livrar da maior de todas as opressões: a do pecado.


Nos versos 14 a 27, encontramos uma genealogia incompleta. A lista menciona os descendentes de apenas três filhos de Jacó. O objetivo é consolidar as credenciais de Arão e dos levitas como líderes religiosos. É interessante notar que nessa lista de descendentes estão também pessoas cuja vida não estava de acordo com a vontade de Deus, o que mostra uma vez mais que a Bíblia não apresenta situações idealizadas, nem mascara os erros de seus personagens.


O capítulo é concluído com mais uma desculpa de Moisés antecedida por uma ordem do Senhor: “Diga a faraó, rei do Egito, tudo o que Eu digo a você” (v. 29). Devemos dizer ao mundo tudo o que o Senhor nos mandou dizer (Apocalipse 14:6-12).


Promessa: Assim como prometeu aos israelitas, Deus também promete aliviar nossas cargas e nos levar à terra prometida.


Arqueologia e história: Fineias é um nome egípcio que significa “negro”, e pode indicar que ele tinha pele mais escura. A presença de nomes egípcios para hebreus no Gênesis é outra evidência de que se trata de um relato histórico escrito por alguém familiarizado com o Egito.


Comentários

Êx 6:2 – Deus Se revela a Moisés com o nome YHWH (= Eu Sou). A revelação de Deus é progressiva aos que O buscam. 

Êx 6:5 – Deus “ouve” nosso lamento e “Se lembra” de nós. Mais uma vez Deus fala nossa língua para nos dar a certeza de que cuida de nós. 

Êx 6:6-8 – [1] Justificação; [2] santificação; [3] glorificação.

Êx 6:7, 8 – Assim como prometeu aos israelitas, Deus também promete aliviar nossas cargas e nos levar à terra prometida.

Êx 6:9 – Infelizmente, a ansiedade e o peso da escravidão fizeram com que os israelitas não dessem importância às palavras de Moisés. Não devemos permitir que nada nos faça duvidar da palavra profética.

Êx 6:14-27 – Não se trata de uma genealogia completa. A lista menciona os descendentes de apenas três filhos de Jacó. O objetivo é consolidar as credenciais de Arão e dos levitas como líderes religiosos.

Êx 6:14-27 – É interessante notar que nessa lista de descendentes estão também pessoas cuja vida não estava de acordo com a vontade de Deus, o que mostra uma vez mais que a Bíblia não apresenta situações idealizadas, nem mascara os erros de seus personagens.

Êx 6:29 – Devemos dizer ao mundo TUDO o que o Senhor nos mandou dizer (Apocalipse 14:6-12).


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Certos fracassos fazem parte da trajetória do crente. O fato de agir em nome de Deus pode ser frustrante, com resultados decepcionantes.

Russell N. Champlin reconhece que certamente “a espiritualidade não depende de uma vitória em um golpe único. O caminho da vitória está salpicado de pequenas derrotas e vitórias por um longo período de tempo”.

Essa experiência na obra de Deus, Moisés e Arão tiveram. As coisas não fluíram conforme suas sinceras expectativas de fé. Muitas vezes nosso problema é frustrar-nos com a paciência de Deus (Êxodo 5:22-23; 2 Pedro 3:8-10).

Sentindo-se fracassado, Moisés indagou pela lógica de um monarca do maior império da época dar-se ao trabalho de receber alguém insignificante, desajeitado e com dificuldade na comunicação como ele (Êxodo 6:30). Moisés não era um super-homem, blindado, com superpoderes, superior a tudo e a todos; era tão frágil como nós e deveria depender de Deus assim como devemos depender também.

Conquanto, Deus fez papel de terapeuta de Moisés, visando conduzi-lo à cura da baixa autoestima:

• Deus Se revela de uma forma diferente (Êxodo 6:3); “o nome ‘SENHOR’ (Jeová ou Javé) havia aparecido anteriormente no texto; porém, agora assume novo significado”, observa William MacDonald. Está relacionado à aliança com Israel.

• Deus demonstra empatia pelos oprimidos e sofredores deste mundo, e declara que agirá em prol deles (Êxodo 6:5; 2:23-25; 3:7-10).

• Deus aviva a memória reiterando Suas preciosas e grandiosas promessas, cuja garantia é Ele mesmo (Êxodo 6:2-8).

• Deus insiste com Seus servos desanimados, decepcionados e depressivos… incentivando-os a cumprirem uma importante e nobre missão (Êxodo 6:10-13, 28-29).

