Reavivados por Sua Palavra | Gênesis 20

 Leitura da Bíblia


Capítulo do dia | Narrada por Cid Moreira

Convidamos você a ler 1 capítulo por dia da Bíblia. Esse hábito irá transformar nossas vidas! 





Comentários em áudio


RPSP - Oficial | Pr. Adolfo Suarez


RPSP - Em Espanhol | Pr. Bruno Raso 


RPSP - NT | Pr. Ronaldo de Oliveira


RPSP - Adventistas Mustardinha | Pr. Pedro Evilácio


RPSP - Animação | Pr. Weverton Castro


RPSP - Áudio | Pr. Valdeci Júnior


A Carta - Áudio | Pr. Michelson Borges




Comentários em Texto


Pr. Michelson Borges

Reflexão 

As falhas do herói

“Abraão intercedeu junto a Deus e Ele curou Abimeleque, a mulher e as servas dele.” Gênesis 20:17

Mais uma vez Abraão caiu na tentação de se valer da meia verdade (que não deixa de ser mentira), e isso quase teve consequências desastrosas, não fosse a intervenção direta de Deus. O patriarca repetiu a estratégia de dizer que Sara era sua irmã e omitiu o fato de que, na verdade, era esposa. O gigante da fé, que falava com o Senhor e com os anjos, também vacilava às vezes. E isso é mais uma evidência de que a Bíblia é, de fato, um relato fidedigno, pois não esconde os deslizes morais de seus heróis.

Mais uma vez a integridade moral de Sara foi posta em risco, desta vez por Abimeleque, rei de Gerar, que a tomou por esposa. O casamento só não se consumou porque Deus interveio. E Abraão, por causa de seu mal testemunho, ainda teve que ouvir do rei: “O que você me fez é coisa que não se deve fazer” (v. 9). Que feio!

Depois de uma boa conversa entre os dois homens, Abraão orou por Abimeleque e a família dele, e Deus ouviu Seu servo. Isso mostra que o pecado sempre é algo triste com consequências negativas, mas Deus, além de perdoar, pode reverter situações e voltar a usar o pecador arrependido. Com Ele sempre há restauração.

Promessa: Mesmo quando caímos devemos segurar a mão misericordiosa de Deus e crer que Ele pode nos restaurar e nos usar para fazer o bem.

Comentários

Gênesis 20 é um capítulo (entre tantos) que evidencia a veracidade da Bíblia: ela não mascara os erros de seus heróis.

Gn 20:2 – Novamente Abraão se vale da mentira para livrar a pele. Os fins não justificam os meios, se esses meios forem errados.

Gn 20:6 – Deus não leva em conta os tempos de ignorância, por isso não condenou o rei Abimeleque pelo erro que ele estava prestes a cometer.

Gn 20:6 – Deus vê o que vai em nosso coração e não julga como julgam os homens. 

Gn 20:9 – Mais uma vez Abraão deu um mau testemunho. Infelizmente, amigos de Deus também caem e pecam.

Gênesis 20:9 mostra as consequências de um mau testemunho. Pense bem antes de agir. Você é um representante de Deus. 

Gn 20:12 – Meia verdade é uma mentira inteira. Falemos sempre a verdade.

Gn 20:17 – A oração de Abraão sarou Abimeleque e sua família. Entregue sua vida a Deus que Ele conserta as coisas.


Pr. Heber Toth Armí

Reflexão 

Não há justo, nenhum sequer. Somos todos pecadores carecendo de um Salvador. Lidaremos com o pecado que habita em nós até o dia da glorificação.

Mesmo sendo amigo íntimo de Deus, assim como Abraão, não nos tornamos infalíveis, impecáveis. Em algum momento é possível que escorreguemos em alguma debilidade.

Abraão mentiu uma vez, sofrendo as terríveis consequências; um pagão o repreendeu e o expulsou do Egito, no início de sua jornada de fé, em Gênesis 12, assim que foi chamado. Mas, no capítulo atual, cerca de 25 anos depois, Abraão podia dizer como Paulo, “não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo… Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado… prossigo para o alvo” (Filipenses 3:12-14).

