Informativo Mundial das Missões Menores - 26/02/2022 | Sábado, um dia de Aventura


Canal Adventist Mission


Canal Informativo Mundial das Missões 2022  


“Feliz sábado!” A voz do pai cortou a escuridão e Anita se espreguiçou na cama. “Levante-se e brilhe, Luz do Sol!”, disse o pai, enfiando a cabeça na porta do quarto de Anita. Eram quatro horas da manhã. A menina abriu os olhos. Era hora de levantar! Após o desjejum, Anita colocou seu vestido favorito para o sábado. Então, calçou os chinelos e entregou os sapatos de sábado para a mãe colocar na bolsa. Agora, ela estava preparada para caminhar até a igreja. Anita se sentou no banco de trás da van branca da família. O pai se sentou em frente ao volante, e o pastor Kamu sentou-se ao lado dele. A mãe se sentou com Anita e outros cinco universitários se uniram a eles.

Às cinco horas da manhã, a van deixou o campus da Universidade Mount Klabat, uma instituição educacional adventista na Indonésia, onde os pais de Anita ensinavam como missionários adventistas. O céu estava escuro e alguns carros já estavam na rua. O pai ainda precisava ser cuidadoso. Ele dirigia com muita atenção. Algumas vezes, precisava parar e esperar as vacas cruzarem a rodovia.

Anita dormiu no colo da mãe. Cerca de uma hora e meia depois, Anita acordou quando a van parou. Ela gostava dessa parte da viagem à igreja. Ela e os outros embarcaram em um pequeno barco a motor, e logo estavam navegando no oceano. Anita olhou através da água azul-escura. A luz começava a surgir no horizonte quando o sol nasceu. O ar quente e úmido batia contra suas bochechas, enquanto o barco navegava em ondas suaves.

Depois de uma hora, o barco atracou em uma ilha. Então, o grupo trocou de embarcação e seguiu viagem por mais 30 minutos. Em seguida, desembarcaram em outra ilha cheia de coqueiros e exuberante selva verde. Anita ficou feliz por ter usado chinelos de dedo e não seus bonitos sapatos de sábado. Ela teve que caminhar ao longo de uma trilha lamacenta. A lama entre os dedos dos pés dela lhe dava uma sensação maravilhosa!

Cerca de 45 minutos depois, Anita viu uma pequena aldeia com uma pequena igreja adventista do sétimo dia. A Escola Sabatina começaria logo, e a igreja já estava lotada. O povo saudou Anita e os outros com alegria. Avôs e avós sorriam largamente. Os pais e as mães se alegraram. Todos estavam muito felizes em receber os visitantes. Sabiam que precisavam de muito esforço para chegar à sua aldeia.

Crianças pequenas acenavam animadas para Anita e se aglomeravam em volta dela. Uma menina correu e beliscou o braço de Anita. Um menino pequeno estendeu um braço ousado e puxou o cabelo ruivo dela. As crianças da aldeia tinham pele marrom e cabelo preto. Era a primeira vez que conheciam alguém com pele branca e cabelo vermelho.

Anita apenas sorriu. Ela não gostava de que as crianças a tocassem, mas não fez nada. Entendeu que as crianças estavam curiosas. Dentro da igreja, a mãe tirou os sapatos de sábado da bolsa, e Anita os calçou. Agora ela estava pronta para adorar a Deus. 

No fim da tarde, Anita colocou novamente seus chinelos de dedo para a longa viagem de volta para casa. Ela estava cansada, mas feliz. A cada sábado, o pai e a mãe iam a uma nova igreja para compartilhar Jesus. Todos os sábados, a viagem era uma nova aventura. Melhor de tudo, a cada sábado eles adoravam a Deus. Anita gostava de ser uma criança missionária!

Informações adicionais

• Localize no mapa a ilha Celebes, na Indonésia.

Esta história ocorreu há 40 anos, mas ainda hoje jovens missionários continuam se aventurando em viagens missionárias para as igrejas. Durante seus cinco anos na Indonésia, os pais de Anita, Robert e Marja McChesney, viajaram da Universidade Mount Klabat, onde lecionavam, para uma nova igreja, às vezes, falando para várias congregações em um único dia.

Pergunte às crianças o que elas pensam sobre ir à igreja na manhã de sábado. Elas gostariam de se levantar às 4h da manhã para viajar? Que vantagens e desvantagens elas veem entre suas idas à igreja e a viagem de Anita?

Pergunte às crianças como Anita compartilhou Jesus. Possíveis respostas: Ela mostrou amor às crianças que a beliscaram e puxaram seus cabelos. Ela compartilhou Jesus, simplesmente indo à igreja. Jesus ia à igreja todos os sábados: “Num sábado, entrou na sinagoga, segundo o Seu costume” (Lc 4:16, NAA). Anita poderia ter ficado em casa, mas ela seguiu o exemplo de Jesus.

• Faça o download das fotos no Facebook: bit.ly/fb-mq.

• Para outras notícias do Informativo Mundial das Missões e informações sobre a Divisão do Pacífico Sul-Asiático, acesse: bit.ly/ssd-2022.


Acesse também

Comentários das Lições

Informativo Mundial das Missões

Provai e Vede


Veja mais conteúdos no nosso site:  Mundo Adventista

Nossas Mídias: Youtube - Instagram - Facebook - Grupos Whatsapp/Telegram

Postagem Anterior Próxima Postagem