Informativo Mundial das Missões Menores - 26/03/2022 | O Milagre do Menino Órfão


Canal Informativo Mundial das Missões 2022  


Canal Renova 2  


Obs.: Depois que clicar no botão acima, é só seguir a instrução da imagem abaixo sobre o que fazer na página que for aberta. O vídeo é leve.

Do alto das montanhas do TimorLeste, vem a história de Basti, um garoto tímido, pequeno para sua idade de onze anos. Ele vivia feliz com os pais em montanhas majestosas cobertas de uma selva espessa e verdejante. De sua casa, ele podia ver o pico do Monte Tatamailau, com 3.048 metros de altitude, a montanha mais alta do país

Porém, Basti não estava pensando no Monte Tatamailau. Ele não estava pensando nas montanhas cobertas de selva espessa e verde. Também não estava pensando em sua casa na aldeia. Ele estava pensando no pai e na mãe, e se sentia triste. Seus pais haviam morrido repentinamente, e agora ele precisava se afastar das montanhas para viver com seus tios na grande cidade de Dili.

Quando Basti se preparou para descer a montanha, teve um sonho. No sonho, ele viu um anjo branco brilhante com um rosto muito gentil. O anjo veio até ele e acalmou seu coração dolorido e seu futuro sombrio com palavras de calma e paz. “Não tenha medo!”, disse o anjo. “Deus cuidará de você.” Ao acordar naquela manhã, Basti estava confiante de que Deus cuidaria dele. Basti não sabia como, mas estava seguro do amor e do amparo divinos.

Em pouco tempo, estava morando em uma grande cidade com os tios. Ele sentia saudade do vilarejo, das montanhas e, principalmente, dos pais. Mas, tinha a certeza da proteção de Deus. Com o passar dos dias, ele começou a gostar de brincar com seus primos na rua, do lado de fora de sua nova casa. Ele também fez uma nova amiga, uma vizinha que às vezes se juntava a eles em suas brincadeiras de rua. Ela era de uma família missionária americana que morava na mesma rua. A menina e os primos de Basti eram colegas de classe na mesma escola.

Quando os missionários ouviram sobre Basti, também desejaram que ele estudasse na escola, a única instituição adventista no país. Eles oraram e coisas maravilhosas começaram a acontecer. Em primeiro lugar, conseguiram a quantia necessária para os estudos na escola adventista. Então, seus tios decidiram entregar o coração a Jesus e foram batizados. Basti gosta muito de acompanhá-los à igreja no sábado.

Posteriormente, uma família missionária decidiu adotá-lo. Seus tios o amavam, mas não tinham condições de cuidar dele e dos próprios filhos. A nova família já tinha um filho, Jira, e ficaram muito felizes em poder cuidar de Basti. Hoje, Basti é um garoto feliz, extrovertido e com muitos talentos. Ele nunca se esqueceu do sonho com o anjo. Deus havia prometido cuidar dele e cumpriu a promessa!

Sem a ajuda da Igreja Adventista do Sétimo Dia e da escola no Timor-Leste, a história de Basti poderia ter tido um fim muito diferente. Há seis anos, parte da oferta do trimestre ajudou a abrir uma escola adventista em Dili. Hoje, as ofertas vão ajudar a construir um residencial para que as crianças de aldeias nas montanhas do Timor-Leste e de outros lugares possam morar e estudar na escola. Muito agradecemos as generosas ofertas para esse e os outros importantes projetos na Divisão do Pacífico Sul-Asiático.

Informações adicionais

• Provavelmente, a morte prematura dos pais de Basti estivesse ligada a uma tradição de contratos de casamento no Timor-Leste. Quando um marido não pode pagar o dote necessário à família de sua esposa, ele deve fornecer dinheiro ou animais para funerais e dias santos por muitos anos após o casamento. A tremenda pressão das obrigações da dívida e a ameaça de maldições da incapacidade de pagar, levam as pessoas a viver somente de frutas, muitas vezes ao ponto de ficarem desnutridas e suscetíveis a várias complicações de saúde. Provavelmente, tenha sido isso o que aconteceu com os pais de Basti

• Encontre Timor-Leste no mapa.

• Pronúncia de Tatamailau: .<tata-MAY-laow>

• Faça o download das fotos no Facebook: bit.ly/fb-mq.

• Para outras notícias do Informativo Mundial das Missões e informações sobre a Divisão do Pacífico Sul-Asiático, acesse: bit.ly/ssd-2022.

Postagem Anterior Próxima Postagem