• Deus demonstra conhecer aos que foram enviados por Ele à grande comissão. As genealogias não são anexos, apêndices ou notas de rodapé nos projetos de Deus; elas são relevantes para reavivar o valor de Seus servos (Êxodo 6:14-25).

O desânimo pode ter causas externas (Faraó) ou internas (incredulidade do povo – Êxodo 6:9). Contudo, “enfrentar oposição dentro da própria família de Deus muitas vezes é mais difícil que suportar a perseguição vinda de fora”, afirma MacDonald. Nestas horas, a comunhão com Deus é a cura certeira para o desânimo! Deus anima Seus líderes e os incentiva a avançar confiantemente nEle (Êxodo 6:1, 10, 29).

Quando tudo conspira para nos desanimar, busquemos urgentemente a Deus! Reavivemo-nos!

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


      Comentários Selecionados

Agora. Sem mais demora Deus agirá. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Agora, verás. Uma vez que Moisés não estava preparado para entender os caminhos de Deus, de nada serviria dar-lhe alguma explicação. É como se Deus lhe dissesse: “O que Eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” (Jo 13:7). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 555.

2-8 Esta seção apresenta quatro vezes a exclamação: “Eu sou o SENHOR” (vv. 2, 6, 7 e 8). A mesma frase aparece repetidamente introduzindo importantes manifestações divinas (e.g., 20:2). Andrews Study Bible.

Note o uso repetitivo da fórmula da revelação (autoridade) “Eu sou o SENHOR”, nestes versículos (vs. 2.6-8). O uso do nome de Deus da aliança sublinha a certeza das promessas e da fidelidade da aliança. Bíblia de Genebra.

Todo-poderoso. Em hebraico, El Shaddai; era o nome empregado por todos os povos do Oriente Médio para descrever a Deus, mesmo entre aqueles que tinham perdido a ideia monoteística da divindade. SENHOR [YHWH]. O nome específico revelado para Moisés quando lhe foram dadas as promessas da Salvação (Êx 3.14). Normalmente na Bíblia, o nome “Senhor” descreve a Deus nas Suas relações com a raça humana, Sua revelação e Sua graça, enquanto o nome “Deus” O aponta como criador Todo-poderoso dos céus e da terra, a origem de tudo. Bíblia Shedd.

Mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui conhecido. Não significa que os patriarcas desconheciam totalmente o nome Iavé (“O SENHOR”) , mas mostra que não compreendiam plenamente todas as suas implicações como o nome daquele que resgataria o seu povo. … Esses fatos poderiam ser compreendidos somente pelos israelitas que experimentariam o êxodo e pelos seus descendentes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Deus estava para se revelar de maneira de forma mais completa, libertando Seu povo com “mão poderosa” (Êx 6:1), de fato considerando-os como Seu povo (v. 7), estabelecendo Sua aliança com eles e dando-lhes a terra de Canaã (v. 4). Por isso, no v. 3, Deus se refere ao novo significado que a libertação traria ao Seu nome (ver v. 1-7). CBASD, vol. 1, p. 555.

“Conhecer” alguém na Bíblia se refere a um conhecimento relacional. Andrews Study Bible.

Me lembrei da Minha aliança. Quando o verbo “lembrar” é usado em relação a Deus, quer dizer que Ele está disposto a agir com base em Suas promessas, e não simplesmente que as estava relembrando. Esta narrativa afirma a inclusão de todo o povo de Israel na aliança abraâmica. Bíblia de Genebra.

aliança. Conjunto das promessas imutáveis de Deus, que alcançam a gloriosa plenitude do seu cumprimento na pessoa de Jesus Cristo. Bíblia Shedd.

vos tirarei … vos resgatarei. A resposta de Deus à queixa de Moisés em 5.22-23. Esse é o âmago da presente seção, uma solene garantia da redenção e da reafirmação da aliança. Bíblia de Genebra.

resgatarei. Normalmente, esse termo refere-se à restauração dos direitos a um membro da família em desvantagem, mediante o pagamento de um preço ou resgate; tal redenção normalmente era efetuada pelo parente mais chegado (Lv 25.25; cf Rt 4). Israel, como filho primogênito de Javé (4.22), foi remido do Egito para ser o próprio povo de Deus. … O âmago da aliança é a reivindicação de Deus sobre Seu povo, bem como a reivindicação recíproca que Ele lhes permitia fazer. Bíblia de Genebra.