Abraão e Paulo, dois gigantes da fé, nos provam que, “enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: ‘Alcancei tudo completamente’. A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda” (Ellen White).

Na verdade, “a cada passo para frente em nossa experiência cristã, nosso arrependimento se aprofundará. Saberemos que nossa suficiência está em Cristo unicamente… Que anjos relatores escrevam a história das santas lutas e pelejas do povo de Deus; que anotem as orações e lágrimas; mas não permitamos que Deus seja desonrado pela declaração de lábios humanos: ‘Estou sem pecado; sou santo’. Lábios santificados NUNCA pronunciarão palavras de tamanha presunção”, explica veementemente Ellen White (AA, 560-562).

Abraão era profeta de Deus, em contraste com Abimeleque que era rei pagão revelando temor por Deus maior do que o servo de Deus revelou. O testemunho do pagão deve ter corado de vermelho/vergonha o rosto do profeta de Deus!

O erro de Abraão não deve incentivar ninguém a pecar, jamais! Seu deslize deve gerar esperança no coração daquele que, sinceramente ama a Deus e, às vezes, O decepciona. Pois, se mesmo em pecado, Deus ouviu a Abraão, certamente te ouvirá ao clamar a Ele com coração sincero.

Não se desespere: Não é um erro que fará Deus te deserdar, mas certamente Ele desejará que você continue progredindo espiritualmente!

Reavivemo-nos!

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Comentários Selecionados

1-18 O homem de fé falha pela segunda vez em teste de fé. Um teste adicional será necessário (Andrews Study Bible).

1 Desta vez Abraão escolheu se estabelecer em Gerar, uma cidade localizada a meio caminho entre Berseba [Beer-sheva – o poço da aliança] e Gaza, na fronteira sul de Canaã. Gênesis 21:32 liga Abimeleque com os filisteus. Os filisteus, conhecidos do tempo dos juízes, tinham se estabelecido ao longo da costa caananita  (Andrews Study Bible).

Neguebe se refere à parte meridional da Palestina (a palavra quer dizer: “Terra do Sul”), que é deserta em sua maior parte. Ainda hoje é chamada Negueb ou Negev. Gerar ficava a cerca de 10 km ao sul de Gaza, na fronteira da Filístia (Bíblia Shedd).

2 Como em Gên 12.12, Abraão consente em proferir uma meia verdade para proteger sua vida e propriedade. O relato bíblico dos deslizes de tão extraordinária personalidade como o era Abraão, é indício seguro da inspiração divina. Seria despropositado admitir-se que um judeu incluísse o registro dos pecados do grande pai da pátria, se só tivesse por objetivo descrever a história (Bíblia Shedd).

Abimeleque. Lit. “meu pai é rei” ou “pai de um rei” [av=pai; melech=rei]. Este Abimeleque era, provavelmente, o pai ou avô do Abimeleque encontrado por Isaque (26.1). Um governante de Tiro (cerca de 1375 a.C) tinha este nome, que talvez fosse um título real (Sl 34; cf 1Sm 27.2) (Bíblia de Genebra).

Mandou buscá-la. Ver 12.15. Um pouco antes da concepção de Isaque (18.10-14; 21.1-2), o plano da redenção através da descendência de Abraão foi colocado em perigo. Mais uma vez, percebe-se que a salvação depende do Senhor fiel, não de seres humanos infiéis; o Senhor protegeu a pureza de Sara (vs 4,6) (Bíblia de Genebra).

sonho. Modo divino de comunicação, mesmo àqueles externos à comunidade da aliança (28:12; 40:5; Num. 22:9,20). Punido de morte. Adultério era considerado um grande pecado entre muitos povos semíticos, como visto em muito contratos de casamento egípcios e ugaritas (Andrews Study Bible).

Muitos códigos de lei antigos, incluindo o de Hamurábi, continham provisões para se lidar com o adultério (Bíblia de Genebra).

4-5 A defesa de Abimeleque é razoável e destaca que nenhuma relação sexual havia acontecido, fato confirmado por Deus em vv. 6-7 (Andrews Study Bible).

Com sinceridade de coração. Deus julga as pessoas que não tem a lei escrita de acordo com as suas consciências (3.8; 6.9; Rm 2.14) (Bíblia de Genebra).

