Compaixão Sem Limites

Nos primeiros 12 dias da guerra na Ucrânia, mais de 1,2 milhão de refugiados cruzaram a fronteira polonesa para escapar da agressão russa. O povo da Polónia, sem qualquer hesitação, abriu não só os seus corações, mas também as suas casas aos refugiados que entravam no seu país.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia na Polônia também ofereceu sua ajuda. A comunidade adventista de cerca de 6.000 pessoas preparou mais de 1.200 abrigos em propriedades da igreja e em casas particulares. Em 4 de março, quase 400 pessoas se beneficiaram de sua assistência, relataram os líderes.

Organizações de ajuda adventistas também estão envolvidas. Voluntários da Agência Adventista de Desenvolvimento e Socorro (ADRA) na Polônia visitaram várias passagens de fronteira e recepção, onde distribuíram pacotes e organizaram acomodações enquanto aprendiam sobre as necessidades mais urgentes das pessoas que fogem da guerra. A ADRA vem preparando e distribuindo “Pacotes Iniciais” – um conjunto de itens básicos de higiene pessoal para pessoas que cruzam a fronteira. Também está envolvido no transporte humanitário para a Ucrânia.

O Serviço de Caridade Cristã “Blisko Serca” (Perto do Coração) alocou dois de seus centros para receber refugiados da Ucrânia. Em conjunto, o centro Orion em Wisła e o centro Polubie em Zatonie estão preparados para receber mais de 70 pessoas. 

O Colégio Sênior de Teologia e Humanidades da Polônia em Podkowa Leśna já recebeu mais de 30 pessoas. Estão em curso planos para a disponibilização de edifícios e instalações adicionais, aumentando o número de pessoas que podem ser abrigadas. Um jardim de infância para crianças refugiadas, operado por voluntários da igreja local, também será inaugurado no campus nos próximos dias.



Os membros mais jovens da igreja também estão envolvidos no esforço de socorro. A Associação Adventista de Escoteiros (ZHA) e os Desbravadores organizaram coletas de caridade em toda a Polônia. A resposta foi enorme. Sacos de dormir, colchonetes, cobertores, travesseiros, edredons, produtos de higiene, alimentos não perecíveis, lanternas, baterias, fraldas, remédios, auxiliares médicos e fogões já estão a caminho. As doações foram enviadas para a parte ocidental da Ucrânia, de acordo com a migração de pessoas vindas da parte oriental do país.

Ryszard Jankowski, presidente da União Polonesa da Igreja Adventista, junto com Tomasz Żelazko, outro ministro, visitaram uma das passagens de fronteira e, no caminho de volta a Varsóvia, os homens ofereceram carona a um grupo de refugiados em seu veículo.

“É impossível descrever a escala de atividades que são realizadas não apenas pela Igreja Adventista por meio de suas instituições, mas sobretudo por membros individuais da comunidade e igrejas locais”, disseram os líderes da Igreja. “Muitas igrejas locais interromperam a organização dos cultos de sábado enquanto suas instalações atualmente servem como acomodação. Muitas pessoas estão sacrificando não apenas suas finanças, mas acima de tudo, abrindo suas próprias casas e acolhendo os necessitados.”

Fonte: https://adventistreview.org/news/compassion-without-limits/



Postagem Anterior Próxima Postagem