Grandes manifestações de julgamento. Este livramento não poderia ser alcançado por meios pacíficos, mas exigiria demonstração de força da parte de Deus. CBASD, vol. 1, p. 556.

9 Este verso introduz o tema recorrente na descrença de Israel (14:10-12; Js 5:6; Jz 2:17; 2Rs 18:12). Andrews Study Bible.

12 Eu sou incircunciso de lábios (ARC). Esta é uma frase típica do hebraico que significa o mesmo que “pesado de língua”, de Êxodo 4:10. Da mesma forma, ouvidos “incircuncisos” (Jr 6:10) são aqueles que não ouvem, e coração “incircunciso” (Jr 9:26) é mente que não entende. Na ARA, a expressão idiomática é traduzida como “não sei falar bem”. CBASD, vol. 1, p. 557.

Moisés se encontra desencorajado após seu primeiro encontro com Faraó e após a reação de seu próprio povo. Andrews Study Bible.

14-27 Estabelece as credenciais de Aarão como líder religioso de Israel. Andrews Study Bible.

Nessa seção de transição, Moisés e Arão são formalmente identificados, e história do trabalho deles é passada em revista e reiniciada, como preparação para a descrição das dez pragas. Bíblia de Genebra.

Já que a decisão [negativa de Faraó e do povo] estava firmada, cabe agora, uma definição sobre quem era este Moisés, antes de proceder com a história. Bíblia Shedd.

16 Levi. O terceiro filho de Jacó, chamado de Israel. Mencionaram-se os dois primeiros, Rúben e Simeão, para chegar a Levi. Depois a genealogia segue a linha até Arão e Moisés, e aos parentes deles que haveriam de assumir trabalhos sacerdotais, sem descrever os outros filhos de Jacó. O que interessa em qualquer vida humana é que se converta para servir a Deus. Bíblia Shedd.

Levi viveu cento e trinta e sete anos. Cf. v. 18, 20. No AT, chama-se a atenção para o número de anos que uma pessoa viveu somente no caso de ultrapassar os cem. Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 Anrão. Não há dúvidas de que esse Anrão seja o “homem da casa de Levi” mencionado em Êxodo 2:1. Ele era neto de Levi. Deus prometeu a Abraão que a quarta geração daqueles que entrariam na terra da opressão retornariam à terra prometida (Gn 15:16). As quatro gerações seriam então as de Levi, Coate, Anrão e Moisés. CBASD, vol. 1, p. 557.

Joquebede. Significa “Yahweh” [YHWH] é glorioso”. Joquebede é o primeiro nome relacionado ao nome divino Yahweh, que aparece aqui na sua forma abreviada “Jo”. CBASD, vol. 1, p. 557, 558.

Sua tia. Embora um casamento entre tia e sobrinho fosse proibido pela lei mosaica (Lv 18:12), foi aparentemente permitido em épocas anteriores. CBASD, vol. 1, p. 558.

O registro do casamento de Anrão com sua tia paterna seria extremamente improvável em uma genealogia fictícia. Bíblia de Genebra.

21, 24 Corá. Um primo de Moisés e Aarão que liderou uma rebelião contra os dois líderes (Nm 16). Andrews Study Bible.

23 lhes deu à luz. Nenhum descendente de Moisés é mencionado, mas os descendentes de Arão continuam, pelas duas gerações seguintes, a estabelecer a sucessão sacerdotal de Arão através de seu sucessor, Eleazar. A genealogia abrange somente quatro gerações durante a permanência no Egito, e é claramente seletiva (Gn 5.3-32). Bíblia de Genebra.

 Nadabe e Abiú ofereceram fogo impróprio diante do Senhor e foram consumidos pelo fogo (Lv 10:1-2). Eleazar se tornou sumo sacerdote após Aarão (Nm 3:32) e seu neto Finéias desempenhou ação decisiva durante a rebelião sexual e a subsequente praga em Baal Peor (Nm 25). Durante o período de assentamento, Finéias ainda interviu com Rúben, Gade e Manassés para prevenir guerra entre as tribos (Js 22). Andrews Study Bible.

26 São estes. A pausa para definições e explicações é o prelúdio ao grande ato de salvação, que agora passará a ser descrito. Bíblia Shedd.

29 Eu sou. A mensagem dos servos de Deus vem da revelação que Deus lhe concede da Sua própria natureza. Bíblia Shedd.

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/MundoAdventista

Postagem Anterior Próxima Postagem