5-9 Algumas pessoas que estão fora dos nossos círculos cristãos exibem uma moral tão elevada, que chega a envergonhar-nos. Ela aparece inesperadamente nos caracteres mais improváveis, como aqui na repreensão de Abimeleque a Abraão. […] Deus tem comunicação direta com tais homens, mas eles precisam de nossa oração e do nosso auxílio. (Ver os versículos 3 e 17.) (Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento).

pecares contra mim. Esta é uma nota muito instrutiva a respeito do pecado que é, precipuamente, contra Deus e só secundariamente contra a pessoa envolvida. Esta verdade foi de muito auxílio a José na hora da tentação (39.9). É, também, o fator decisivo entrevisto na confissão feita por Davi depois de cometer adultério e assassínio (2 Sm 12.13) (Bíblia Shedd).

profeta. Enfatiza o papel intercessório do profeta. Abraão foi a primeira pessoa na Bíblia chamada de “profeta” (Andrews Study Bible).

Abraão era um homem de Deus que recebia revelações e intercedia por outros (12.7; 15.1; 18.17) (Bíblia de Genebra).

Sua significação é “porta-voz de Deus”, denotando a relação especial mantida entre Abraão e Deus que lhe revelava Sua vontade e sua mensagem de modo direto (Bíblia Shedd).

chamou todos os seus servos. Por vezes, quando um filho de Deus se obstina em pecar, Deus o leva a uma condição de opróbrio mediante a revelação pública de seus erros. Que vergonha aquela, para Abraão, verificar que Abimeleque se demonstrava mais “temente a Deus” do que ele! (Bíblia Shedd).

11 temor de Deus. Diferente de “temor do Senhor”. Este último significa respeito pela revelação especial da Escritura (Sal. 19:9; 34:11); o primeiro se refere a uma revelação mais geral e é frequentemente ligada à consciência humana (2 Cr. 20:29; Sal. 36.1). Abraão interpretou totalmente errado a situação, o que causou grande sofrimento a Abimeleque. Ele está, contudo, em “boa” companhia ao exemplo de Jonas (Jon. 3:5-4-11) (Andrews Study Bible).

A falta de absoluta sinceridade se mostra no esforço por parte de Abraão de culpar, literalmente, “os deuses (ou Deus) que me causaram andar errante…” (13). Até parece um homem do mundo falando com outro (Bíblia Shedd).

14-16 Abimeleque dá a Abraão presentes especiais  e também paga uma “taxa de honra” de 1.000 peças de prata (ou shekels) – uma quantia fabulosa, considerando que trabalhadores babilônicos recebiam meio shekel por mês (Andrews Study Bible).

16 a teu irmão. A convenção social obrigava que o presente a Sara fosse dado através do cabeça masculino da família (Bíblia de Genebra).

perante todos estás justificada (ARA). NVI: para reparar a ofensa feita a você. Hebraico: para que lhe seja um véu para os olhos (cf. Bíblia NVI Vida).

Abimeleque estava inculpável na situação e não tinha qualquer obrigação com Abraão ou Sara (v. 6). Em consideração ao Deus de Abraão, entretanto, Abimeleque busca restaurar a honra que Sara possa ter perdido diante dos outros (Bíblia de Genebra).

17-18  orando Abraão. A oração intercessória de Abraão abre o útero das mulheres da casa de Abimeleque. Note a ironia: se Deus pode responder a oração de Abraão em favor de mulheres pagãs, quanto mais pela mulher de Abraão? (Andrews Study Bible).

Ainda que Abraão, por falta de fé na providência de Deus e na sua proteção, tenha transgredido, ele é restaurado à comunhão. Quando ele ora, Deus responde. Assim também acontece com todo crente verdadeiro que confessa seu pecado e volta-se para a comunhão com Deus (cj 1 Jo 1.9-2.2) (Bíblia Shedd).

Fontehttps://reavivadosporsuapalavra.org/


Veja mais conteúdos no nosso site: www.mundoadventista.com.br

Grupo no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/FpC7hCvdYHsGm6WfKHvrSS

Grupo no Telegram: https://t.me/mundoadventistabr

Postagem Anterior Próxima Postagem