Vida Pessoal X Vida Pública

 


Em Marcos 7:8, Jesus Cristo faz uma dura advertência a fariseus e escribas: “Vocês negligenciam o mandamento de Deus, mas obedecem às regras e normas que vocês mesmas criaram. Desta forma vocês acabam invalidando a Palavra de Deus”.

E dirigindo-se às pessoas que O escutavam, o Mestre disse: “Não pensem vocês que por seguirem rituais e cerimônias puramente externos, estarão fazendo o que é correto. Não!”.

Há coisas que ocorrem em nossa mente que são muito pior do que ações externas. A auto-suficiência, o orgulho, a impureza - pecados que ocorrem em nossa mente - acabam levando as pessoas à prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Por isso, não devemos preocupar-nos tão somente em cuidar das coisas externas; cuidemos também do que ocorre na mente, pois o que ocorre na mente contamina o ser humano.

No verso 6, o Mestre afirma: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

Essas palavras de Cristo são um duro golpe contra uma vida religiosa centrada nas ações externas, visíveis, mas que negligencia o que acontece no íntimo, nos pensamentos. Temos que fazer uma coisa, sem anular a outra.

No dia de hoje, cultivemos uma vida íntima correta. E que isso se reflita numa vida pública justa.

Que Deus abençoe você!

Pr. Adolfo Suárez (instagram)
Postagem Anterior Próxima Postagem