Nunca Diga ao Seu Filho "Pare de Chorar"

 

Olá

Parte 1

O choro é uma clara manifestação das emoções humanas. Choramos de tristeza, medo, alegria. No contexto das crianças o choro normalmente é sinal de que alguma coisa não vai bem. 


A frase “pare de chorar”, pode ser dita por pais, cuidadores e educadores de algumas formas: Com raiva, com súplica, com desprezo acompanhada de ameaças.


O “pare de chorar” não resolve o problema real. Esta frase faz com que a criança se sinta incompreendida e lhe afasta dela. Vamos exercer agora um pouco de empatia, vamos nos colocar no lugar da criança:


Imagine que você, adulto está muito frustrado porque perdeu algo: emprego, namorada, um objeto valioso, os ingressos de um evento importante, etc. De repente vai pedir ajuda à pessoa que você mais confia, aquela que você acredita que é a que mais lhe ama, que pode sim lhe ajudar a resolver este problema. Você chega para esta pessoa em lágrimas e ela lhe diz: Pare de chorar, você não tem motivo pra isso, quer chamar minha atenção é? Ou ainda, Tem problema não, vai passar logo! Como você ficaria diante de uma ação desta? Frustrado, arrasado, incompreendido? 


Sim, é mais ou menos assim que acontece cotidiamente com as crianças. Elas correm atrás de seus pais ou cuidadores porque sentem algo que as incomoda, que pretendem resolver, quer entender o que está acontecendo, o que está lhe fazendo sofrer. Na mente da criança pequenas os pais sabem resolver tudo, se não resolvem é porque não querem. Ignorar ou ameaçar uma criança porque ela está chorando, lhe passa a mensagem que não nos preocupamos com as dores dela. Isto afasta afetivamente a criança de nós.


Nesta série de vídeos, vamos aprender a lidar com o choro da criança e a confortá-la adequadamente, ensinando a criança a entender suas emoções e para fortalecer a sua relação com os pais, construindo sua autoestima respeitando suas emoções de forma adequada.


A psicóloga Leiliane Rocha é especialista em Sexualidade Humana, palestrante e idealizadora do Curso de Educação Sexual Infantil. Sua missão é ajudar pessoas a conquistarem a sua inteligência emocional e sexual.


Parte 2


Por que uma criança chora de birra?

Quando uma criança chora por birra ela entende que este é um meio eficiente de conseguir as coisas, mas esta é uma forma equivocada de pedir ajuda, de conseguir o que quer e de rejeitar o que a desagrada. Assim, ela precisa de ajuda, precisa ser ensinada e não ignorada.

Então se o choro é sinal de birra a criança precisa de ajuda, se não for ela também precisa de ajuda. Assim, quando a criança chorar, a atenda, busque compreender que mensagem ela quer lhe transmitir. Mas não confunda isto com alimentar a manha ou fazer o que a criança quer.


Parte 3


O que fazer quando a criança está chorando? 

Sabemos que não existe a maneira ideal, a receita infalível, mas aqui vão mais de 10 DICAS super importantes, que te ajudarão no dia a dia, com o objetivo de demonstrar à criança que ela está segura e que você está disposto a escutá-la e confortá-la.


Postagem Anterior Próxima Postagem